quinta-feira, 13 de julho de 2017

Valência 3 - Sporting 0: este sofrimento auto-infligido serviu para quê?

As suspeitas da existência de um erro de cálculo na marcação de dois jogos em 24h confirmaram-se. Bastou o primeiro quarto de hora para perceber que aos nossos jogadores foram fornecidas botas de chumbo e os do Valência tinham no seu lugar pequenos jactos, tal era a diferença de andamento. Perante isto que pedir aos jogadores? Talvez o pedido devesse ser o deles: que aquilo acabasse o mais depressa possível.

Por isso a pergunta justifica-se plenamente: serviu exactamente para quê este jogo com o Valência? Que ilações pôde tirar o treinador deste jogo, que é sobretudo para isso que se fazem os jogos de preparação? Como é óbvio o resultado é aqui do menos importante.

A menos que o objectivo fosse a instalação de instabilidade e o anti-clímax neste início de época, este jogo teve tudo de sofrimento auto-infligido de forma completamente inútil e desnecessária. Ainda por cima ante um adversário cheio de problemas e indefinições sobre a formação do seu plantel.

Para ajudar à festa a péssima gestão do tempo e oportunidade de Francisco Geraldes (Mas não só...). Tenho pena que seja tantas vezes o feitio retorcido de JJ a toldar-lhe o raciocínio e a interpor-se entre ele o sucesso. 

O do jogador acontecerá apesar disto, assim o talento tenha oportunidade real para se impor. Oxalá o Sporting saiba resguardar os seus direitos.

30 comentários:

  1. Meu caro Leão. O maior obstáculo entre o Sporting e o sucesso tem um bome:Jorge Jesus. Apenas um treinador medíocre geria a equipa desta forma. Apenas um tipo cego e burro faria o que ele fez ao Geraldes e ao Gauld. Apenas JJ trataria Pauli Oliveira como ele o trata.Além do mais falta de respeito pelos nossos imigrantes. Que pena não ter saído. Que pena. Mais um ano a ver os Matheus Oliveiras a bater bolas paradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... " Cego e burro " e ultrapassado ( isto tudo, mais porque quer, porque é teimoso.. )

      Gauld é dos melhores jogadores, é MUITO raro falhar, seja a defender, atacar, sseja em que posição for.
      F. Geraldes.

      Mas em vez desses 2, temos Bruno César ( amigo de longa data.. ) e Alan Ruiz ( mais 6 meses de adaptação.. )



      Ele é um treinador ultrapassado, e por ser teimoso e por vezes parvo/burro, ainda mais se nota o quão ele ficou para trás em relação a outros tantos.

      Ainda se quisesse aprender, se se disponibilizasse a querer perceber certas coisas. . Mas não, já tem ideias fixas ( Antigas, já não se usam. Ah é pequeno ? Não é muito forte ? Sai ) e nada o demove disso, o que comprova a teimosia, casmurrice e burrice.


      Mas qual é a estupidez de jogar em 3-5-2 ou 3-6-1 em 5 ou 10 minutos ? Vai testar o quê ? Só para dizxer que testou ?
      E meter putos a jogar 15 ou 30 minutos. Só para dizer que tentou ?
      As pessoas não são burras. É só para ficar no plantel " Ah, mudei. . Ah dei oportunidades ".
      Ainda para mais numa pré época, onde devem jogar mais e ser testados com maior frequência em todos os momentos do jogo e não só no início, ou no finalzinho ou em 20 ou 30 minutos.

      Que raio foi aquilo de meter F. Geraldes em 30 minutos ? O mesmo tempo que Bruno César.
      Qual a desculpa dele, que estava a testar os jogadores ? Mas ele não conhece já o Bruno César ? Cai logo por terra o "testar" os 2 jogadores e que não há problema de terem jogado pouco, pois sairam ao mesmo tempo.

      Só para ficar no papel. " Jogou, foi testado ". lol
      E ficar com Bruno César em vez de Ryan Gauld, para quê ? E o Alan Ruiz em vez de Geraldes.
      E agora ir buscar o Acuña ( Não colocando em causa o valor dele como jogador, mas ir buscar uma promessa argentina, quando temos 3 ou 4 promessas por cá ? Qual a desculpa para uns diferente de Acuña ou Alan Ruiz em grande parte da época ? Ah, têm de se ambientar e dar tempo. ODAÇ !
      Então e os outros que andam cá há 2 ou 3 épocas já AMBIENTADOS e que precisam é de minutos ?
      Qual a diferença de se emprestar um Iuri e emprestar um Acuña ? Tirando que o Iuri já foi por 3 vezes.

      Então vamos buscar jogadores com potencial para o futuro, que primeiro têm de rodar na B e depois ser emprestados, fazem as ETAPAS todas e ainda assim, depois, vão-se buscar é outros ? Sem ser preciso serem emprestados, ainda com o tempo de adaptação.

      E que raio foi aquele" teste " com o Alan Ruiz a ponta de lança ?
      Ninguém tem noção que se perdeu esse tempo todo a TESTAR NADA e a queimar jogadores, pois estava ali uma verdadeira confusão de posições ?

      Haja paciência para tanta teimosia e casmurrice.

      Eliminar
  2. É claro que nem ontem todas as coisas estavam bem nem hoje estao todas mal.

    Mas certamente há coisas que não se consegue compreender e são sinal de que não se aprendeu nada com o ano passado:

    - 1) Estágios: Marcar estágios para a Suiça em campos da distrital com jogos em catadupa num curto espaço de tempo. Haverá realmente tempo para treinar?
    - 2) Adversários: Se no ano passado, foi terrivel ver o SPorting jogar e apanhar goleadas, porquê repeitr a mesma fórmula esta ano? Hoje podiamos ter saido com 5 ou 6 golos em contra...
    - 3) Onze inicial: Levar 30 jogadores para a Suiça e com 2 jogos separados por 24 horas utilizar praticamente o mesmo onze acaba por ser contraditório. Já se percebeu bem quem vai jogar com JJ e quem não, mas bolas tem que ser assim tão evidente logo de inicio?
    - 4) Equipa B: O Sporting apostou numa equipa B como estrategia e ADN do clube. Nessa equipa B tiveram destaque, principalmente na segunda metade da época, jogadores como P.Silva, M.Balde, Gauld, Matheus,F.Geraldes Dala ou L.Ruiz. Praticamente nenhum destes tem qualquer tipo de minutos hoje em dia com JJ. É caso para perguntar, s equipa B serve para quê afinal?
    - 5) Cultura do desperdicio: Em ano e meio o SPorting contratou Schelloto, Zeegelar, Castaignos, Douglas e já nem conto Rossel, Slavchev ou Heldon. Se é politica de JJ não apostar em jogadores da equipa B com transição directa para a equipa A, porquê não levar alguns destes jogadores para estágio e não ter os jogadores a desvalorizar em Alcochete a treinar á parte?

    ResponderEliminar
  3. Grandes profetas da desgraça. Relaxem, isto é um treino. Tens um jogo fundamental que dita o futuro nas competições europeias. Tens que treinar muito e bem. Aqui não há tempo para andar a brincar aos ruizes, para depois andar tudo a chorar porque afinal se andou a testar petrovics na pre temporada... aqui só existe um pensamento, a vitória no próximo jogo.

    ResponderEliminar
  4. "Têm-se integrado bem, apesar de hoje o Bruno Fernandes estar totalmente fatigado. Nem parecia o jogador que foi ontem. Quisemos dar mais carga. Todos os que jogaram fizeram-no em dificuldade. O Valência defendeu bem, saiu muito rápido e não tivemos capacidade nem velocidade para acompanhar".

    ResponderEliminar
  5. Acho estranho dois jogos seguidos, mas honestamente não me sinto capaz de opinar sobre uma coisa que não domino minimamente.

    Quanto ao Geraldes: vergonhoso e revoltante.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Como escrevi na época passada o Francisco Geraldes é o nosso Bernardo Silva. Já só falta mesmo vê-lo a lateral esquerdo. E depois quiçá vê-lo brilhar noutro clube qualquer. E como também já escrevi no Cantinho, a culpa é dos adeptos. Como no Benfica, quanto mais reclamar-mos pelo jogador pior. Porque quem manda é o burro velho. Compra quem quer e passados 6 meses olha para alguns. E alguém lhe pede responsabilidades? Ou alguém acha que um clube bi-campeão despacha o treinador de ânimo leve?

    E mais uma vez, que raio de pré-época é esta? Com tanto jogador que nunca fez parte dos planos do treinador? Então a ideia de uma pré-época já não é preparar os que ficam? JJ já não teve mais que tempo para avaliar os jovens todos? A época passada não viu os jogos dos emprestados e da equipa B? Não teve tempo?

    Até admitindo que Bruno Fernandes é 1 ano mais velho que o Geraldes, não traz nada ao Sporting que não estivesse ao alcance do nosso jovem. Que aliás já devia estar a ser trabalhado para futuro capitão. E se JJ gosta tanto de Bruno Fernandes como é que explica que Geraldes nunca calçou a época passada? Quando já era de longe o melhor substituto para João Mário. Idem para o novo reforço Acuna. Não vem fazer nada que não esteja ao alcance do Matheus Pereira. Ou alguém também se lembra de algum sul-americano verde na Europa que tenha rendido na primeira época com JJ? Talvez o Alan Ruiz 10M, que ainda hoje não pode com o cu. Como Mathieu não vem fazer nada que não esteja ao alcance do Paulo Oliveira com todas as limitações. Muito mais limitações e muito menos fiável é Mathieu e vem ganhar 4 ou 5 vezes mais!

    O nosso azar foi o Man United nunca ter equacionado JJ... Isso e a nossa grande estrutura de futebol. Como diz JJ, sempre a levantar o nome do SCP no estrangeiro.

    ResponderEliminar
  7. O Sporting aceitou participar neste Festival dos Alpes e o calendário e adversários não foram escolhidos. Foram definidos.
    A partir daqui refaçam o vosso pensamento.
    A utilização e repetição de jogadores tem 2 razões: conhecer as qualidades e integrá-los num modelo de jogo, e testar diferentes soluções. Eis a razão para ter testado Bas Dost e Doumbia como titulares.
    É a testar e a corrigir que se garante o crescimento dos jogadores e da equipa.
    Nem todos são obrigados a saber como são preparadas e para que servem as pré-épocas, o que ocasiona comentários com pouca coerência ou grande distância da realidade.
    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como são preparadas realmente não sei e até estranho muito as mais recentes. Agora para que servem todos sabem. Deviam servir para celebrar o título em Maio.

      Eliminar
    2. Cj,
      para dar lições é preciso autoridade e conhecimento.

      1- A questão do calendário só se coloca verdadeiramente porque o treinador leva 30 jogadores e em 24 horas/2 jogos utiliza quase metade.

      2- Por conseguinte jogadores limitados pelo cansaço (que o proprio JJ reconheceu) não revelam as qualidades mas sobretudo os defeitos. Estão presos de movimentos e de raciocínio.

      3- A única coisa que há corrigir deste jogo é não repetir o erro. O que é que o Bas Dost / Doumbia ganharam em entendimento deste jogo? Népia, ou bola!

      Isto é senso comum, não é preciso ter um curso. Claro que nem todos são obrigados a ter um pouco de senso comum. Mas se até o nosso treinador parece não ter temos que ser tolerantes com os demais.

      Eliminar
    3. Leão de Alvalade,
      Já vi que não convive bem com diferentes opiniões.
      A nossa pré-época não permite fazermos jogos gradualmente com equipas mais fracas como os rivais.
      A pré-eliminatória da Liga dos Campeões é já "amanhã" e os jogadores ainda não tem a capacidade física e rotinas para o que é exigido.
      Não é preciso ser muito inteligente para compreender que a dúvida reside nas novas aquisições e por essa razão têm de jogar mais...
      Os jogadores da formação, apesar de já conhecê-los, têm de fazer a pré-época para confirmar a evolução e se podem ser mais valias para o plantel.
      Haverá no final do estágio uma redução de plantel que terá de ser criteriosa para não termos dissabores.
      É claro que todos somos muito melhores treinadores e JJ não percebe porra nenhuma. De certeza que não treina diariamente com os jogadores e que nós através dos jornais sabemos pormenorizadamente o que valem.
      Se fossemos nós a idealizarmos a equipa, éramos Campeões! Não tenham dúvida que passamos ao lado de uma grande carreira!

      Eliminar
    4. Cj
      convivo tão bem com diferentes opiniões que até disponibilizo espaço para quem quiser comentar. O que não convivo bem é com tentativas de lições de quem desconheço autoridade e muito menos que com alardes de superioridade tentem menorizar a minha própria opinião.

      Porque é bom de ver que se a nossa pré-epoca não permite jogos com equipa mais fracas é porque isso foi uma escolha voluntária. Até na Suiça ao lado do centro de estágio há equipas mais fracas.

      Depois se há dúvida em relação aos jogadores novos que não se comprassem. Porque não acredito que o Sporting compre jogadores que não resultem de uma observação cuidada e demorada no tempo, recolhendo inclusive informações de ordem pessoal sobre o jogador. Isso já nem nos anos 70 do século passado se fazia.

      Por outro lado gostava de saber como é que se confirma a evolução de um jogador (sendo da formação estará sempre mais do que confirmada porque são observados e conhecidos de há muito) seja ele da formação ou não a jogarem tempos reduzidos ou a aquecer o banco.

      Quanto às afirmações finais sobre JJ só posso concluir que está a deixar passar ao lado uma grande carreira que lamento não poder dizer bem qual é. Mas de humorista não é de certeza.

      Até parece que JJ não comete erros e não tivéssemos a época passada para o conhecer melhor. Ou que não se pode ter opinião sobre o seu trabalho. Estamos em 2017 e não em 1917!

      Eliminar
    5. Leão de Alvalade,
      Em relação a razão para serem jogos com equipas de maior valia, a culpa deve ser minha que não me soube explicar. A exigência é maior e obriga a mais falhas e correcções. Jogar com equipas com autocarros estacionados a frente da área serve para alimentar o ego e pensarmos que somos os maiores!
      O seu argumento em relação a avaliação de jogadores através de observação e recolha de informação de ordem pessoal antes da contratação mata qualquer tentativa minha de debater coerentemente o que quer que seja.
      É como eu digo, muitos milhões se poupava no Sporting se o meu amigo fosse o treinador. Era só comprar e pôr a jogar e éramos campeões.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Trinta jogadores deslocados significa que se tem noção das particularidades do torneio. Há a possibilidade de apresentar suas equipas com alguns.pontos de contacto entre elas. Experimentar misturas e combinações. Insistir neste contexto em não dar minutos a determinados jogadores têm um significado e uma leitura. Nos adeptos e sócios temos a nossa e não precisamos de nos colocar na pele do técnico nem adoptar uma postura subserviente perante as baboseiras já repetidas do ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JG,
      Exactamente. Estou à vontade para o dizer porque defendi a contratação de JJ. Agora depois de todos os erros cometidos e à beira de vermos a possibilidade de os estar a ver repetidos era o que mais faltava não poder ter opinião sobre o trabalho do treinador.

      Eliminar
  9. Acho engraçado o destaque que alguma imprensa dá às bolas paradas do filho do Bebeto. Deviam estar a dormir para não ver os mísseis teleguiados do Iuri. É quase como comparar o batalhão que entrou para o meio-campo com William e Adrien. JJ nunca mais volta a ter um meio-campo no SCP como William/Adrien e João Mário. E basta ver o preço porque saem.

    ResponderEliminar
  10. Apesar de não ser fundamentalista em área nenhuma da vida confesso-me um grande adepto da formação leonina. Tipo quando vejo comprar extremos até me arrepio. E que, como é óbvio, precisa sempre de ser mesclada com alguma maturidade em campo. Mas quando penso na fornada de jogadores que começaram a chegar à equipa principal com Jesualdo Ferreira e na equipa hoje... E no desbaratar de tantos milhões…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E contudo não temos um extremo esquerdo como temos Gelson Martins do lado direito...

      Eliminar
    2. Não temos um, temos vários.

      Eliminar
    3. E o Gelson já vale hoje 40M. Como valeria, por exemplo, o Bruma se tem continuado no SCP. E dois extremos de 40M não tem o SCP nem nenhuma equipa em Portugal. Mas tem vários que não estão ao alcance do SCP no mercado e com muita margem de progressão. Eu como treinador do SCP tinha vergonha de ver o Podence regressar de empréstimo a meio da época com a preponderância que ainda teve. E vale para os extremos como vale para o Adrien ou para o William. Simplesmente não estão ao alcance do SCP no mercado.

      Eliminar
    4. Não temos vários! Não temos nenhum! Por essa razão Jovane Cabral esta a treinar com a equipa principal.
      Nem Iuri, nem Matheus Pereira, nem Bruno Cesar dão a profundidade do lado esquerdo que Gelson Martins dá do lado direito.
      Podence não tem qualidade de cruzamento com o pé esquerdo...

      Eliminar
    5. Senão fosse a palhaçada com o Carrilo nem o Gelson conhecias. Quanto mais a profundidade do Gelson.

      Eliminar
  11. Meu caro Leão, assino por baixo. Sou dos que mais se entusiasmou com a chegada de JJ. Mas cometi um erro de análise: o primeiro ano correu tão bem graças à equipa cuja estrutura nuclear foi construída antes de JJ chegar. A JJ no primeiro ano não foi dada a possibilidade de escolher entre JMário e um qualquer Alain Ruiz ou outro qualquer dos que está para chegar. Teve mesmo que papar o Paulo Oliveira meia época a titular, sem falhas. Na preparação da segunda época é que foram elas: o homem começou a mostrar a sua raça e as partes negras da sua personalidade. Podem colocar-lhe um Eusébio debaixo do nariz que ele se estiver focado num argentino qualquer manda o Eusébio às malvas.
    Para quem ganha um balúrdio por ano é verdadeiramente ofensivo um discurso que aparece fundamentado num completo amadorismo. JJ não tem tempo para conhecer os nossos jovens jogadores como a palma das suas mãos? Não teve até agora tempo para ajustar com os treinadores da formação os detalhes a corrigir em Francisco Geraldes ou Ryan Gauld? Então onde anda a gastar o tempo pelo qual todos pagamos 8 milhões? Não teve tempo para planear a pré-época e estabelecer um plano que lhe permita rodar todos os jogadores e combinar diferentes soluções em vez de apostar apenas e só nos seus "eleitos"?
    Está na altura de alguém começar a exigir mais e mais bom senso a JJ em vez de continuar a alimentar o super-ego e a aceitar de ânimo leve que um treinador do Sporting entenda que pode desprezar a formação e a Academia.
    Julgo que os adeptos do Sporting estão todos fartos deste estado de coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais...

      Ele é um treinador ultrapassado, e por ser teimoso e por vezes parvo/burro, ainda mais se nota o quão ele ficou para trás em relação a outros tantos.

      Ainda se quisesse aprender, se se disponibilizasse a querer perceber certas coisas. . Mas não, já tem ideias fixas ( Antigas, já não se usam. Ah é pequeno ? Não é muito forte ? Sai ) e nada o demove disso, o que comprova a teimosia, casmurrice e burrice.


      Mas qual é a estupidez de jogar em 3-5-2 ou 3-6-1 em 5 ou 10 minutos ? Vai testar o quê ? Só para dizxer que testou ?
      E meter putos a jogar 15 ou 30 minutos. Só para dizer que tentou ?
      As pessoas não são burras. É só para ficar no plantel " Ah, mudei. . Ah dei oportunidades ".
      Ainda para mais numa pré época, onde devem jogar mais e ser testados com maior frequência em todos os momentos do jogo e não só no início, ou no finalzinho ou em 20 ou 30 minutos.

      Que raio foi aquilo de meter F. Geraldes em 30 minutos ? O mesmo tempo que Bruno César.
      Qual a desculpa dele, que estava a testar os jogadores ? Mas ele não conhece já o Bruno César ? Cai logo por terra o "testar" os 2 jogadores e que não há problema de terem jogado pouco, pois sairam ao mesmo tempo. E então se um não reclama ( BCésar lugar garantida do amigo, o puto também não pode reclamar, senão sai e tal.. )

      Só para ficar no papel. " Jogou, foi testado ". lol
      E ficar com Bruno César em vez de Ryan Gauld, para quê ? E o Alan Ruiz em vez de Geraldes.
      E agora ir buscar o Acuña ( Não colocando em causa o valor dele como jogador, mas ir buscar uma promessa argentina, quando temos 3 ou 4 promessas por cá ? Qual a desculpa para uns diferente de Acuña ou Alan Ruiz em grande parte da época ? Ah, têm de se ambientar e dar tempo. ODAÇ !
      Então e os outros que andam cá há 2 ou 3 épocas já AMBIENTADOS e que precisam é de minutos ?
      Qual a diferença de se emprestar um Iuri e emprestar um Acuña ? Tirando que o Iuri já foi por 3 vezes.

      Então vamos buscar jogadores com potencial para o futuro, que primeiro têm de rodar na B e depois ser emprestados, fazem as ETAPAS todas e ainda assim, depois, vão-se buscar é outros ? Sem ser preciso serem emprestados, ainda com o tempo de adaptação.

      E que raio foi aquele" teste " com o Alan Ruiz a ponta de lança ?
      Ninguém tem noção que se perdeu esse tempo todo a TESTAR NADA e a queimar jogadores, pois estava ali uma verdadeira confusão de posições ?

      Se por acaso acontecer e der certo " Ah, já tinha testado, já sabia que podia resultar.. "

      Haja paciência para tanta teimosia e casmurrice.

      Eliminar
  12. Paulo Oliveira 4M no Eibar? Não sei se paga a reforma 2 anos ao francês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pagava de certeza a reforma do Luisão , o almoço do Taarabt e a semanada do Carrillo! Vai mas é ver para que conta offshore do Orelhas vão os milhões do N.Semedo!

      Eliminar
    2. Não cuspas para o ar ou tens a certeza da proveniência do dinheiro do babablu aka trinca-bolotas?

      Eliminar
    3. Estes putos da propaganda até sonham com o Benfica. Sempre a mesma K7. Não fosse o sr. Orelhas o primeiro grande amigo do sr. bardamerda no futebol.

      Eliminar
  13. O que o JJ anda a fazer ao Geraldes e ao Gauld é inacreditável. E o bruninho pactuar com a coisa mostra que não aprendeu nada com os erros do JJ no benfica. Se fosse a eles punha-me a andar.

    ResponderEliminar
  14. Começo a pensar que depois do Cédric não devíamos deixar o Pereirinha fugir para Belém.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)