São várias as razões pelas quais não tenho actualizado o blogue e desse facto tenho antes de mais de me penitenciar ante os que fazem deste espaço leitura habitual. Além das razões de ordem pessoal que não cabem aqui, o até agora altamente decepcionante momento eleitoral tem constituído um forte dissuasor e obstáculo à vontade de escrever.
No entanto, tendo ocorrido ontem o único (!) debate entre as duas candidaturas interessa-me, até para registo futuro, deixar algumas notas sobre o mesmo.
1- Neste momento é totalmente inútil fazer um juízo público sobre quem venceu o debate, tal a radicalização das posições, sem que quem o faz fique sujeito a todo o tipo de impropérios, insultos e desgaste desnecessário. Mas já não o é a condenação da argumentação insultuosa que contaminam muitos dos comentários que se vêm registando, com acusações ridículas e dignas de avaliação psiquiátrica. O principal prejudicado é o debate e sobretudo o Sporting. Poucas serão as pessoas com uma vida pessoal e carreira profissional sólidas que se queiram sujeitar a tal. Agora e no futuro.
2- Ainda nesse âmbito é sintomática a forma como se tratam e analisam os nomes e as escolhas consoante o lado da barricada a que se associam. As considerações feitas sobre Delfim, mas sobretudo Boloni, o último treinador campeão, são, na sua grande maioria, lamentáveis.
3- As piores dúvidas sobre o modelo escolhido para o debate acabaram por se confirmar. O moderador não conseguiu esquecer-se que um dos seus entrevistados também lhe assina os cheques, chegando a ser confrangedora a parcialidade com que deixava Bruno de Carvalho em discurso livre (e muitas vezes lateralizado, com apartes deselegantes e provocatórios, ou sem qualquer conteúdo) para interromper amiúde o raciocínio de Pedro Madeira Rodrigues. Ver o moderador a fazer o papel de "Severino em versão moderada" das eleições anteriores foi particularmente penoso. É bom lembrar que trabalha para o Sporting e não para BdC, por mais que tal seja tão amiúde confundido.
4- Se são inequívocos os trunfos que Bruno de Carvalho tem para apresentar (melhoria clara em muitos sectores da vida do clube, pavilhão, vendas de jogadores, etc) são também muitos os pontos a merecerem profunda discordância (da minha parte, obviamente). A maior fragilidade são a falta de resultados desportivos consistentes e que justifiquem tantos auto-elogios, quando afinal se trata da normalização do clube. Foi muito por isso que se ficou pela apresentação de médias ao invés de troféus, pontuadas com as habituais desculpas em que o Sporting cai com demasiada frequência.
5- São também inegavelmente inequívocas as fragilidades de Pedro Madeira Rodrigues e sobretudo da máquina que suporta a sua candidatura. Tal torna ainda mais difícil de percorrer o caminho a que se propôs, que já de si comportava uma tarefa ciclópica: constituir-se como alternativa à aura messiânica que uma grande parte dos Sportinguistas vêm em Bruno de Carvalho, quanto mim de forma hiperbólica, injustificada e sobretudo perniciosa para o clube e até para o próprio.
6- A propósito do ponto anterior é importante assinalar que se as candidaturas de BdC tivessem sido sujeitas ao grau de escrutínio a que está a ser sujeita agora a candidatura de PMR, e os votos então recolhidos fossem muito mais o resultado da captação do descontentamento, provavelmente não seria ele o actual presidente.
7- Do ponto de vista do esclarecimento dos sócios o debate foi uma perda de tempo. Por exemplo, algumas das medidas de PMR suscitam enormes dúvidas sobre a sua exequibilidade e BdC manteve-se na atitude defensiva que adoptou para a campanha, certamente aconselhado pelos directores se campanha que sabem que quanto menos se expuser melhor.
Excelente análise! Concordo com praticamente todos os pontos mencionados. SL,
ResponderEliminarConcordo genericamente.
ResponderEliminarApenas referir que em relação ao inegável "facciosismo" do moderador se contrapõe uma avassaladora máquina propagandista no plano mediático nacional, como se fosse imperioso não a vitória de PMR mas antes a derrota de BdC. E isto arrepia. Há algo maior em torno destas eleições e duvido da virtuosidade da candidatura de PMR. Honestamente confesso gostar da ideia de me ver livre de JJ. Mas fazer disto bandeira e "leitmotive" de uma candidatura. Futebol, futebol e mais futebol...
É que sou daqueles que sou do Sportimg também pelo futebol...
Ladislau,
Eliminarnão sou ingénuo mas também não sou parvo. Nas eleições de 2013 passou-se a ideia de que o Couceiro era o delegado do roquetismo. Nas actuais, pela impossibilidade de usar o mesmo argumento, até porque muitas figuras que personificam o pior desses anos estão na comissão de honra de BdC, diz-se que é benfiquista e representante de interesses ocultos, etc. O incrível é que o spin passou e colou-se ao candidato sem qualquer verificação de veracidade, o que acho ser um sinal bem claro do momento do clube.
No que eu acredito é que com todos as virtudes e defeitos PMR não deixa de ser um Sportinguista como outro qualquer, que certamente quer o melhor para o clube e que não se revê na gestão de BdC.
o spin doctor é tão poderoso que conseguiu que as publicações ( que odeiam o Sporting ) incensem o candidato Madeira. Ainda mais estranho, o manifesto do elegante Victor Espadinha saiu em todos os blogues benfiquistas com grande destaque. Spin? yeah, right, tell me about it.
EliminarNão tem nada de estranho. Os rivais gostam que haja confusão no Sporting, além de que deve ter divertido muitos benfiquistas a linguagem usada. Só por isso.
EliminarDe resto, não conheço nenhum amigo portista ou benfiquista que receie Bruno e que ache que vai ser sucesso no Sporting. É visto como uma fonte de anedotas regulares.
Imagino que Ricciardi ao referir-se que os rivais andam nervosos com a dupla Bruno/Jesus, estivesse a falar de Braga ou Guimarães e como nos destacámos na luta pelo 3° lugar.
Excelente, finalmente leio algo de grande isenção, inteligência e sportinguista, bem haja.
EliminarVi o debate com interesse. Apesar de morno, muito pela postura de Bruno de Carvalho (cuja contenção "presidencial" lhe causou evidente sofrimento), penso que foi esclarecedor: se repetir a palavra "vencer" fosse uma caminho para vencer, havia dois candidatos a Presidente do SCP. Não há. Há um, que tem obra feita - e nada pequena, parece-me - e a ser feita, e que se apoiou nessa evidência. Errou, e bastante, em especial neste último ano, por sofreguidão - mas, ainda assim, fez muito (para quem tem memória). Conto que tenha aprendido com os erros. Acho injustas as críticas ao moderador. Sou, desde há uns 10 anos, assinante da Sport TV e não fazia ideia, até ontem, que o Rui Mendonça era Sportinguista (não vejo a Sporting TV). É um truque que só os Sportinguistas conseguem fazer: logo a seguir ao debate vi os resumos da Liga Europa da SIC, e o palhaço que comentou os resumos destacou o "livre à Camacho" do Borussia e Cardozo estar no banco do Olympiacos (já André Martins ser titular, moita...). É outra gente. É um facto que o moderador fez perguntas muito mais acutilantes ao "challenger" do que as que fez ao titular. É evidente porquê: o "challenger" tem-se multiplicado em promessas e afirmações que justificam mais indagação e justificação. E, pelas respostas do mesmo, parece-me também ser evidente, que essas afirmações continuam (e, acredito, continuarão) inteiramente por indagar e justificar. SL! JPT
ResponderEliminarOs sportinguistas querem êxitos desportivos: essa é a medida de sucesso dum presidente. Não me venham falar das tretas dos resultados líquidos que não é isso que traz alegrias. A pergunta que deve ser feita quando se vota é: é com esta dupla em declínio BdC/ JJ que vamos ser campeões? Com as constantes mudanças de direção na definição do plantel, más contratações e um treinador que se valoriza a ele, destratando os jogadores, que me estão com ele. Se se acabar com isto e ao menos haver uma outra esperança, tem de se votar PMR.
ResponderEliminar"[...] Não me venham falar das tretas dos resultados líquidos que não é isso que traz alegrias. A pergunta que deve ser feita quando se vota é: é com esta dupla em declínio BdC/ JJ que vamos ser campeões? [...]" ... isto é a sério Verde Protector? é que se é a sério o amigo pode-se, rapidamente, fazer sócio do carnide.
EliminarDeprime-me ir buscar exemplos ao outro lado da Segunda Circular, mas se o presidente do nosso rival tivesse feito isso nas mesmas circunstâncias (o que teve ocasião para fazer em 2011, 2012 e, em especial, 2013), provavelmente não tinha (como tem, infelizmente), um claro domínio do futebol português. A época passada, o futebol do SCP atingiu um nível de qualidade e competitividade que eu, nos 32 anos que levo de sócio, nunca vi. O que vi em Braga, no último jogo da época passada, foi ainda melhor do que o que vi no Vidal Pinheiro em 2000 e, muitíssimo melhor do que o que vi no Bonfim, em 2002. Apesar do mérito que tiveram, os campeões que vi (dois, em 32 anos de sócio) foram, ambos, mais fruto de circunstâncias fortuitas (Octávio no FCP, Jardel divino, árbitros sorteados) do que da sua qualidade e competitividade, como provaram as épocas seguintes. É um facto que esta época é a miséria que é. Parte dela era evitável (erros graves nas contratações, laterais miseráveis, não aproveitamento dos miúdos, erros arbitrais, escolhas tácticas discutíveis), outra era inevitável (perder duas peças-chave do 11 com a época a correr, ter um Adrien a 50% e um Bryan esgotado). Mas parece-me que os Sportinguistas já deviam ter aprendido - com os 4 anos de horror que se seguiram aos 4 segundos lugares e 4 "tacinhas" do Sr. Paulo Bento, que piorar é muito do mais fácil que melhorar. "Querer êxitos desportivos" não chega: é preciso trabalhar, errar, aprender, insistir, errar outra vez, emendar, trabalhar mais, que é, parece-me, o que está a ser feito. SL! JPT
EliminarFoi com este pensamento que em 2013 ficámos à beira de um PER.
EliminarQue se lixem as contas...
Exactamente, com este treinador em declínio não vamos lá. Estas substituições aos 90 é de bradar.
EliminarExcelente post mas discordo parcialmente em algumas e profundamente no ponto 3.
ResponderEliminarEu, como Sportinguista bem atento ao debate, não consegui perceber efectivamente nenhuma das medidas propostas pelo PMR. Nem a do futebol com o Boloni e Delfim e equipa B, quanto mais as outras.
Era o que mais queria ouvir, sinceramente.
E tenho mesmo muita pena que em cada tópico o PMR não tenha falado mais de um minuto sobre o tema e passasse directamente e constantemente ao ataque a BdC e JJ.
Acho que o comentador devia ter alertado muito mais vezes o PMR que já se estava a perder, NOVAMENTE, em ataques pessoais.
O BdC, a mal ou a bem, mostrou o trabalho (bom ou mau, não interessa) que tem feito e falou sempre um pouco sobre o tema em questão. Se concordamos ou não com ele é tarefa nossa, mas pelo menos ouvi qualquer coisa.
E pela primeira primeira vez na minha vida concordei a 100% com o que disse BdC depois da entrevista. O PMR é um vazio absurdo e estou triste por ter um candidato como PMR.
Sinto-me insultado pelas considerações sobre o poder económico dos Sportinguistas.
Sinto-me insultado pela maneira como desvaloriza o que significou para os sócios a Missão Pavilhão e nem que a vaca tussa acredito que tenha posto um euro lá. Nem 1.
Sinto-me insultado pela maneira como desvalorizou TODAS as modalidades extra futebol.
Sinto-me insultado pela maneira em como não se importou de desvalorizar o Sporting e os seus parceiros para atacar o BdC.
Sinto-me insultado em como diz que tapa o fosso com 1.5M€ (e que vão ter bons lugares) quando as fotos que ele próprio tem no seu face não têm o fosso tapado.
Sinto-me insultado por ele nem saber os escalões de sócio.
Sinto-me, simplesmente, insultado e envergonhado pelo que assisti ontem da parte do candidato a presidente do Sporting Clube de Portugal PMR.
É isto que merecemos?
Se calhar é mesmo.
Pois. Mas diz que ganhou o debate.
EliminarA escolha é dos socios. E o que os socios escolherem, é o que mereçem.
EliminarNao podemos escolher quem faz parte do nosso clube como socio, ou adepto, por mais que alguns continuem a puxar do seu IRS, ou dizerem que ganham mais dinheiro do que os outros...ha gente no nosso clube que so se importa com as aparencias, o que tambem explica o pouco que temos ganho nos ultimos anos.
Mas podemos escolher quem o lidera, mesmo que so tendo 2 opçoes, tenhamos de optar pelo mal menor.
Votarei BC. Nao ganhou tantos titulos como deveria. Mas hoje o clube esta melhor do que estava em 2013. Nao existindo alternativa, que de mais garantias de fazer melhor, escolho o mesmo que ja la estava.
"Bom ou mau não interessa" A messialização bem empregue.
EliminarMuitos sócios sentem-se insultados pelo presidente, claro que aqueles que não têm vergonha na cara não.
EliminarO apoio de Roquette e Angelo Correia, por i só, chega para perceber ao que vem PMR.
ResponderEliminarEssa corja não merece o Sporting.
O Sporting não merece essa corja. NUNCA MAIS!
Pensei que a corja o Ricciardi, o que escolhe presidentes. Mas como agora apoia o Bruno, já passou a ser inteligente e a "abrir os olhos". É só rir com a falta de coerência.
EliminarO que resumo deste debate é aquilo de que ja desconfiava a muito tempo.
ResponderEliminarO candidato PMR, diz que 4 anos chegam para se ser campeao pelo Sporting. Concerteza que para achar isto, ele nao deve de viver no mesmo mundo que eu. Deve de viver naquele mundo de fantasia, onde os sportinguistas ate ganham mais dinheiro que os outros.
Mas como é que ele acha que 4 anos chegam para ser campeao, se nao lhe chegaram sequer para organizar uma oposiçao em condicoes? Se apresenta o homem do futebol a noite, aquele que sempre quis, o sonho, mas que so contratou a 13h da tarde desse dia, e tudo a apenas semana e meia das eleiçoes? Se anda a semanas a dizer que vai mandar o JJ embora, diz na apresentaçao do homem que ele vai ser o treinador a partir de dia 4, so para minutos depois, em plena cmtv, o homem dizer que nao sabe de nada!
Mas o que é isto?
PMR representa, em carne e osso, tudo aquilo que foi feito na sobra nestes ultimos anos. Representa os teoricos da treta, os pombinhos, os anjinhos, os ressabiados, os desempregados que perderam a mama, e que andaram nos ultimos pelos blogs a espalhar veneno.
Isto acabou por ser tudo aquilo que eu ja esperava pelo que ia vendo, ou melhor nao vendo. Um candidato de oposiçao fraco, que representa gente fraca. Nada mais.
Que continuem a nao aparecer nas AG's. Que continuem a fazer flyers, e a por anuncios na segunda circular, porque no fundo so para isso e que têm jeito.
E ja agora so para terminar. Se ha forma de fazer as obras no estadio por 1.5 milhoes de euros, entao que seja disponibilizado esse verdadeiro milagre a direccao vencedora, seja ele qual for. E patrimonio que fica para o clube, e para os seus socios.
Tanto chegam, que no 3.o tivemos perto. Coisa que o PMR não representa é os desempregados, isso pode-se aplicar ao bruno há 4 anos. $ anos para organizar oposição? O homem tinha trabalho, não andou na sombra á procura do ordenado da sad.
EliminarTrabalho? PMR tinha era tacho! O Linkedin dele é daquelas coisas para os quais a expressão "autoexplicativo" foi criada.
EliminarExactamente, Relva. PMR deixa trabalho altamente bem remunerado, já se comprometeu que não vem ganhar mais para o Sporting, mas ele é que é o abutre. Só rir. O Bruno, que "não tem onde cair morto", que suplica para não o deixarem cair, senão tem de emigrar, é que é o honesto lol.
Eliminar"O candidato PMR, diz que 4 anos chegam para se ser campeao pelo Sporting. Concerteza que para achar isto, ele nao deve de viver no mesmo mundo que eu."
EliminarPos não, realmente não vives neste mundo...
Ora vai lá ver quantos anos precisaram José Roquete e António Dias da Cunha para serem campeões pelo SCP!!! E era roquetes, imagina se não fossem, como o actual presidente amiganhaço do maior corquete de todos: José Maria Riccirdi.
Virgílio.
Sofres de amnésia?
ResponderEliminarSei bem que não.
Como sempre tentas encapotar o teu apoio a tudo o que seja anti-BdC porque te falta uma coluna vertebral.
Bruno de Carvalho em 2011 e 2013 foi alvo de todos os ataques possíveis por parte dos croquetes, nos quais te incluis.
Nos 4 anos de BdC como presidente, mais uma vez os maiores ataques vieram precisamente de sportinguistas como o City Lion e outros personagens menores nos seus blogues, entre os quais se inclui este.
Basta lembrar o que se escreveu sobre BdC, os outdoors, os panfletos, etc.
Nesta campanha, basta olhar para o discurso de Madeira Rodrigues e seus apoiantes para ver o melhor exemplo de ataques pessoais, com considerações ao nível familiar para lá de todos os nomes e alcunhas que chamam ao actual presidente.
Não tens amnésia, tens é falta de coluna vertebral.
Não te esqueças de votar no dia 4 para ver se o teu candidato consegue dar-te uma alegria que te diga desde 2013.
Debate muito fraco. Análise ridícula ao debate e às eleições. Não estou para me chatear a explicar o ridículo da análise.
ResponderEliminarSL