segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Labyad de craque a malandro, um sinal dos tempos

Será?
Correm rumores que a ausência de Labyad se deve ao veto de Bruno de Carvalho e não a uma opção técnica de Leonardo Jardim. E esse veto teria a ver com o facto do jogador "ganhar muito e não se esforçar nos treinos", versão ventilada pelas pitonisas de serviço.

Até prova do contrário recuso-me a acreditar nesta versão. 

1 -  Porque não acredito que se um jogador corresse pouco nos treinos ou em campo teríamos que esperar que fosse o presidente a mandá-lo descansar. Isso seria admitir que o treinador  seria incompetente, o que não parece ser o caso. Fica por perceber porque razão quem dá vento a estes rumores não o constate e o quanto isso fragiliza o treinador, acabado de chegar e cujo trabalho tem merecido apreciação positiva.

2- Por me recusar a ver o treinador como incompetente, não acredito que ele aceitasse este tipo de intromissão numa área que é apenas sua.

3- Porque me recuso a acreditar que se de facto o jogador tem um salário incomportável para o clube este seja o método que (i) valorize o jogador aos olhos do mercado, por forma a despertar o interesse de um clube que nos livre do pesado encargo e, por último, mas não menos importante (ii) que o método honre um clube como o Sporting Clube de Portugal.

Do regozijo dos Sportinguistas por termos contratado um dos jovens jogadores mais promissores do Mundo e, em simultâneo, o termos resgatado aos rivais FCP e SLB já só resta o odioso de ser olhado como um empecilho. Um sintomático sinal dos tempos que correm.

Há dois meses esta situação já não era difícil prever, pelos comentários que se iam gerando, que mais tarde ou mais cedo o "problema" passaria a ser o jogador, por isso escrevi este post:

Aí está Zakaria, El Diablo

19 comentários:

  1. LdA, totalmente de acordo! A ser verdade que a sua ausência foi definida pela direcção, e não por opção técnica... Não posso concordar com o método/ estratégia utilizada! Não concordo em nada com esta suposta hostilização! Por mais que se possa considerar o seu salário como incompatível com o nosso clube, este método de hostilização deixa-me descontente!

    ResponderEliminar
  2. Pelo tempo de jogo que teve no desafio com o Nacional, não me parece que essa suposta "malandrice" nos treinos tenha sido apenas observada por BdC.

    Aparentemente, Jardim concordará.

    ResponderEliminar
  3. Está aqui mais um berbicacho à Sporting. Estranho o jogador não ir participar no torneio do Guardiana.

    Por um lado, o jogador parece-me que tem potencial (pelo que fez no PSV e pela imprensa internacional), embora verdade seja dita não o tenha demonstrado com a nossa camisola. No entanto, na época passada, também foram poucos os jogadores que fizeram uma boa temporada no nosso clube.

    Por outro lado, 2M por ano em salários é manifestamente exagerado e isso também poderá criar problemas de balneário. Percebe-se porque é que o Sporting superou a concorrência...mas em que planeta vivia Carlos Freitas?!

    Enfim um caso que não é de fácil resolução, fico à espera de novos desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  4. DanieL,

    Se o LJ deu 5 minutos de jogo a um jogador que não corre nos treinos e nos jogos e não deu nenhum aos vários dos quase 30 que tem à disposição isso faria dele o quê?

    É assim tão difícil de perceber?

    ResponderEliminar
  5. Acho que a forma como o afastamento de Labyad do Guadiana esta a ser divulgado não corresponde a realidade, na minha opinião o que aconteceu é que devido ao fraco desempenho do jogador ele deixou de fazer parte do plantel principal e juntou-se ao grupo de dispensados Jeffren,Bojinov,Salomao etc...

    O que se pretende com esta medida é demonstrar aos jogadores que eles não fazem parte dos planos do clube e que se não arranjarem solução vao passar a época a treinar a parte, o problema de Labyad não é falta de pretendentes mas o seu alto salario que o jogador não esta disposto a abdicar.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião uma administração tem todo o direito de afastar um qualquer profissional de um determinado trabalho agendado sem que isso colida com o trabalho desenvolvido com de quem lidera o grupo. Se o fizer de forma continuada e indiscriminada deve:

    1- Assumir os eventuais erros que existam na execução do trabalho.

    2- Mudar quem lidera o sector porque uma administração tem mais que fazer do que andar a gerir convocatórias.

    Suponho que este seja um caso mais simples, eventualmente, surgiu uma qualquer possibilidade de solução para o "caso Labyad" e é fundamental a presença do jogador em Lisboa.

    Até agora tudo leva a crer que o Sporting conte com Labyad, fez o estágio normal, foi apresentado, tem sido convocado. O imbróglio está no seu ordenado, dizem que é alto, se calhar estou a ver mal mas alto será o de Bojinov p.ex., que para lá do seu ordenado ainda tem o valor da sua compra a pingar todos os meses + juros, ou de tantos outros no molho dos milhões que estão no défice.

    Se Labyad cumprir esta época no Sporting e receber exactamente aquilo que está contratualizado, no final deste ano o Sporting terá pago qualquer coisa como 3M por um dos jovens mais promissores do futebol atual, muito? pouco? Pelos valores que ouço por exemplo de um tal Bernard, muito pouco.

    No final contará a valorização que o Sporting faça deste seu activo. No ano passado, não fez nenhuma, muito pelo contrário, desvalorizou imensamente e só por isso esta situação é um problema, se tivesse valorizado estaríamos todos chateados de o ver partir (independentemente do seu ordenado).

    Neste momento só tenho uma pergunta e é para fazer ao técnico principal. O jogador, independentemente do ordenado, interessa ou não?

    Se a resposta for - Sim - só tenho de explicar muito bem ao balneário a razão porque ele, sendo igual aos outros, recebe mais e inventar maneira de ter liquidez para suportar o seu salário durante o ano para no final poder vender com lucro.

    Se a resposta for - Não - já devia ter sido afastado do grupo, como foram todos os outros colegas na mesma situação e procurar a melhor solução de mercado que permita, no minino, não ter prejuízo.

    Até hoje, só imaginava a primeira resposta, agora ... começou a novela.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que escreveu o Daniel, dar 5 minutos a um jogador nunca pode ser um prémio, só poderá assim ser se for um dos putos, ou estreia, o que não é o caso, além de que o jogador não foi convocado dos 23, quando ele era um dos 19, certo?, logo não quer dizer que o jardim também não esteja de acordo, porque nada garantia que fosse jogar se tivesse ido ao algarve. Logo estou de acordo com o bruno, só talvez na parte do mercado não tanto, porque sempre se poderia mostrar, mas por outro lado que diriam os outros jogadores?

    ResponderEliminar
  8. 1. Não faz sentido ter sido afastado por opção técnica, daí o crédito que se atribuem a estes rumores.

    2. Tb concordo qd o LMGM diz que a administração pode (mt pontualmente) afastar um seu profissional de um trabalho determinado: Torneio Guadiana, para tratar doutros assuntos pendentes e de maior urgência.

    3. Jamais o deverá fazer (a administração) com frequência, pq assim só desgasta e desrespeita a imagem e as opções de um treinador recentemente contratado e em quem tds depositamos mt esperança.

    4. Caso se venham a repetir estes casos, que só desestabilizam o grupo e dão uma imagem de completo desnorte, espero que o sr. Bruno de Carvalho assuma as suas responsabilidades:

    4.1 - perante o treinador ao impedir que ele trabalhe com um dos elementos escolhidos. Para além de que este, como me parece óbvio, passa a possuir um forte argumento para justificar eventuais faltas de... resultados desportivos.

    4.2 - perante a massa associativa do SCP, caso não resolva mais ente imbróglio onde se está a meter (como se não tivéssemos já tantos por resolver... Bruma, Ilori, Dyer (renovam tds menos aqueles que foram titulares na época passada...) e os outros que não há meio de despachar: Bula, Ogushi, Jeffren, Boji9, etc, etc, etc...

    4.3 - perante accionistas da SAD ao malbaratar um activo importante. Labyad é caro, mas tem mercado, por isso, se "o Bruno" não quer ficar com ele que o venda e recupere o dinheiro que o SCP investiu. E não me venham com tretas que não foi ele a comprar o jogador. Este CD tem que resolver e não piorar os problemas que diz ter herdado. Foi isso que prometeu fazer e foi para isso que foi eleito. Já está mais do que na hora de os resolver.


    Dada a minha impossibilidade de comentar os últimos post's fica uma ultima nota para o que tenho vindo a observar da pré-época: com ou sem o Zé Caria Labyad, acredito muito no Leo Jardim e acredito na vontade e qualidade deste grupo de trabalho. Estes miúdos sabem mais de SCP do que mt vaidoso que se anda a mostrar cosntantemente desde à 4 meses a esta parte. Por isso, estou esperançado numa época... vá lá: normal. Com o SCP a classificar-se abaixo dos milionários e protegidos do sistema, isto é: alcançar o 3.º lugar. Tem equipa e condições para isso.

    Até ver estou a gostar das performances da equipa principal. É certo que, para já, não se deve atirar gde foguetório, até pq os jogos quem que estes putos participaram não foram mt "dolorosos"... Qd o campeonato começar e os adversários começarem a bater a sério com a complacência dos merdas da APAF, é que podemos tirar mais ilações. Mas, para além dos putos saberem jogar à bola, tb me parecem corajoso... Haja quem lhes incuta juízo e mt calma para reagir bem perante as provocações e truques sujos que terão q enfrentar qd os pontos terão que ser conquistados. A organização da equipa, nomeadamente a defensiva, parece já numa fase adiantada.

    Destaques indididuais:

    Jefferson ainda não me convenceu.
    Maurício fez dois jogos em q cumpriu. Certinho, sem inventar e mostrou a tal garra que prometeu na apresentação.

    William Carvalho é do c*r*lh*... :). Mt promissor este miúdo, apesar duma primeira parte menos boa contra a Real Sociedad...

    Welder: ?

    Montero: boa movimentação. Tecnicamente apurado.

    A minha gde aposta: Chaby. Porra que este não engana...

    SL



    ResponderEliminar
  9. ah! Já me esquecia: Adrien está enorme!!!

    ResponderEliminar
  10. Não concordo com o teu ponto 2, LdA.
    O treinador não pode dizer "nem ai nem ui" se a direção lhe disser "a partir de agora não podes usar este jogador". Tem que comer e calar ou então demite-se.

    ResponderEliminar
  11. Entrar aos 89' do jogo de apresentação só poderia ser considerado um prémio se estivéssemos a falar de um junior que iria jogar pela primeira vez na equipa principal.
    Existindo uma hierarquia também não me choca que seja a direção a indicar que determinados jogadores não são convocáveis enquanto a situação contratual não for revista. Tivesse isto sido feito há mais tempo e não teríamos hoje alguns problemas. E comparando com o modelo de gestão desportiva que os donos deste espaço tanto apreciam acham que o rolando e o atsu não são convocados nos corruptos porque o Paulo Fonseca não quer?

    ResponderEliminar
  12. Esclareça-nos: Qual é o modelo de gestão desportiva tão apreciado pelos donos deste espaço? Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Mike,
    A direcção pode tomar as decisões que bem entender. Se o afastamento do jogador é feito com base na ideia de que não se aplica nos treinos e nos jogos e à revelia da opinião do treinador sobre a matéria está desautorizá-lo. É com base nesse cenário que fiz a observação que fiz.

    Tugarão,
    Os casos são incomparáveis. Ao contrário dos jogadores mencionados o Labyad fazia parte dos eleitos de Jardim desde o inicio dos treinos.

    ResponderEliminar
  14. Leão de Alvalade

    Quais são os outros 30 jogadores da equipa principal que não jogaram ?

    ResponderEliminar
  15. Não me pareçe que as prestações de labyad façam valer o dinheiro que aparentemete vai ganhar. Se calhar isto é uma especie de "abre olhos" ao rapaz. Não sei.

    O que sei é que vendo o que ele joga/corre/e se aplica, comparativamente a outros companheiros, e para o que ganha a mais em relação a eles, deve de ser um individuo para quem os outros olham com muito respeito...eu pelo menos olhava se fosse o capel ou o rinaudo ou o patricio...da mesma forma que olhava com muito respeito para aquela criança chamada bruma que pensa que se chama ronaldo.

    O Sporting nestes ultimos anos sempre foi um clube que premiou a incompetencia, e a falta de empenho. Por isso é que hoje temos os encargos que temos.

    Não sei se esta é a forma certa de alterar este facto...mas sempre é algo diferente. ao inves podiamos fazer as coisas à antiga,e em vez de far 2 milhoes podiamos dar 3 ao rapaz para ele ficar mais feliz e correr....

    ResponderEliminar
  16. bom..já que ninguém o disse, digo eu. foi mau o episódio de ontem no fim do jogo. o BdC está a esgotar a boa aura que trazia e só porque se mete a jeito. e dou de barato o desbaratar com os árbitros. o que não pode acontecer é ele meter-se no lugar do treinador. de pé a ver o jogo?? mandar bitaites para dentro de campo? dar um raspanete ao Wiliam em frente a toda gente??

    a juntar a isto há a história do Labyad. e já não é o primeiro caso que vem parar à imprensa. começa a ser preocupante.

    mas, mais grave do que isto, foi o jogo com o nacional...
    o Sporting emite um comunicado a dizer que o jogo não está incluído na gamebox porque o Sporting joga fora. mas depois, a quem se deslocou ao estádio e mesmo a quem seguiu pela televisão, ficou claro que a organização foi toda da parte do Sporting. se assim foi, porquê mentir aos sócios? é que, pelos vistos o Sporting só jogou fora porque deu jeito... não era melhor dizer claramente que o jogo não estava incluído na GB porque como foi publicitado só o jogo de apresentação e o troféu 5 violinos é que faziam parte do pack? assim todos teriam entendido. o comunicado foi descaradamente a enganar os sócios!!!

    e nem vou falar das questões da renovação de bruma e ilori.. vou aguardar para ver..


    SL

    ResponderEliminar
  17. complemento com:

    Guardiola disse aqui à dias que ia afastar-se do balneário...geograficamente falando. os jogadores precisam de espaço para falar e tratar das suas coisas. inclusive falar dele mesmo.

    Muito acertado mais uma vez.

    as coisas têm uma hierarquia que aparece naturalmente.
    um líder aparece num balneario, não é destacado. mais próximo dos jogadores está algum Staff.
    por sua vez é o Staff que está mais perto do treinador.
    a este último liga-se o DD. e é o DD que dá contas ao presidente. não é o precidente que tem de queimar etapas e ir directamente aos jogadores...
    nalguns casos, lembrando-me do exemplo de Manolo Vidal, há uma figura SERENA. que é bem aceite por todos... para conferir calma e acertividade. enfim..
    há um longo caminho a percorrer.

    ResponderEliminar
  18. "...o comunicado foi descaradamente a enganar os sócios!!!"

    Unknown,

    Se enganam os sócio com um jogo-treino, imagine-se quando for um assunto sério. Ou mais: quantas vezes mais se enganou os sócios, desde que se assumiu a presidência do clube?

    Dá que pensar... (acho eu)

    ResponderEliminar
  19. epah, e peço desde já desculpa, por algum motivo não apareceu o meu nome. esse Unknown, sou eu. e antes que não apareça, esse eu é Tiago. :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)