domingo, 17 de abril de 2016

Moreirense-Sporting: está aí o paraíso dos paineleiros


(Os direitos de imagem são do MaisFutebol e nela estão os que me parecem ter sido os jogadores mais importantes do Sporting no jogo)

O Sporting concluiu com êxito a tarefa de manter a perseguição e pressão ao  líder era o líder do campeonato nacional no inicio da jornada. E foi como uma tarefa que o obstáculo Moreirense foi ultrapassado: sem grande brilho, mas com competência em modo "quanto baste" e por isso sem brilhantismos. Tratando-se de um terreno onde já coleccionamos dissabores e onde tradicionalmente vamos sentido dificuldades, podemos concluir que os serviços mínimos e obrigatórios foram cumpridos. 

Pode-se dizer que se tratou de uma vitória da prática e de algum cinismo de quem sabe que tem mais argumentos, mas de quem também sabe que é nestes jogos, com estes adversários, que se penhoram os troféus desejados, muitas vezes sem qualquer possibilidade de resgate futuro. Atendendo à forma como o resultado foi alcançado - o golo de Slimani é de legalidade de duvidosa - para o cinismo ser perfeito só faltaria que o Vitória de Setúbal amanhã vencesse com um golo semelhante e já depois da hora, depois de dar a volta a um resultado inicialmente adverso.

Provocações aos adversários à parte, é indiscutível que este campeonato ficará marcado pelas discussões acaloradas, mas nem por isso de racionalidade exemplar ou grande fidelidade aos factos, à volta da arbitragem. Este será porventura muito mais o campeonato dos comentadores, paineleiros e muito menos de quem gosta mesmo do grande jogo que é o futebol. O que o golo de Slimani ontem representará no que resta do campeonato atingirá proporções difíceis de prever, mas o cataclismo de grandeza bíblica nas argumentações não é de todo improvável.

Não me espantará absolutamente nada que a comunicação benfiquista se agarre ao golo de Slimani para fazer recrudescer a guerra de influências que há muito decorre nos bastidores. Provavelmente executará essa acção em simultâneo com a usual candura de quem busca apenas a verdade desportiva, enquanto  procurará sem quartel uma qualquer reparação em jeito compensatório.

Já me espanta é que o Sporting, de forma oficial ou apenas através dos seus adeptos, caia neste desvio lampiónico de transformar o que é incerto - não apenas o golo de Slimani, mas também o de Teo - e facilmente contestável, num dogma  que a própria doutrina vertida nos regulamentos abre porta à contestação. 

No mínimo é muito pouco inteligente porque em nenhum momento este tipo de argumentação nos é favorável. Não apenas porque as interpretações são passíveis de ser muitas e variadas, mas também porque, como bem sabemos, não apenas a comunicação benfiquista é bastante poderosa como detém um elevado lote de prestimosos sicários pretensamente isentos, capazes de transformar um erro de arbitragem num complot montado para entregar o campeonato ao Sporting. Já vimos isso na semana que passou com a veiculação de noticias de que o Sporting estaria na disposição de "olear" a vitória do Vitória na Luz.

O que me parece favorecer a nossa posição é assumpção de que os árbitros podem errar e por isso é natural que de vez em quanto o possam fazer a nosso favor. Já o contrário, como tantas vezes aconteceu (mesmo neste campeonato) é que é digno de suspeição. Depois há o percurso que as decisões do árbitro no jogo indicam: se ele nos quisesse beneficiar teria validado também o golo de Teo e não se prestaria à figura ridícula de expulsar Jesus. 

Mas esta é oportunidade de ouro que nos caiu no colo para fazer valer a argumentação a favor das novas tecnologias e não esquece-las agora convenientemente, sob pena de transformar em mero folclore de mau perdedor tudo o que dissemos até aqui, quando as decisões nos foram desfavoráveis. 

Mas, como este lance o demonstra de forma exemplar, é importante lembrar que esta não é a panaceia de todos os males e que por isso o que é importante é extirpar de vez a suspeição, de forma a que os erros dos árbitros possam ser enquadrados ao mesmo nível dos avançados e guarda-redes e assim aceites com desportivismo.

Se isso não bastar podemos sempre lembrar que o enorme passivo de Bruno Paixão com o Sporting sofreu agora um fugaz e quase imperceptível abate, face ao histórico.

Nota importante: Não consigo ter uma opinião relativamente ao golo do Teo, mas o lance do golo pareceu-me desde logo irregular. As imagens que até agora vi só contribuem para criar algumas dúvidas e no essencial para concluir que não se trata de uma falha indecorosa que o coro de indignados que se levantou de súbito. 

Provavelmente são os mesmos que entenderam legitimo o mergulho olímpico de Jonas, quando a modalidade é outra e os jogos Olímpicos são no Brasil, mas Paços de Ferreira ainda é Portugal e o verão ainda está para vir.

14 comentários:

  1. Olhando para a posicao de Slimani e da bola no momento do passe de Schelotto, tendo em conta as linhas transversais na relva que supostamente sao paralelas), é perfeitamente visível que Slimani está em linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo do "perfeitamente visível". Mais importante que a opinião particular é constatar que este tipo de argumentação não leva a lado nenhum. Os árbitros não têm linhas.

      Eliminar
  2. Também discordo do "perfeitamente visível". Mas o contrário tão pouco é "perfeitamente visível" e a lei é clara quanto a qual deve ser a decisão nesses casos. SL! JPT

    ResponderEliminar
  3. A verdade é só uma: o Sporting ganhou por 1-0 com o golo em claro fora-de-jogo marcado por um jogador que devia ser suspenso pelas diversas agressões feitas a colegas de profissão.
    Novas tecnologias? Para quê, se nem com as imagens flagrantes se castigou o Slimani?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal castigarmos o Eliseu, Samaris, Fesja, Jardel? E o Renato? Pode ser?! Então vamos a isso, castiguem-nos a todos.

      Novas tecnologias? Qual é a posição do teu clube e respectiva Direcção? Ainda se desse uma ajudinha na prática do narcotráfico...

      A verdade do Benfica já lá vai, dia 1 de Abril é o vosso dia. Para o ano há mais.

      Eliminar
  4. É isso tudo.

    Em relação ao lance do golo validado, a geometria descritiva é capaz de ajudar a ver o lance, para quem o quer ver com algum rigor, claro está.
    Aquele ângulo é o ângulo que mais prejudica na percepção do posicionamento do avançado, e não é o ângulo do bandeirinha (seria de uma incompetência atroz se assim o fosse). Não culpo com isto a SportTV, que não tem culpa das condições que o estádio do Moreirense oferece, e muito menos o Moreirense que tem o estádio que pode ter, localizado numa bela vila. Mas não é por a culpa morrer solteira que a realidade deixa de ser o que é. Para os lampiões burros e para os avençados de serviço, se não percebem de geometria descritiva - tal como eu não percebo - ao menos que ouçam quem percebe, independentemente da cor clubística. Isto se estiverem interessados na verdade. Pois, o problema é capaz de estar aí.

    Vamos lá a ver se logo haverá necessidade do Vítor Vouchers Pereira entrar em acção. Eu acredito que eles podem escorregar logo, com colinho ou sem colinho. Ontem, hoje e sempre, verde e branco!

    ResponderEliminar
  5. A azia burmelha e hipocrisia encornada a funcionar em pleno...
    Tirem o golo irregular (mal validado) ao Slimani e acrescentem o golo legal (mal anulado) do Teo. Qual seria o resultado final em Moreira de Cónegos? 0 -1. 3 Pontos para o SCP. O resto é o costume no futebol tuga: a amplificação dos erros que prejudicam o clube do sistema e a omissão permanente dos erros que o beneficiam. O nojo habitual, portanto. Nothing new in wonderland...

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  6. Interessante ver que a tal "geometria descritiva" só é utilizada pelos sportinguistas. Rodam um pouquito esta recta aqui, rodam um pouquito aquela recta ali e lá conseguem um "ponto de fuga" jeitoso. Se fizerem a construção geométrica com rigor vêm perfeitamente que a bola está alinhada pelo calcanhar mais atrasado do Slimani. Neste lance o Slimani estará cerca de 1 metro em fora de jogo (conta a parte mais avançada do corpo com excepção dos braços e ele está muito inclinado para a frente). No lance do Teo, este só estará cerca de 40 cm em fora de jogo. Antes do golo do Slimani o fiscal de linha também já tinha deixado passar um outro lance cerca de 70 cm em fora de jogo. Ele só começou a acertar nos foras de jogo após o golo do Slimani. E ele também sabe, como toda a gente sabe, que não havia câmaras de vídeo naquela zona do campo.

    Porque é que se fala tanto do assunto? Talvez porque antes do jogo o JJ disse que o Sporting estava a jogar enormidades e que ganhava os jogos de forma muito convincente. Nem de propósito, logo a seguir ganhou um jogo com um golo irregular. mas isso até é bom para o Sporting porque assim não se fala nas entradas assassinas dos jogadores do Sporting que o árbitro deixou passar. E os sportinguistas descobriram uma nova PAIXÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O curioso é que só se vêm adeptos da desonestidade (aka SLB) a dizer que é penalty porque sim, porque parece. Mostrem-me imagens, recorrendo ao AutoCAD ou ao que quiserem desde que seja minimamente sério, que demonstrem um fora de jogo, inequívoco. Força.
      O vosso comportamento e as vossas atitudes são tão previsíveis...
      Vocês tentam à força despir o fato de corruptos, mas por mais que esperneiem terão sempre essa névoa em cima das vossas cabeças, para os que têm vergonha na cara... Acham que essa campanha de acusação infundada resulta, dando a entender que são todos iguais, todos beneficiam na mesma medida, ou que são prejudicados na mesma medida. Mas entretanto já vos desmascaram a estratégia dos vouchers, sendo que a subsequente reacção dos orgãos decisores foi igualmente reveladora do lamaçal em que transformaram o nosso futebol. Já todos sabemos dos salários em atraso por vocês pagos a adversários, estágios no Seixal, marcação de jogos à vontade do Benfica, mesmo que para isso hipotequem as suas aspirações noutras competições (caso do Nacional), todos nos lembramos das declarações do Marco Ferreira, das declarações do Carlos Xavier relativas ao Estoril gate...

      Isto já chegou a um ponto em que metem o tratador da relva do estádio da Luz a tratar da relva do estádio do Restelo em vésperas de lá irem jogar... A podridão não tem limites, e os adeptos seguem contentes. Resta-nos a nós tentar acabar com esta farsa.

      Eliminar
  7. O scp gosta e de ter Cosme Machado(Arouca) e Paixoes(Moreirense) nos seus jogos fora e ter jogadores tipo TONEL nas equipes adversarias...vejam a mama so quantos pontos o scp arrecadou nesses jogos,mas ha mais,Tondela,Estoril,Belenenses do TONEL,Guimaraes etc.vejam se lhe tirarem esses pontos em que lugar estariam...
    Nao me vanham com os jogos do SLB,porque o UNICO jogo que o SLB foi ajudado e em Guimaraes 1 penalty por marcar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Representas bem o teu clube. Desonestidade criativa em todo o seu esplendor. Oferece mais uns vouchers que isso passa. Isso e defender as novas tecnologias, mas suponho que isso seja mais difícil.

      Eliminar
    2. Eh! Eh! Eh! Os pardais de telhado andam mesmo esquecidos do "colinho"dado pelos vouchers aos apitadeiros!... Tanta azia,Deus meu,para quem se reclama de haver 14 milhões de benfas e não haver nenhum soprador de apito que os beneficie!!!O pior é qualquer cidadão poder ver os likes desses pseudo juízes nas paginas do estado lampiónico.A vergonha é tanta na ajuda de que os lamps beneficiam,que faz corar de vergonha os Calabotes de antanho!!!

      Eliminar
  8. Jogo mais difícil do que eu esperava (sem iuri, palhinha e vitor gomes, não esperava grande coisa do moreirense, apesar de gostar do treinador).

    Apesar de ter visto o jogo de esguelha, pareceu-me que defendemos bem, surgindo os lances do moreirense de bolas paradas que são infinitas em jogos do bruno paixão (a incompetência não tem cor).

    Ao contrario do que vai sendo dito na blogosfera verde e branca, eu percebo a aposta no semedo e no schelotto (quanto ao coates temos de estar todos de acordo). Acho que o semedo tem grandes hipóteses de ser um super central, daqueles que não bate na frente porque sim, e que nos dará muitas alegrias. Ainda não é perfeito, claro que não. Mas estaríamos melhor com o Naldo? Duvido.

    Quanto ao schelotto, acho que nos jogos em que é só atacar, dá imenso jeito: ataca bem melhor que o jp apesar de ser trapalhão, e a aposta vai se justificando (grande assistência).

    SL

    ResponderEliminar
  9. Para mim não é fora de jogo. Mesmo que seja, o apitador de serviço não tem televisão nem imagens com linhas para ver que o ombro do slimani está adiantado.
    O resto é tudo de uma tremenda falta de carácter e de imparcialidade dos nossos comentadeiros e jornaleiros lampiões ! Mas isso também já não é novidade. E típico. ...
    Adiante. ...bruno de carvalho esteve mal no fim do jogo. Quando lhe perguntaram sobre o lance ele devia ter aproveitado, a atacar de novo o sistema ! "Sim talvez seja fora de jogo. E por isso que defendemos o vídeo árbitro, contrariamente à outros clubes". Com isto arruinava o discurso de coitadinhos deles.

    MLV

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)