segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A oportunidade de Bruma de baliza aberta

"Não foi só ao BdC que a decisão da CAP abriu uma oportunidade para resolver este imbróglio, foi também concedida ao Bruma a oportunidade de retomar a sua carreira de futebolista e, sem querer puxar a brasa à minha sardinha, julgo que o melhor para o jogador seria poder continuar a evoluir no SCP. 

Que duma vez por todas haja sensibilidade e bom senso de todas as partes envolvidas e, nisto, incluo todos nós adeptos e sócios. Não podemos crucificar um puto de 18 anos quando, nitidamente, também é ele vitima de quem o rodeia. Caramba, eu também já tive 18 anos... e o que é eu sabia da vida com aquela idade? E quantas burradas fizemos (e continuamos a fazer) ao longo da nossa vida? Por mim, aceitava de bom grado um regresso do Bruma, até porque o SCP pode beneficiar do seu talento e também duma possível mais-valia económica no futuro. Oxalá, assim seja."

Este é o comentário que o meu amigo Virgílio deixou no post "Bruma sem condições psicológicas e com razões para rescindir" e com o qual concordo inteiramente. A decisão da CAP significa uma segunda oportunidade para todos, jogador e clube, de forma a que erros anteriormente cometidos não sejam novamente reincididos, possibilitando uma solução. E se as oportunidades não abundam as segundas que a vida concede são ainda bem mais escassas. 

Dizia Pessoa, sobre o que é a oportunidade: 
 
Oportunidade, para o homem consciente e prático, é aquele fenómeno exterior que pode ser transformado em consequências vantajosas por meio de um isolamento nele, pela inteligência, de certo elemento ou elementos, e a coordenação, pela vontade, da utilização desse ou desses. Tudo mais é herdar do tio brasileiro ou não estar onde caiu a granada. 
 
No referido post há ainda outro comentário (do nosso caro JPDB) a propor como que um "roadmap" para a solução deste caso já demasiado longo, também a merecer a atenção, mas em que registo uma diferença de opinião importante: creio que o Sporting não tem que tomar qualquer iniciativa antes de Bruma fazer o mínimo do que lhe compete. E isso seria voltar, pelo seu próprio pé, ao seu local de trabalho ou àquela que ele reconhece como a sua própria casa. O que será muito difícil de suceder enquanto o seu tutor se continuar a preocupar mais consigo próprio do que com o seu protegido.
 
Papel crucial será desempenhado pelo presidente, Bruno de Carvalho. Como é óbvio Bruma não pode ser totalmente reintegrado no clube, seja no plantel da A ou da B, como se nada tivesse sucedido e sem resolver a renovação do contrato ainda pendente. Resolvidas essas questões, caberá ao presidente interpretar devidamente todos os condicionalismos que envolvem o jogador - condicionalismos pessoais e a envolvente no clube - e integrar o jogador de forma que Bruma, através da sua acção, se possa reabilitar aos olhos dos adeptos. Bruma tem a baliza aberta, uma oportunidade que não pode ou não deveria falhar.
 
Há uma dívida em aberto que espero ele venha a pagar da única forma que lhe é possível: a jogar em campo. Resolver este caso de forma a que tal venha a suceder faria o Sporting mais forte, estou certo.

15 comentários:

  1. Notou-se pela entrevista que ele deu que, nitidamente, ele não pensa por ele próprio.

    Se Bruma não se apresentar hoje com o resto dos colegas, visto que tem contracto, é aplicar multa e fazer queixa dos representantes.

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com esta análise. Há muito que a defendo contra muitos, que pensam mais com o coração do que com a razão.

    O jogador ganharia com um desfecho destes e o Sporting também.

    Acrescento que acho que o que se ganhou com a maneira como foi gerido este caso é muito superior ao que se perdeu, que apesar de tudo foi muito também. O Sporting marcou uma posição a vários níveis, incluíndo um que é importantíssimo: conseguiu ganhar um caso dentro do Sistema! Alguém pensaria há 2 meses que isso seria possivel? Ganhou-se ainda outra coisa importantíssima: respeitabilidade. Hoje os jornais falam de nós dum modo totalmente importante da maneira como falavam há uns meses. Finalmente, ficou um exemplo para jogadores (como Clube formador, isso era muito importante) e agentes. respeitem-nos e nós também respeitamos. Se não nos respeitarem...

    Espero que agora existam condições para se fazer a ponte, sem nenhuma das partes ser humilhada. Vai ser importante o Bruma ser castigado, mas mantendo a dignidade da pessoa e do atleta e caberá adicionalmente á Direção dar uma nota de carinho publico ao atleta que o protega dos socios e adeptos que estejam com os nervos mais á flor da pele!

    ResponderEliminar
  3. Bruma já confessou a ambição de ainda poder ir ao Mundial'14. Para tal terá de jogar, e muito, durante esta época. É mais um ponto a ajudar que tudo se resolva o quante antes. Estou com o Virgílio, 18 anos...

    ResponderEliminar
  4. Nem mais LdA.
    Como há dias, a propósito de um outro assunto, dizia o "nosso" Cristiano Ronaldo: "Rancor é coisa de perdedores".

    Creio que a grande maioria da massa adepta vai compreender se Bruma regressar ao sporting pois a sua reintegração + renovação será a maior bofetada de luva branca para os seus (maus) representantes.

    E digo reintegração + renovação pois só assim ganham Bruma e Sporting!

    Infelizmente, considerando tudo o que foi dito anteriormente pelos seus representantes, ainda temo que estes admitam a possibilidade de avançar com rescisão unilateral ou até manter o jogador sem jogar durante um ano de forma a poder seguir a custo zero para outro clube.

    Enfim... haja bom senso. Mas não sei se poderemos esperar bom senso por parte dos seus representantes...

    Se o jogador renovar e for reintegrado, creio que o melhor para si é passar uma temporada na equipa B. Assim salvaguarda-se o jogador até a opinião publica "acalmar" ao mesmo tempo que se transmite a mensagem de que será necessário um passo atrás para reconquistar a confiança do grupo e para demonstrar mais humildade antes de retomar à equipa principal.

    ResponderEliminar
  5. Caro LdA,

    A divergência de opinião não é assim tanto uma divergência.
    Quando disse que BdC "devia" tomar as rédeas e "chamar" o Bruma ao Sporting, foi porque ao tentar colocar-me na pele do Bruma, achei que também eu não saberia com que moral/direito/vergonha poderia tomar a iniciativa de voltar ao Sporting, sem ter do Sporting uma clara indicação de que as coisas se poderiam vir a resolver (mesmo que com as óbvias consequências das minhas acções).
    Em caso de reintegração, até antevejo alguns problemas. Penso ser essencial blindar Bruma relativamente à comunicação social. É também essencial minorar ao máximo a animosidade com os adeptos (não vejo grande estofo emocional no rapaz para sobreviver a grandes manifestações de insultos).

    O discurso do Bebiano tem-se centrado muito no reconhecimento do mérito, e premiar o talento. Assuntos já muito discutidos aqui e noutros blogues. Olhando para trás, o Bruma iniciou a última época entre a equipa junior e a equipa B, por isso não vejo o seu contracto actual (que era o da altura) como nada de insuficiente (bem pelo contrário). A ascensão meteórica do Bruma teve muito a ver com a queda vertiginosa do Sporting na temporada passada. Parece-me que os agentes do Bruma tentaram retirar muito aproveitamento disso. Bruma tem um grande valor desportivo. Mas, actualmente teria o mesmo valor para o colectivo que tinha na temporada passada? Tenho dúvidas. O Sporting não tem que ceder a todas as megalomanias destes abutres, mas tem que oferecer planos de carreira sólidos aos seus. O Bruma também não tem culpa dos problemas do Sporting. Aliás, pelas entrevistas que dá, o Bruma parece ter a maturidade de um miúdo de 10 anos. A léguas de um João Mário, por exemplo. E isto parece ter sido essencial no jogo psicológico que lhe foi feito pelos seus empresários. No entanto há um problema, o Sporting não pode hostilizar muito o tutor de Bruma (que para ele é como um pai), se quer continuar a contar com o jogador. A ligação Bruma-Catió vai sempre ser primordial para o Bruma.

    Deste post ressalto a última frase. Efectivamente o que todos queremos é ver o Bruma a pagar a dívida no campo, e o mais rápido possível. Tiago Ilori é outro que faz muita falta.

    ResponderEliminar
  6. Entretanto: Cátio Baldé (Babuino II)

    “Era suposto que o Bruma se tivesse apresentado hoje, mas não foi porque se sentiu muito mal quando soube que ia ser mandado para a equipa B. Não se apresentou porque sabia o que o esperava”, afirmou o empresário de Bruma em declarações à Rádio Renascença, frisando que o jogador se encontra “mal psicologicamente”.

    É preciso muito estomago para lidar com esta corja.

    SL,

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o post, mas ele tem uma falha grave: assume que todos os intervenientes são dotados da inteligência e razoabilidade de um homem médio.

    Lamentavelmente, não é o caso:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=423865

    ResponderEliminar
  8. "Era suposto ele apresentar-se hoje, mas não se apresentou porque sabe que, mal entre na Academia, será mandado para a equipa B", explicou Catió Baldé.

    Aí está a demonstração da falta de bom-senso... Cada vez tenho mais pena do miúdo!

    ResponderEliminar
  9. Equipa B durante umas boas semanas e regressa à primeira equipa lá para Outubro, isto renovando, claro. Só assim seria possível que não se tornasse desde já um problema desnecessário que se vai criar num grupo sem estrelas mas unido, trabalhador e alegre. Eu bem me lembro o que ouvi das claques no fim do jogo em Coimbra, à saída do estádio... a reintegração mal feita tem tudo para dar mal.

    De outro modo, mantendo o Bruma a postura que hoje mesmo teve - e paremos de o desresponsabilizar por tudo o que faz ou deixa de fazer... - vai passar o ano a correr à volta do campo, com tudo o que de mau isso tem para ele: um ano sem competir, adeus Mundial e por aí fora.

    A direcção tem de gerir isto com pinças mas deve levar as suas ideias avante até ao fim.

    ResponderEliminar
  10. Ainda estou incrédula com esta saída de hoje do Balde!! Bruma Ficou mal disposto por imaginar que iria para a equipa B!! (o que até considero ser o mais correcto para bem do jogador que precisa de readquirir a forma física e ambiente para regressar à A).

    É inacreditável... Perderam credibilidade jurídica, perderam credibilidade nos media... E perpetuam o erro! É o desespero! Querem à força toda que o jogador seja vendido ao Galatasaray (do qual já devem ter recebido algum, digo eu!) e tudo serve para perpetuar o mau ambiente, no sentido de "obrigar" o Sporting a ceder e "mandá-lo" para a Turquia a troco de uns tostões! Duvido que o presidente ceda a este tipo de pressões!
    Mais facilmente vejo o miúdo a ficar parado um ano do que a ser vendido por baixo preço!

    Inacreditável e triste! Depois de Bebiano se ter submetido a uma descredibilização em directo na tv (RTP e tvi24)... agora vem Balde sujeitar-se à critica... Não há palavras para descrever o que estão a fazer a um miúdo que, como o próprio diz, só que jogar para ser feliz!

    ResponderEliminar
  11. A questão central é essa: a da falta de liberdade com que Bruma hoje se confronta. Bruma tem o seu futuro próximo, e potencialmente o afastado, hipotecado a estes senhores. Não estamos perante um jovem livre. Estamos perante alguém que assiste ao livre arbítrio de dois senhores - um dos quais advogado que em cada intervenção exorbita largamente das funções de um defensor jurídico, sem que ninguém repare - que põem e dispõem da vida de um ser humano, como se tratasse de uma simples mercadoria. Dessa forma Bruma não tem pela frente uma oportunidade de baliza aberta porque pura e simplesmente está impedido de entrar em campo. Repare-se no delírio da argumentação de Baldé: o jovem ter-se--á perturbado com a hipótese de ir para a equipa B. Por este andar Baldé e Bebiano quererão assegurar em contrato o número de jogos que Bruma fará na equipa principal e todos os aspectos que decorrem normalmente das opções da liderança técnica. Talvez exija mesmo que Leonardo Jardimm subscreva o acordo a firmar.Perante este escândalo que me parece configurar uma espécie de sequestro do jogador não haverá ninguém com responsabilidade no Futebol Português que possa tomar uma atitude em defesa do jogador, ajudando a pôr um ponto final neste escândalo?

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente os últimos desenvolvimentos revelam mais uma vez que os interesses do jogador parecem ser o menos importante para o seu tutor. Mandaria o bom-senso e até a humildade necessária de quem está a perder em toda a linha que pelo menos se abster-se de fazer comentários públicos de forma a não repetir os erros anteriores. Assim espero pouco ou quase nada de bom deste processo. Lamento por Bruma, de quem sempre aqui fui dizendo que não era tão bom como já se pintava mas ainda assim com valor suficiente para ser importante já este ano. Para o clube e para ele também, com as portas da selecção já entreabertas.

    Bruma não quer regressar à equipaB? Estava à espera de quê, de ser promovido a capitão?

    ResponderEliminar
  13. tenho muita pena do Bruma...sinceramente tenho mesmo pena. o jogador está entre abutres nojentos.

    inacreditável!!

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Nem vale a pena falar. As declarações do Baldé são patéticas. Caso tudo se resolva relativamente ao Bruma, é imperativo esclarecer com Baldé todos os objectivos que tem para os seus jogadores que ainda representam o Sporting. E, se for o caso, cortar com aquilo tudo...

    ResponderEliminar
  15. LdA

    Excelente post.

    A reaccao de Baldé é, de facto, de bradar aos céus. Nao consigo perceber quase nada: estes senhores estarao com o intento de continuar a "empatar" e a "ganhar tempo" até 31 de Dezembro de 2013?
    Terao assim tanto medo de deixar Bruma apresentar-se ao trabalho em Alcochete para que esteja 1 ou 2 horas "sozinho", longe da influencia pessoal de Baldé, e portanto em medida de ser abordado pessoalmente por alguém da SAD?

    E, sobretudo: pensarao realmente, depois de tudo o que sucedeu, que o Sporting nao terá já lido as suas intencoes + saberá exactamente quais os seus direitos, deveres, mecanismos de accao e respectivas consequencias?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)