terça-feira, 12 de maio de 2015

Breves: Jamor em Alvalade - Empréstimo obrigacionista - Pini Zahavi - Marco Silva

 

Jamor em Alvalade
O Sporting vai organizar uma festa por altura da final da Taça de Portugal, abrindo os portões do estádio. A ideia é excelente, atendendo ao número muito limitado de felizardos que conseguirão o ingresso mágico que permita, como todos esperamos, assistir ao regresso à conquista de troféus de valor particularmente significativo no futebol. 

Porém, ao contrário do que me parece ser a melhor ideia, não se trata porém de um simples franquear de portas mas sim de um evento que onera os seus participantes. Ora se o conceito de festa me parece excelente, sobretudo pelos motivos acima indicados, o facto de este evento ser pago oferece-me alguns reparos.

- Desde logo o permanente exercício do conceito de adepto/pagador. Para quem paga, a época já vai longa e a "factura Sporting" mesmo que exercida com gosto e paixão, já é volumosa.

- Se a intenção é a melhor - contribuir para a "Missão Pavilhão" - é bom lembrar que muitos dos interessados, a irem, irão sofrer uma espécie de dupla tributação, isto se já tiverem contribuído anteriormente. Se a contribuição tiver sido do tipo "familiar" essa tributação é agravada, pelo que me parece ser de considerar a possibilidade de  deixar à iniciativa de cada um a possibilidade de voltar ou não a contribuir.

- A politica de preços parece-me irrealista por demasiado onerosa. Ora isso pode obstar a uma participação massiva, o que concorreria para transformar a festa numa espécie de evento alternativo para meia dúzia. Tal, a ocorrer, seria no mínimo desprestigiante para o clube.

- A permanência de adeptos pagantes no interior do estádio inibirá a abertura de portas para eventual recepção da equipa em caso de vitória. Ora isso contribuiria para uma divisão em duas festas, o que, a suceder seria no mínimo absurdo.

- Escusado será lembrar o estado do relvado, cuja utilização está prevista no evento, e que, em caso de danos maiores, as receitas não cobrirão a necessidade de eventual substituição.

Pini Zahavi
Independentemente da veracidade da noticia que hoje circula, não surpreende ninguém que a renovação de Carrillo seria sempre problemática. Não só atendendo à valorização do jogador, mas também ao facto consabido de que a posse do passe continua repartida com o empresário israelita. Empresário com que o Sporting já se tinha degladiado por ocasião do "caso Bruma". Este seria aliás o caso que inauguraria a gestão de Bruno de Carvalho. A ser verdade o que hoje é vinculado, este somar-se-á em semelhanças ao "caso Rojo", parecendo-me difícil de sustentar a posição de devolver apenas o dinheiro empregue na aquisição da participação no passe do jogador. Oxalá me engane.

Marco Silva
Novo rumor a envolver Marco Silva - a possibilidade da ida para Sevilha - sendo que este vem de encontro ao que algum tempo já circula em alguns meios: que a administração da SAD procura um negócio semelhante ao exercido com Leonardo Jardim, e que permita uma saída airosa para todos os envolvidos. Isto quando também já circulam os nomes de possíveis sucessores. 

Como nota meramente pessoal fica o registo de que o Sevilha ganharia com a troca, isto apesar de Unai Emery estar a realizar um trabalho com conquistas importantes. Vou até mais longe, não vejo Unai Emery a ser campeão por nenhum clube em Portugal.

Empréstimo obrigacionista
Para lá do facto de o montante ter aumentado - o que de certa forma é "obrigatório" por força dos juros pagos - não há aqui nada de novo. Trata-se daquilo que o jargão economês chama "debt revolving", que mais não é que destinado a pagar o dinheiro recebido no empréstimo anterior. Nem os anteriores rasgar de vestes pela "dependência da banca" apesar de continuarem os sempiternos "BCP" e um remanescente do "BES", desta feita o BESI, com o outrora tido como o "grande inimigo do Sporting" José Maria Ricciardi à cabeça. Diversificação de parceiros ou investidores nada. Novo, novo, só um grande silêncio à volta desta operação.

41 comentários:

  1. Fiquei parvo, 40 euros é irrealista. Provavelmente não terei direito a comprar bilhete e ficar em alvalade era a melhor opção mas querendo levar miudos etc a conta para ver um jogo a mesma pela tv é muito elevada. Esperar que ganhemos o caneco, e que abram as portas de alvalade para celebrarmos no estadio!

    Juro que estou curioso para saber que clube vai pegar no carrilho. Nao o vejo a ir para um grande clube europeu já. Claro que ganhar mais dinheiro pode ir ganhar facilmente...russia, alemanha ou ate um clube que lute para nao descer em Inglaterra. Veremos a carreira que tera mas prevejo que sera um talento desperdiçado, por nos e por ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 40 € para quem não contribuiu ainda para a Missão Pavilhão, convém sublinhar. E, se não contribuiu para isso, já de si mesmo é revelador do seu comprometimento com o Clube...

      Eliminar
    2. "E, se não contribuiu para isso, já de si mesmo é revelador do seu comprometimento com o Clube..."

      que grande lata... já só faltava este sistema de pregar moral, apontando o dedo a quem é "bom" ou "mau" sportinguista, segundo critérios aleatórios e, pior que tudo, desconhecendo totalmente o "investimento" que o sportinguista acusado já colocou ao serviço do clube.
      O que é que Uncle P. sabe do "comprometimento com o Clube" do JVB? Ou de outro qualquer sportinguista?
      Como se mede o "comprometimento com o Clube"?

      Qualquer dia teremos uma polícia política ou informadores bufos a apontar e repreender sportinguistas.
      Será que hoje vão-me bater à porta para verem se vou estar a ver a entrevista do Presidente do Sporting à Sporting TV? E se eu não vir? E se eu não tiver, sequer, a Sporting TV? Faz de mim o quê?

      Eliminar
    3. Sei, por exemplo, que é mais um adepto das modalidades mas só quando ganham. Já lhe li comentários suficientes sobre essa matéria para o saber.

      De resto, o post é falacioso porque pega só na parte mais cara e depois omite a outra. E, para mais, desconhece completamente os custos inerentes ao evento: quanto custa abrir o estádio, serviços, organização, etc.? Faz-se tudo de bortla como num parque de merendas?

      Eliminar
    4. Uncle P

      " o post é falacioso porque pega só na parte mais cara e depois omite a outra"

      Não esperava outra coisa de si. Então demonstre lá o que acabou de afirmar, isto atendendo a que existem vários preços e até 2 tipo de "donativos" e eu não fiz referência a nenhum, referindo apenas de forma genérica que "A politica de preços parece-me irrealista por demasiado onerosa", o que aliás mantenho.

      Eliminar
    5. Eu também mantenho os meus comentários, nomeadamente isto: quanto custa abrir o estádio, serviços, organização, etc.? Faz-se tudo de bortla como num parque de merendas?

      Às tantas o LdA julga que Alvalade é a casa da tia Joana e que se faz isto como se fosse uma merenda em casa da dita. Acontece que não. Mas claro que tal tinha que ser negligenciado no post, vá lá o LdA saber porquê.

      Outra coisa, quem não quiser pagar estes onerosos preços, não os pagará: ninguém obriga ninguém. Aliás, se o SCP fizesse como muitos já estariam mentalizados, Alvalade nem sequer abriria senão após o fim do jogo (e só em caso de vitória).

      Acabo como você começou: de si, LdA, não seria de esperar outra coisa. Há muitos meses! É o tal exacerbado sentido crítico súbito.

      Eliminar
    6. Uncle P,

      anda feito salta-pocinhas, saltando de acusação em acusação sem cuidar de demonstrar o que afirma sem qualquer justificação.

      O que eu julgo ou não julgo está bem expresso no post, quem é mal intencionado e falacioso é que tenta colocar na minha boca o que não disse. Sobre a casa da mãe joana não me pronuncio, isso deve ser uma das suas especialidades.

      Quanto ao meu sentido critico ele nem sequer é tão exacerbado como o seu o é em relação a mim. Mas como anda armado em "diácono remédios" a pregar a moral e os bons costumes esquece-se de me reconhecer o direito que parece querer guardar só para si. Isto é tão típico nos falsos moralistas.

      Eliminar
    7. LdA, enfie o seu pseudo-superioralismo no cu, pode ser? Você pura e simplesmente não tolera a opinião contrária, tudo o que lhe digam para si vale zero, a menos que sejam zargos e outros que tais a lamberem-lhe as nádegas. Para si, o que você diz é lei, e ainda acusa os outros.

      Eliminar
    8. Uncle P

      é como eu dizia os falsos moralistas exigem que os outros sejam aquilo que não conseguem ser. O seu comentário é bem revelador da sua natureza.

      Quanto ao "pura e simplesmente não tolera a opinião contrária", só o facto de existir aqui uma caixa de comentários já o desmente.

      Mas voltamos ao mesmo. Quem acha que a opinião alheia não coincidente com a sua não vale nada não sou eu. Ainda há poucos dias aqui propunha que "comentários como esse fossem censurados" com "o pessoal a pegar em tudo e em nada, chutando pra canto a discussão sã e enveredando pelo ataque bacoco e pelo bota-abaixismo ordinário." num permanente exercicio de moral, com que aliás aqui voltou a comentar hoje.

      Por um lado acha que as festas em Alvalade custam dinheiro e que se "desconhece completamente os custos inerentes ao evento: quanto custa abrir o estádio, serviços, organização, etc.? Faz-se tudo de bortla como num parque de merendas?"

      Mas já não parece tão perspicaz por exemplo em descortinar as dificuldades que muitos sentirão em pagar o ingresso, mesmo que este seja pelo valor mínimo, ainda mais se vontade de se fazer acompanhar pela família existir. Esta era apenas uma das várias questões que me parecem de discussão pertinente nesta festa.

      Eliminar
    9. Amén, LdA, Amén. Não se esqueça é de rezar o Pai-Nosso. É um santo, você. E nunca se engana em nada, o que é fantástico!

      Quanto à censura dos comentários que eu lhe falei, tem a ver com a politização dos assuntos, mas visto que você também a patrocina, é só normal que não os censure. Dá-lhe jeito.

      Bem-haja, aquele abraço...

      Eliminar
    10. Olha ao Uncle P. caiu-lhe a máscara. Afinal é mesmo tal e qual os ordinarecos.

      Eliminar
    11. Já a si, a máscara de anónimo nunca lhe cai. Olhe, a mim sabem quem sou em Alvalade...

      E ordinareco é quem lhe fez as orelhas.

      Eliminar
    12. Pois claro que sabem quem tu és. Deves ser um dos que trabalham para o Bruno de Carvalho.

      Eliminar
    13. Claro que deves ser conhecido em Alvalade. Vê-se logo pela conversa das nádegas.

      Eliminar
    14. Eu disse em Alvalade. Querem que eu especifique onde me sento? Olhem, apareçam uma vez na vida que seja...

      Eliminar
  2. "Empréstimo obrigacionista"

    Garanto que é um investimento seguro, até porque felizmente não depende deste presidente. Aproveitem o juro.

    ResponderEliminar
  3. Vou ao essencial, que o tempo não está para "festas":

    - quem são os nomes de possíveis sucessores que estão aí a circular?
    - o Carrillo não terá, para já, futuro lá fora; o futuro passa por Portugal; resta saber se daqui a 1 ano, ou 2;

    ResponderEliminar
  4. Caro Uncle, melhor adepto do ano Sporting 2015, de mim esta será a única resposta que terá. Creio bem que o teor dos meus comentários e o teor dos seus nos definem perfeitamente. E olhe que não falo apenas de Sportinguismo.

    Aos demais, e que por aqui tentam que se debata qualquer coisa de útil, continuem com o bom trabalho!

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explique-me lá, aprofundadamente, como é que pagar 5 ou 10 euros (bancada) mais consumos é excessivamente caro. Bora?

      Eliminar
    2. Não é caro, é mais um roubo camuflado de peditório à força do Bruninho e do Zé dos Tachos. Deves pensar que era a primeira vez que o estádio abria para os adeptos verem o Sporting fora e de borla. E logo a direcção que ia passar as AGs para as bancadas do estádio porque era mais barato e o Sporting era nosso outra vez.

      Eliminar
    3. E se ganharmos também se paga a electricidade só para festejar? Ou uma sandocha e uma jola do Zé dos Tachos que a vida está má para todos. E podemos ao menos bater palmas ao treinador ou ainda correm com o Marco Silva antes de chegarem a Alvalade?

      Eliminar
  5. Sinceramente... os 40€ é um valor elevado, mesmo tendo em atenção que se trata de um donativo para a missão pavilhão (30€ quem já contribuiu torna-se um valor elevado à mesma). Entendo que tenha de ter custos associados, pois há custos inerentes a abrir o estádio para receber e fazer-se a festa em Alvalade (entendo o valor de 5€ e mesmo de 10€) mas tem de haver bom senso e penso que houve alguma falta dele neste caso.

    Sobre rumores de jornais não gosto de me prenunciar porque é tão ínfima a percentagem com que eles acertam que não merece nenhum reparo em especial. Acho sinceramente, que é menos provável o Marco Silva sair no final da época do que a permanência dos restantes treinadores e quando se vê algum rumor sobre esses treinadores é dada tão pouca relevância, pelo que entendo mais como tentativas de criar instabilidade do que propriamente veracidade pelo que só tomarei atenção especial quando essas ou outras se verificarem.
    Se no caso da Doyen o motivo da rotura foi a pressão exercida no processo de venda (independentemente de ser verdade ou não) e os tribunais hão de dizer de sua justiça, neste caso não vejo aparentemente nada que indicie uma tomada de posição dessa. Mas tal como para o caso de Marco Silva (e o jornal foi até foi o mesmo), não me parece que mereça grande destaque nesta altura.

    Sobre o empréstimo obrigacionista, não percebo nada sobre esses assuntos... Sei que é algo que todas as SAD's vão fazendo de tempos em tempos para liquidar os juros que vão sendo vencidos. Se é bom ou mau... não tenho conhecimentos económicos suficientes para conseguir ter uma opinião sobre este assunto. Penso que no geral estamos melhores financeiramente mas (tal como se verificou com outras direcções) os resultados das politicas financeiras implementadas hoje (não a redução de custos e limitação do orçamento que os resultados financeiros são mais imediatos mas sim as engenharias financeiras que todas as empresas fazem) só daqui a alguns anos é que poderemos ter uma melhor percepção da sua consequência.

    ResponderEliminar
  6. Isto é só rir. Eu sou adepto com GameBox há 12 anos. Gastei para lá de 2.500 EUR nesse período (contas de cabeça). Tive direito, de acordo com o critério atribuído, a um bilhete para o Jamor. Claro está, apesar de ter sido um dos primeiros 300 a chegar à bilheteira, já não havia centrais (parece que mal chegaram a haver) pelo que só consegui uma Lateral. Paguei 20 EUR portanto. Ou seja, paguei menos para ver o jogo ao vivo do que pagarão os "convidados" para a festa do Sr. Carvalho. Contudo, serei apelidado de mau Sportinguista pelo Uncle P., alguém que parece ser muito importante em Alvalade e portanto tem um medidor de "bom" e "mau" Sportinguismo, feito à sua medida, ou à medida do Sr. Carvalho que é a mesma coisa.
    Parece que é caro abrir o estádio. Já no tempo do Grande Satã, o Roquette, festejou-se um título de campeão no Estádio. Nessa altura era mais barato abrir o estádio. Anos depois, também festejei duas Taças de Portugal no Estádio. Era o tempo do outro Grande Satã, o Soares Franco. Esses grandes génios do mal que tratavam mal o Sporting e os Sportinguistas mas que ainda nos deram algo para festejar. Agora, ainda teremos de pagar para festejar as vitórias na Champions da Gestão a que só o Sr. Carvalho concorre mas que ganha sempre.
    Quo Vadis Sporting?

    ResponderEliminar
  7. A festa - A coberto do Sporting é nosso estamos a ver surgir um Sporting mais bacocamente elitista que conheci nos ultimos anos, em particular com realização da Gala Honóris. Agora só faltava pagar para festejar. Só tem acesso quem tem dinheiro.

    Zahavi - Mais do mesmo. É empurrar com a barriga que alguém há-de pagar a conta. Para já basta investir em advogados. O problema é que se a arte for a mesma que tem sido em trazer jogadores a coisa vai-nos sair cara.

    Marco Silva- É o processo mais rocambolesco que se podia imaginar. Ao nível da baixeza da apresentação de Carlos Carvalhal num vídeo gravado num anexo de Alcochete. Por aqui se vê também o nível de quem manda neste momento. Este "drama" só existe porque o Bruno se borrou todo com a reacção à possível saída do treinador. Se o treinador não serve e é que dizem os seus amigos Eduardos, esses mestres em futebol de tachos e intrigas.E dizem que é um grande lider...

    Empréstimo -muito bem lembrado. Nem fundos russos nem americanos. Dinheiro angolano que já cá estava e o grande satã Ricciardi. É só rir!

    ResponderEliminar
  8. O Sporting é nosso (outra vez)...

    Mas o estádio José Alvalade, nem por isso. Se queres entrar para celebrar a conquista da Taça... PAGA... e não bufas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting, porque o Bruno parece que ofereceu o estádio à SAD como tinha prometido.

      Eliminar
  9. O Sporting vai instalar um ecrã gigante no Estádio de Alvalade, para amanhã os adeptos poderem seguir o jogo com o Atlético de Bilbau.

    “Se não pode marcar presença em Bilbau para apoiar a equipa, desloque-se à nossa casa e assista ao jogo no Estádio José Alvalade”, lê-se numa mensagem de apelo publicada no site dos leões.

    A entrada é gratuita e as portas serão abertas pelas 19h30, com acesso à bancada central.

    As portas irão ficar abertas para a receção da equipa, prevista entre as 2h00 e as 3h00 da madrugada.

    Por alguma razão os chulos gostam tanto uns dos outros.

    ResponderEliminar
  10. Mais que do artigo em si, ler (alguns) destes comentários dá vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. Não se discute mais nada senão i carácter das pessoas.

    Quanto ao post, e nomeadamente à abertura de Alvalade, considerando os preços algo caros demais, consigo compreendê-los relativamente. Só o simples facto de o abrir deve ter custos na ordem das centenas de milhar de euros, e depois ainda há despesas de organização (a transmissão do jogo, serviços de bar, limpeza, segurança, a própria electricidade e etc.). Falar de abrir um estádio de ânimo leve só mostra algum desconhecimento de causa...

    Não obstante, repito, o preçário demasiado alto (e, até mais que isso, a ausência de um preço especifico para famílias (entre 2 e 4 elementos no agregado), porque as há que lá queiram ir e, assim, individualmente, torna-se perto do impossível do ponto de vista financeiro...

    Quanto ao relvado não me preocupo, por não estar honestamente a perspectivar uma tal sobreutilização tão excessiva assim que case estragos irremediáveis.

    Marco Silva e Carrillo são casos de especulação jornalística. Sustentados com alguma lógica, sim, mas não mais que isso.

    E quanto ao empréstimo obrigacionista, trata-se de uma operação igual a tantas outras e, mais, prevista no acordo de reestruturação financeira. Preocupante, no sentido em que gera mais dívida, mas dentro do já anteriormente exposto aos sócios. O LdA deixa o bitaite confrontista no final, cedendo a um estilo provocador que, quanto a mim, não faz qualquer sentido.

    Não queria acabar sem dizer isto: Uncle P., deixe-se de garotices que i Sporting é só um e não é seu, é de todos que o quiserem e estimarem! Mas, já agora, há respostas ao que você escreveu que deviam ser emolduradas num qualquer WC público!...

    ResponderEliminar
  11. Os bilhetes caros são só para o relvado.
    Para a bancada, há bilhetes a 5€.

    ResponderEliminar
  12. Alex Bórgia

    "O LdA deixa o bitaite confrontista no final, cedendo a um estilo provocador que, quanto a mim, não faz qualquer sentido."

    É a sua interpretação. Mais do que fazer qualquer provocação pretendo com o comentário feito fazer alguma "accountability" relativamente às opiniões aqui emitidas no passado sobre a mesma matéria e que agora redundaram em silêncio.

    ResponderEliminar
  13. Relativamente aos preços indicados para o acesso a Alvalade ainda ninguém falou que os bilhetes mais caros dão direito a bifanas e bebidas. Portanto, é necessário descontar esse valor para se saber quanto se paga pelo prazer de aceder ao relvado.

    Assim, para quem estiver no relvado custa:

    Um ADULTO tem direito a 2 bifanas e 2 bebidas que tem um custo estimado em 7 € (2.5€x2+1€x2)

    40 - 7 = 33 € (não contribuiu para Missão Pavilhão)
    30 - 7 = 23 € (já contribuiu para Missão Pavilhão)

    Um JUNIOR tem direito a 1 bifana e 1 bebida que tem um custo estimado em 3.5 € (2.5€+1€)

    20 - 3.5 = 16.5 € (não contribuiu para Missão Pavilhão)
    10 - 3.5 = 6.5 € (já contribuiu para Missão Pavilhão)

    Sinceramente não acho que estes preços sejam elevados.

    É óbvio que para muitas pessoas não dá, para quem não é de Lisboa é sempre mais caro, famílias completas, etc. Mas isso não há volta a dar. É sempre assim em qualquer circunstância.

    Eu também quero ir de férias para as Maldivas, se calhar vou ter que ir para Moledo. É a vida.
    Quem não tem possibilidades de ir para o relvado, pode ir para a bancada e estar na festa por um valor mais acessível.

    Algúem em cima referiu-se à "Champions da Gestão do sr. Carvalho" e que nos faustosos tempos do Roquete e do Soares Franco em que se abriu Alvalade de borla é que era bom.

    Pois é, eu prefiro os novos tempos, em que os resultados financeiros são sempre positivos. Todos querem um Sporting mais competitivo. Para isso o Sporting precisa de receitas e por isso precisa de tudo aquilo que os Sportinguistas possam dar.

    SL
    Carlos

    ResponderEliminar
  14. Caro LdA, mais uma vez tenho que escrever, não se preocupe porque será seguramente a ultima vez, acerca do ANorte. E escrevo porque sempre gostei do blog e das vossas opiniões.
    Conhecendo este blog há algum tempo, apesar de não comentar regularmente, posso garantir que o blog sempre representou para mim uma bússola no Sportinguismo, era aqui que vinha assentar as minhas ideias e encontrava naquilo que era escrito (por todos, concordando ou discordando) um porto de abrigo, um local onde o sportinguismo era o valor mais alto. Infelizmente em mais pontos baixos que em pontos altos, o ANorte sempre me serviu para refrear os ânimos e apurar o Sportinguismo.
    Na minha opinião e ressalvo que é a minha opinião, já não o consigo encontrar aqui os valores que sempre “nortearam” o blog. Não quero dizer com isto que haja falta de sportinguismo naquilo que é escrito, a crítica é algo que faz SEMPRE falta para se melhorar e é nas trocas de argumentos claros e civilizados que se compreende e se aceita novos pontos de vista.
    Para mim, quando concordo com a argumentação apresentada num post basta-me ler a caixa de comentários para a ler com outros olhos, parece que o blog se tornou numa “anti-tasca” onde tudo o que é feito é mal feito e pior é mal feito porque foi feito pelo Bruno, o gordo.
    Basta olhar para o actual estado da caixa de comentários – agora assolada por um anónimo que raramente acrescenta alguma coisa para o debate (quando tem argumentos não os sabe utilizar) – dividida, onde o LdA tem tido, cada vez mais, necessidade de moderar e que na minha opinião (não sei se há estória para trás) algumas vezes com dois pesos e duas medidas.
    Não quero dizer que deixarei de ler o ANorte mas seguramente não o irei fazer com a atenção que dedicava e isto entristece-me. Considere o meu comentário como um desabafo de uma pessoa que sempre gostou de ler o blog e não como uma crítica pessoal.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PTM,

      obviamente que lamento o teor do seu comentário, uma vez que todos preferimos os elogios aos reparos.

      Como sabe sou apenas responsável pelos posts e não pelos comentários. Em relação aos posts é minha convicção que se mantêm mais ou menos com os mesmos temas e o mesmo tom e é por eles que aceito ser responsabilizado. Reparo com pena que não tenha rebatido um único argumento por mim aqui exposto. Essa é a única forma de elevar o debate.

      Sobre a moderação e a critica que faz de ser exercida com dois pesos e duas medidas, ela é injusta, porque ela tem-se resumido a eliminar sobretudo comentários insultuosos dirigidos a terceiros.

      Eliminar
    2. LdA Sei que já lançou novo post mas prefiro continuar a discussão aqui se não se importa.

      Vamos por partes que eu não escrevo tão bem e a argumentação na cabeça é uma coisa e aqui escrita à pressa parece por outra pessoa.

      1- Em relação aos posts o que quis dizer é que são sempre bem argumentados e respeito e reconheço a pertinência dos mesmos, o problema é que acho que têm todos a mesma "direcção", quinando o debate das ideias ou quanto muito limitando a participação, não me interessa debater assuntos onde não existe margem de manobra.

      2-não rebati os argumentos porque, como disse, iria fazer um comentário sobre o ANorte e não sobre o conteúdo de determinado post mas posso-o fazer se assim o quiser e se preferir para aumentar a "pluralidade" de visões posso tentar comentar mais regularmente, prometo argumentar civilizadamente

      3- referi moderação enquanto moderador e não enquanto censor, compreendo que no seu ponto de vista seja injusto a minha critica, como no meu seja injusto chamar a atenção a determinados utilizadores quando discordam da matéria em questão enquanto outros não contribuindo em nada para a discussão continuam uma verborreia de ataques pessoais

      Eliminar
    3. PTM,

      1- Respeito a opinião de quem aqui comenta e a margem de manobra para comentar é total, como o provam os comentários acima.

      2- Tenho a certeza que comentará civilizadamente e que da minha parte receberá igual tratamento.

      3- No presente post, como julgo que na generalidade, só intervenho ou respondo quando sou referido directamente. Foi o que fiz com o leitor Uncle P, que me acusou de estar ser falacioso, o que não posso concordar ou permitir sem me defender. E, apesar de não estar de acordo com ele nem me rever na posição que tem em relação a mim ou ao blogue, não publiquei comentários insultuosos que lhe foram dirigidos. Respondi também ao Alex Bórgia no sentido de o esclarecer relativamente às que eram as minhas intenções.

      Eliminar
    4. LdA

      rapidamente:

      1- Eu sei que respeita o problema é que não tenho perfil de padre António Vieira e remar contra a maré custa muito mais

      3- não foi no ultimo post. Digo-lhe que não há mal nenhum em cometer uma falácia, ao menos pressupõe argumentos

      Eliminar
    5. Lá vem o PTM, na linha do Uncle P., do Pedro C. e do resto da tropa fandanga, com o choradinho das lágrimas de crocodilo, a pedir para censurar o que os incomoda, tão "civilizados" que eles são, tanta a "paz" que eles agora querem. Só que depressa estala o "verniz" e logo mandam os outros levar no cu.

      Não gostam, vão lá para os Leoninamente ou Sporting Visto por Nós, que lhes fazem a vontade. Argumentos? Z-E-R-O! Coitados, isto de passar a vida em blogues a defender as trapaças do Bruno não é vida fácil, mas com avença.

      Eliminar
    6. Caro Anónino (perdia 5 minutos e criava um perfil)

      Se precisasse de melhor exemplo de como existem comentários acéfalos que não acrescentam nada à discussão não arranjava.

      perca mais um minuto a ler aquilo que escrevi e vai ver que não peço em lado nenhum censura.

      é engraço que se queixou que nos outros espaços é difícil debater saudavelmente um assunto sem ser vitima de pitbulls doutrinários e faz aqui ( e por isto é que o blog perde, porque era um espaço de debate saudável) exactamente aquilo que se queixa.

      procure em qualquer blog que disse algum comentário meu, é que não me escondo atrás de um anonimato

      argumentos em relação ao quê se não estive a discutir assunto nenhum?



      Eliminar
    7. Não sei quem tu és nem me interessa. Deves pensar que por assinar "PTM" que não és anónimo também, como se não pudesses escrever com outro nick ou como anónimo quando te apetecesse, onde te apetecesse.

      Vocês são muito cínicos. Querem que os outros tenham assinaturas para lhes poderem fazer um "perfil" e persegui-los com insultos por todo o lado. E nos blogues em que os autores não colaboram, vêm fazer pressão para que estes mantenham a "paz". O tempo que se dedicam a isto só prova que são muito fracos de razão e de conteúdo. E serão pessoas reais que vão acabar com esta palhaçada quando for altura disso.

      Eliminar
  15. Há uma coisa que não entendo.
    Então mas aquando da venda de Rojo, não foi dito que parte do dinheiro da transferência iria servir para pagar o pavilhão?
    Ou seja, já havia verba e estava destinada a este fim. Que lhe aconteceu??

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)