O passado fim-de-semana foi aziago para as ambições de campeão do Sporting. Não bastou perder pontos em casa, o registo de mais uma exibição "triste" com um adversário difícil, uma hecatombe de lesões. No rescaldo, o Sporting, além dos pontos perdidos acabou por perder também a face, num comunicado absolutamente indigno do director de comunicação do clube.
Para ajudar ao fadango, na televisão do clube, um tal Pedro Baptista insulta a inteligência de todos os Sportinguistas. Segundo o próprio, o Sporting não ganha porque alguns Sportinguistas "parecem uns bananas" e embarcam em "cartilhas". Que se saiba os Sportinguistas não compram jogadores, não os treinam, não é por eles que se lesionam. Gostava de saber com que autoridade está investido para assim proceder e como isto parece ser aceite como se fosse normal. E claro, tinham que vir as cartilhas, como se o Sporting também não tivesse a sua...
Ora então vamos por partes, começando pelo que me parece mais importante relativamente aos erros de arbitragem e quem mais deles beneficiou:
- Se o Sporting, num qualquer jogo, visse ser anulado um golo quando estava ainda 0-0 e, no final do tempo regulamentar, estando já a ganhar, sofresse um empate obtido penalty precedido de falta, (que por isso não permitiu qualquer reacção) eu seria levado a considerar que o Sporting teria sido prejudicado. O mesmo terei que dizer relativamente ao Braga, face ao sucedido em Alvalade.
- A última coisa que o Sporting deveria fazer era tentar desmentir ou mistificar o sucedido, porque não deixa de ser uma noticia a possibilidade de ter sido beneficiado. O que há muito deixou de ser noticia é ter sido prejudicado. Especialmente com o Braga, a cuja reacção também já lá chegaremos. Não há aqui razão para qualquer incómodo.
Já relativamente à reacção do director de comunicação expressa no Facebook ela é acima de tudo uma carta de despedimento na hora.
- Remeter a exibição dos atletas adversários para a possibilidade do uso de qualquer meio ilícito, numa alusão clara ao uso de doping, sem qualquer indicio ou prova, é indigno de alguém que represente o Sporting. Acima de tudo constitui um desrespeito por normas aceites tacitamente na prática desportiva, das quais me recuso a aceitar que o nosso clube deixe ser um modelo: respeito pelo jogo e suas regras, pelos companheiros e pelo mérito dos adversários.
- Isto pode ser admissível em clubes com adeptos como o Pedro Guerra, no Sporting deveria equivaler no mínimo a defenestração ou a balde de penas e alcatrão.
- Ao contrário do que certamente pretendia, tal comunicação ainda veio realçar mais as nossas falhas e impreparação. É que os atletas do Braga não só pareceram correr mais do que nós com menos tempo de descanso, como parecem mais aptos para o fazer sem correrem o risco de se lesionar. Isto sim, é que preocupa verdadeiramente os Sportinguistas.
A resposta adequada ao presidente do Braga veio felizmente do presidente do clube, Bruno de Carvalho: "ele, que vá ver as imagens de há três meses atrás de um lance de um jogo
com o Benfica e que me mande a conferência de imprensa que ele fez a
seguir a falar sobre esse lance de fora de jogo e depois podemos falar
do resto" É assim, de forma breve e com o tom certo de sarcasmo que deve ser tratado o presidente do Braga, cujo sonho molhado é poder olhar um pouco mais de perto para os nossos calcanhares. Está a precisar de uma nova visita ao museu, por certo.
- Eu teria acrescentado algo que me parecia muito pertinente: António Salvador perdeu o direito de falar sobre o "apito dourado" agora, quando passou todo o tempo calado como um rato quando respectiva ditadura imperou calado como um rato, contentando-se aqui e ali com as sobras que caiam da mesa do banquete.
Como pode - ou deveria - então ser exercida a difícil missão de defender o Sporting?
Antes de mais com a coragem de quem sabe que tem razão e a convicção de que está do lado certo das coisas. E, acima de tudo com verdade. Por isso tenho a certeza que teria sido melhor aproveitar a oportunidade, mesmo contra o que pareceria ser contra os seus próprios interesses, para reforçar e clarificar o papel importante do vídeo-árbitro. Para defender agora um pontinho agora o Sporting pode estar a hipotecar outros pontos e até campeonatos.
Assim, o Sporting não deveria de ter receio e ir até às últimas consequências, pedindo esclarecimentos sobre a mutismo de Rui Costa, o vídeo-árbitro, que se segue à cegueira do jogo com o Chaves. E tanto o deveria ter feito no lance do Podence como no já aludido lance do Doumbia, do qual acabaria por resultar o penalty que nos deu o empate.
O mesmo deveria fazer sobre os demais responsáveis nos jogos dos nossos rivais. É que não é por acaso que a resistência que se sente à respectiva implementação surja de sectores perfeitamente identificados com o "establishment", que desde o inicio de época tudo tem feito para que tudo corra mal. Este emudecimento do VAR nesta jornada foi coincidência ou não há coincidências?
Ninguém duvidará por certo que a implementação do VAR é um momento importante e diria até mesmo crucial para os nossos interesses. Cabe-nos por isso defendê-lo e creio que o nosso silêncio sobre o que se passou este fim-de-semana nos diversos campos é precisamente o oposto.
Não tenho dúvidas que o Sporting deveria reformular a sua estratégia comunicacional e afastar-se definitivamente deste estilo trauliteiro, de permanente ruído mas sem acções de relevo em nosso favor.
Alguém sente que isto está a resultar?
Qual é a nossa diferença, que outrora tantos nos orgulhava e nos distinguia?
LdA, ja ha muito que nao comentava um texto teu ou do blog. Mas acho que este ta muito bom. Concordo com tudo.
ResponderEliminarQuanto ao PBaptista é so mais um que chegou ao Sporting sem se saber bem como.
Depois desse programa tive a trocar umas bocas com ele no Twitter mas quando me argumentou que deviamos ser mais como os lampiões e deixar de ser bananas, acabei a conversa por ali.
Cumprimentos,
BVL
Sem tirar nem por.
ResponderEliminarentão e os dois penalties contra o braga , com expulsão do Raul Silva ? quantas faltas fez o esgaio antes de ser amarelado , 5 ou 6
ResponderEliminarLeonino,
EliminarEm nenhum momento disse que não houve lances mal ajuizados contra nós. Mas só vejo um penalty (Podence) e também o André Pinto foi poupado a um vermelho. Não sejamos como aqueles que passamos o tempo a criticar.
Com todo o respeito pelo autor do texto, há alguns pontos com os quais não concordo absolutamente nada.
ResponderEliminarExplico isto em meia dúzia de linhas.
Em primeiro lugar, não percebo como é possível alguém ficar chocado com as declarações do Nuno Saraiva, que no contexto do futebol actual são até bem inocentes (já lá vamos...) e, ao mesmo tempo, defender que tais declarações deveriam "equivaler no mínimo a defenestração ou a balde de penas e alcatrão".
Quanto a mim isto só pode ser lido de uma maneira: os outros devem ser tratados com impoluta elevação e os nossos (o Nuno Saraiva, em particular) como se de lixo se tratassem.
Em segundo lugar, vivemos num mundo em que, todos os dias, repito, todos os dias, os dirigentes desportivos e os árbitros do futebol português são acusados da prática de corrupção e favorecimento. Se sairmos do mundo do futebol, vemos também que todos os dias os principais decisores políticos, os juízes, os jornalistas do jornal y e x, os advogados são acusados das práticas mais vis e insidiosas.
Sinceramente, neste clima de absoluta podridão, o elogio, obviamente sarcástico, à "excelente forma física que os jogadores do Braga apresentam sempre que jogam contra o Sporting", sendo obviamente censurável, deve ser posto no seu devido contexto.
Em terceiro lugar, depois do jogo, o Salvador foi à sala de imprensa falar de benefícios ao Sporting e indignar-se com a nomeação do Carlos Xistra para o jogo. Podemos ler isto de duas formas: uma mais ingénua em que podemos entender que o Braga é da opinião de que o Xistra não tem competência para apitar os seus jogos (tal como ingenuamente poderímos dissociar as declarações do Saraiva à prática de doping) e uma mais que me parece mais razoável em que se pode defender que o Braga entende que o Xistra foi nomeado porque de alguma forma se saberia que iria prejudicar o Braga tal como já tinha feito nos jogoso com o benfica e o porto.
Atrevo-me a dizer que qualquer criança com a 4ªa classe que tivesse ouvido o Salvador escolheria facilmente a segunda.
Agora pergunto: o que é mais grave? Onde está aquela que é, de muito longe, a mais vil e intolerável insinuação? O que é isto ao lado das insinuações de doping?
Não há penas e defenestração para este senhor?
Isto sim deveria ser a notícia e só não o é porque vivemos num mundo sem sentido em que os valores estão postos ao contrário e se exalta o que não tem gravidade, desculpando-se os comportamentos mais intoleráveis apenas porque são prática corrente.
Em quarto lugar, não sejamos anjinhos,o Braga, que tinha acabado de jogar para a Liga Europa e quase não alterou a equipa, apresentou-se em Alvalade com uns índices físicos impresssionantes. Os jogadores do Braga jogaram o jogo todo em alta rotação e nunca quebraram nem por 5 minutos.
Eu tinha comentado durante o jogo que, depois daquela entrada fulgurante do Braga, o normal era que eles se ressentissem na 2ª parte, mas a ideia que passava é que eles estavam cada vez mais fortes.
Eu não sei se há doping, se há mérito dos preparadores físicos do Braga ou demérito dos preparadores físicos do Sporting. O que sei é que o que se passou foi pouco usual.
Sei também que as declarações do Nuno Saraiva foram tudo menos inocentes. Saberá ele mais alguma coisa?
Vou começar pela parte do Presidente do Braga.
EliminarEu no lugar do Presidente do Braga,também me sentiria indignado por levar com o mesmo árbitro nos jogos contra os grandes.
Com isso e ao contrário do que diz o Jõ, nada quer dizer que o dito árbitro não tenha competência para arbitrar os jogos do clube mas sim, qual o critério que é usado para o nomear quando existem mais internacionais no activo.
Passando agora para o que disse o Saraiva, só tenho a dizer que é mais uma das poucas vergonhas que essa pessoa faz e que vem manchando o nome do Sporting dia após dia.
É gravissíma a insinuação de que os Jogadores do Braga estariam dopados. As insinuações fazem-se quando se tem algo em mãos que as podem provar e não atirá-las para o ar.
Quanto aos índices físicos que o Braga se apresentou em Alvalade, eu pergunto se não seria melhor nós pensarmos porque razão a nossa equipa não apresenta índices semelhantes.
E é fácil responder a esta pergunta.
Vão buscar as fichas do jogos anteriores do Braga e do Sporting. Quando tiverem essas fichas nas mãos, vão reparar que ao contrário daquilo que o Sporting faz, o Braga está sempre a rodar o seu 11 o, que lhes permite, que os seus jogadores nesta altura estejam menos cansados.Aliás a razia de lesões musculares que o Sporting tem neste momento, é a melhor resposta para isso.
Quanto aos méritos, enquanto o Braga tem um treinador que se preza em o ser, que até foi despedido de Alvalade quando estava a realizar um enorme trabalho na equipa B, treinador esse que sabe escolher bem a sua equipa técnica, enquanto no Sporting temos um ser humano que se intitula de treinador mas que de treinador nada tem. Se o Braga tem um grande preparador físico isso não sei, agora o que sei é que o que está no Sporting não presta. Basta ver que o que está acontecer ao Sporting já tinha acontecido no Benfica quando Jorge Jesus e este preparador físico lá se encontravam.
Fernando Alvega,
EliminarVejo que não percebeu nada do que eu disse.
Para que não fiquem dúvidas:
- como é óbvio, eu não acho que o presidente do Braga tenha posto a questão da nomeação do Xistra no plano da competência ou da falta dela.
- para ser claro, o que o presidente do Braga quis dizer, de forma artificiosa, claro está (aquela que aos outros é perdoada, mas que na boca dos nossos é intolerável), é que o Xistra foi nomeado para prejudicar o Braga.
- por outras palavras, o que o Salvador (esse mesmo, o que pôs a queixa-crime contra o Sporting pelas declarações do Saraiva) quis dizer nas entrelinhas é que o Xistra é corrupto.
- dizer que a insinuação de que os jogadores do Braga estão dopados é grave e passar por cima da insinuação de que o árbitro foi corrompido, é, quanto a mim, subverter todos os valores.
- quanto à história de rodar a equipa, meu amigo, o Braga tinha jogado na 5ª feira (na 5ª feira!) anterior e rodou dois jogadores. Mais do que isso rodámos nós e o nosso jogo tinha sido na 3ª feira.
- quanto aos deméritos do nosso preparador físico, não posso dizer muito, mas sei que o benfica caiu à pique em matéria de lesões quando ele saiu de lá e no Sporting, com excepção do momento actual, não se tem saído mal.
- quanto ao resto, desculpar-me-á, mas a boa forma física apresentada pelo Braga não foi normal. Não sei se hou doping, se houve uma motivação acrescida por jogar contra o Sporting ou que houve, mas não foi normal.
Jõ,
ResponderEliminarsobre o que disse sobre o Nuno Saraiva mantenho. Não acho as declarações inocentes, antes pelo contrário, miseráveis. Se existe clima de podridão espero que o Sporting não seja mais um a produzir mau cheiro. Acusações dessa gravidade deveriam corresponder a algo de palpável ou indicio pelo menos. Sem isso tornamo-nos uns Pedros Guerras pelo que deixamos de o poder criticar. Não pode valer tudo. Insinuações como as do Saraiva muito menos.
Sobre o Salvador creio que deixei bem claro o que penso dele e do tratamento que merece.
Sobre a questão da preparação fisica creio que antes de olharmos para o que se passa na casa dos outros deveríamos perceber o que passa na nossa. Porque não é apenas correr menos (nem sequer acho que isso seja verdade e tem outra explicação) é correr menos e ainda por cima lesionarmo-nos tendo mais tempo de descanso. Isso sim é que deveria ser objecto de analise na perspectiva que se os outros conseguem nós mais o devíamos conseguir. Essa teoria do doping então devia-se aplicar a todas as equipas europeias não?
Não consigo perceber como é que o lance do Doumbia, antes do penalty a nosso favor, pode ser interpretado como falta a favor do Braga, o Doumbia salta sozinho e é o defesa do Braga que salta sobre ele promovendo o contacto, não há nada de ilegal no movimento do Doumbia.
ResponderEliminarO meu problema com a nossa comunicação não é nem o tom, nem o conteúdo é ser errática aparentemente sem consequência e dada a humores momentâneos pessoais, como bem referes estes factos fazem desaparecer a mensagem, mesmo quando ela é bem frisada e até bem validada com argumentos sólidos.
O exemplo do nosso beneficio, o golo anulado ao Braga é um bom exemplo, claro que o Sporting devia capitalizar aquele lance, dizendo que foi exactamente para não ter benefícios daqueles que o Sporting defendeu o VAR. É inexplicável, como é que ainda temos de "aturar" erros daqueles. Nos últimos jogos estamos a assistir a uma tendência dos árbitros para ignorarem o VAR, estarão incomodados com o poder que a tecnologia lhes retira? Essa atitude é para continuar?
LMGM,
Eliminara minha análise nestes lances é sempre assim: se fosse contra ou a favor do Sporting o que eu diria?
Pois no caso do Doumbia se fosse contra nós diria que era falta. Aliás, não acredito que algum de nós dissesse o contrário. :-)
José Duarte,
ResponderEliminarEu concordo em 99,9% do conteúdo do seu texto, mas existe um pontinho do qual eu não concordo mesmo nada.
E onde eu não concordo é no lance do Doumbia que dá origem depois ao penalti que dá o golo do empate.
Se analisar bem a jogada, vai reparar que o jogador do Braga está a cometer falta idêntica à que o Doumbia comete. Num caso destes onde 2 jogadores estão a cometer falta, o árbitro deve de deixar seguir o lance, que foi o que Carlos Xistra fez.
Agora eu gostava de ter ouvido o audio do Var neste jogo para tirar umas certas dúvidas.
Se no golo mal anulado ao Braga o VAR não podia actuar por erro do árbitro, eu gostava de tirar a dúvida se no lance do Podence que é penalti em toda a parte do mundo, o VAR comunicou na altura a falta ao árbitro e este ignorou-a completanente, ou na realidade foi o VAR que ignorou o lance.
Eu acredito-me mais nesta segunda hipótese porque o Rui Costa já tinha provado na semana anterior que mesmo vendo imagens televisivas não sabe analisar um lance.
Fernando Alvega, a minha interpretação do lance está no comentário acima. Isto não invalida que não respeite outra opinião.
EliminarO director de comunicação do Clube é uma aberração da natureza. Aqui nem se põe o caso de dever ser despedido, aqui a questão é: quem se lembrou de colocar uma coisa destas no lugar de director de comunicação do Sporting Clube de Portugal! Ainda na véspera do jogo contra o Braga, e para suavemente analisar as constantes agressões de Filipe do fcp (sim, porque dos penalties do jogo fcp-Belenenses nem uma palavra) teve que falar em 3 jogadores do slb. Se isto não são complexos não sei o que isto será. E o presidente vai nesta onda: para responder ao presidente do Braga tem que falar no Benfica. Mas esta gente não tem vergonha na pequenez?!?
ResponderEliminarO Pedro Batista da SportingTV é uma coisinha deprimente. Jamais alguém levará a sério o que ele diz. E à imagem da Joana, este também entrou dentro do Clube por causa de BdC, que coloca os seus interesses e os interesses dos amigos à frente do SCP.
Agora temos o bate-boca entre BdC e Pereira Cristóvão. Um pesadelo sem fim à vista...
A nossa diferença hoje infelizmente é para muito pior.
ResponderEliminaro sr.Jose Duarte , sempre tão solícito a criticar o SPORTING , BRUNO cARVALHO e JORGE JESUS ,não comenta , por exemplo , a dificuldade que os jogadores do SPORTING tem para ser convocados e/ou jogar nas mais diversas seleções , desde os iniciados aos seniores . Jogadores do benfica vão a seleção A e jogam logo o jogo todo ou parte , os do SPORTING (vide Bruno Fernandes ) esperam .
ResponderEliminarLeonino,
ResponderEliminarNão obrigo ninguém a ler o que escrevo e também não sugiro a ninguém assuntos sobre os quais se devem debruçar. Escrevo sobretudo sobre o Sporting.
Depois criticar esta ou aquela pessoa, treinador, atleta, dirigente, não é criticar a instituição, embora compreenda a confusão.
Quanto às selecções, posso concordar aqui e discordar ali mas, salvo um ou outro exemplo, não vejo nenhum complot contra nós. Vejo isso sim que os clubes rivais trabalham cada vez melhor a formação, incluindo o scouting e que é claro que eles se aproximaram de nós e nós perdemos alguma qualidade.
Desculpem a intromissão mas não se lembrar de complot da seleção para prejudicar o Sporting é andar a dormir. Basta ir ao último ano do Moutinho no SCP para vermos que só não foi ao Mundial para sair por tuta e meia para o Porto.
EliminarMiguel,
ResponderEliminarEu ando a dormir, infelizmente nem sempre o tempo que gostaria. O caso do Moutinho foi há 7 anos e eu pronunciei-me sobre o momento actual e ainda assim disse "osso concordar aqui e discordar ali mas, salvo um ou outro exemplo" E depois é só lembrar que a equipa nacional campeã europeia tinha a base no Sporting