quinta-feira, 20 de abril de 2017

O imbróglio Gauld & Geraldes

Alguém terá ficado realmente surpreendido com as queixas de Freamunde e Leixões relativamente à utilização, pela equipa B, de André Geraldes e Ryan Gauld? Creio mesmo que a única coisa que faltava saber era o nome dos reclamantes. Isto, porque tal como sucede todos os anos, assim que o espectro da descida começa a produzir vertigens às direcções dos clubes aflitos, estas, qual náufragos, agarram-se a tudo o que pode garantir-lhes a sobrevivência. É certamente isso que os clubes acima referidos estão a fazer, veremos se não haverá mais a associar-se.

A este propósito há já várias teorias a decorrer. Por exemplo, no jornal "o Jogo" diz-se que o Sporting "tem na sua posse um parecer da diretora-executiva da Liga, subscrito em janeiro por um consultor jurídico da mesma entidade, que diz que os jogadores André Geraldes e Ryan Gauld podiam jogar pelo Sporting e por mais nenhum clube no restante da temporada." Espero que tenha mais do que isso.

Atendendo ao que dizem os regulamentos (e salvo melhor opinião) o Sporting tem que ter instruído devidamente os processos e possuir uma comunicação expressa da Liga a comunicar o deferimento da inscrição.

Artigo 75.º Inscrição e licenciamento

19 - A participação de jogadores em competições oficiais depende de comunicação da Liga do deferimento da inscrição.

Mas uma vez que os jogadores haviam sido cedidos temporariamente ao Vitória de Setúbal tem que se levar em conta o que é dito no

Artigo 78.º Cedência temporária e transferências 

4. O jogador cedido só poderá voltar a ser inscrito e representar, na mesma época, o clube cedente, em caso de cessação do contrato de cedência por: 
a) caducidade;
b) incumprimento do contrato de cedência pelo clube cessionário; 
c) mútuo acordo das partes. 

5. Para efeitos do disposto na alínea c) do número anterior, não são admissíveis quaisquer cláusulas que prevejam a possibilidade de, por iniciativa unilateral do clube cedente, ser imposto ao clube cessionário o termo do contrato de cedência antes do prazo contratualmente fixado.

Aqui residirão as principais dúvidas relativamente à utilização dos jogadores:

O Sporting tem a o documento da Liga a deferir a utilização dos jogadores?

O Sporting conseguiu chegar a acordo com o Vitória de Setúbal?

Esta parece-me ser a interpretação correcta dos regulamentos, e que vai de encontro ao que Alexandre Mestre já tinha adiantado à revista sábado em 31 de Janeiro [LINK], aquando do fecho do mercado de inverno. 

Da sua leitura fica também claro que a tentativa de "exportação" dos jogadores para o Chaves foi feita com total desconhecimento dos regulamentos, o que deixa a claro que há ainda muito a fazer na qualidade da assessoria da SAD, ou que a decisão foi tomada sem a respectiva consulta. É para isso que pagam aos assessores.

De uma forma ou de outra estas são situações a evitar, para que se produzam as melhores decisões e que não se exponha o clube ao ridículo. Nos  dias que correm uma situação como estas é muito difícil de ocorrer em clubes de menor dimensão e pergaminhos.

Embora antecipe que o caso se prolongue, por força do tempo que habitualmente o CD da LIGA consome na análise destes processos, ao que acrescerá o dos inevitáveis recursos, como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos.

23 comentários:

  1. Se o SCP chegou a acordo com o Setubal tudo bem e isto nao passa de fumaca,se nao chegou entao todos os jogos que esses jogadores participarem pode dar em perda de pontos.Para o bem da sua equipa B,o SCP que pense bem o que esta a fazer para depois nao vir a culpar os outros dos seus propios erros.

    ResponderEliminar
  2. Se no contrato efectuado com o Vit Setúbal estava a clausula de regresso dos jogadores e se o contrato foi aceite nestes moldes....qual é a dúvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma questão importante e que caberá ao Setúbal esclarecer. Ao tempo em que ocorreu o desentendimento isso não parecia assim tão pacifico.

      Eliminar
  3. O caso não se vai prolongar e não haverá qualquer penalização para SCP. O parecer da Liga, solicitado de resto pelo Sporting, é suficiente para a utilização dos jogadores na equipa principal ou na B, como está nos regulamentos. Freamunde e Leixões estão no seu direito de apresentar queixa. Especulações a este propósito são mais carvão e fumaça para alimentar quem não conhece os procedimentos nestes casos. Espero que os verdadeiros Sportinguistas não contribuam para este "peditório".Por vezes a indiferença é a melhor arma!

    ResponderEliminar
  4. "Alguém terá ficado realmente surpreendido com as queixas de Freamunde e Leixões"
    De Freamunde e Leixões?
    Oh caro LdA, apesar de nem sempre concordar consigo nunca o tomei por parvo ou ingénuo. Até me está a dar vontade de rir.

    Nunca pensei que você também faz parte do enorme gelado que estão a espetar na testa 6M de pessoas a poucos dias de um derby para não se reparar quem foi nomeado como árbitro.

    Que tal um post sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anónimo:

      é sempre bom poder escutar ou ler comentários de alguém tão sapiente e lúcido.

      Eliminar
    2. satisfaça-me a curiosidade: se fosse você a nomear, quem escolheria?
      Ainda há algum por ai que satisfaça?

      Eliminar
    3. Isso não é uma resposta...

      Eliminar
  5. Pelo que deu para perceber pelas reacções mais ou menos oficiais (é sempre assim...), e como habitual, a direção do Sporting Clube de Portugal não tem responsabilidades nesta situação. Julgo que mais uma vez a culpa é do benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel,
      obviamente que já vi essa teoria. Acontece que SLB foi o primeiro a apresentar queixa e estes dois clubes o fazem depois. Se acredito nisso? Bom, também não me parecia possível que o Sporting faria queixa de outras coisas que ja vi. É o que temos.

      Eliminar
  6. A cedência ao Chaves estava perfeitamente enquadrada nos regulamentos. Não vejo aonde está o erro da acessoria.
    Veja-se o que diz o nº 7 do mencionado Artº 78º:

    "7. O jogador cedido poderá voltar a ser inscrito na mesma época por um terceiro
    clube nos seguintes casos:
    a) contrato de subcedência do qual resulte a concordância expressa do jogador
    e do clube cedente;
    b) rescisão unilateral pelo jogador, sob invocação de justa causa, devidamente
    reconhecida pela Comissão Arbitral Paritária do contrato coletivo de trabalho
    dos jogadores profissionais de futebol, do contrato de trabalho com o clube
    cedente."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TW,

      remeta o seu comentário para Liga de Clubes pedindo explicações porque, segundo o que é dito hoje, aquele organismo entendeu comunicar ao Sporting que "segundo um parecer da diretora-executiva da Liga, subscrito em janeiro por um consultor jurídico da mesma entidade, que diz que os jogadores André Geraldes e Ryan Gauld podiam jogar pelo Sporting e por mais nenhum clube no restante da temporada."

      Eliminar
    2. Meu caro LdA
      Eu percebo que tenha alguma má-vontade contra mim porque venho aqui normalmente apresentar falhas na sua argumentação, mas peço-lhe que não perca a lucidez.
      Leia com atenção o que está escrito na parte do regulamento que eu transcrevi.
      Você escreveu que a assessoria quando pensou em exportar os jogadores desconhecia os regulamentos porque isso não é possível. Como pode ver nos regulamentos, ao contrário do que disse, isso É POSSÌVEL.
      Se mantiver a lucidez na sua leitura do nº 7 do Artº 78º verá lá a chave para que isso não tenha acontecido, e essa chave a palavra SUBCEDÊNCIA que está na alínea a).
      Eu penso que não lhe preciso de explicar o que é uma subcedência, mas se quiser não hesite que terei enorme gosto.
      Foi isto que o presidente do Vitória quis dizer quando afirmou publicamente que não ia colaborar na ida dos jogadores para o Chaves, ou seja o Setúbal não iria fazer a subcedência ao Chaves.
      Sem a subcedência lá ficou impossibilitada a trf para Chaves ficando por isso os jogadores limitados à possibilidade de jogarem pelo clube cedente, previsto no nº 4 do mesmo artigo, como doutamente explicou a Diretora-Geral da Liga.

      Foi o CD do Sporting e a assessoria ingénuos se achavam que o Vitória iria colaborar nisso? Provavelmente, mas entre INGENUIDADE e INCOMPETÊNCIA há uma distância muito grande que não me parece legítimo ignorar.

      Eliminar
    3. T W.,

      A acessoria não decide nada nem exporta ninguém. À falta de um departamento de futebol e sendo líquido que Octávio Machado não é perdido nem achado naquilo que o futebol do clube faz, é o presidente do Sporting quem toma estas decisões.

      O que o T W no fundo diz, é: termina-se o empréstimo e depois logo se vê o que se faz aos jogadores. Brilhante. Não sendo possível enviá-los para Chaves, como foi tentado, vemo-los enxotados para a equipa B.

      Aí tem o porquê do Leão de Alvalade sugerir que quem tomou a decisão não conhecia os regulamentos. De resto, isso surpreende alguém? Acha que o cabeça de vento conhece os regulamentos do que quer que seja? Nem tem de conhece-los, porventura. Teria é de não tomar decisões como uma parvinha. Essa já seria uma expectativa razoável. Até para Bruno de Carvalho ...

      Eliminar
    4. Manuel,
      Não creio que o LdA precise de advogado de defesa. Quando e se ele quiser fará a defesa da sua posição.

      Quanto à sua resposta, não tente reescrever o que está escrito no post, nem o que eu respondi.
      É o LdA que fala em exportação de jogadores para Chaves e que põe em causa a qualidade da acessoria.
      É o LdA que diz que os regulamentos não permitiam que eles fossem emprestados ao Chaves, e que volta a confirmar essa afirmação em jeito de graçola, na resposta que me dá.

      Quanto ao que eu disse leia com atenção, não tente acrescentar ou tirar o que lá está escrito.
      Limitei-me a corrigir o que estava escrito no post que afirmava que os regulamentos não permitiam a ida dos jogadores para Chaves. O que pelos vistos nem o LdA nem o seu mandatário conseguem contrariar, pois os regulamentos efetivamente permitem essa trf.

      Sobre a justeza, racionalidade ou sensatez da decisão de terminar o empréstimo confesso que não me lembro de me ter pronunciado sobre isso e quando releio não vejo nada escrito sobre isso em nenhum dos meus posts.

      Esse tema da gestão da formação e dos empréstimos é um tema que muito me diz mas confesso que tenho dificuldade em debateê-lo com alguém que olha para a nossa equipa B como um sítio para onde se enxotam os enjeitados...

      Eliminar
    5. "tenho dificuldade em debatê-lo com alguém que olha para a nossa equipa B como um sítio para onde se enxotam os enjeitados..."

      Bruno de Carvalho só lê. Não participa no debate.

      Eliminar
  7. LdA,

    A razão até poderá estar (não sei se está) do lado do Sporting mas não significa que a decisão tivesse sido tomada com conhecimento dos regulamentos, isto no plano formal se não quisermos tecer mais comentários sobre o evidente prejuízo que causou aos 2 jogadores e se não quisermos, de igual modo, evidenciar uma vez mais o entupimento e o carácter imbecil de quem tomou a decisão (Carvalho).

    O termo do empréstimo foi literalmente decidido do dia para a noite, pelo amuo do presidente do Sporting na sequência da derrota e eliminação da TL. Nessas circunstâncias, é óbvio que não considerou os regulamentos nem qualquer outra coisa, independentemente do que estes leiam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mas não significa que a decisão tivesse sido tomada com conhecimento dos regulamentos".

      "pelo amuo do presidente do Sporting na sequência da derrota e eliminação da TL".

      "Nessas circunstâncias, é óbvio que não considerou os regulamentos nem qualquer outra coisa, independentemente do que estes leiam".

      Por que raio é que um sportinguista há-de dizer à boca cheia que:

      - o Sporting actuou sem conhecer os regulamentos, quando na verdade não faz a mínima ideia se isso é verdade ou não???

      - ou que o Sporting decidiu a saída do Gauld e do Geraldes por amuo pelo resultado quando essa é apenas a versão de um dos lados (e curiosamente é a versão que é negada pela Direcção do Sporting)???

      A sério, o que é que leva um sportinguista a dar por adquirido tudo o que denigre a imagem do Sporting, a dar como certas as versões dos outros e a tomar por burros todos os dirigentes e consultores jurídicos do Sporting??

      Eu já nem digo tomar como certas as posições do Sporting, mas pelo menos, dar o benefício da dúvida.

      Eliminar
    2. Sim, o facto do empréstimo de 2 jogadores cedidos ao Vitória ter-se visto interrompido nem 24 horas passadas duma derrota e eliminação da TL aos pés do Vitória é mera coincidência. Tal como a emergente aposta em elementos da equipa B e o "emagrecimento do plantel" anunciado nas redes sociais horas após um empate em Chaves também obedeceu a uma política inteligente e bem pensada.
      Quanto aos regulamentos, basta reconhecer minimamente o tipo de estrutura que o Sporting tem, o tipo de estrutura que infelizmente não tem, e conhecer minimamente o histórico da actuação dessa mesma estrutura noutras modalidades.

      "A sério, o que é que leva um sportinguista a dar por adquirido tudo o que denigre a imagem do Sporting?"

      O que denigre a imagem do Sporting fazendo-o parecer um clube de atrasados mentais é pôr em causa os 2 jogadores e os 6 ou 7 meses de regular utilização numa equipa da I Liga a troco de um amuo.

      Eliminar
  8. Afirmo uma vez mais: O Sporting solicitou o parecer da Liga de Clubes sobre a utilização dos jogadores e foi enviada a resposta a dizer que o SCP pode utilizar os atletas. É assim que a "coisa" se processa. O resto é carvão para vender jornais e para leigos que comem gelados com a testa! Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como digo no texto "como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos."

      Do resto comentários anónimos são para leigos comerem gelados com a testa.

      Eliminar
    2. Não consegues imaginar... Mas acabas sempre por dar ênfase no blog às notícias "negativas"... Já as positivas tá quieto! Força nisso

      Eliminar
  9. "como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos."

    Eu também espero o mesmo.
    Mas primeiro aguardo para ver se há culpa, se há erro, e depois se houver, então sim faço a minha critica.

    Este post apenas serviu, para aqueles que não pensam da mesma forma que eu, poderem já libertar as suas dores, e começar já a ofender quem toma as decisões, ainda sem saberem se foram acertadas ou não.

    Realmente a má fé...
    Presta-se um enorme serviço ao Sporting, ao estar e entrar no jogo dos rivais, e lançar mais lenha para uma "fogueira", que até nem pode vir a passar duma fumaça, como já foram tantas outras antes.

    A matemática é uma ciência exacta, e a analise a certas oratórias, e a amostragem de quem as pratica, chega facilmente para perceber o resultado das ultimas eleições no nosso clube, e a continuar assim, o resultado que poderá existir nas próximas...

    Numa futura AG, tenciono gastar os meus minutos com 2 questões que considero pertinentes, e que ainda não estão, a meu ver, esclarecidas.

    1ª Caso Marco Silva.
    2ª Caso Vitoria de Setubal(Gauld/Geraldes).

    Aconselho vivamente, quem tenha questões do género, a fazer o mesmo. Mas duvido que a "oposição" o faça. É mais facil por o vitor espadinha a fazer de palhaço, com papeis da SAD a acusar as pessoas de serem primos ou tios e de fazerem falcatruas, e depois do barulho estar feito, arrumar para canto quando a verdade se descobre.

    Isto sim é um bom serviço prestado ao Sporting!

    Uma coisa vos garanto, eu não vou chutar para canto, caso os supostos e-mails do sr paiva dos santos sejam falsos. Mas para já, dou o beneficio da duvida. Permito que as pessoas se defendam, e que a verdade se apure, antes de fazer julgamentos de valor a qualquer uma das partes.

    E assim me despeço, com a certeza de que como em tantas outras vezes, se o assunto deste post acabar por ser apenas fumaça, e a razão estiver do lado do Sporting, neste espaço não se falará mais sobre isto, e o assunto será arrumado na gaveta, até que apareça outra coisa qualquer apetitosa para se poderem começar logo a afiar as facas, antes sequer do bezerro estar pronto para a matança...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)