quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sr. Presidente, respire fundo e, se lhe for possível, descanse

"Estou muito orgulhoso da equipa do Sporting Clube de Portugal. Confesso, para quem ainda não reparou, que detesto perder, mas foi uma entrega magnífica de todos com uma atitude que nos orgulha. Tudo isto perante uma equipa não viril mas sim violenta e uma equipa de arbitragem inexperiente que foi totalmente condicionada pela atitude da equipa adversária e o seu anti jogo, inadmissível para equipas de alta competição. Temos muito a corrigir mas uma coisa já se vê: uma equipa coesa e sempre com vontade de vencer! Assim podemos todos nos sentir honrados com quem veste a nossa camisola! Tudo o resto virá com o tempo e o trabalho! Prefiro mil vezes ver trabalho para um futuro de sucesso do nosso grande Clube do que assistir a pessoas que fazem da vida falar dos outros sempre tentando parecer mais inteligentes do que são. Venham as críticas, venham os textos opinativos de quem nada ainda fez de jeito na vida a não ser falar dos outros, e que fique para aqueles que amam o que fazem e que se entregam de alma e coração às suas missões o sucesso futuro e que esse sucesso seja o de todos nós, ou seja, do Sporting Clube de Portugal! Obrigado a todos pelo carinho e apoio que nos dão diariamente!"

Depois de ler o que Bruno de Carvalho escreveu na sua página do Facebook (e não do Sporting, realce-se) a reacção que me suscita é deixar um conselho que, no essencial é mais um desabafo. Conselho, desabafo que é o título deste escrito.

Começo por dizer que não gosto do estilo. É uma questão estética, o seu cariz individual talvez seja o menos importante agora. Não que o estilo de comunicação não seja importante para quem representa o universo Sporting, como é o caso do presidente, mas mais importante é ainda o resultado. E esse temo que, na melhor das hipóteses seja nulo, contendo em si sérias possibilidades de ser negativo.

Nulo porque não se percebe a quem se destina, dúvida que se acentua pelo meio escolhido, a sua página pessoal. Negativo se os destinatários forem os Sportinguistas, ou apenas alguns de nós, o que é inevitável não questionar. Porquê isto e porquê agora? Se um jogo de preparação é detonador de uma reacção tão destemperada como será quando for a sério e a doer? 

Bruno de Carvalho parece-se não reconhecer aos demais adeptos o direito do exercício de "cidadania Sportinguista" que reclamou para si  durante os últimos anos e de usou de forma prolífica. Mas pior do que isso é a forma preventiva e assaz azeda usada para contestar quem o venha a fazer expressa na triste  frase (to say the least...) "venham as críticas, venham os textos opinativos de quem nada ainda fez de jeito na vida a não ser falar dos outros". 

Só consigo compreender algo tão infeliz partindo do principio que o presidente percebeu que, na sequência do sucedido no jogo, não esteve à altura do cargo e do que representa, esperando por isso criticas à sua actuação. Dessas terá que fazer a inevitável destrinça entre as que são bem intencionadas ou mera malevolência. Não deixa de ser infeliz, mas seria mais aceitável. Doutra forma assemelha-se a um exercício narcisista, revelador de falta de humildade, de alguém que se parece achar acima de qualquer critica.

Um presidente que acaba de sair de uma AG com um resultado próximo da unanimidade e aclamação não devia estar preocupado com um qualquer inimigo interno. O resultado revela que tem uma sólida base de sustentação que consolidou os resultados das eleições e que quem não se revê na sua liderança e projectos optou por não se manter afastado, sem constituir qualquer oposição. Se o tiro é para dentro é a  repetição de um tique que representa o  pior que se viu nos piores momentos de alguns dos seus antecessores sempre que se viam apertados pelo decurso dos acontecimentos. O pior é que não há qualquer razão objectiva para Bruno de Carvalho se sentir apertado, o que torna a sua comunicação ainda mais despropositada.

É verdade que poucos presidentes terão recebido em mãos um Sporting com tantos nós para desatar. Mas não é menos verdade que poucos (ou nenhum...) terão contado com um sentimento tão realista por parte dos associados que pouco mais o obrigue do que a "fazer o possível", seja lá o que isso for. Neste cenário, mais do que qualquer inimigo externo ou interno, só Bruno de Carvalho, com erros que venha a cometer, poderá malbaratar o melhor do seu património: o seu estado de graça.

Por isso talvez antes de passar estas reacções epidérmicas "ao papel" não fosse pior respirar fundo. Repetir a acção, se necessário. E, se possível, descansar mais dos que as anunciadas 4 horas. Um presidente que não dorme, não descansa. Não descansando perde a força e o discernimento. Mas também não sonha. E Sporting precisa e merece que se sonhe grande. O que nunca será se for apenas dos que concordam entre si e todos eles com tudo o que o presidente diz e faz.

25 comentários:

  1. http://leaoindependente.blogspot.pt/ visitem e comentem. sejam benvindos

    ResponderEliminar
  2. "venham as críticas, venham os textos opinativos de quem nada ainda fez de jeito na vida a não ser falar dos outros".

    Fogo, nunca tinha visto um auto-retrato tão fiel. Não é todos os dias que se vê alguém a descrever-se de maneira tão fidedigna. É que em cerca de 20 palavras, ele relatou os seus últimos 2 anos e meio.
    Afinal este Presidente pode não ser (já) um caso perdido.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto LdA. Mais uma vez...

    vejo neste escrito do BdC apenas uma coisa positiva:

    - percebeu o erro

    mas a sua tentativa de justificação é ridícula. bastar-lhe-ia não o voltar a fazer e deixar o banco para o Inácio.

    é que nem o episódio em si, nem o escrito na sua página, são em defesa dos interesses e da imagem do Sporting.

    acima de tudo, o que BdC percebeu, é que estes erros e estes episódios (a cena durante e no fim do jogo, as várias situações com empresários a apontarem a falta de correcção nas negociações, as não renovações de Ilori, Bruma e Dier) lhe estão a custar o estado de graça...

    é tempo de BdC perceber que no Sporting ele só tem um inimigo à sua altura: ele próprio!!

    SL e mais uma vez parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  4. LdA, análise lúcida e um bom conselho. Começa a ser difícil perceber o que está por trás de cada comunicado/comentário. Pergunto-me se BC está a ser (bem) aconselhado em termos de comunicação...
    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA: mais ma vez excelente.

    Cantinho: na mouche.

    Koba: o mal é precisamente esse... Será que o BdC está a ser aconselhado? E será que ele aceita os conselhos que, eventualmente, alguém lhe dá... Olha, segundo creio e perante o que já observei da acção dele (depois de informações que obtive sobre a sua 'personalidade'), quer-me parecer que não: que BdC não é aconselhado. BdC não aceita de bom grado ouve conselhos. BdC é senhor da razão. Ponto final, parágrafo.


    O meu conselho (que obviamente cairá em saco roto) era que até a época começar mesmo a sério se calasse completamente e aparecesse o menos possível. Já chega de propaganda, já chega de estarmos a levar com os seus estados de alma, pq isso não resolve rigorosamente nenhum dos problemas do SCP. Se não fosse pedir muito, que se concentrasse em dirigir o SCP, em resolver o muito que ainda tem para definir até a época começar a sério.

    Não percebo (ou talvez sim...) a necessidade de aparecer constantemente, dia sim, dia sim, ainda para mais qs sp com declarações ou acções polémicas! Já chega, caraças!

    Trabalhe... e cale-se.

    ResponderEliminar
  6. Serviu-lhe a carapuça?
    Esteja descansado, parece-me óbvio que se destina à comunicação social.
    Quanto ao Presidente nunca ter feito nada de jeito na vida, deve ser para rir.
    Está cá há poucos meses e já o vi fazer mais pelo clube que os últimos 3 todos juntos.

    ResponderEliminar
  7. Não me parece nada que os destinatários do comunicado(que também não gostei) fossem alguns Sportinguistas, mas sim alguma comunicação social que continua como sempre a tentar lucrar com o Sporting

    Lembrem-se que sairam noticias graves para o Sporting - nomeadamente relacionadas com Bruma e acho que esse texto é também um desabafo de BC

    Mas concordo com o essencial de LDA - Sr. Presidente, respire fundo e, se lhe for possível, descanse.

    ResponderEliminar
  8. Não sou psicólogo nem tenho qualquer formação em avaliação de personalidade.

    Mas uma pessoa como Bruno Carvalho só admite um tipo de amigos/colegas/parceiros: aqueles que o idolatram.

    Não há espaço para pessoas com opinião, críticos e, atrevo-me a dizer, com o mínimo de amor e personalidade própria. Este tipo de pessoas (geralmente com cérebro) não interessam a Bruno Carvalho. Aliás, foi mesmo isso tipo de pessoas que o fizeram escrever este comunicado, todo amuadinho.

    Desta forma, será fácil acreditar que à volta de Bruno Carvalho (na vida e trabalho) estão pessoas que lhe dizem "sim" a tudo, que o elogiam constantemente e que fazem ser o centro das atenções (e do mundo). Alguns fazem-no porque ainda não descobriram eles próprios deviam ser mais egoístas e pensar primeiro em si, outros fazem-no porque têm de trabalhar (a estes compreendo-os; onde se incluirá Leonardo Jardim?).

    O grande mal disto tudo, é que o nosso clube está-se a confundir com Bruno Carvalho, sendo que os resultados poderão ser bem piores do que eram quando chegou.

    "Nobody knows where my Johnny has gone
    Judy left the same time
    Why was he holding her hand
    When he's supposed to be mine?

    It's my party, and I'll cry if I want to
    Cry if I want to, cry if I want to
    You would cry too if it happened to you"

    Lesley Gore

    ResponderEliminar
  9. Será possível que BC assuma o seu importantíssimo lugar de Presidente -ele que já tomou algumas importantes decisões e promoveu importanters roturas com o modus operandi anterior - e se concentre nessas funções deixando de aparecer a toda a hora e nos sítios mais indesejáveis -como no final de jogos de preparação a invectivar este e aquele ou através da sua presença nas redes a dizer isto e aquilo?
    Tenho dúvidas e isso faz-me pena.

    ResponderEliminar
  10. Pessoas com cérebro, não escrevem o que alguns por aqui e por ali escrevem. Temos de estar unidos á volta do nosso presidente e da equipa, e não estar sempre a criticar, teve muito bem o Bruno, força! Vamos a eles!
    Resultados bem piores do que quando chegou, só para rir mesmo.
    Força Sporting.

    ResponderEliminar
  11. Relva, esteve muito bem em que situação??

    ResponderEliminar
  12. O trabalho de Bruno de Carvalho no Sporting avaliar-se-á com os resultados desportivos e financeiros - o resto são estilos diferentes que uns gostam mais outros menos.

    ResponderEliminar
  13. Jorge Alemão,

    embora não percebendo nada de "saúde financeira" pelo que li, a reestruturação financeira terá sido bem conseguida.

    em termos desportivos sou contra praticamente todas as contratações. continuo a dizer 1DE e 2PL. mas, dou de barato. as contratações nunca são ao gosto de todos e até podem vir a render.

    agora, fora do prisma financeiro e desportivo (ou quiçá, dentro de um e outro), as renovações de Bruma e Ilori, aos quais se poderá juntar a de Dier, as situações recorrentes com os vários empresários (e não falo de Bruma e seus capangas) e esta cena de autêntica usurpação de poderes de treinador são preocupantes. e é aí que ele está a perder o seu "estado de graça"...

    não se trata propriamente do estilo. isto pode ferir o Sporting. e a via diferente que o clube seguiu não foi precisamente para se impedir que o clube fosse constantemente prejudicado?

    SL

    ResponderEliminar
  14. «Prefiro mil vezes ver trabalho para um futuro de sucesso do nosso grande Clube do que assistir a pessoas que fazem da vida falar dos outros sempre tentando parecer mais inteligentes do que são. Venham as críticas, venham os textos opinativos de quem nada ainda fez de jeito na vida a não ser falar dos outros..»

    alguem enfiou a carapuça....

    ResponderEliminar
  15. eu gostava era que esta malta que vem aqui falar em carapuças desse a sua opinião sobre a situação do final do jogo com o west ham...isso é que era.

    ResponderEliminar
  16. Se fosse eu ñ me expunha como fez o presidente BdC. Mas eu ñ sou o presidente do SCP e tenho uma personalidade mais para o introvertida.

    Mas para ser sincero eu no final do jogo estava puto da vida, pq perdemos, levamos porrada, o arbitro estava a dormir, e a nossa defesa meteu agua.

    Além disso nos últimos anos a imagem para o exterior e interiro era q o SCP era dirigido por gente mole.

    Se o presidente BdC tlz se excedeu? tlz.
    Mas... better say sorry than ask for permission!

    para mim o ponto é este!!!

    Achei mta piada ao post do presidente BdC e à resposta das virgens ofendidas q vieram logo a terreiro para moralizar o comportamento do garoto. Ñ tivesse eu já alguns anos desta vida e era capaz de ir na conversa...

    ResponderEliminar
  17. Muito bom post LdA.

    Como aliás tinha sido a nota final do post "Ir a banhos ao Algarve e apanhar água fria" e que por falta de tempo não consegui comentar.

    Parece-me urgente que Bruno Carvalho repense a sua postura e, entre outras coisas, saia do banco. Esse é o terreno de Leonardo Jardim. Protestar arbitragens em jogos amigáveis (na minha opinião nem houve penalty) também não faz sentido. Repreender jogadores no final de jogos, em frente a todos, muito menos.




    ResponderEliminar
  18. 19LION84.

    mas tu podes estar "puto da vida" porque não é o presidente.

    "...e a nossa defesa meteu água." - está lá o treinador, que, por sinal, foi uma excelente escolha...o presidente não tem, não deve nem pode, meter-se nessas áreas!!

    o árbitro a dormir marcou um penalti inexistente..e para esse tipo de queixas temos a lampionagem. eu por mim dispenso.

    mas, o meu ponto nem sequer é esse.

    se ele sentiu que o Sporting foi prejudicado é para o lado que eu durmo melhor. onde ele se excedeu mesmo, e aí não há talvez, foi em repreender o Wiliam à frente de toda gente. isso é que é inadmissível...

    o BdC que se cinja às áreas onde se tem dado bem. deixe o banco para outros!

    SL

    p.s.: se não for com comentários sobre carapuças, a discussão pode ser interessante. pode-se defender e criticar sem "dar baile". obrigado pelo teu comentário!

    ResponderEliminar
  19. Até mesmo para alguns indefectíveis do Bruno se está a tornar cada vez mais evidente que o ídolo afinal tem pés de barro!...E quem diz que só tem feito boas coisas não deve ser deste planeta!

    ResponderEliminar
  20. A forma de estar de BC é completamente diferente de qualquer presidente do Sporting

    Terá algumas vantagens - nomeadamente no trato com a CS e a arbitragem - poderá ter desvantagens se quiser entrar demasiado naquilo que são as funções do treinador.

    BC tem de encontrar um certo equilíbrio mas principalmente mostrar trabalho e resultados.

    ResponderEliminar
  21. Sorriso.

    Sempre atento.

    Belas e sentidas palavras que são somente um conselho (conselho sem ironia, amigo, parceiro porque o seu sucesso será o do Nosso Amor; a postura como a coerência e o rigor são exigíveis a quem Nos representa, verticalmente) expresso nesse título.

    Fique bem, sempre.

    ResponderEliminar
  22. continuo na mina:

    better say sorry than ask for permission!

    nos ultimos naos andamos de mão estendida e fazer venias a mtas gente.

    Erros haverá certamente, mas desde q ñ coloquem o futuro do clube em causa:

    i can live with that!...

    esta situação comparada com a de PPC é uma brincadeira. Ai sim a imagem do SCP foi afectada, e foi esse o momento q GL perdeu, pelo menos ao meus olhos, a sua legitimidade ao demonstrar ñ ter cojones para pôr na ordem o seu vice na ordem - ou então tinha os presos!?...

    ResponderEliminar
  23. mais uma vez 19LION84,

    as pessoas pensam que por não estarmos de acordo com tudo o que BdC faz é porque estavamos de acordo com tudo que que se passava no tempo de GL. isso não é verdade, e é preocupante que a maioria dos adeptos Sportinguista pense assim...ires buscar o caso de PPC é isso mesmo.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)