O excelente fim-de-semana desportivo culminou com a conquista de mais um troféu para o futsal, o que vem confirmar a hegemonia do clube na modalidade. É no entanto a campanha eleitoral que obviamente domina as atenções da generalidade dos adeptos.
O aparecimento da gravação de uma conversa entre várias intervenientes, onde estão identificados José Maria Ricciardi (JMR) e Sikander Sattar (SS), veio agitar ainda mais as águas daquela que deve ser das campanhas mais fraquinhas que tenho memória, incluindo até aquelas de candidato único. Zero ideias e uma multitude de acusações e insultos é o que nos tem sido oferecido, substituindo assim o confronto de ideias e projectos. Para tal era preciso que os houvesse não era?...
Há muita coisa para perceber neste vídeo (os intervenientes, os verdadeiros objectivos, as datas precisas) mas o pouco que se sabe é por si só muito importante:
- O que se ouve na gravação aconteceu de facto e foi já confirmado por JMR [
LINK];
- O que se ouve na gravação confirma o que há muito se imaginava. As eleições legitimavam uma escolha que era feita previamente no recato dos gabinetes e por gente que se move insidiosamente atrás das cortinas;
- Apesar de ser uma confirmação, o visionamento do filme não deixa de conferir uma sensação de voyerismo, tal a falta de decoro e sentimento de impunidade dos intervenientes. O sentimento de quem fala de algo que possui e que os sócios do Sporting são a "populaça" está permanentemente presente nos diálogos;
- O visionamento do vídeo reacende as dúvidas sobre a verdadeira autoria da reestruturação financeira. Elas são mais do que naturais quanto mais não seja pela celeridade com que aquela foi apresentada, atendendo até à narrativa da época, em que em vez de dossiers a actual administração só haveria recebido "uma folha A4";
- Fica por saber se o que se tem reiterado aos sócios é realmente verdade ou uma cortina de fumo para a apresentação, mais uma vez, de um plano de carácter urgente, inapelável e incontestável, na habitual retórica de "ou isto ou caos", como por exemplo a perda da maioria da SAD?
- A presença de JMR e Sikander Sattar na famigerada comissão de honra de Bruno de Carvalho significa a pretensa "unificação da familia leonina", que ao longo dos últimos quatro anos nunca foi pugnada pela actual administração ou a é a confirmação de que existe de facto um plano?
- A manutenção de um investidor mistério ao longo de tantos meses faz parte desse plano?
- O anonimato da sua existência não representa a passagem de um autêntico cheque em branco e não deveria deveria o seu nome ser conhecido antes do acto eleitoral?
- A sua existência não é um entrave à transparência, adensando e abrindo agora a porta à especulação?
- Está ainda por explicar porque foram movidos processos a antigos presidentes, visando a responsabilização pelos seus actos e diversos outros membros de órgãos sociais terem passado entre os pingos da chuva.
- A presença desses dois elementos, (e de vários outros) que durante vários mandatos desempenharam funções no Conselho Fiscal (cuja missão, entre outras é a de "fiscalizar os actos administrativos e financeiros do Conselho
Directivo, procedendo ao exame periódico dos documentos contabilísticos
do Clube. Por último, deverá participar ao Conselho Directivo quaisquer
irregularidades, ou indício delas, que tenha detectado no exercício das
suas funções") é no mínimo estranha e representa uma estranha solidarização com a incúria e o desleixo com que aquelas funções foram exercidas.
- Era interessante ouvir o que têm a dizer alguns dos elementos que ladeiam estes senhores na Comissão de Honra de Bruno de Carvalho e que durante anos se opuseram à existência de tudo quanto SS e JMR representam para o Sporting;
- Afinal a frase "O Sporting é nosso" foi proferida originalmente por quem?...
- Daí que o título me pareça apropriado: neste vídeo quem nos anda mesmo a comer (sexo, com F), quem nos anda a mentir?
"Afinal a frase "O Sporting é nosso" foi proferida originalmente por quem?"
ResponderEliminarbrutal, caro Leão.
Um enorme post. Sentido crítico, ponderado e que questiona o óbvio. Infelizmente, tudo ficará por responder e, em breve, os insultos vão tomar conta deste espaço, quase único na blogosfera leonina.
Nestas eleições, que marcam mais uma página triste da nossa História, tal foi a mediocridade das campanhas eleitorais, vamos deixar passar a oportunidade de discutir, verdadeiramente, o clube.
Tenho 36 anos e vi o Sporting ser campeão por 2 vezes. No Futebol, somos tudo menos um Grande.
um grande abraço
Cantinho,
EliminarObrigado, como bem sabes o sentimento é mutuo.
Acrescentaria apenas uma nota: somos de facto muito grandes se atendermos não aos troféus que repetidamente não ganhamos mas ao imenso amor que nutrimos pelo clube, apesar disso. E isso nota-se em todos os lados e enquanto esse amor resistir, resiste a nossa condição de grande.
Abraço
Já eu tenho 34 anos e desde que nasci o Sporting foi campeão por 2 vezes. No Futebol, somos de certeza um Grande, e eu vejo isso ao vivo de 15 em 15 dias em Alvalade desde há 20 anos.
EliminarQuanto ao resto há muita coisa por explicar e sempre tive um grande incómodo de ver estas 2 personagens na CdH.
Julgo ser fundamental provar o quando e o contexto destas gravações, porque se não é possível tirar conclusões completamente diversas... mas para o PMR não ter dito de quando eram, o falatório sobre o Adrien e o facto de se censurar de propósito o nome do outro candidato já se pode concluir muita coisa (sim, vê como foi editado, nota-se perfeitamente o corte no som).
No entanto, julgo que só vamos mesmo descobrir quando as VMOC vierem com força. Aí não há maneira de não se descobrir. Vais ver como o investidor fantasma aparece num instante se algo correr mal.
Mas quem criou as VMOC's? Onde estava o Ricciardi etc? Onde estava o Ricciardi nas últimas eleições? Porque raio aparece ele agora aqui na de BdC? É mais do que óbvio que o BdC tem de comer com o JMR enquanto não se resolver as VMOC's, ele deve estar lá como "representante" dos investidores fantasmas para se certificar que o BdC não enterra o clube definitivamente, ou pelo menos que não vá pelo caminho que estava a ir com Godinho.
"- O que se ouve na gravação confirma o que há muito se imaginava. As eleições legitimavam uma escolha que era feita previamente no recato dos gabinetes e por gente que se move insidiosamente atrás das cortinas;"
Mais do que óbvio. Mas somos todos parvos ou quê? Agora é que ficou provado? Deixa-me rir, ó LdA, TODAS as candidaturas há tempos que têm sempre estes vermezinhos, amiguinhos, etc. lá dentro, basta ver o último que se demitiu da lista do PMR. A lista do BdC não será excepção com certeza.
De resto, honestamente, não ouvi pouco ou nada de novo. O Sporting, para estas personagens, é só mais um brinquedo para o status e para arranjar dinheiro e tachos para amigos e familiares.
Quem sofre pelo clube são os sócios.
Não acredito que sejam Sportinguistas quem escreve aqui. Só maldizer, gente azeda, gente ao nível do P. Guerra, Gomes da Silva e J. Gobern. Que tristeza de gente. Nem uma linha sobre o jogo das leoas contra o Braga, com mais de dez mil pessoas, num jogo de encantar. Mas vocês só destila.
EliminarP.S. Não concordo com o estilo do BC, mas o que fez de bem compensa largamente. Só vocês não admitem. Tristeza!
LdA,
ResponderEliminarPor um lado temos:
- Eduardo Barroso , Daniel Sampaio, BdC, Carlos Vieira sempre afirmaram e mais recentemente Ricciardi que em cima da mesa estava um PER!
Nobre Guedes dizia isto em 24-05-2013:
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/nobre-guedes-nao-ve-salvacao-para-o-sporting-3238602.html
“Nobre Guedes mostra-se crítico em relação à gestão de Bruno de Carvalho, considerando mesmo que "o Sporting, neste ritmo, não tem salvação". "É a minha opinião", sublinha, em declarações à Antena 1. "O Sporting vai passar por tempos muito difíceis e o problema é mais falta de receitas do que custos a mais", explicou.”
“Para o administrador e responsável financeiro da SAD leonina nos tempos de José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes, a política atual está errada."Aquilo que estão a fazer é reduzir custos para diminuir prejuízos. Acho que o Sporting precisa do contrário, precisa de levantar as receitas e voltar a ter lucros. São duas visões, vamos ver qual a correta", desafiou.”
Como se pode ler as premissas levadas a cabo por BdC no que toca à Reestruturação Financeira são contrárias as que o Nobre Guedes defendia.
Logo a questão é como poderia ter ele delineado uma reestruturação contrária ao que defendia e que nos moldes em que foi feita levaria ao fim do SCP.
Se me disseres que muitas condições foram impostas pela Banca ... claro que sim afinal de contas eram eles que tinham a faca e o queijo na mão, agora retirar méritos a Carlos Vieira desta reestruturação e dá-los de bandeija a NG e GL é muito injusto para ser simpático.
Não deixa de ser verdade que ver Ricciardi pavonear-se como defensor da verdade e dos bons valores, colando-se agora a BdC é algo que pessoalmente me incomoda.
SL,
Sérgio,
Eliminarlembras-te o que dizia o JMR sobre as contas de JEB e depois de Godinho? Por isso quando ele diz que estamos estáveis financeiramente como nunca eu até tremo. E sabendo que estamos muito melhor do que há 4 anos (também mal era) estamos longe de de estar numa posição confortável.
Abraço
Sérgio,
Eliminaruma coisa importante que me passou: uma coisa é procurar pacificar a familia leonina, coisa que ainda está por fazer na prática. Outra bem diferente é convidar JMR e SS (entre outros...) para a sua comissão de honra.
A colocação deste vídeo online e aquela patética conferência de imprensa umas horas após (supostamente para apresentar treinador), ambas obra do City Lion, permitem-me retirar duas conclusões essenciais:
ResponderEliminar1. que ele próprio, city lion, não tem o mínimo de perfil, honestidade intelectual ou ética para dirigir uma instituição ao nível do Sporting Clube de Portugal
2. que de facto Bruno de Carvalho teve um papel fundamental no sentido de evitar (para já adiar, veremos no futuro) a perda do controlo da SAD por parte do SCP, chamem a isso "salvar o Sporting" ou não, pouco me interessa
Tudo o resto, e nisso tenho de incluir este post, são teorias de conspiração que usam a descontextualização temporal como arma (muitas vezes com desonestidade intelectual) para tentar virar o rumo destas eleições.
Finalmente, resta-me agradecer ao city lion, porque a sua limitada inteligência não lhe permitiu perceber que esta jogada de baixo nível e intelectualmente desonesta só joga em seu desfavor, e lhe faz cair a máscara de homem polido e preparado.
Saudações Leoninas
Diogre,
Eliminarrelativamente ao ponto nº1 pelo que vimos nos últimos 4 anos o outro candidato e actual presidente está longe ser um modelo de ética, honestidade ou perfil.
E quando é apresentado o novo treinador, pá? E o clube naval, pá? E o centro de estágios no Norte, pá? E quando chegam os investidores/irmãos, pá? Um gajo que humilha a marioneta do Ricciardi (o presidente do Sporting Clube de Carvalho), que goza com um sócio cinquentenário e que se senta na bancada dos adeptos do Estoril tem de se chegar à frente, pá. O meu voto depende disso!
ResponderEliminarO post não é a propósito das promessas eleitorais do PMR ou de BdC. Mas a esse propósito podia dizer que os investidores do PMR estão no aeroporto com os russos e americanos de BdC. Só para inicio de conversa.
EliminarSó para inicio de conversa na campanha de 2011 o Bruno de Carvalho colocou nomes e caras nos seus investidores e apresentou mesmo as condições em que o investimento de concretizaria.
EliminarTentar comparar isso às promessas de investidores irmãos que ninguém conhece e condições que se resumem a um "vocês vão ver... Vão gostar!" é só mais uma desonestidade intelectual do escriba.
De resto um post mistificador tentando salvar os pés de PMR da enorme bazucada auto infligida.
Enfim, mais do mesmo este blogg! é só destilar ódio ao actual presidente, mas já o outro palhaço, cheio de educação e elevação (dei uma surra no gajo pahh) que tem um verdadeiro ódio já nem falo do Presidente, mas de todos os sócios que apoiam BdC, esse cretino pode dizer, mentir e fazer o que lhe dá na gana, apenas temo pela familia desta criatura, quando no dia 4 saír com o rabinho entre as pernas, humilhado nas urnas e sem emprego/taxo, não vá ele ter um surto psicótico e vingar-se na família.
ResponderEliminarSão ambos mentirosos (BdC e PMR), intelectualmente desonestos e mal criados. Por mim nenhum dos 2 entrava no SCP e por isso não irei votar.
ResponderEliminarNo entanto, com esta do vídeo, PMR acabou de atirar para o lixo as poucas hipoteses que poderia ter de ganhar.
PMR não tem qualquer culpa no vídeo. Agora atacam o mensageiro? A mensagem não interessa? O video é de 2016.
Eliminar1. Em 7/9/16 é noticiado que o salário de Adrien é aumentado de 1,2M para 1,75M. Vejam a CS.
2. As eleições de 2013 tinha 3 candidatos. As de 2017, 2 candidatos. Eles falam no vídeo, “ou um ou outro”.
3. Em 9/9/16 é noticiado que o Sporting aumentou os custos salariais para o dobro, de 25M para 50M. Vejam a CS.
Tudo notícias que surgiram em 2016. A própria notícia da oferta de 8M pelo Patrício veio do Football Leaks no verão de 2016.
O vídeo não pode ser de há 3 anos como diz o Ricciardi! Aldrabão!
Queria acrescentar:
ResponderEliminarO que BdC disse foi "O Sporting é nosso OUTRA VEZ".
Não vamos ser como o outro que se "esquece" de citar as frases completas, não é? ;-)
1º - Se as escutas são nas anteriores a eleição de Bruno de Carvalho, na altura quem se opunha radicalmente a perda de maioria da SAD, se bem me lembro era BC. José Couceiro admitia a hipótese da perda da maioria da SAD.
ResponderEliminar2º - Se bem me lembro a luta de BC para manter a maioria da SAD fez capas de jornais e até admitia a demissão em bloco de toda a direcção caso não se conseguisse manter a maioria.
3º - A renegociação demorou meses e nem sei se completou um ano...
4º - A renegociação foi aprovada pelos sócios com 97% dos votos.
5º - Qualquer intenção de alterar essa maioria não passará sempre pelos sócios? Elucidem-me.
6º - Não seria mais fácil entregar a maioria em 2013, apresentando o cenário real de pré-falência que existia e acenando como a única solução possível entregar a maioria da SAD a banca?
Já agora pagarmos por determinados empréstimos juros de 1% e termos obrigatoriamente de colocar dinheiro a parte(19 milhões já estão guardados com a venda de Slimani e João Mário) para recomprarmos as VMOC como condição para o sucesso obtido na renegociação(que reduziu o passivo fortemente) foi um compromisso sério com a banca que não queria mais esperar pelos "milagres financeiros" das anteriores administrações.
Agora a sério: alguém tem dúvida que o Bruno de Carvalho não passa de uma marioneta dos Ricciardis da banca? Alguém acha mesmo que ele é mais do que uma peça decorativa? Alguém já se esqueceu do famoso e deprimente "projeto Roquete"? É mais do que flagrante que (com os resultados esperados nestas eleições) vem aí a segunda parte.
ResponderEliminarSe assim fosse seria mais fácil entregar a SAD quando BC ganhou as eleições e estávamos falidos. Agora em que estamos financeiramente equilibrados, a pagar juros inferiores ao inicialmente acordado, com os passes dos jogadores maioritariamente em posse do SCP, com uma "fornada" de talentos a surgir(ver iniciados, juvenis e juniores), com as maiores vendas de sempre do SCP, com o acordo dos direitos televisivos, alguém acredita que os sócios aceitariam em votação entregar a maioria da SAD? Ricciardi é um sportinguista que esteve ao lado do clube com diferentes direções e o áudio é ilucidativo de que, como outros banqueiros, estava pelos cabelos de emprestar dinheiro ao SCP e ver sucessivos presidentes a apresentar milhões de prejuízo, nada de títulos, e a pedir novos empréstimos. Não esquecer que Godinho L. vendeu percentagens significativas de passes de jogadores da formação à Holdimo(hoje 3º accionista da SAD graças a recompra destes passes por esta direção) e ainda assim apresentou um prejuízo de 90 milhões de euros...
Eliminar"E quando é apresentado o novo treinador, pá?" O homem já disse públicamente que o Boloni tomava conta da equipa até ao final da época e, o novo treinador, entrava na próxima época, por isso tem muito tempo para apresentá-lo. Pelo menos não faz a figura triste que o Bruno fez quando andava em campanha e apresentou o treinador a seguir a um resultado negativo.
ResponderEliminarTenho 37 anos. Comecei a seguir futebol e a viver o Sporting apaixonadamente quando o Presidente era Sousa Cintra. De lá para cá foi um definhar constante até à (pré-)falência.
ResponderEliminarCom Bruno de Carvalho invertemos esse rumo e temos recuperado e crescido (resultados financeiros, assistências no estádio, nr de sócios, nr de pontos no campeonato) como nunca vi.
O vídeo é mais um atestado disso mesmo. Ninguém nas lides da banca acreditava ser possível outra solução. Conseguiu-se. Com Esta Direcção. Quando os membros das anteriores já só diziam que o Sporting estava falido e "agora é preciso gerir 'aquilo'" -- cito de memória.
Não sei quem aqui se acha perfeito e concordo com algumas das críticas apontadas a Bruno de Carvalho. Dito isto, com 37 anos, não tenho memória de termos um Presidente que tanto tenha melhorado o Sporting.
Só para dizer o óbvio para os mais distraídos: O vídeo está editado.
ResponderEliminarÃo Ão Ão!
ResponderEliminarOlá. Sou o Bobby do Zé Maria.
Gosto muito de comiss...rações, quero dizer rações!
Não percebo nada de finanças, só de calotes e falências, mas fiz uma restruturação que é um brinco, não acham?
O meu dono precisava de um bicho que ladre com voz grossa para assustar os indígenas enquanto ele mastiga o fillet mignon. Eu contento-me com umas rapaduras de tacho.
Ão Ão Ão!
Devia saber que os Sportinguistas não ladram.
EliminarE eis aqui a prova provada que o video nunca poderia ser de 2013 mas sim de finais de 2016.
ResponderEliminar1. Em 7/9/16 é noticiado na CS que o salário de Adrien é aumentado de 1,2M para 1,75M.
2. As eleições de 2013 tinha 3 candidatos. AS de 2017 2 candidatos. “Ou um ou outro”. “é aplicável a qualquer uma das duas candidaturas que seja vencedora”.
3. Em 9/9/16 é noticiado na CS que o Sporting aumenta os custo salariais para o dobro, de 25M para 50M. É o candidato BC que é acusado de aumentar o salário do Adrien e de aumentar o orçamento.
“só faz compras inconcebíveis, sobe ordenados de jogadores como é o caso do Adrien que é um tipo que não merece ganhar meio milhão de euros por ano e está a ganhar 2 milhões…”
Quem fez compras inconcebíveis e aumentou Adrien para 2M?
4. A notícia da oferta de 8M pelo Patricio surgiu pela 1ª vez no verão de 2016 no Football Leaks. Nunca antes.
“E que se queres vender o Rui Patrício por 8 milhões de euros, se a malta não estiver de acordo não vendes”.
5. “Há muita gente que tem medo de Bruno Carvalho”.
Se fosse de 2013, como podiam ter medo se o BC era apenas candidato e não tinha exercido ainda a presidência do clube?
Juntando todas as pontas, o vídeo só podia ter sido feito no final do ano de 2016 já com a candidatura de PMR.
Caro anónimo, até o PMR já veio dizer que é de 2013.
EliminarEsqueça, estas eleições já foram. Vá é ao estádio no Domingo ver o Sporting jogar.
Tenho pena que a Norte de Alvalade não haja uns minutos para dissertar sobre a falta de ética de Aurélio Pereira....
ResponderEliminar