quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ganhar



... ou andar lá perto. Tive uma vez uma troca de argumentos, no blog Jogo Directo, onde defendia que o objectivo do jogo de futebol era meter a bola dentro da baliza do adversário, o sub-objectivo era impedir o adversário de o fazer na nossa baliza. Fui mais ou menos trucidado por outros comentadores que me disseram, por A+B, que o objectivo do jogo é ganhar. Ponto final.
Confesso que ainda não mudei a minha opinião, mas como ainda não sou completamente estúpido, e os comentadores em questão tinham um muito maior conhecimento do que o meu de simples adepto, comecei a guardar um pouco da minha visão do jogo para esse objectivo maior. Ganhar.
Chego assim ao jogo de ontem, um fantástico treino frente a uma equipa que representa rigorosamente as dificuldades que vamos enfrentar no nosso campeonato. Infelizmente, a conclusão a que cheguei foi, nunca estivemos sequer perto de ganhar o jogo. Fizemos uma exibição vistosa, melhoramos em todos os aspectos possíveis de imaginar, estivemos como eu defendia perto de colocar a bola na baliza do adversário, mas... não conseguimos. Perdemos.
Aquilo que vi a equipa produzir ontem deixa-me a certeza que vamos ter uma época muito melhor do que no ano passado, até dos últimos anos, mas para o objectivo que tracei, os 70 pontos ou 70x7, ainda falta muito. Por incrível que pareça, ontem nunca dominámos o jogo, mesmo com o futebol vistoso da primeira parte, com pressão, recuperações altas, cantos, etc., nunca quebramos o adversário, ele com mais ou menos jeito levou sempre a melhor naquele que era o seu objectivo. Ganhar.
Fiquei com esta certeza após termos sofrido o golo, um golo fortuito, que não foi conseguido como corolário logico de um domínio territorial, foi só um golo e após esse momento o nosso adversário quebrou-nos e dominou com ainda mais segurança os 30 minutos que faltavam para jogar.
Com aquela equipa, com aquele futebol, com aquela atitude competitiva, vamos atingir sem grandes dificuldades os 60/64 pontos, é curto, tem de ser 70, temos de romper a barreira psicológica que nos faz aceitar uma vitória moral e não sentir a náusea desse resultado e matar o adversário. Já vi, já senti isto a acontecer numa equipa, Inácio era nosso treinador quando isso aconteceu num grupo de jogadores nossos. Não admitir perder, quebrar o adversário. Ganhar. Simples...

11 comentários:

  1. LMGM,

    já tinha gostado do post 70x7.

    Não posso comentar o jogo pois vi apenas a 2ª parte como se estivesse num aquário, isto é, com a TV lá longe e um vidro a separar, e sempre nos intervalos de uma animada conversa entre amigos, onde o futebol esteve praticamente ausente.

    Pelas reacções gerais e os comentários que ainda ouvi no intervalo estivemos melhor na 1ª parte. Da impressão do que vi na segunda, nas condições referidas, pareceu-me um jogo repartido, com o Sporting a continuar a necessitar de fazer evoluir o seu jogo.

    No que diz respeito ao futuro julgo que urge assumir um objectivo claro para época. O Sporting não pode escapar a isso como se fosse o Rio Ave ou outra qualquer do meio da tabela.

    Também partilho da ideia que podemos ter um campeonato mais ou menos tranquilo se não houver mexidas substanciais no plantel até final do mês.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo que não seja publico - o objectivo para esta epoca tem de ser o 3º lugar.

    Para mim e atendendo à herança pesada - este ano é simples - 3º é bom, 4º é mau

    ResponderEliminar
  3. "Também partilho da ideia que podemos ter um campeonato mais ou menos tranquilo se não houver mexidas substanciais no plantel até final do mês."

    Acho que não teremos tanta sorte.
    Já entraram quase 10 jogadores e o presidente acredita que virão mais. Incrivél... Num ano de (suposta) contenção. Imagino quando será que houver dinheiro.
    O plantel arrisca-se a ter poucos jogadore da formação.
    As entradas só deverião ser estas:
    Bruma, Ilori e Labyad.
    Saídas:
    Rinaudo; Capel; Rojo;

    ResponderEliminar
  4. Concordo com "Cantinho" em relação às entradas que faltam para "fechar" o plantel. Em relação ao jogo... duas partes claras distintas. Um primeira bastante boa, faltou eficácia no ataque, frente à baliza.

    Mas uma segunda parte em que o jogo foi novamente pobre (como tinha sido o primeiro do torneio), sobretudo pelas saídas de Adrien e, posteriormente, Magrão. As substituições foram prejudicando o jogo colectivo. O meio campo, apenas com William e Rinaudo, nunca foi esclarecedor no apoio ao ataque que esteve demasiado distante. Regressaram as bolas pelo ar e os cruzamentos sem nexo para a área adversária. Capel nada acrescentou e Cisse (ainda) sem qualidade para poder ambicionar jogar na equipa principal. A época passada não jogou com a regularidade necessária e precisa disso agora... talvez um empréstimo a uma equipa da primeira liga não fosse descabido.

    Volto a bater na mesma tecla. A dupla de defesas centrais não pode ser aquela. Dier ou Ilori têm rapidamente de entrar pois a organização ofensiva começa aí. Nenhum dos actuais titulares têm a capacidade destes dois em iniciar o processo ofensivo.

    Temos jovens a crescer. Temos matéria prima para trabalhar, mas não nos podemos dar ao luxo de prescindir dos melhores!!! Ficarei francamente desiludida se as questões em redor de Ilori (já nem falo de Bruma) não se resolverem, e conto com um rápido regresso de Dier ao 11 titular.

    Não estamos em condições de prescindir dos melhores e, paradoxalmente, angariar um número exagerado de reforços!!! Poupem dinheiro nas contratações, procurem colocação para os excedentários e renovem com estes nossos melhores jogadores da academia que já demonstraram capacidade de entrar de imediato na equipa sénior (Ilori, Dier, Bruma)!

    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA, que não fiquem dúvidas que fizemos um jogo agradável, principalmente na primeira parte, o problema é que não chega, fomos agressivos? Sim, mas temos de ser mais e durante mais tempo. Tivemos maior organização? Sim, mas temos de ter mais e durante mais tempo. Dê-mos tudo para ganhar? Não, acho que este grupo tem condições para muito mais e melhor e por isso a exigência deve ser permanente. Podíamos ter ganho tranquilamente ontem com a qualidade que a espaços apareceu, porque é que não conseguimos impor essa qualidade em permanência? ... É esse o problema que o grupo tem de resolver.

    Jorge, ninguém luta para ser 3º, muito menos o Sporting. Um atleta profissional SÓ pode encarar a sua carreira numa perspectiva de superação. Para mim, este ano, o Sporting superar-se era conquistar 70 pontos e estou-me nas tintas para o lugar da qualificação a que isso corresponda. Este grupo, parece ter algum sangue na guelra, nada melhor que lhe colocar um objectivo exigente, muito exigente, quase impossível. E de cada vez que se vislumbrar uma vitória moral, como a de ontem, dizer sem vergonha.

    "Aquilo que vocês fizeram ontem não vale nada. Foram miseráveis. Não são dignos da vossa profissão. Estiveram a fazer pano de fundo para a vitória de uns borra botas que não valem metade de vocês. O vosso esforço só serviu para uns merdas se rirem de vocês. E vocês consentiram isso, são uma vergonha!"

    Se no final de um discurso destes feito no final de um jogo como o de ontem, os atletas se sentirem insultados, revoltados e indignados... estamos no bom caminho para a superação!

    O maior exemplo disto foi uma vitória de pirro do Sporting de Carvalhal contra o Porto, aquela vitória devia ter envergonhado todo o grupo profissional do Sporting, se pontualmente eram capazes de uma exibição daquelas, sem dar qualquer hipótese ao adversário, porque não o fizeram durante toda a época? Porque não o fizeram no jogo anterior nas Antas onde foram esmagados?

    ResponderEliminar
  6. Essa é uma questão controversa.
    Este ano agradar-me-ia um discurso como o Sócrates quando jogava no Corinthians, dizendo que ser campeão era um detalhe.

    ResponderEliminar
  7. Espero que não entremos no celebre discurso "jogámos como nunca, perdemos como sempre". Isto para dizer que no futebol não existe nota artistica. Agora parece que nada é preocupante nesta fase que deve servir para testar processos e jogadores, o que define em muito a época são as conclusões que o treinador consegue tirar destes jogos. Com um treinador recem chegado como é o caso do Sporting, uma pré epoca só com vitorias poderia esconder fragilidades existentes. Parece que temos plantel para fazer uma epoca tranquila de forma a atingir o principal objetivo (3º lugar). No entanto não querendo substituir o treinador parece-me que o Rojo não pode ser central, lateral esquerdo seria aceitável.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo, eu até diria muito controversa :)
    Pior, é uma questão dinâmica, pouco dada a certezas e com margens de erro enormes, onde entram diversos factores alguns dos quais não influenciáveis por humanos.

    Mas, há jogadores/treinadores/dirigentes, que sabem "ler" o que é necessário e quando para transformar um grupo de gajos porreiros, bons de bola, em campeões e estou a usar a palavra campeões não no sentido estrito de ser o primeiro de uma competição, mas sim de um individuo ou grupo, permanentemente, durante uma época se ter superado, ter consecutivamente ultrapassado barreiras que no inicio da competição não se julgava possível.

    Volto a dizer, o Sporting nunca pode lutar pela Europa, é ridículo para um clube da nossa dimensão, se sabemos de antemão que estamos longe dos favoritos então vamos propor um objectivo mais humano. 70 pontos em 90 possíveis, algo que olhando para as épocas anteriores parece impossível, isto consegue-se a ganhar p.ex. a Gil Vicente, Estoril e Vitória, e espero que ninguém em Alvalade ache impossível, ou que não existam condições humanas/orçamentais/logísticas, para vencer clubes com as características daqueles que nomeei. Há. Mas aquilo que vi ontem em campo, não chega, dá para os 60/64 pontos (enorme melhoria...), mas não dá para 70. Falta a superação!

    ResponderEliminar
  9. ricleo64,

    já dizia Guardiola (e disse-o ontem o LJ), jogando melhor, estarás sempre mais perto de ganhar consistentemente!!

    e para mim o Rojo tem tudo para ser o melhor central do Sporting.


    SL

    ResponderEliminar
  10. Bom posto, LMGM.

    E gosto dessa tua ambição. Acho-a desejável e mt saudável. Em contro-poanto com o discurso oficial, infelizmente...

    Vi a primeira-parte em casa de amigos com criançada à mistura, logo não deu para estar com muita atenção, mas o jogo do SCP foi agradável nesse período, com o senão do desperdício tremendo (aqui o Montero superou-se mesmo...).


    Dps saída para café e qd regressei a uma tv mais próxima, o resultado estava feito e o SCP desesperava...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Virgílio, se no Sporting não se pode ter ambição onde é que se vai ter? A lição é dos americanos o velho - Think Big - nada pode limitar o sonho e a ambição, e como ainda não custa dinheiro...

    Depois há o momento de avaliar o trabalho efectivo feito com os meios disponíveis, esse momento é frio e racional, colorido a preto e branco.

    O discurso que sempre me irritou e que foi transversal a várias direcções anteriores, era o dizer que não era possível fazer mais nada, que se tinham esgotado as possibilidades de desenvolvimento ou crescimento. A mentira destas afirmações foi o continuo aumento do passivo, como afirmou Riccardi, e eu concordo, dinheiro nunca foi problema.

    O Sporting andou muito esquecido de fazer desporto, apenas fazia economia desportiva e mal.

    O discurso publico não deve ser excessivamente ambicioso, pouco mais do que o tradicional, jogo a jogo e no final fazem-se as contas. Agora internamente! É espremer tudo e todos ao máximo da sua ambição!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)