sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Nacional - Sporting: o que é nosso é bom

O Sporting prosseguiu ontem a sua preparação, jogando com o Nacional em casa emprestada a este. Há males que vêm por bem e os tais problemas logísticos que impediram a viagem à Côte d'Azur, empurraram-nos para um adversário que, quanto a mim, é mais adequado ao propósito em vista: preparar a equipa para o campeonato. As especificidades do nosso, em particular para as obrigações de um grande que este ano não tem competições europeias, tornam mais fácil encontrar aqui as dificuldades dos jogos da Liga do que noutro lugar qualquer.

O velho problema
O jogo de ontem acentuou a impressão deixada no anterior. Leonardo Jardim ainda tem que trabalhar muito e dar muito trabalho aos jogadores. Nada de anormal se atendermos ao tempo que Jardim tem no clube e do momento da época. Mas é evidente que o problema não solucionado pelos que o antecederam permanece para já. Uma equipa como o Sporting deve passar mais de 65% do tempo do campeonato (percentagem intuitiva, não baseada em dados rigorosos) a organizar o seu jogo a partir do seu guarda-redes ou defesas centrais, com o adversário atrás da linha da bola. 

A eficácia do ataque organizado é por isso fundamental e a sem ela torna-se difícil fazer chegar a bola a zonas do campo onde é mais fácil finalizar e onde, por norma, estão os elementos mais vocacionados para o fazer, os avançados. Ora a bola ainda demora muito a chegar lá à frente sobretudo a partir do jogo interior. Demorar muito tempo popde não ser propriamente um problema, chegar poucas vezes e em condições  de difícil sucesso já é. A tarefa (e a observação das suas qualidades) dos avançados é muito difícil, especialmente para a unidade de referência, o ponta-de-lança. Como dizia no post sobre o jogo com a Real Sociedade, este é o telhado da casa e por isso, e pelas dificuldades inerentes ao próprio processo, o que demora mais a consolidar. Aguardemos.

De facto o Nacional foi um bom adversário para testar a qualidade do nosso jogo face às necessidades da Liga. Sofreu um golo muito cedo e nem esse facto o levou a desmontar a tenda lá atrás. Algo que será comum a quase todas as equipas com quem nos cruzaremos no campeonato. Já mais para o fim tentou esticar o seu jogo até à nossa baliza, abrindo espaço para as transições ofensivas de que tanto Jardim gosta. Aí conseguimos aparecer mais vezes e com mais perigo, construindo mais ocasiões para dilatar a vantagem.

Segundo jogo, segundo zero
Eliminemos a época passada da comparação, pela sua anormalidade, mas talvez estejamos a construir uma equipa que nos fará regressar aos bons tempos de Paulo Bento no número de golos sofridos. Não terá sido por acaso que ontem efectuamos o segundo jogo registando o segundo nulo nas nossas balizas. Esta é também uma das marcas de Jardim nas suas equipas, a eficácia defensiva, a par de igual qualidade ofensiva. É neste equilíbrio que se definirá a nossa sorte.

Algumas notas individuais

Eric Dier: parece um veterano. Grande parte da sua qualidade como jogador advém-lhe da sua estrutura mental que lhe proporciona uma aptidão invulgar para ler o jogo e a ele estar permanentemente ligado, concentrado. São essas qualidades que o levam a poder fazer vários lugares. Uma delicia ver este miúdo jogar, uma delicia para qualquer treinador.

Evaldo: Não é um artista mas não é tão mau como pintam. É um bom segunda linha para qualquer eventualidade. Defende bem e isso pode levar Jardim a pensar duas vezes, até porque parece ser um bom profissional.

William Carvalho: mais um leãozinho tirado da enorme cartola que é a Academia. Pode tornar-se num caso sério. Gosto do tenho visto e gostei particularmente que se assumisse como Sportinguista em recente conferência de imprensa. O seu ex- treinador na Bélgica teceu recentemente os melhores elogios relativamente às suas qualidades humanas e profissionais e acabou defini-lo como algo parecido com "um maluquinho pelo Sporting". Segundo ele passava a vida a falar sobre o clube e sempre à procura de tudo o que relacionava com o clube.

Rinaudo: é o mesmo jogador de sempre mas a fasquia está-lhe agora muito alta com a aparição de William Carvalho. Como tem uma enorme alma ainda podemos contar com ele. E se olhar para o que o miúdo faz de certo que se tornará ainda melhor.

Adrien Silva:Para o jogador com o seu potencial é indiferente triunfar no Sporting porque o conseguirá fazer noutro lado qualquer, se não houve anormalidade no seu percurso. Já para o Sporting não é indiferente. É importante, como sinal para a Academia, ser possível resgatá-lo ao destino que teve Pereirinha, Carriço e Pedro Mendes, só para falar nos mais recentes. Tal como eles, Adrien não é o próximo Ronaldo. Não está a ser melhor do que nunca, está apenas a ter uma época normal, sem casos o que o torna numa peça importante, tal como qualquer um dos citados poderia ainda ser.

Chaby:Como diria o Koba, tem nome de artista e isso vai ajudá-lo muito. Precisa de crescer, não tanto em altura mas em músculo, mas tem talento e para esse há sempre espaço se lhe dermos o tempo.

Carrillo: dizia a brincar ontem que precisava de ter um pouco da maturidade de Dier para ser o craque que anuncia ainda de forma demasiado intermitente. Mas isto é como pedir a bon-vivant que tenha juízo e se case, é matar um pouco daquilo que é. Mas precisa de saber jogar mais simples, evitar o último adorno, dosear o esforço fisico. É com o decorrer do tempo que isso fica mais evidente, porque lhe vai faltando as forças e discernimento para serpentear como uma "culebra" que de facto é, mas que não sabe como soltar todo o veneno que tem dentro dele.

Montero: Já mostrou quem tem pés e isso no futebol até é mesmo importante. Começou como deve qualquer goleador, marcando golos. Algumas dúvidas se poderá ser um "9". Só se explica a aparente falta de trabalho muscular num jogador da sua posição por ter andado por ligas menores e talvez isso explique também porque fez grande parte da carreira como segundo avançado. Aquelas "reviengas" na grande área apelaram à imagem de Matias Fernandez, não foi?

Nota final
O Sporting tem nos seus plantéis da equipa A e B um lote de jogadores de grande qualidade, por sinal os mais promissores de todos serão os formados na casa. Se, como organização colectiva, soubermos fazer a transição que agora é necessária, evitando os erros quase sempre repetidos nos últimos anos, não devemos ter receio do futuro. Devemos isso a estes miúdos talentosos mas devemos sobretudo ao grande clube que somos.

Jogaram:
Rui Patrício; Cédric, Eric Dier, Maurício e Evaldo; William Carvalho, Adrien Silva e André Martins; Filipe Chaby, Montero e Carrillo.

Jogaram ainda: Marcos Rojo, Jefferson, Rinaudo, Wilson Eduardo, Marcelo Boeck, Capel, Welder, Ponde e Labyad.

13 comentários:

  1. Acerca do Dier e da grande maturidade que apresenta , tenho para mim que o tempo que passou em Inglaterra serviu e muito para CRESCER!

    ResponderEliminar
  2. LdA, boa análise. Destaco logo o início onde concordo que este teste nos poderá ter sido mais útil do que seria o jogo em Nice.

    Quanto à apreciação global, acho que fiquei um pouco mais otimista... Essencialmente por dois motivos: creio que a equipa está posicionada uns bons metros mais à frente e está relativamente confortável nesse posicionamento; e porque a troca de bola e a progressão são consequentes (a meu ver a fase menos boa nesse aspeto foi com Jefferson e Capel na esquerda em que a preocupação parecia ser, apenas, ir à linha e cruzar). É verdade que a bola terá chegado ao ataque poucas vezes e em condições de difícil sucesso, mas creio que com uma maior integração do PL no jogo coletivo isso poderá mudar (e a verdade é que o PL chegou há pouco tempo).

    Na apreciação jogador a jogador, concordo. Apenas duas notas:

    Rinaudo - só consegui gostar deste jogador quando tínhamos aquele MC conservador do Domingos com Rinaudo, Elias e Schaars. Desde Novembro de 2011, vi o Rinaudo de que gosto em 2 ou 3 jogos. Nos restantes, parece que anda ali perdido. Podemos ter aqui um problema...

    Evaldo - nunca fui um fã, mas verdade seja dita: não tem adeptos nem imprensa, caso contrário ter-se-ia realçado que, defensivamente, esteve muitos furos acima da prestação do Jefferson com a Real Sociedad.

    SL

    PS: Chaby tem de facto um nome muito promissor. Acompanhado de qualidade, pelo que vi ontem.

    ResponderEliminar
  3. Exelente análise!
    Admito igualmente o "problema" que ainda persiste no que diz respeito à eficiência da equipa no ultimo 1/3 do terreno e a incapacidade em construir lances de golo na área adversária. Exige-se maior rapidez de processos, entrosamento entre jogadores e criatividade para o conseguir.
    Penso que André Martins terá um papel fundamental nesse aspecto... ele, juntamente com Adrien, têm de conseguir combinar melhor com os alas e "criar" mais! Vejo o André Martins nesta pré-época ainda um pouco "preso" e ontem falhou alguns passes... coisa rara no miúdo. Mas eu acredito muito nele. De salientar que cumpriu quase os 90 minutos!
    E depois temos uma, aliás duas, promessas imensas que nos podem ajudar nesta carência de criatividade... Chaby... adorei a sua exibição, e Iuri Medeiros... não me esqueço da sua exibição na Taça de Honra. Enfim, 2 jovem que acredito que possam dar muito ao nosso sporting! Dois possíveis n10 como há muito não temos!

    Outros destaques:
    - Eric Dier: palavras para quê. Quando o LdA fala de construção a partir do GR, esta passou invariavelmente pelo central. A sua maturidade e inteligência são assinaláveis. É dele a responsabilidade de iniciar o jogo ofensivo da equipa! Gostei sempre dele, mas mais a central. (a dupla Mauricio/ Rojo não dá tantas garantias de qualidade de saída de bola como dá Dier a central e a equipa perdeu-se um pouco nesse período.
    - William Carvalho: a surpresa da pré-época! Certinho, bem posicionado, critério no passe e imponente a defender.
    - Adrien: afinal, este é que é o "cimento" da equipa! Titularissimo. Jogou os 90 minutos. Sinal que é aposta forte de LJ para o meio campo a 8.
    - Carrillo: o artista! Que saudades! Este, se quiser, é craque (mas isto não é novidade para ninguém)!
    - Chaby: o criativo. Pé esquerdo fabuloso. Sempre a procurar jogo interior. Grande esperança no miúdo. Interpreto a sua presença como prémio pela renovação mas espero vê-o mais vezes na equipa principal.
    - Montero: LdA... ainda ontem comentei entre os meus: é um Matias versão mais avançado. Vejo que não fui a única a lembrar-me do chileno!
    - Rui Patrício: confiança! É o que transmite. Seria tão importante para uma equipa de jovens em construção que o nosso Patrício continuasse!
    - Leonardo Jardim: confiança! Cada vez confio mais no seu trabalho.

    Não posso dizer que não estou satisfeita com o que tenho visto da equipa na pré-época, mesmo tendo em conta as reconhecidas limitações no ataque. Ainda para mais complementado com as noticias de renovações de muitos dos nossos jovens.
    Ficaria imensamente satisfeita se houvesse resolução (positiva) do imbróglio Bruma e Ilori. Bolas... como ficaria contente se a direcção do clube e estes dois grandes jogadores conseguissem chegar a um entendimento para poderem continuar a sua formação e afirmação de leão ao peito...
    SL

    ResponderEliminar
  4. Koba,

    Rinaudo: eu diria mais. O melhor Rinaudo esteve no particular contra a Juventus e em Paços de Ferreira (na reviravolta de 0-2 para 3-2): bom posicionamento e detinha a bola cerca de 2 segundos, dando, no máximo 2 toques.
    Tem muito para aprender e parece-me que, ou não quer aprender, ou ninguém ainda esteve paciência para o ensinar. Quanto à entrega, pulmão e dedicação, nada a apontar. Mas tivesse eu a mesma oportunidade e ninguém poderia dizer que eu não era esforçado e dedicado. Mas não chega.

    ResponderEliminar
  5. Uma delícia ver este meio campo: William, Adrien e André Martins! William já me conquistou. Simplicidade de processos, posicionamento e antecipação para além da estampa física. Adrien está com outra intensidade! (Rinaudo é um jogador aguerrido mas isso é não chega para a posição 6)

    - Dier - impressionante! Aquela defesa vai ser comandada pelo miudo de 19 anos.

    - Carrillo está de volta...e bem precisamos deste talento todo! Inspirado, no 1x1 dá poucas hipóteses aos defesas.

    - Chaby - estava a ver o miudo jogar e questionava...há alguma comparação entre o que o miudo dá ao jogo e o que dá Capel? Tem visão de jogo e inteligência, vai ser um caso sério.

    - Montero - tem pézinhos e sentido de oportunidade. Para primeiro jogo teve bons pormenores.

    Que diferença entre o que o Sporting apresenta nesta fase e o que (não) apresentava há um ano, por esta altura. Já se nota o dedo de Jardim...

    Grande nota final LdA!

    ResponderEliminar
  6. Montero foi um achado. Vai muitas vezes fazer a diferença. Muito bom tecnicamente com uma elevada mobilidade, um jogador evoluído. Vai fazer muitos golos e dar muitos golos a marcar. Fisicamente lembra-me o Liedson e as semelhanças poderão não ficar pela aparência física. Se Jardim recuperar Carrillo para a alta competição, conferindo-lhe regularidade, empenho e sentido do colectivo, pode ser um milagre e com resultados imprevísiveis para a equipa. O problema está na possibilidade de o diamante não poder ser lapidado, por características intrinsecas . Adrien promete uma grande época e Eric uma grande carreira - parece de facto um veterano e vai ser um dos melhores centrais do futebol mundial e um dos maiores negócios futuros do Sporting - e sinceramente não comprava mais ninguém. Não é necessário, temos mais do que dois jogadores para cada lugar. Com Bruma e Illori ficamos com uma grande equipa mas como estamos temos uma equipa muito boa.

    ResponderEliminar
  7. Nota-se e muito já a mão de Leonardo Jardim.

    A equipa está mais próxima, há uma grande entre-ajuda e solidariedade entre todos até do PL, pelo menos com Montero.

    Temos um futebol apoiado, boa troca de bola e acredito que isso faça a diferença, principalmente nos jogos onde o adversário jogue mais fechado.

    PS: A nossa academia é um luxo - ontem na equipa inicial tínhamos 7 jogadores - saibamos aproveitar e potenciar todo aquele talento!!

    ResponderEliminar
  8. Dei por mim a ver o jogo e comparar com o passado recente, chaby, comparado com jefreen, pranjic ou o montero com o boji, o mauricio ou dier com o bolo arroz ou oniewu, gastou-se tanto dinheiro , para nada, só para enterrar, e o elias comparado com o miudo william, nossa, podemos não ganhar nada mas já ganhamos o futuro e talvez o presente. agora sim este é o sporting novamente!

    ResponderEliminar
  9. Dei por mim a ver o jogo e comparar com o passado recente, chaby, comparado com jefreen, pranjic ou o montero com o boji, o mauricio ou dier com o bolo arroz ou oniewu, gastou-se tanto dinheiro , para nada, só para enterrar, e o elias comparado com o miudo william, nossa, podemos não ganhar nada mas já ganhamos o futuro e talvez o presente. agora sim este é o sporting novamente!

    ResponderEliminar
  10. O post é muito bom.

    Dois acrescentos:

    1. William é excelente e é já o dono da posicao 6 neste modelo de jogo. Rinaudo perdeu o lugar e vai ter que trabalhar para o recuperar!...
    Penso que vale a pena recordar, por exemplo, a forma como Miguel Veloso foi lancado (com fantástica exibicao numa saudosa vitória em casa contra o Inter de Milao!) e como fomos, no tempo de Paulo Bento, obrigados a "sentá-lo" no banco algumas longas semanas para se conseguir tratar da renovacao de contrato.

    2. Sou admirador de Capel, pela sua entrega e capacidade técnica. Mas ontem foi, para mim, assustador ver como - para o colectivo - Capel perde em comparacao com um Chaby que ainda está no comeco da sua evolucao. Nao tenho dúvidas do que os defesas do Nacional responderiam à pergunta "foi-vos mais difícil travar o Capel ou o Chaby?".

    Impressionante como jovens inexperientes da formacao conseguiram, em 45 minutos, abalar seriamente a cotacao de alguns dos "monstros sagrados" do plantel leonino.

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais agradeço os comentários ao post.

    Frederico,
    Não estou certo da relação causa/efeito que atribui à passagem de Dier por Inglaterra a menos que queiras acrescentar algo ao teu comentário.

    Koba,
    Não estou pessimista mas apenas expectante pelo que os jogos que aí vêm possam vir a demonstrar ma certeza de que se trata de uma parte essencial mas também muito difícil de concretizar. Em Portugal até agora apenas JJ e o FCP conseguiram apresentar soluções para os problemas que normalmente colocam grande parte das equipas portuguesas.

    Alma
    Os jogadores não são todos iguais e por isso nem todos reagem da mesma forma em diversos tempos da época.Isto para dizer que já no ano passado por esta altura Martins estava longe ser aquele que conhecemos. E nada tinha a ver com o momento colectivo, parece-me.

    Adrien por exemplo não me parece um jogador de engate mas de continuidade, precisa de tempo mas a jogar. Lembro-me que o inicio da melhor época dele, na AAC, também lhe custou a arrancar.

    Partilhamos do mesmo regozijo pelas renovações dos miúdos e pelo reconhecimento do seu talento. As minhas dúvidas é como reagirão nos jogos a sério, quando os pontos estiverem em jogo. É um aspecto que me deixa curioso que embora me pareça que, no geral, e até pelo que já observamos no passado, não tenhamos que nos preocupar muito. Já com o jogo fisico dos adversários sobre eles não estou tão certo.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Não posso acrescentar muito, mas do pouco que fui lendo e ouvindo sobre ele antes e depois de ter ido para Inglaterra, fiquei sempre com a sensação que ele voltou com um outro modo de ver as coisas.
    Penso que o facto de ter estado numa cultura muito diferente nomeadamente no que toca à responsabilização dos jovens e ter actuado com frequência na equipa de reservas com colegas mais velhos, lhe abriu bastante os olhos para a realidade!

    Mas isso também pode ser simplesmente devido ao facto de ter ido um gaiato de 16 anos e ter voltado um homenzinho de 18...

    ResponderEliminar
  13. O meio-campo favorito de todos da famosa aposta na formação para disputar a I Liga é William - Adrien - André Martins? E também vão pôr as novas cláusulas de rescisão nas camisolas?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)