segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sexo, mentiras & video

O excelente fim-de-semana desportivo culminou com a conquista de mais um troféu para o futsal, o que vem confirmar a hegemonia do clube na modalidade. É no entanto a campanha eleitoral que obviamente domina as atenções da generalidade dos adeptos.

O aparecimento da gravação de uma conversa entre várias intervenientes, onde estão identificados José Maria Ricciardi (JMR) e Sikander Sattar (SS), veio agitar ainda mais as águas daquela que deve ser das campanhas mais fraquinhas que tenho memória, incluindo até aquelas de candidato único. Zero ideias e uma multitude de acusações e insultos é o que nos tem sido oferecido, substituindo assim o confronto de ideias e projectos. Para tal era preciso que os houvesse não era?...

Há muita coisa para perceber neste vídeo (os intervenientes, os verdadeiros objectivos, as datas precisas) mas o pouco que se sabe é por si só muito importante:

- O que se ouve na gravação aconteceu de facto e foi já confirmado por JMR [LINK];

- O que se ouve na gravação confirma o que há muito se imaginava. As eleições legitimavam uma escolha que era feita previamente no recato dos gabinetes e por gente que se move insidiosamente atrás das cortinas;

- Apesar de ser uma confirmação, o visionamento do filme não deixa de conferir uma sensação de voyerismo, tal a falta de decoro e sentimento de impunidade dos intervenientes. O sentimento de quem fala de algo que possui e que os sócios do Sporting são a "populaça" está permanentemente presente nos diálogos;

- O visionamento do vídeo reacende as dúvidas sobre a verdadeira autoria da reestruturação financeira. Elas são mais do que naturais quanto mais não seja pela celeridade com que aquela foi apresentada, atendendo até à narrativa da época, em que em vez de dossiers a actual administração só haveria recebido "uma folha A4";

- Fica por saber se o que se tem reiterado aos sócios é realmente verdade ou uma cortina de fumo para a apresentação, mais uma vez, de um plano de carácter urgente, inapelável e incontestável, na habitual retórica de "ou isto ou caos", como por exemplo a perda da maioria da SAD?

- A presença de JMR e Sikander Sattar na famigerada comissão de honra de Bruno de Carvalho significa a pretensa "unificação da familia leonina", que ao longo dos últimos quatro anos nunca foi pugnada pela actual administração ou a é a confirmação de que existe de facto um plano?

- A manutenção de um investidor mistério ao longo de tantos meses faz parte desse plano?

- O anonimato da sua existência não representa a passagem de um autêntico cheque em branco e não deveria deveria o seu nome ser conhecido antes do acto eleitoral?

- A sua existência não é um entrave à transparência, adensando e abrindo agora a porta à especulação?

- Está ainda por explicar porque foram movidos processos a antigos presidentes, visando a responsabilização pelos seus actos e diversos outros membros de órgãos sociais terem passado entre os pingos da chuva. 

- A presença desses dois elementos, (e de vários outros) que durante vários mandatos desempenharam funções no Conselho Fiscal (cuja missão, entre outras é a de "fiscalizar os actos administrativos e financeiros do Conselho Directivo, procedendo ao exame periódico dos documentos contabilísticos do Clube. Por último, deverá participar ao Conselho Directivo quaisquer irregularidades, ou indício delas, que tenha detectado no exercício das suas funções") é no mínimo estranha e representa uma estranha solidarização com a incúria e o desleixo com que aquelas funções foram exercidas.

- Era interessante ouvir o que têm a dizer alguns dos elementos que ladeiam estes senhores na Comissão de Honra de Bruno de Carvalho e que durante anos se opuseram à existência de tudo quanto SS e JMR representam para o Sporting;

- Afinal a frase "O Sporting é nosso" foi proferida originalmente por quem?...

-  Daí que o título me pareça apropriado: neste vídeo quem nos anda mesmo a comer (sexo, com F), quem nos anda a mentir?

27 comentários:

  1. "Afinal a frase "O Sporting é nosso" foi proferida originalmente por quem?"

    brutal, caro Leão.
    Um enorme post. Sentido crítico, ponderado e que questiona o óbvio. Infelizmente, tudo ficará por responder e, em breve, os insultos vão tomar conta deste espaço, quase único na blogosfera leonina.

    Nestas eleições, que marcam mais uma página triste da nossa História, tal foi a mediocridade das campanhas eleitorais, vamos deixar passar a oportunidade de discutir, verdadeiramente, o clube.
    Tenho 36 anos e vi o Sporting ser campeão por 2 vezes. No Futebol, somos tudo menos um Grande.

    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      Obrigado, como bem sabes o sentimento é mutuo.

      Acrescentaria apenas uma nota: somos de facto muito grandes se atendermos não aos troféus que repetidamente não ganhamos mas ao imenso amor que nutrimos pelo clube, apesar disso. E isso nota-se em todos os lados e enquanto esse amor resistir, resiste a nossa condição de grande.

      Abraço

      Eliminar
    2. Já eu tenho 34 anos e desde que nasci o Sporting foi campeão por 2 vezes. No Futebol, somos de certeza um Grande, e eu vejo isso ao vivo de 15 em 15 dias em Alvalade desde há 20 anos.

      Quanto ao resto há muita coisa por explicar e sempre tive um grande incómodo de ver estas 2 personagens na CdH.

      Julgo ser fundamental provar o quando e o contexto destas gravações, porque se não é possível tirar conclusões completamente diversas... mas para o PMR não ter dito de quando eram, o falatório sobre o Adrien e o facto de se censurar de propósito o nome do outro candidato já se pode concluir muita coisa (sim, vê como foi editado, nota-se perfeitamente o corte no som).
      No entanto, julgo que só vamos mesmo descobrir quando as VMOC vierem com força. Aí não há maneira de não se descobrir. Vais ver como o investidor fantasma aparece num instante se algo correr mal.

      Mas quem criou as VMOC's? Onde estava o Ricciardi etc? Onde estava o Ricciardi nas últimas eleições? Porque raio aparece ele agora aqui na de BdC? É mais do que óbvio que o BdC tem de comer com o JMR enquanto não se resolver as VMOC's, ele deve estar lá como "representante" dos investidores fantasmas para se certificar que o BdC não enterra o clube definitivamente, ou pelo menos que não vá pelo caminho que estava a ir com Godinho.


      "- O que se ouve na gravação confirma o que há muito se imaginava. As eleições legitimavam uma escolha que era feita previamente no recato dos gabinetes e por gente que se move insidiosamente atrás das cortinas;"

      Mais do que óbvio. Mas somos todos parvos ou quê? Agora é que ficou provado? Deixa-me rir, ó LdA, TODAS as candidaturas há tempos que têm sempre estes vermezinhos, amiguinhos, etc. lá dentro, basta ver o último que se demitiu da lista do PMR. A lista do BdC não será excepção com certeza.

      De resto, honestamente, não ouvi pouco ou nada de novo. O Sporting, para estas personagens, é só mais um brinquedo para o status e para arranjar dinheiro e tachos para amigos e familiares.
      Quem sofre pelo clube são os sócios.

      Eliminar
    3. Não acredito que sejam Sportinguistas quem escreve aqui. Só maldizer, gente azeda, gente ao nível do P. Guerra, Gomes da Silva e J. Gobern. Que tristeza de gente. Nem uma linha sobre o jogo das leoas contra o Braga, com mais de dez mil pessoas, num jogo de encantar. Mas vocês só destila.
      P.S. Não concordo com o estilo do BC, mas o que fez de bem compensa largamente. Só vocês não admitem. Tristeza!

      Eliminar
  2. LdA,

    Por um lado temos:
    - Eduardo Barroso , Daniel Sampaio, BdC, Carlos Vieira sempre afirmaram e mais recentemente Ricciardi que em cima da mesa estava um PER!

    Nobre Guedes dizia isto em 24-05-2013:
    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/nobre-guedes-nao-ve-salvacao-para-o-sporting-3238602.html

    “Nobre Guedes mostra-se crítico em relação à gestão de Bruno de Carvalho, considerando mesmo que "o Sporting, neste ritmo, não tem salvação". "É a minha opinião", sublinha, em declarações à Antena 1. "O Sporting vai passar por tempos muito difíceis e o problema é mais falta de receitas do que custos a mais", explicou.”

    “Para o administrador e responsável financeiro da SAD leonina nos tempos de José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes, a política atual está errada."Aquilo que estão a fazer é reduzir custos para diminuir prejuízos. Acho que o Sporting precisa do contrário, precisa de levantar as receitas e voltar a ter lucros. São duas visões, vamos ver qual a correta", desafiou.”

    Como se pode ler as premissas levadas a cabo por BdC no que toca à Reestruturação Financeira são contrárias as que o Nobre Guedes defendia.

    Logo a questão é como poderia ter ele delineado uma reestruturação contrária ao que defendia e que nos moldes em que foi feita levaria ao fim do SCP.

    Se me disseres que muitas condições foram impostas pela Banca ... claro que sim afinal de contas eram eles que tinham a faca e o queijo na mão, agora retirar méritos a Carlos Vieira desta reestruturação e dá-los de bandeija a NG e GL é muito injusto para ser simpático.

    Não deixa de ser verdade que ver Ricciardi pavonear-se como defensor da verdade e dos bons valores, colando-se agora a BdC é algo que pessoalmente me incomoda.

    SL,







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio,

      lembras-te o que dizia o JMR sobre as contas de JEB e depois de Godinho? Por isso quando ele diz que estamos estáveis financeiramente como nunca eu até tremo. E sabendo que estamos muito melhor do que há 4 anos (também mal era) estamos longe de de estar numa posição confortável.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sérgio,

      uma coisa importante que me passou: uma coisa é procurar pacificar a familia leonina, coisa que ainda está por fazer na prática. Outra bem diferente é convidar JMR e SS (entre outros...) para a sua comissão de honra.

      Eliminar
  3. A colocação deste vídeo online e aquela patética conferência de imprensa umas horas após (supostamente para apresentar treinador), ambas obra do City Lion, permitem-me retirar duas conclusões essenciais:

    1. que ele próprio, city lion, não tem o mínimo de perfil, honestidade intelectual ou ética para dirigir uma instituição ao nível do Sporting Clube de Portugal

    2. que de facto Bruno de Carvalho teve um papel fundamental no sentido de evitar (para já adiar, veremos no futuro) a perda do controlo da SAD por parte do SCP, chamem a isso "salvar o Sporting" ou não, pouco me interessa

    Tudo o resto, e nisso tenho de incluir este post, são teorias de conspiração que usam a descontextualização temporal como arma (muitas vezes com desonestidade intelectual) para tentar virar o rumo destas eleições.


    Finalmente, resta-me agradecer ao city lion, porque a sua limitada inteligência não lhe permitiu perceber que esta jogada de baixo nível e intelectualmente desonesta só joga em seu desfavor, e lhe faz cair a máscara de homem polido e preparado.


    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogre,

      relativamente ao ponto nº1 pelo que vimos nos últimos 4 anos o outro candidato e actual presidente está longe ser um modelo de ética, honestidade ou perfil.

      Eliminar
  4. E quando é apresentado o novo treinador, pá? E o clube naval, pá? E o centro de estágios no Norte, pá? E quando chegam os investidores/irmãos, pá? Um gajo que humilha a marioneta do Ricciardi (o presidente do Sporting Clube de Carvalho), que goza com um sócio cinquentenário e que se senta na bancada dos adeptos do Estoril tem de se chegar à frente, pá. O meu voto depende disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post não é a propósito das promessas eleitorais do PMR ou de BdC. Mas a esse propósito podia dizer que os investidores do PMR estão no aeroporto com os russos e americanos de BdC. Só para inicio de conversa.

      Eliminar
    2. Só para inicio de conversa na campanha de 2011 o Bruno de Carvalho colocou nomes e caras nos seus investidores e apresentou mesmo as condições em que o investimento de concretizaria.

      Tentar comparar isso às promessas de investidores irmãos que ninguém conhece e condições que se resumem a um "vocês vão ver... Vão gostar!" é só mais uma desonestidade intelectual do escriba.

      De resto um post mistificador tentando salvar os pés de PMR da enorme bazucada auto infligida.

      Eliminar
  5. Enfim, mais do mesmo este blogg! é só destilar ódio ao actual presidente, mas já o outro palhaço, cheio de educação e elevação (dei uma surra no gajo pahh) que tem um verdadeiro ódio já nem falo do Presidente, mas de todos os sócios que apoiam BdC, esse cretino pode dizer, mentir e fazer o que lhe dá na gana, apenas temo pela familia desta criatura, quando no dia 4 saír com o rabinho entre as pernas, humilhado nas urnas e sem emprego/taxo, não vá ele ter um surto psicótico e vingar-se na família.

    ResponderEliminar
  6. São ambos mentirosos (BdC e PMR), intelectualmente desonestos e mal criados. Por mim nenhum dos 2 entrava no SCP e por isso não irei votar.

    No entanto, com esta do vídeo, PMR acabou de atirar para o lixo as poucas hipoteses que poderia ter de ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PMR não tem qualquer culpa no vídeo. Agora atacam o mensageiro? A mensagem não interessa? O video é de 2016.

      1. Em 7/9/16 é noticiado que o salário de Adrien é aumentado de 1,2M para 1,75M. Vejam a CS.
      2. As eleições de 2013 tinha 3 candidatos. As de 2017, 2 candidatos. Eles falam no vídeo, “ou um ou outro”.
      3. Em 9/9/16 é noticiado que o Sporting aumentou os custos salariais para o dobro, de 25M para 50M. Vejam a CS.

      Tudo notícias que surgiram em 2016. A própria notícia da oferta de 8M pelo Patrício veio do Football Leaks no verão de 2016.
      O vídeo não pode ser de há 3 anos como diz o Ricciardi! Aldrabão!

      Eliminar
  7. Queria acrescentar:
    O que BdC disse foi "O Sporting é nosso OUTRA VEZ".

    Não vamos ser como o outro que se "esquece" de citar as frases completas, não é? ;-)

    ResponderEliminar
  8. 1º - Se as escutas são nas anteriores a eleição de Bruno de Carvalho, na altura quem se opunha radicalmente a perda de maioria da SAD, se bem me lembro era BC. José Couceiro admitia a hipótese da perda da maioria da SAD.
    2º - Se bem me lembro a luta de BC para manter a maioria da SAD fez capas de jornais e até admitia a demissão em bloco de toda a direcção caso não se conseguisse manter a maioria.
    3º - A renegociação demorou meses e nem sei se completou um ano...
    4º - A renegociação foi aprovada pelos sócios com 97% dos votos.
    5º - Qualquer intenção de alterar essa maioria não passará sempre pelos sócios? Elucidem-me.
    6º - Não seria mais fácil entregar a maioria em 2013, apresentando o cenário real de pré-falência que existia e acenando como a única solução possível entregar a maioria da SAD a banca?
    Já agora pagarmos por determinados empréstimos juros de 1% e termos obrigatoriamente de colocar dinheiro a parte(19 milhões já estão guardados com a venda de Slimani e João Mário) para recomprarmos as VMOC como condição para o sucesso obtido na renegociação(que reduziu o passivo fortemente) foi um compromisso sério com a banca que não queria mais esperar pelos "milagres financeiros" das anteriores administrações.

    ResponderEliminar
  9. Agora a sério: alguém tem dúvida que o Bruno de Carvalho não passa de uma marioneta dos Ricciardis da banca? Alguém acha mesmo que ele é mais do que uma peça decorativa? Alguém já se esqueceu do famoso e deprimente "projeto Roquete"? É mais do que flagrante que (com os resultados esperados nestas eleições) vem aí a segunda parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim fosse seria mais fácil entregar a SAD quando BC ganhou as eleições e estávamos falidos. Agora em que estamos financeiramente equilibrados, a pagar juros inferiores ao inicialmente acordado, com os passes dos jogadores maioritariamente em posse do SCP, com uma "fornada" de talentos a surgir(ver iniciados, juvenis e juniores), com as maiores vendas de sempre do SCP, com o acordo dos direitos televisivos, alguém acredita que os sócios aceitariam em votação entregar a maioria da SAD? Ricciardi é um sportinguista que esteve ao lado do clube com diferentes direções e o áudio é ilucidativo de que, como outros banqueiros, estava pelos cabelos de emprestar dinheiro ao SCP e ver sucessivos presidentes a apresentar milhões de prejuízo, nada de títulos, e a pedir novos empréstimos. Não esquecer que Godinho L. vendeu percentagens significativas de passes de jogadores da formação à Holdimo(hoje 3º accionista da SAD graças a recompra destes passes por esta direção) e ainda assim apresentou um prejuízo de 90 milhões de euros...

      Eliminar
  10. "E quando é apresentado o novo treinador, pá?" O homem já disse públicamente que o Boloni tomava conta da equipa até ao final da época e, o novo treinador, entrava na próxima época, por isso tem muito tempo para apresentá-lo. Pelo menos não faz a figura triste que o Bruno fez quando andava em campanha e apresentou o treinador a seguir a um resultado negativo.

    ResponderEliminar
  11. Tenho 37 anos. Comecei a seguir futebol e a viver o Sporting apaixonadamente quando o Presidente era Sousa Cintra. De lá para cá foi um definhar constante até à (pré-)falência.
    Com Bruno de Carvalho invertemos esse rumo e temos recuperado e crescido (resultados financeiros, assistências no estádio, nr de sócios, nr de pontos no campeonato) como nunca vi.

    O vídeo é mais um atestado disso mesmo. Ninguém nas lides da banca acreditava ser possível outra solução. Conseguiu-se. Com Esta Direcção. Quando os membros das anteriores já só diziam que o Sporting estava falido e "agora é preciso gerir 'aquilo'" -- cito de memória.

    Não sei quem aqui se acha perfeito e concordo com algumas das críticas apontadas a Bruno de Carvalho. Dito isto, com 37 anos, não tenho memória de termos um Presidente que tanto tenha melhorado o Sporting.

    ResponderEliminar
  12. Só para dizer o óbvio para os mais distraídos: O vídeo está editado.

    ResponderEliminar
  13. Ão Ão Ão!
    Olá. Sou o Bobby do Zé Maria.
    Gosto muito de comiss...rações, quero dizer rações!
    Não percebo nada de finanças, só de calotes e falências, mas fiz uma restruturação que é um brinco, não acham?
    O meu dono precisava de um bicho que ladre com voz grossa para assustar os indígenas enquanto ele mastiga o fillet mignon. Eu contento-me com umas rapaduras de tacho.
    Ão Ão Ão!

    ResponderEliminar
  14. E eis aqui a prova provada que o video nunca poderia ser de 2013 mas sim de finais de 2016.

    1. Em 7/9/16 é noticiado na CS que o salário de Adrien é aumentado de 1,2M para 1,75M.

    2. As eleições de 2013 tinha 3 candidatos. AS de 2017 2 candidatos. “Ou um ou outro”. “é aplicável a qualquer uma das duas candidaturas que seja vencedora”.

    3. Em 9/9/16 é noticiado na CS que o Sporting aumenta os custo salariais para o dobro, de 25M para 50M. É o candidato BC que é acusado de aumentar o salário do Adrien e de aumentar o orçamento.
    “só faz compras inconcebíveis, sobe ordenados de jogadores como é o caso do Adrien que é um tipo que não merece ganhar meio milhão de euros por ano e está a ganhar 2 milhões…”
    Quem fez compras inconcebíveis e aumentou Adrien para 2M?

    4. A notícia da oferta de 8M pelo Patricio surgiu pela 1ª vez no verão de 2016 no Football Leaks. Nunca antes.
    “E que se queres vender o Rui Patrício por 8 milhões de euros, se a malta não estiver de acordo não vendes”.

    5. “Há muita gente que tem medo de Bruno Carvalho”.
    Se fosse de 2013, como podiam ter medo se o BC era apenas candidato e não tinha exercido ainda a presidência do clube?

    Juntando todas as pontas, o vídeo só podia ter sido feito no final do ano de 2016 já com a candidatura de PMR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, até o PMR já veio dizer que é de 2013.

      Esqueça, estas eleições já foram. Vá é ao estádio no Domingo ver o Sporting jogar.

      Eliminar
  15. Tenho pena que a Norte de Alvalade não haja uns minutos para dissertar sobre a falta de ética de Aurélio Pereira....

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)