Alguém terá ficado realmente surpreendido com as queixas de Freamunde e Leixões relativamente à utilização, pela equipa B, de André Geraldes e Ryan Gauld? Creio mesmo que a única coisa que faltava saber era o nome dos reclamantes. Isto, porque tal como sucede todos os anos, assim que o espectro da descida começa a produzir vertigens às direcções dos clubes aflitos, estas, qual náufragos, agarram-se a tudo o que pode garantir-lhes a sobrevivência. É certamente isso que os clubes acima referidos estão a fazer, veremos se não haverá mais a associar-se.
A este propósito há já várias teorias a decorrer. Por exemplo, no jornal "o Jogo" diz-se que o Sporting "tem na sua posse um parecer da diretora-executiva da Liga, subscrito em
janeiro por um consultor jurídico da mesma entidade, que diz que os
jogadores André Geraldes e Ryan Gauld podiam jogar pelo Sporting e por
mais nenhum clube no restante da temporada." Espero que tenha mais do que isso.
Atendendo ao que dizem os regulamentos (e salvo melhor opinião) o Sporting tem que ter instruído devidamente os processos e possuir uma comunicação expressa da Liga a comunicar o deferimento da inscrição.
Artigo 75.º
Inscrição e licenciamento
19 - A participação de jogadores em competições oficiais depende de comunicação
da Liga do deferimento da inscrição.
Mas uma vez que os jogadores haviam sido cedidos temporariamente ao Vitória de Setúbal tem que se levar em conta o que é dito no
Artigo 78.º
Cedência temporária e transferências
4. O jogador cedido só poderá voltar a ser inscrito e representar, na mesma época, o
clube cedente, em caso de cessação do contrato de cedência por:
a) caducidade;
b) incumprimento do contrato de cedência pelo clube cessionário;
c) mútuo acordo das partes.
5. Para efeitos do disposto na alínea c) do número anterior, não são admissíveis
quaisquer cláusulas que prevejam a possibilidade de, por iniciativa unilateral do
clube cedente, ser imposto ao clube cessionário o termo do contrato de cedência
antes do prazo contratualmente fixado.
Aqui residirão as principais dúvidas relativamente à utilização dos jogadores:
O Sporting tem a o documento da Liga a deferir a utilização dos jogadores?
O Sporting conseguiu chegar a acordo com o Vitória de Setúbal?
Esta parece-me ser a interpretação correcta dos regulamentos, e que vai de encontro ao que Alexandre Mestre já tinha adiantado à revista sábado em 31 de Janeiro [
LINK], aquando do fecho do mercado de inverno.
Da sua leitura fica também claro que a tentativa de "exportação" dos jogadores para o Chaves foi feita com total desconhecimento dos regulamentos, o que deixa a claro que há ainda muito a fazer na qualidade da assessoria da SAD, ou que a decisão foi tomada sem a respectiva consulta. É para isso que pagam aos assessores.
De uma forma ou de outra estas são situações a evitar, para que se produzam as melhores decisões e que não se exponha o clube ao ridículo. Nos dias que correm uma situação como estas é muito difícil de ocorrer em clubes de menor dimensão e pergaminhos.
Embora antecipe que o caso se prolongue, por força do tempo que habitualmente o CD da LIGA consome na análise destes processos, ao que acrescerá o dos inevitáveis recursos, como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos.
Se o SCP chegou a acordo com o Setubal tudo bem e isto nao passa de fumaca,se nao chegou entao todos os jogos que esses jogadores participarem pode dar em perda de pontos.Para o bem da sua equipa B,o SCP que pense bem o que esta a fazer para depois nao vir a culpar os outros dos seus propios erros.
ResponderEliminarSe no contrato efectuado com o Vit Setúbal estava a clausula de regresso dos jogadores e se o contrato foi aceite nestes moldes....qual é a dúvida?
ResponderEliminarIsso é uma questão importante e que caberá ao Setúbal esclarecer. Ao tempo em que ocorreu o desentendimento isso não parecia assim tão pacifico.
EliminarO caso não se vai prolongar e não haverá qualquer penalização para SCP. O parecer da Liga, solicitado de resto pelo Sporting, é suficiente para a utilização dos jogadores na equipa principal ou na B, como está nos regulamentos. Freamunde e Leixões estão no seu direito de apresentar queixa. Especulações a este propósito são mais carvão e fumaça para alimentar quem não conhece os procedimentos nestes casos. Espero que os verdadeiros Sportinguistas não contribuam para este "peditório".Por vezes a indiferença é a melhor arma!
ResponderEliminar"Alguém terá ficado realmente surpreendido com as queixas de Freamunde e Leixões"
ResponderEliminarDe Freamunde e Leixões?
Oh caro LdA, apesar de nem sempre concordar consigo nunca o tomei por parvo ou ingénuo. Até me está a dar vontade de rir.
Nunca pensei que você também faz parte do enorme gelado que estão a espetar na testa 6M de pessoas a poucos dias de um derby para não se reparar quem foi nomeado como árbitro.
Que tal um post sobre isso?
anónimo:
Eliminaré sempre bom poder escutar ou ler comentários de alguém tão sapiente e lúcido.
satisfaça-me a curiosidade: se fosse você a nomear, quem escolheria?
EliminarAinda há algum por ai que satisfaça?
Isso não é uma resposta...
EliminarPelo que deu para perceber pelas reacções mais ou menos oficiais (é sempre assim...), e como habitual, a direção do Sporting Clube de Portugal não tem responsabilidades nesta situação. Julgo que mais uma vez a culpa é do benfica...
ResponderEliminarMiguel,
Eliminarobviamente que já vi essa teoria. Acontece que SLB foi o primeiro a apresentar queixa e estes dois clubes o fazem depois. Se acredito nisso? Bom, também não me parecia possível que o Sporting faria queixa de outras coisas que ja vi. É o que temos.
A cedência ao Chaves estava perfeitamente enquadrada nos regulamentos. Não vejo aonde está o erro da acessoria.
ResponderEliminarVeja-se o que diz o nº 7 do mencionado Artº 78º:
"7. O jogador cedido poderá voltar a ser inscrito na mesma época por um terceiro
clube nos seguintes casos:
a) contrato de subcedência do qual resulte a concordância expressa do jogador
e do clube cedente;
b) rescisão unilateral pelo jogador, sob invocação de justa causa, devidamente
reconhecida pela Comissão Arbitral Paritária do contrato coletivo de trabalho
dos jogadores profissionais de futebol, do contrato de trabalho com o clube
cedente."
TW,
Eliminarremeta o seu comentário para Liga de Clubes pedindo explicações porque, segundo o que é dito hoje, aquele organismo entendeu comunicar ao Sporting que "segundo um parecer da diretora-executiva da Liga, subscrito em janeiro por um consultor jurídico da mesma entidade, que diz que os jogadores André Geraldes e Ryan Gauld podiam jogar pelo Sporting e por mais nenhum clube no restante da temporada."
Meu caro LdA
EliminarEu percebo que tenha alguma má-vontade contra mim porque venho aqui normalmente apresentar falhas na sua argumentação, mas peço-lhe que não perca a lucidez.
Leia com atenção o que está escrito na parte do regulamento que eu transcrevi.
Você escreveu que a assessoria quando pensou em exportar os jogadores desconhecia os regulamentos porque isso não é possível. Como pode ver nos regulamentos, ao contrário do que disse, isso É POSSÌVEL.
Se mantiver a lucidez na sua leitura do nº 7 do Artº 78º verá lá a chave para que isso não tenha acontecido, e essa chave a palavra SUBCEDÊNCIA que está na alínea a).
Eu penso que não lhe preciso de explicar o que é uma subcedência, mas se quiser não hesite que terei enorme gosto.
Foi isto que o presidente do Vitória quis dizer quando afirmou publicamente que não ia colaborar na ida dos jogadores para o Chaves, ou seja o Setúbal não iria fazer a subcedência ao Chaves.
Sem a subcedência lá ficou impossibilitada a trf para Chaves ficando por isso os jogadores limitados à possibilidade de jogarem pelo clube cedente, previsto no nº 4 do mesmo artigo, como doutamente explicou a Diretora-Geral da Liga.
Foi o CD do Sporting e a assessoria ingénuos se achavam que o Vitória iria colaborar nisso? Provavelmente, mas entre INGENUIDADE e INCOMPETÊNCIA há uma distância muito grande que não me parece legítimo ignorar.
T W.,
EliminarA acessoria não decide nada nem exporta ninguém. À falta de um departamento de futebol e sendo líquido que Octávio Machado não é perdido nem achado naquilo que o futebol do clube faz, é o presidente do Sporting quem toma estas decisões.
O que o T W no fundo diz, é: termina-se o empréstimo e depois logo se vê o que se faz aos jogadores. Brilhante. Não sendo possível enviá-los para Chaves, como foi tentado, vemo-los enxotados para a equipa B.
Aí tem o porquê do Leão de Alvalade sugerir que quem tomou a decisão não conhecia os regulamentos. De resto, isso surpreende alguém? Acha que o cabeça de vento conhece os regulamentos do que quer que seja? Nem tem de conhece-los, porventura. Teria é de não tomar decisões como uma parvinha. Essa já seria uma expectativa razoável. Até para Bruno de Carvalho ...
Manuel,
EliminarNão creio que o LdA precise de advogado de defesa. Quando e se ele quiser fará a defesa da sua posição.
Quanto à sua resposta, não tente reescrever o que está escrito no post, nem o que eu respondi.
É o LdA que fala em exportação de jogadores para Chaves e que põe em causa a qualidade da acessoria.
É o LdA que diz que os regulamentos não permitiam que eles fossem emprestados ao Chaves, e que volta a confirmar essa afirmação em jeito de graçola, na resposta que me dá.
Quanto ao que eu disse leia com atenção, não tente acrescentar ou tirar o que lá está escrito.
Limitei-me a corrigir o que estava escrito no post que afirmava que os regulamentos não permitiam a ida dos jogadores para Chaves. O que pelos vistos nem o LdA nem o seu mandatário conseguem contrariar, pois os regulamentos efetivamente permitem essa trf.
Sobre a justeza, racionalidade ou sensatez da decisão de terminar o empréstimo confesso que não me lembro de me ter pronunciado sobre isso e quando releio não vejo nada escrito sobre isso em nenhum dos meus posts.
Esse tema da gestão da formação e dos empréstimos é um tema que muito me diz mas confesso que tenho dificuldade em debateê-lo com alguém que olha para a nossa equipa B como um sítio para onde se enxotam os enjeitados...
"tenho dificuldade em debatê-lo com alguém que olha para a nossa equipa B como um sítio para onde se enxotam os enjeitados..."
EliminarBruno de Carvalho só lê. Não participa no debate.
LdA,
ResponderEliminarA razão até poderá estar (não sei se está) do lado do Sporting mas não significa que a decisão tivesse sido tomada com conhecimento dos regulamentos, isto no plano formal se não quisermos tecer mais comentários sobre o evidente prejuízo que causou aos 2 jogadores e se não quisermos, de igual modo, evidenciar uma vez mais o entupimento e o carácter imbecil de quem tomou a decisão (Carvalho).
O termo do empréstimo foi literalmente decidido do dia para a noite, pelo amuo do presidente do Sporting na sequência da derrota e eliminação da TL. Nessas circunstâncias, é óbvio que não considerou os regulamentos nem qualquer outra coisa, independentemente do que estes leiam.
"mas não significa que a decisão tivesse sido tomada com conhecimento dos regulamentos".
Eliminar"pelo amuo do presidente do Sporting na sequência da derrota e eliminação da TL".
"Nessas circunstâncias, é óbvio que não considerou os regulamentos nem qualquer outra coisa, independentemente do que estes leiam".
Por que raio é que um sportinguista há-de dizer à boca cheia que:
- o Sporting actuou sem conhecer os regulamentos, quando na verdade não faz a mínima ideia se isso é verdade ou não???
- ou que o Sporting decidiu a saída do Gauld e do Geraldes por amuo pelo resultado quando essa é apenas a versão de um dos lados (e curiosamente é a versão que é negada pela Direcção do Sporting)???
A sério, o que é que leva um sportinguista a dar por adquirido tudo o que denigre a imagem do Sporting, a dar como certas as versões dos outros e a tomar por burros todos os dirigentes e consultores jurídicos do Sporting??
Eu já nem digo tomar como certas as posições do Sporting, mas pelo menos, dar o benefício da dúvida.
Sim, o facto do empréstimo de 2 jogadores cedidos ao Vitória ter-se visto interrompido nem 24 horas passadas duma derrota e eliminação da TL aos pés do Vitória é mera coincidência. Tal como a emergente aposta em elementos da equipa B e o "emagrecimento do plantel" anunciado nas redes sociais horas após um empate em Chaves também obedeceu a uma política inteligente e bem pensada.
EliminarQuanto aos regulamentos, basta reconhecer minimamente o tipo de estrutura que o Sporting tem, o tipo de estrutura que infelizmente não tem, e conhecer minimamente o histórico da actuação dessa mesma estrutura noutras modalidades.
"A sério, o que é que leva um sportinguista a dar por adquirido tudo o que denigre a imagem do Sporting?"
O que denigre a imagem do Sporting fazendo-o parecer um clube de atrasados mentais é pôr em causa os 2 jogadores e os 6 ou 7 meses de regular utilização numa equipa da I Liga a troco de um amuo.
Afirmo uma vez mais: O Sporting solicitou o parecer da Liga de Clubes sobre a utilização dos jogadores e foi enviada a resposta a dizer que o SCP pode utilizar os atletas. É assim que a "coisa" se processa. O resto é carvão para vender jornais e para leigos que comem gelados com a testa! Saudações!
ResponderEliminarComo digo no texto "como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos."
EliminarDo resto comentários anónimos são para leigos comerem gelados com a testa.
Não consegues imaginar... Mas acabas sempre por dar ênfase no blog às notícias "negativas"... Já as positivas tá quieto! Força nisso
Eliminar"como sócio e adepto do Sporting não consigo imaginar outra coisa que não seja a observação escrupulosa dos regulamentos e tudo isto não passe de fumaça e do habitual esbracejar dos aflitos."
ResponderEliminarEu também espero o mesmo.
Mas primeiro aguardo para ver se há culpa, se há erro, e depois se houver, então sim faço a minha critica.
Este post apenas serviu, para aqueles que não pensam da mesma forma que eu, poderem já libertar as suas dores, e começar já a ofender quem toma as decisões, ainda sem saberem se foram acertadas ou não.
Realmente a má fé...
Presta-se um enorme serviço ao Sporting, ao estar e entrar no jogo dos rivais, e lançar mais lenha para uma "fogueira", que até nem pode vir a passar duma fumaça, como já foram tantas outras antes.
A matemática é uma ciência exacta, e a analise a certas oratórias, e a amostragem de quem as pratica, chega facilmente para perceber o resultado das ultimas eleições no nosso clube, e a continuar assim, o resultado que poderá existir nas próximas...
Numa futura AG, tenciono gastar os meus minutos com 2 questões que considero pertinentes, e que ainda não estão, a meu ver, esclarecidas.
1ª Caso Marco Silva.
2ª Caso Vitoria de Setubal(Gauld/Geraldes).
Aconselho vivamente, quem tenha questões do género, a fazer o mesmo. Mas duvido que a "oposição" o faça. É mais facil por o vitor espadinha a fazer de palhaço, com papeis da SAD a acusar as pessoas de serem primos ou tios e de fazerem falcatruas, e depois do barulho estar feito, arrumar para canto quando a verdade se descobre.
Isto sim é um bom serviço prestado ao Sporting!
Uma coisa vos garanto, eu não vou chutar para canto, caso os supostos e-mails do sr paiva dos santos sejam falsos. Mas para já, dou o beneficio da duvida. Permito que as pessoas se defendam, e que a verdade se apure, antes de fazer julgamentos de valor a qualquer uma das partes.
E assim me despeço, com a certeza de que como em tantas outras vezes, se o assunto deste post acabar por ser apenas fumaça, e a razão estiver do lado do Sporting, neste espaço não se falará mais sobre isto, e o assunto será arrumado na gaveta, até que apareça outra coisa qualquer apetitosa para se poderem começar logo a afiar as facas, antes sequer do bezerro estar pronto para a matança...