|
"Eterno Capitão" |
Ontem vi um dos maiores responsáveis por
hoje me afirmar sportinguista a chorar, em directo, na TV. A emissão foi,
caridosamente, para intervalo forçado e durante o tempo que durou esse
intervalo, mil e um sentimentos me passaram pela mente e corpo. E nenhum foi
agradável. Raiva, revolta, nojo, levaram-me a um estado de nervos que perdura e
me agita.
Tudo isto porquê? Porque alguém que se diz
presidente do clube que eu amo, não aceita uma critica. E que critica tão
absurda foi essa? Passou pela emissão de uma opinião negativa ao desempenho da
principal equipa do SCP na Eslovénia, contra um clube limitadíssimo e que se
revelou de qualidade muito abaixo do que os nossos jogadores podem e devem
fazer. Uma opinião que, curiosamente, foi quase unânime… Mas, como foi
proferida por um símbolo vivo do SCP, uma figura histórica que não come na mão
do 'Querido Líder' e que ousou dar uma opinião não coincidente com a do regime,
logo o senhor que se “dignou” a publicar um livro de auto-elogio bacoco ao fim
de conquistar ZERO títulos (quantos livros publicou Manuel Fernandes com os seu
êxitos desportivos?), surgiu com a pena capital: linchamento publico de um
símbolo vivo do Sporting em directo e em plena televisão do clube. Será para
isto que serve a nossa televisão?
O grave é que Bruno de Carvalho não só
“tentou” denegrir a imagem de um dos nossos grandes heróis, como mentiu para
todos nós, mais uma vez, ao fazer considerações sobre responsabilidades que
Manuel Fernandes não tinha, na sua última passagem pelo clube. E fê-lo, com
conhecimento de causa. O Senhor Bruno de Carvalho permite-se, com uma
frequência inusitada, aldrabar, manipular, porque sente-se impune, julga-se o
supra-sumo da inteligência, alguém que consegue enganar todos, a toda a hora. Autentico
Deus Ex-Maquina em pessoa, surgido miraculosamente em Alvalade. Mas na verdade
e perante as reações de hoje, o que ele realmente conseguiu foi, pela enésima
vez desde que se tornou conhecido pelos sportinguistas, dividir a nação
leonina… Se tal comportamento já não seria positivo antes de ser presidente, segundo o seu próprio actual critério, agora muito menos, digo eu. Como é bem
sabido, não é bem assim que os verdadeiros lideres agem e se impõem: dividindo
ao invés de unir. Enfim, consegue estar ao nível de um qualquer JEB a alcunhar
quem dele discorda de “terroristas”. Só que desta feita, o terrorismo hoje realizado, é de estado e ai de quem se atreva a discordar do todo-poderoso: o 'exílio' das boas graças dos sportinguistas, deverá
ser o castigo mais leve…
Com as afirmações miseráveis sobre
Manuel Fernandes, Bruno de Carvalho consegue também provar, se dúvidas
persistissem, que não presta como pessoa e cada vez mais coloco em dúvida, se
alguma vez servirá como presidente de um clube que se pretenda unido. O Bruno de Carvalho julga os outros pelo que ele é. Não causa por isso espanto que transforme o
eterno Manuel Fernandes numa pessoa que age em função de interesses pessoais e
com objectivos de vingança. No fundo apenas demonstra, mais uma vez, o que ele
é no seu intimo: uma pessoa vingativa, rancorosa, arrogante e profundamente
ingrata e mal educada.
Ele sim, Bruno de Carvalho, estava à espera da primeira
oportunidade para tentar, repito “tentar” enterrar o carismático Manuel
Fernandes… Alguém que ele vê como opositor e que na sua lógica retorcida pretende desmascarar e diminuir, só porque, publicamente, não o elogia nem passa graxa.
Felizmente não conseguiu.
Duas notas pós publicação:
1. Será que o homem ouve alguém? O que lhe dirá Virgílio Lopes, antigo colega de Manuel Fernandes, com quem partilhou anos de balneário, sobre esta situação?
2. O erro de Manuel Fernandes, tal como o de Carlos Lopes, por exemplo: Eu sei que o sportinguismo deles impele-os a "tomar partido", mas, na minha opinião, os grandes Símbolos do SCP deveriam evitar imiscuírem-se em assuntos políticos. Deveriam pairar acima das disputas eleitorais, não se envolvendo como um qualquer comum mortal sportinguista, e assim manterem o seu estatuto intocável...
Força Manel, Tu És Eterno.
Este post, é um vómito de quem não perde uma oportunidade de demonstrar a sua agenda anti-direcção do Sporting.
ResponderEliminarUm vómiito, porque desonesto, a pôr na boca de Bruno de Carvalho aquilo que ele não disse. Ou o escriba do post é burro, revelando sérias dificuldades para entender um silogismo ("dizer que o Maribor é a pior equipa da Champions tem o mesmo valor que eu dizer que o Manuel Fernandes foi o pior funcionário de sempre do Sporting - Bruno de Carvalho dixit).
Não deixa de ser sintomático que escreva este post um dia depois da vitória categórica do Sporting em Barcelos.
Esses nós no estômago que sente, é pena que não se manifestem quando o Manuel Fernandes (meu grande ídolo enquanto jogador) se entretém todas as semanas a lançar farpas sobre a equipa de futebol.
Tenha tomates e publique este comentário.
E por falar em linchamento público.... Este post é o quê?
ResponderEliminarInfelizmente para o autor, o homem não é "alguém que se diz presidente", é o presidente. Eleito pela maioria dos sócios do Sporting.
Exagerado, polémico, arrogante, tudo certo, mas presidente.
Aqui, foi pena dirigir as críticas ao grande Manel, que não as merecia, até porque nem sabe bem o que anda a fazer naquele programa, onde é completamente manipulado. Com é bem educado e pouco perspicaz, ouve o que não deve e não responde, deixa-se ficar. Há tanto comentador a linchar o Sporting em directo há tanto tempo e foi logo escolher o que não merecia levar porrada.
João Costa,
ResponderEliminarhouve 1 ou 2 coisas que lhe escaparam quando escreveu esse comentário.
Uma delas foi a questão dos tomates. Foi esse aviso/pedido a principal razão que me levaram a hesitar a publicar o comentário porque normalmente a minha reacção é inversa à pretendida com esse tipo de actuação.
Foi lamentável haverem críticas de parte a parte, tal como é lamentável este post. Considero que os Sportinguistas que escrevem blogs, têm uma grande responsabilidade. Espalhar Sportinguismo e ajudar a aumentar a onda verde! Não digo que não se possa criticar, o que acham que deve ser criticado. Mas este post é do mais deplorável que já vi. Aproveitas uma coisa que todos nós não gostámos para poder espalhar veneno e ajudar a dividir a nação Sportinguista.
ResponderEliminarQuanto à troca de galhardeste entre o Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho, tenho mesmo muita pena. O Manuel Fernandes tinha de levar um puxão de orelhas valente. Porque ele tb tem uma grande responsabilidade, pela glória que foi e por tudo o que representa. As palavras dele caem de uma forma diferente no balnerário. Penso no entanto que não deveria ter sido o BdC a dizê-lo.
Quanto a este post, adjectivando de outra forma: NOJENTO!
Reagiu como eu pensava que iria reagir, publicando-o. Você é demasiado previsível.
ResponderEliminarExcelente post. É vergonhoso como este presidente maltrata quem tanto deu ao clube. É impossível um verdadeiro sportinguista estar ao lado deste presidente depois de humilhar um ex-capitão do SCP. É insuportável trabalhar com alguém assim. O Jardim não esteve para o aturar mais e foi-se embora. E o Marco vai a seguir. Este presidente com a sua sede de protagonismo e com as suas atitudes "dom quixotescas" de lutar contra "moinhos de vento" só sufoca a estrutura do Clube. Péssimo demais para ser verdade...
ResponderEliminarTens aqui um bom exemplo do que falei no comentário anterior. Um "puxão de orelhas" à atitude dos dois: http://bancadadeleao.blogspot.pt/2014/09/manuel-fernandes-bruno-de-carvalho.html. Lamentável "picardia", sem dúvida. No entanto escusas de aproveitar a ocasião para colocares i que te vai na alma desde que o Bruno foi eleito (pela maioria dos sócios, lembra-te disso). Fica-te mal.
ResponderEliminarViva o Sporting!
De todos os presidente que conheci, o Bruno de Carvalho é aquele que mais fez pelo clube (e sim, estou a medir todas as minhas palavras). Num ano e meio tirou o clube do fundo da sarjeta a que parecia destinado e voltou a fazer do Sporting um clube respeitado. Por isso, ficar-lhe-ei agradecido para sempre.
ResponderEliminarMas isto não quer dizer que concorde com tudo o que o homem diz ou faz. Esta do Manel foi claramente um tiro ao lado. Ficava-lhe bem ter sido magnânime com quem tanto deu ao clube. O M. Fernandes é o maior símbolo vivo do Sporting e representa o nosso último período de (alguma) glória. Deixou marcas que vão ficar para sempre na nossa memória colectiva. Merecia mais respeito.
Do mesmo modo que ao Manel ficava bem alguma moderação, em linha, aliás, com o que sempre foi a sua forma de ser. É evidente que este espírito crítico (que não se lhe conhecia e que se manifesta todas as semanas) é uma retaliação pela forma como saiu do Sporting e isso também não lhe fica nada bem.
A bem do Sporting espero que este assunto morra o mais rapidamente possível.
Ninguém sai beneficiado com isto.
Jô
LdA,
ResponderEliminarPeço-te que publiques todos os comentários com ou sem ofensas que me sejam dirigidas. Quem me ofende e não conheço de lado nenhum não me faz a mínima mossa. Se ainda fosse na rua (nunca aconteceu...) ou na estrada dentro do meu carro (já aconteceu) acredito que me incomodasse durante o tempo de duração do episódio mas pensaria que quem o fez é maluco, viro costas, vou-me embora e logo esqueço. Aqui nem isso.
Este João Costa chamar-me de burro, para mim é um elogio. Em lado nenhum eu afirmo o que ele me acusa. O BdC fez mts mais afirmações que a indicada... Essa, aliás, nem me causa grande transtorno até porque comparar o Maribor com o Manuel Fernades, isso sim é de uma grande burrice.
Já afirmar que o MF é co-responsável pela contratação de Boularous e Pranics, por exemplo, ou que ele age por vingança é, REPITO, a primeira uma aldrabice pegada, a segunda indecente.
Mas o objectivo das declarações presidenciais era denegrir uma Figura Histórica do SCP e deu-se ao luxo de o fazer em directo na NOSSA TV! Queria ver o que diriam os 'joões costas' desta vida se um burro qualquer, só pq não gosta do Carlos Lopes, fosse para a nossa tv acusá-lo de forma infame... Só porque ele achava que a equipa de atletismo teve um mau desempenho num determinado meeting...
Um abç e mais uma vez desculpa ter-me atravessado à frente da tua crónica ao jogo que (julgo) foste ver a Barcelos. Daí o atraso.
Meu caro,
ResponderEliminarComeço logo por aqui, não sou um seguidista e não estou a fazer uma defesa de BdC.
Creio que este post saiu a quente. Mais do que tudo, Manuel Fernandes foi completamente instrumentalizado por pessoas nada recomendáveis com base numas declarações que não eram, de maneira nenhuma, aquilo que foi compreendido por MF. Concorde-se ou não com as verdadeiras declarações de BdC, sinceramente não gosto de ver o Manuel Fernandes a ser delibradamente levado ao engano. Sinceramente, não gostei das declarações pós-jogo do Maribor porque foram injustas para a equipa que esteve em campo, e, eventualmente, não deveria BdC ter entrado em 'diálogo'. Mas as razões que aqui apontam a BdC não existiram. Não houve um ataque declarado à competência de Manuel Fernandes.
Mas há outro ponto que gostava de apontar, também não acredito em vacas sagradas. Manuel Fernandes é uma lenda do clube por direito próprio (para mim um dos maiores símbolos do sportinguismo). Tem o direito de dizer o que lhe vai na alma. Mas também é um comentador. E como comentador está sujeito que gostem ou não do que diz.
Faz-me confusão como nós, sportinguistas, caimos sempre na mesma esparrela. Onde já vimos isto antes?
joão costa eu público tudo o que possa ajudar a perceber o carácter de quem aqui comenta
ResponderEliminarO BDC estava á espera de uma oportunidade para criticar o MF como tu tás sempre à espera de uma oportunidade para criticar a esta direcção.
ResponderEliminarO 7o lugar e a chupeta deve deixar saudades ...
Bom tarde,
ResponderEliminarPonto prévio:
Tenho muito respeito por Manuel Fernandes, por tudo o que ele deu ao Sporting enquanto jogador.
Quando eu tinha cerca de 10 anos de idade, ele deu-me a primeira grande alegria com aqueles 4 golos ao benfica, nos famosos 7-1. Na infância era o meu ídolo, era ele que eu "tentava imitar" quando jogava futebol com os outros miúdos. Também acho que, por respeito ao passado de Manuel Fernandes, BdC podia ter sido um pouco mais comedido nas suas afirmações.
Mas, não gostei de ouvir o "Manel", e não lhe ficou bem, dizer que o Sporting não conseguiu ganhar à pior equipa da Champions, até pq penso que o Maribor não é nem de perto, nem de longe a pior equipa da CL, eles eliminaram o Celtic no play-off, têm bons jogadores e em alguns períodos do jogo conseguiram pressionar o Sporting. Sinceramente nessas afirmações de Manuel Fernandes senti alguma dose de ressabiamento.
Se o Maribor é o pior, o que dizer então do Bate Borisov, por exemplo, que levou seis num estádio onde o Boavista empatou!
Na época 2012/2013, Manuel Fernandes era diretor da equipa B, mas eu (e como eu, talvez muitos sportinguistas) não fazia a mínima ideia de quais eram as suas funções em 2011/12 (1º ano do mandato de GL). Fiquei ontem a saber, no programa da SIC notícias, que era observador dos jogadores jovens e dos jogadores emprestados.
Como observador dos jogadores emprestados estranhei duas coisas:
A primeira é que não sabia o nome do Renato Neto ("observei aquele miúdo que jogava na Bélgica... O Neto... Ricardo? Não... qualquer coisa Neto..."). Podia ter perfeitamente dado uma vista de olhos no relatório que levava e que mostrou para as câmaras, e talvez lá estivesse o nome correto do rapaz.
A segunda coisa que estranhei é que nessa época não deve ter observado o William Carvalho, que tb estava emprestado, porque se o tivesse observado, e como é um homem que percebe de futebol, o William estaria no plantel em 2012/2013. Mas curiosamente continuou emprestado ao Cercle e só em 2013/2014 com a estrutura para o futebol de BdC é que fez a pré época e depois foi o que se viu.
SL
Emanuel Silveira
Manuel Fernandes está no coração dos sportinguistas num plano inatingível para qualquer Bruno de Carvalho deste mundo. Manuel Fernandes ficará para sempre ligado à história do Sporting pelas melhores razões. Isso não está ao alcance de qualquer um.
ResponderEliminarSó mais uma coisa:
ResponderEliminarEu ouvi as declarações de BdC e ele nunca afirmou que MF foi corresponsável pelas contratações de contratações de Boulahrouz, Prajnic, entre outros. O que BdC disse foi que nunca ouviu MF criticar a equipa quando tinha jogadores como Boulahrouz ou Prajnic. De facto também nunca ouvi MF criticar a equipa (diretiva e técnica) nem os jogadores do Sporting, quando ficaram em 7º lugar e fora das competições europeias, naquela que foi a pior época de sempre da história do Sporting. Talvez valha a pena pensar nisto...
SL
Emanuel Silveira
Emanuel:
ResponderEliminarSabes porque é que o teu ídolo de infância não atinava com o nome do Renato? Porque estava nervoso. E sabes porque é nunca ouviste o teu ídolo de infância criticar a pior época de sempre da história do Sporting? Porque és surdo.
E também te podia explicar porque é que na altura qq treinador do mundo, aqui não sei se o Manel já o fez ou não, chamava primeiro o Renato Neto mas não vale a pena.
ResponderEliminarCaro Ruben Ribeiro,
ResponderEliminarMt lhe agradeço comparar-me ao Sr. BdC no que ao aproveitamento de oportunidades diz respeito. Nc pensei que alguém me comparasse com o mui digno presidente. Certamente o Rubem acha as minhas ações tão importantes qt as de sua Excelência, o Sr. Presidente de CD do SCP.
Dou-lhe total razão qd afirma que não perco tais oportunidades. Pode estar bem certo de que não vou deixar de criticar sempre e quando me parecer que o devo fazer. É um direito que tenho e que pretendo usufruir, mas mais que um direito, é um DEVER.
Sobre as saudades daqueles famigerados tempos, não tenho nenhumas e o Rubén, tem? Por não ter é que me mantenho bem alerta!!! O facto de GL ter sido um péssimo presidente, já se permite aos seus sucessores que possam apenas ser maus?
É tempo de acabar com os paninhos quentes: Temos um presidente rasca!
ResponderEliminarEstamos a falar de um indivíduo que utiliza a idade do antagonista como argumento para o desconsiderar (e não hesita, nessa sua velhacaria, em trazer à liça o exemplo do próprio pai); que faz da boçalidade modo de comunicar (veja-se a metáfora das nádegas) e que alardeia ignorância com a pose de quem acabou de descobrir a fusão a frio (chamar ao ânus fenómeno fisiológico é de morrer a rir).
Mas enxovalhar desta forma o Manuel Fernandes que, a par do Jordão, foi quem me forjou- a mim e a muitos da minha geração- o sportinguismo, é de uma ignomínia sem nome. Chega a enojar. E o que fez o Manel? Disse o óbvio: o Sporting não conseguiu dominar a pior equipa da Champions (concedo que a definição do Maribor como o pior da Champions é especulativa, mas foi a opinião do Manel e vale tanto como outra qualquer).
Já agora, e como mero exemplo, gostava de ter visto o mesmo arreganho justicialista quando o Augusto Inácio disse, na semana que antecedeu uma deslocação ao Dragão, que corríamos o risco de ser goleados e que se o Hugo Vieira ainda jogasse no Gil Vicente, o Sporting não teria ganho (na jornada anterior) - http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=781428.
E isto foi dito em Outubro de 2012. Ou seja, já depois do Bruno de Carvalho ter concorrido às primeiras eleições e ter apresentado o Inácio como homem forte do futebol. Mas o Manel é que desestabiliza... O cavalheiro que se senta ao seu lado no banco provavelmente só emitiu uma opinião.
São perigosos os tempos que vivemos...
Quem ousa criticar o Presidente apanha logo com uma saraivada de adjectivos e é apodado- se o antagonista tiver bons modos, já se vê-, de anti-sportinguista, de lambuças, de croquete ou de Godinho. E isto porque, como nunca antes se viu na história do Sporting, o culto da personalidade atingiu um ponto tal, que a figura do Presidente se confunde com o próprio Clube.
E agora com direito a Conversas em Família no canal do Clube e tudo...
Não te deixes abater, Manel! À minha filha, que tem 5 anos e vai dando os primeiros passos no sportinguismo, é de ti que vou falar. E do Jordão. E do Agostinho, do Mamede e do Lopes, do Balakov e do Oceano, do Acosta, do Benedito, do Obikwelu, da Naide e do Rui Silva. Porque é de ídolos e não de Presidentes que se faz a paixão. E isto digo-to eu, que me descobri do Sporting quando era Presidente o João Rocha, o melhor que já tivemos. O mesmo que, de ti, disse um dia: "É um grande sportinguista. Percebi isso quando ele ainda estava na CUF e o presidente me ligou a dizer "Leva-me este gajo daqui! Ao intervalo dos jogos, a primeira coisa que ele quer saber é qual é o resultado do Sporting. O gajo só pensa no Sporting!".
Podemos gostar ou não do actual Presidente, podemos dividir-nos na aprovação da sua gestão ou na apreciação do seu estilo. Mas se já nem o Manel faz o pleno entre nós, então não deve ser o passivo a nossa maior preocupação.
António Pedro, Porto.
Vigílio,
ResponderEliminarMuito bem. É tudo isso e mais alguma coisa.
Bruno de Carvalho não presta: pequenino, gordinho, vaidoso e mesquinho. O problema é que os portugueses, tal qual sopeiras, costumam achar piada a estas personagens, para mais se carregarem no paternalismo e na graçola fácil.
Faço fé que o Sporting lhe sobreviva.
Abraço.
Para abreviar: o Manuel Fernandes foi, é e sempre será para mim "o grande capitão", um dos meus ídolos enquanto jogador de futebol.
ResponderEliminar"Reencontrei-o" como comentador desportivo na Tv: um homem lúcido a falar de questões tácticas e técnicas e com uma visível dificuldade em coordenar ideias e exprimi-las tratando-se de outros assuntos.
Por questões mal resolvidas, achei-o sempre "permissivo" nas críticas ao Sporting.
Hoje, depois de ouvir BdC na Tv do Clube e de ouvir ontem a resposta de MF, não duvido de que MF está ali, como comentador, porque tem dificuldades de expressão, de compreensão e é facilmente instrumentalizado, porque não percebe que o Reis fruteiro e o Simões galináceo o manipulam.
Não confundamos o MF ex-jogador de futebol, glória do Sporting, um ídolo, com o MF comentadeiro.
Confesso que não gostei de ouvir o que ouvi de BdC sobre MF mas, muito sinceramente, o MF-comentador-de Tv estava a precisar de umas boas reguadas -e levou-as.
E depois de o ouvir ontem -quem se aproveitou dele para o ensaiar daquela forma?- só posso dizer-lhe: cala-te Manel, estão a usar-te !
Sobre o post: tentativa de "manipulação para quem só lê as gordas".
“Tem o direito de dizer o que lhe vai na alma. Mas também é um comentador. E como comentador está sujeito que gostem ou não do que diz.”
ResponderEliminarMordomo do Império,
Está sujeito com td a certeza. Mas não da forma, nem nas circunstâncias com que BdC fez... BdC deveria preocupar-se um unir e não em desunir a nação sportinguista. O que acha que ele fez ao surgir com esta conversa indigna sobre o MF? Enfim, tem que estar em guerra permanente com o passado e o presente. Fora e dentro do SCP…
Vejamos as declarações presidências que tantos defendem…
“Ajuda a branquear dois anos terríveis no Sporting, e neste momento está muito preocupado? Não o preocupou ter tido jogadores como Boulahrouz, Pranjic...".
Como sabe se MF esteve ou deixou de estar preocupado naqueles tempos?
"Ele sabe que a sua credibilidade ajudou a branquear durante dois anos os problemas. O Manuel Fernandes é uma vingança clara de uma situação que eu já ultrapassei há muito tempo e ele não... Vir atacar o património do Sporting, o trabalho que estamos a fazer de forma como não fizeram quando cá esteve..."
Ajudou a branquear? Mas como?
Vingança?
Atacar o património do SCP? Então e qd ele próprio atacou jogadores do plantel pq não fizeram o que ele pretendia? Quem é que atacou o “património” do clube? E as críticas que ele faz quando esteve na oposição, já são legítimas? Já não desestabilizavam planteis?
Quem é afinal o presidente e quem é comentador? O MF ou o BdC?...
Estas coisas dizem-se? Um presidente, seja lá de que clube for, destrata assim um dos maiores símbolos desse clube, publicamente, na sua própria TV? Não brinquemos com coisas sérias…
O pior de tudo isto nem é a inenarrável conduta do Bruno de Carvalho. É mesmo haver quem o defenda. Porque as ideias de um louco só causam mossa quando são sustentadas por uma mole de fanáticos que encontra a sua redenção na luta, em vez de a encontrar encontrar no progresso.
ResponderEliminarPor detrás de mais um bate-boca com a ligeireza característica do Bruno de Carvalho, está algo de bem mais importante: a rejeição dos símbolos do passado, a criação de uma nova era e de novos símbolos, a personificação do sportinguismo e a fulanização das instituições. Tudo apoiado numa máquina propagandista de fazer inveja: os tentáculos da Young Networks nas redes sociais, o chavismo presidencial na Sporting TV.
"O Sporting é nosso outra vez", bem entendido, daqueles que se converteram ou daqueles que nunca participaram na vida do clube (como o Bruno, claro está). "O Sporting é nosso outra vez", com a abertura ao pluralismo, o inimigo externo e interno, a estrutura executiva e uma máquina de propaganda que em nada difere de qualquer ditadura popular.
Não havia que temer que o Sporting reconstruísse a sua identidade e rejeitasse o seu passado, se o modelo preconizado para o futuro não fosse decalcado do pior que o mundo conheceu.
Não é defeito, é feitio, e esta ditadura acabará como todas as que a precederam: com armas apontadas para dentro, uma comunidade empobrecida à procura de referências. Será fácil encontrar na nobreza do desporto novas referências para o futuro do Sporting. O que será do "nosso" quando isso acontecer é que é uma questão em aberto.
Isso mesmo, abaixo esta direção! Quero a volta imediata do injustiçado Godinho Lopes!
ResponderEliminarNessa altura é que era!
Nas afirmações de Bruno de Carvalho sobre Manuel Fernandes há uma revelação subliminar: BdC pretende substituir-se aos símbolos desportivos do Sporting na função de representação da identidade leonina!
ResponderEliminarÉ ele próprio que se considera salvador do Sporting, constituindo a sua pessoa a genialidade, o saber, a competência, em suma, a iluminação que irá resgatar o nosso clube de todos os seus males.
Por essa razão, não resistiu a cortar com o passado recente, mesmo nos seus aspectos positivos, para recomeçar tudo de acordo com o seu plano pessoal e convicção magnânima.
Consta que Luís XIV um dia terá afirmado “O Estado sou eu”. BdC demonstra estar convicto que ele próprio é o Sporting!
Virgilio,
ResponderEliminarPercebo e entendo a paixão que suscita MF, que lhe faça transtorno ser maltratado publicamente por quem representa o clube. No entanto há um contexto, infelizmente pouco feliz:
BdC tem na a sua relação com o passado recente do Sporting um conflito que não consegue gerir adequadamente. MF é um símbolo do clube que se deixa levar na conversa de gente pouco recomendável ao Sporting que lhe levam a assumir um papel que não deveria ser seu.
O resultado não poderia ser muito diferente disto.
Em relação aos seus comentários:
'Como sabe se MF esteve ou deixou de estar preocupado naqueles tempos?'
Não sabemos, mas as declarações de MF mostram preocupação com a actualidade. Deveria MF acautelar o facto de que é inegável que esteve de alguma forma ligado à anterior direcção.
'Ajudou a branquear? Mas como? Vingança?'
Aqui estamos de acordo, não foi feliz BdC.
'Quem é afinal o presidente e quem é comentador? O MF ou o BdC?...'
Não concordo com o meio nem com o modo, mas de alguma forma é preciso alertar MF para a instrumentalização que está a ser alvo.
Consta que Luís XIV um dia terá afirmado “O Estado sou eu”. BdC demonstra estar convicto que ele próprio é o Sporting!"
ResponderEliminarJá o disse: " No Sporting sou um Deus!"
Preparemo-nos, porque temos no Sporting um psicopata a dirigir.
O comentário do almamater é todo um programa. E sintetiza, de forma algo simplista, a ideia que a actual Direcção, a cavalo da Young Networks e sob a orientação desse verdadeiro Ministro da Propaganda que é o José Quintela, pretende passar: Quem critica o Presidente só pode querer o Godinho de volta.
ResponderEliminarPois a mim este tipo de chantagem não me atemoriza. Eu, que não votei num nem noutro, hei-de criticar o BdC sempre que me apetecer, sem medo do que os almamaters desta vida pensem.
E no dia em que as pessoas se libertarem deste tipo de terror, talvez o sentido crítico volte a Alvalade.
António Pedro, Porto.
Tenho 30 anos e não me recordo de ver o Manuel Fernandes a jogar. Só vi em vídeos. Enquanto jogador de futebol sei que foi muito bom e proporcionou algumas vitórias ao Sporting. Aquilo que eu vejo semanalmente é que como comentador não é mau, é horrível. A capacidade de raciocínio já não é grande coisa, e a capacidade de verbalizar então é medonha. E é este o nível que normalmente se quer nos comentadores? Não. Ele não está naquele programa por ser um bom comentador. Está para bater no Presidente do Sporting Clube de Portugal. E isso não teria mal nenhum, se se limitasse a essa tarefa. O problema é que na sua ânsia de criticar o Presidente, acaba por utilizar o clube e o plantel como armas de arremesso.
ResponderEliminarNão nos enganemos: o Manuel Fernandes andou dentro do campo! Sabe perfeitamente que estas críticas mexem com os jogadores. Como se sentiria ele e os colegas se na altura deles alguém com um passado no Sporting idêntico ao do Manuel Fernandes viesse dizer estas coisas? Mas acham que o problema foi ele ter dito que o Maribor era a pior equipa da Champions? Mas somos todos inocentes? Acham que o Manuel Fernandes sequer sabe se o Maribor é a pior equipa da Champions? Nem ele nem ninguém. Quem é que sabe? O ranking da UEFA? Não me lixem. No ranking da UEFA, os lampiões estão em 5º lugar. Algum dia são a 5ª melhor equipa da Europa? O problema foi ele ter mais uma vez atacado o Presidente menorizando o plantel. Alguém que nem à pior equipa consegue ganhar está no mesmo nível desta. Acham que isso é verdade? Que efeitos pode isto ter sobre alguns jogadores? Mas ele falou quando fomos goleados por esse grande colosso chamado Videoton, ou quando perdemos com o Genk e fomos levar mais 3 a Basileia? A que nível estava essa equipa? E ele calado que nem um rato! Os 20 mil que mamava ao final do mês entupiam-lhe a boca? Que moral tem agora para falar?
Provavelmente nem o fez por mal. Mas como a capacidade intelectual dele é do tamanho de uma ervilha, não conseguiu arranjar outra forma. Tem de aprender a refrear-se quando lhe põem um microfone à frente.
E por favor, alguém me diga que ele não disse: “Apoiei o Godinho, porque sou amigo do Luís Duque. Não quero saber se é bom director ou não!”
Estes jovens avençados da YoungNutela, que andaram desaparecidos por uns tempos, bem podiam ser mais inteligentes, assim dão muito nas vistas. Desta vez a homilia diz que o Manel é facilmente manipulável.
ResponderEliminarDaqui a um pouco e para desculpabilizar o senhor que se propõe a DUCE do SCP, o tal senhor que nada instrumentaliza, lá acabaremos por chegar á instrumentalizada conclusão que a responsabilidade é dos inimigos externos abusivamente instrumentalizadores do Grande MF.
ResponderEliminarEu sei que tu sabes que ele sabe, que ..... bahhh ... sinto-me instrumentalizado e não é de certeza pelo Simões ou pelo Rudolfo.
Pachorra precisa-se!
"É claro, aceite e de bom grado que o Sporting tem um líder e que é esse líder que decide tudo dentro do Sporting, que não se submete a absolutamente nada e que é exactamente essa a sua maneira de estar que tem dado sucesso. Por isso, estamos bem".
ResponderEliminarAinda alguém se lembra da entrevista ao Negócios? Uma pista, não foi o presidente do SLB.
concordo 100 por cento com o post
ResponderEliminarabraco amigo
foi fantasrico
o nosso presidente e um chico esperto fala barato
Critiquem a vontade mas nao digam asneiras.E facto que o Presidente nao esteve bem ao atacar da forma que o fez um simbolo da familia sportinguista,mas o comportamento do MF tambem nao pode ser louvado por todos aqueles que querem a uniao dentro do Sporting.Que tal se Estas vozes tao criticas que por aqui aparecem a querer enterrar tudo e todos fizessem qualquer coisa para apaziguar os animos e nao altera-los ainda mais?Embora nao conhecendo o BC nem mais gordo nem mais magro acho que ele e de Longe o melhor Presidente dos ultimos tempops e por isso mertece ser apoiado por todos os Sportinguistas.Sporting ate morrer a ganhar e a perder.
ResponderEliminarquem veio dividir os SCPguistas foi o MF...
ResponderEliminaro MF está a mamar na TV, às custas de ser uma referencia do universo SCPguista, ser um eterno capitão, um defensor do SCP.....pena, não estar a demonstrar isso mesmo, neste momento...
pena, em vez do leao que foi em campo, parecer um qqr leao de circo.... montado pelos merdas da CS e pelo escroque do rodolfo
o Virgílio não é paineleiro.
Na minha opinião, estes tristes episódios são fruto de guerras pessoais que nada beneficiam o Sporting. Não sei que guerras são, mas tamanha inimizade não pode ser por acaso.
ResponderEliminarSegundo li por aí, O MF recusou 2 vezes integrar as listas de BC, sendo que na primeira eleição ainda manda umas bocas ao Inacio.....como paga BC corre com MF do Sporting, lançando a publico o ordenado pornográfico que ele ganhava...deduzo que seja por aqui.
Como duas pessoas com o peso que tÊm neste momento no Sporting, haviam de ter mais juizinho e deixarem as guerras para mais tarde. Bruno de Carvalho tem certamente mais do que fazer do que andar a responder a todos os criticos um a um, e se é verdade que o MF tem direito a sua opinião...tenho pena que nunca a tenha dado no tempo(e quem sabe agora que esse tempo ja acabou) em que fez parte da pior direcção de que me lembro ter estado em frente dos destinos do Sporting. Infelizmente nessa altura ninguém o ouviu, mas claro...
Quem não ganha nada com isto é o Sporting, que vê o seu nome mais uma vez associado aos piores motivos....
Tenho pena que as guerras continuem, e creio que ela nunca vão acabar. As armas estão alinhadas para derrubar BC...como estarão para o seguinte e por aí fora...e assim nunca iremos a lado nenhum.
Post simplesmente nojento de quem se diz sportinguista...
ResponderEliminarE post sobre o jogo?
ResponderEliminarFCS não digas isso.. é que o Sporting ganhou 4-0 e isso não interessa..
ResponderEliminarDo Virgilio só me surpreendeu ter demorado uns dias a escrever.
Gostava mesmo era de ouvir a opinião do blog sobre a qualidade, pertinência e acerto dos comentários do MF naquele programa ao longo do último ano. Ou o estatuto permite tudo?
SL
Este blog é pior que o cacifo do cherba! Se uns só vêem BdC, vocês com este post estão a ser ainda mais fundamentalistas. Incrível! Não volto aqui. Era um blog onde vinha para ler opiniões com algum fundamento. Gosto de BdC, mas ja vi aqui muitas verdades escritas que não abonam a seu favor. Era à procura disso que aqui venho. Agora de repente deparo me com algo como esta aberração de texto. Alguma ponta de razão que podia ter na forma como BdC respondeu ao MF, perdeu-a toda com fanatismos e fundamentalismo contra esta direcção. Devia ter tomado um atarax, ia dormir e escrevia qualquer coisa de jeito.
ResponderEliminarP.s. Pena que Manuel Fernandes não tenha 1/10 de categoria enquanto pessoa, como tinha enquanto profissional de futebol. Incrível como se deixam enganar e como a memória é curta. Quanto a BdC, devia ser superior a este tipo de provocações, não lhe fica bem. Tem tempo para aprender.
RF
http://sporting.blogs.sapo.pt/tiro-ao-bruno-na-sic-noticias-1662221
ResponderEliminaristo é assim há pelo menos 1 ano. Programa após programa. LdA e Virgilio digam-me coisa que eu ainda não percebi: o Sporting tem representante que o defenda neste programa?
P.s- por favor não me façam de parvo a mim a todos os Sportinguistas com o argumento que o Sporting não é o Bdc, porque não perceber que estes ataques são também um ataque ao clube, treinador, jogadores,…..
Vai depender muito do jogo com o Porto para o treinador chegar ao jogo com o Chelsea. Aliás o treinador novo já mandou o André Martins de titular para a bancada e sem lesões não volta à equipa sem renovar. E depois o Manel é que desvaloriza jogadores.
ResponderEliminarAo autor do post original:
ResponderEliminarA frase final deste texto resume tudo o que há de errado nele.
Não é "Força Manel, tu és eterno". É "Força Sporting, tu és eterno".
É ao Sporting que deve desejar vida eterna. Ou personifica o seu clube numa pessoa?
Cuidado se assim for pois cai numa enorme contradição devido às suas críticas constantes aos adeptos que apoiam esta direcção.
É muito triste ler muito do aqui se escreveu como em tantos outros lados, se é criticável a postura de BdC também será o papel de MF nesta borrada! Se criticamos o BdC por falta de respeito a MF e logo a seguir partimos para a total falta de respeito para com o Presidente do SCP sob a capa de defesa do MF isto tb será criticável ... para ser simpático.
ResponderEliminarBasicamente acabamos por cometer todos o mesmo erro de colocar "nomes" à frente do clube, sendo que dessa forma não estamos a salvaguardar o que realmente nos deveria interessar o clube!
Para os distraídos esta 6ª feira vamos jogar com o já anunciado campeão da época 2014/2015 o nosso rival FCP, esse deveria ser o tema já que será o jogo muito difícil de gerir dentro e fora do campo.
SL,
O jogo GV-Sporting acabou por voltas das 20h, o "Play-off" começou às 22h.
ResponderEliminarAguardo com excepcional antecipação o post/resumo do LdA.
Este inflamado post serve para branquear a vitória do Sporting ou o facto de o Maurício e o Sarr não terem comprometido? Ou ainda anda na box à procura? Se puder rever o Dia Seguinte de ontem, já lá tá a "papa feita"!
Gosto também de ver que qual "Sancho Pança", Virgilio surge! Previsivel, a temática interessa. Seja bem vindo...
SL
Noddy
Sérgio,
ResponderEliminarO MF deu uma opinião igual à de centenas de milhares de sportinguistas. A ver se percebes: partilhou um sentimento coincidente com uma enorme quantidade de sportinguistas. Mesmo que assim não fosse e tivesse uma opinião desviada da sensibilidade maioritária, não merecia ser enxovalhado em plena Tv do clube pelo presidente. Quem não percebe isto... Uma pergunta: houve algum comentador a elogiar o jogo ou os jogadores do SCP na Eslovénia? Porquê a necessidade de aparecer o presidente do SCP a acusar um em particular? E logo um com quem tem problemas pessoais por resolver. Será isto colocar o SCP à frente das suas guerrinhas pessoais?
O que MF fez no domingo foi defender-se de um ataque nojento, usando, apesar de tudo armas desiguais. E qlq pessoa tem direito à sua defesa da honra. Foi nesse programa que eu me apercebi do que o BdC tinha afirmado e da sua verdadeira dimensão. E sabes pq? Pq eu evito ver, ouvir BdC, porque estou sempre à espera de nova situação como esta…
Sobre o teu ultimo parágrafo: chama atenção sobre isso ao presidente do clube. Anda distraído com comentadores… Qd era nisso (clássico de 6:º Feira) e noutros assuntos importantes que tem para resolver (unir um clube dividido, por exemplo) que ele deveria focar a sua atenção e não em atacar símbolos do clube na SportingTV e, consequentemente desunir ainda mais a nação leonina. É essa a função dos dirigentes. Não é essa afunção de comentadores, sejam eles quem forem. Mas o que dá nas vistas é aparecer a toda a hora com polémica nos Órgãos de Comunicação Social. Se BdC se preocupasse exclusivamente com o SCP, não desatava a maltratar os seus símbolos por puro ressabiamento. É ele o principal responsável em promover a União e tem feito exactamente o contrário: desde que apareceu no universo Sporting, tem sido dos principais instigadores de divisão. Antes, o que até seria compreensível, e agora que é presidente.
Por ultimo, lamento, mas apenas respeito quem respeita os outros e principalmente os seus. Seja essa pessoa quem for. Nem que seja o Presidente da Republica Portuguesa. BdC nem isso consegue fazer, respeitar os seus, e como tal, não me merece qlq respeito. Nem uma pinga. Quem nem os símbolos do SCP respeita, só me merece um profundo asco.
Por mim fica encerrado este assunto. Mais um da chancela BdC.
SL
Em primeiro lugar, gostava de perceber em que bases é que o Virgilio assenta para afirmar que o Manuel Fernandes exprimiu o sentimento da maioria dos Sportinguistas. É que uma coisa é a preocupação pelos maus resultados do inicio de época ou por algumas opções a nível desportivo, outra é recusar qualquer qualidade ou capacidade ou sucesso à equipa de futebol quando se fizeram apenas uma mão cheia de jogos.
ResponderEliminarGostaria de saber também onde é que posso ler nos estatutos do clube que qualquer antigo profissional do clube, por mais importante que tenha sido e certamente que para mim o ex-atleta MF é um lenda vida do clube e um símbolo da sua glória, é com base em tal imune e inimputável e pode promover ataques gratuitos a uma direcção do clube, claramente motivados por questões pessoais, prestando-se a contribuir para o trabalho dos adversários, hoje claramente incomodados com a gestão do clube, como há muitos anos não estavam.
BdC deveria-se reservar mais? Certamente. Tem responsabilidades que o deveriam impedir de dizer aquilo que pensa, principalmente quando se entra num cenário de confronto com uma figura do Sporting? Certamente.
Do que não tenho dúvidas, é que este caso é usado por Virgilio e outros ( newsflash: não são uma maioria ) para servir de arma de arremesso a uma direcção que objectiva e factualmente está a fazer um bom trabalho ainda que certamente não isenta de erros, com base num puro preconceito de estilo e uma sensibilidade muito própria de como se deve comportar um presidente do Sporting.
O que Virgilio e outros se esquecem, é que a MAIORIA dos Sportinguistas querem um Sporting forte, sustentável e competitivo e consideram que esse caminho está a ser finalmente trilhado e não é pelo confronto entre o ex funcionário da SAD e actual paineleiro e o presidente do clube, que até fez questão em mais que uma ocasião de distinguir o que foi um enorme atleta e capitão do "actual" Manuel Fernandes, que vão mudar de opinião. Temos pena.
Virgilio,
ResponderEliminar"Por ultimo, lamento, mas apenas respeito quem respeita os outros e principalmente os seus."
Por muito que te custe BdC é um dos nossos, outra coisa és mais parecido com o BdC do que com o MF :) ... levas tudo à frente!
Vou dizer te a ti o que já disse em pensamento ao BdC (na entrevista) e ao MF (Domingo) PORQUE NÃO SE CALAM!
SL,
De facto, Bruno de Carvalho tem dividido os sportinguistas: divide o trigo do joio, os corajosos dos medrosos, os conservadores dos que querem a mudança, os que gostam da sua gestão dos que não gostam. E é assim mesmo que tem de ser.
ResponderEliminarMas lá vêm as conversas da união e da família. Muito gostam vocês da unanimidade. Cuidado, o unanimismo é perigosos. Ainda bem que há oposição ao Bruno de Carvalho.
Bom dia ao Virgílio e a todos no "A Norte de Alvalade",
ResponderEliminarEra mais que óbvio que um país que já nada tem a ver com o país do SCP do Manel e do Virgílio algum efeito teria também no SCP. E que melhor sitio para perceber isso que o esgoto blogosférico? Onde é que já vai o SCP do Manel e do Virgílio e compreendo perfeitamente a indignação do Virgílio mas também temos todos que ter coragem de admitir a mudança.
O país e o mundo mudaram muito e a uma velocidade impensável antes do aparecimento da NET - o novo Ministério da Educação. Ao certo o que é que partilham no SCP hoje as duas gerações de que o Manel falou? Pelos vistos já nem a cor das camisolas! Juntando os sucessivos fracassos desportivos à crise económica e a tudo o que passou a faltar em muitas casas, mais na mente que no estômago, estávamos mesmo a pedi-las. É o que diz a história.
A má notícia é que muito dificilmente volta a haver um presidente do SCP com muita posse de bola, a maior paixão. A boa é que muito dificilmente alguém saberá menos do SCP que o actual. Fala-se muito de tiques lampiões mas salta à vista que o verdadeiro herói é PdC. Talvez um mix, há que aguardar pelo desfecho para perceber melhor.
Sergio,
ResponderEliminarSou parecido ao BdC? Eu? Livra…
Sem falar em carácter ou de valores, que acho que são mt diferentes, diria que talvez partilhe alguns traços de personalidade comuns, sim, sou impulsivo e digo o que penso sem filtros, ou seja, daria igualmente um péssimo presidente do SCP! LOL.
Com uma gde diferença, apesar de tudo, como sou mt menos vaidoso, não tinha a necessidade permanente de alimentar o ego…
Abç
LOL Virgílio ... tanta modéstia :)!
ResponderEliminarMelhor do que isto, só ontem na SIC Notícias a discuritir-se a cara do Marco Silva qdo o BdC lhe deu um abraço, julgo que depois do 4 - 0.
ResponderEliminarGanhámos o jogo, com momentos de brilhante futebol, mas discute-se o abraço, a suposta cara feia do nosso treinador..
Lindo.
Que possamos ganhar já na 6ª feira e que no fim do jogo o BdC volte a abraço o nosso treinador e que este volte a fazer má cara.
É só isto!
SL
ResponderEliminar"Sporting arrisca-se a ser goleado no Dragão, diz Inácio
Antigo jogador de ambos os clubes antecipa clássico
Por Redacção 5 de Outubro de 2012 às 11:53
http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-sporting-liga-inacio-goleado-sa-pinto-domingos/520b6bc23004bc615fd217b8.html"
E isto dito pelo Inácio no Porto-Sporting em 2012, foi o quê?
Ajudou o Sporting na altura? Não foi destabilização? Alguém ouviu ou leu o BdC a condenar?
O Sporting no sec xxi parece um pouco Portugal no sec xx. A uma monarquia podre seguiu-se uma republica desorganizada, uma ditadura prolongada e uma democracia corrupta. BdC queria estar no terceiro estádio, mas tem de perceber que ainda estamos em plena guerra civil e qualquer tiro causa sangue. BdC está a fazer um grande trabalho, mas está muito longe de ser o ditador benevolente que anseia ser. Um ditador não levanta a arma, manda baixá-la.
ResponderEliminarSL
É mentira que o Manuel Fernandes ajudou a credibilizar uma lista que não tinha credibilidade nenhuma e por pouco não levou o clube a fechar portas? De tal forma que o próprio nem sabia que cargo iria ter após as eleições, como o próprio admitiu no programa?
ResponderEliminarÉ mentira que defendeu acerrimamente o Godinho Lopes quando já era mais que evidente perante todos o embuste que ali estava?
É mentira que nunca se coibiu de lavar roupa suja em directo, desde que está no programa Play Off?
Pode ter cometido erros por ser ingénuo, por precisar do dinheiro, etc... mas os erros assumem-se e tempo e palco para isso não lhe tem faltado. Será que o Manel ainda não ganhou noção de tudo aquilo que aconteceu enquanto ele lá esteve?
Este texto é pura demagogia e mais não faz do que apelar à emoção do mais comum adepto para tentar denegrir o actual presidente. Raiva, revolta e nojo senti eu quanto vi o Sporting no fundo da tabela, completamente à deriva e completamente decadente. Curiosamente, nessa altura não vi a mesma revolta nem a si nem ao herói, que até lá tinha um cargo e tudo.
E para que conste. sem, sempre admirei o Manuel Fernandes e considero-o uma das maiores figuras de referência da história do clube. Agora, isso não lhe dá imunidade e se, de facto, é livre de emitir as opiniões que entender, também deve estar preparado para ouvir respostas que não gosta. Há que saber separar as coisas, algo que você, pelos vistos, não consegue.
Se ainda houvessem duvidas sobre este blog acabaram neste post. Esta indignação toda andou sempre arredada deste blog nos tempos das anteriores direcções. Querem ver que o Sporting está mal agora, e que estava bem antes??? Mas expliquem me lá o que é que o Presidente disse de mal? O ódio guardado a espera de uma oportunidade qualquer. E dizem se eles Sportinguistas.
ResponderEliminarDoM
Sou sócio há 30 anos, concordo que BC tem sido um bom presidente que tem revitalizado o clube tem tido rigor na gestão e tem defendido o Sporting como há muito não se via. Todos concordamos que a gestão de GL foi desastrosa. Apesar das declarações de MF terem sido menos felizes, a recção do BC foi despropositada e revelou uma falta de principios e uma mesquinhez que me entristece. Fico muito preocupado se não vier pedir desculpa, porque todos erramos. Fico chocado com o seguidismo e como pode haver Sportinguistas que defendam esta atitude do presidente, ou estão bloqueados ou não sabem o que é o Sporting.
ResponderEliminar