quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Sporting 0 - Barcelona 1: Que mal fizemos aos deuses?

Não fizemos um jogo perfeito, faltou aqui e ali qualquer coisinha. Mas mais uma vez não merecíamos tamanho castigo, perdendo por um autogolo de uma frialdade cruel. Que mal fizemos aos deuses do futebol? Até quando seremos penalizados em momentos importantes e que poderiam significar uma importante conquista ou inversão de tendência? 

Não tendo feito um jogo perfeito ainda assim fizemos um jogo competente. Onde isso não se verificou foi no momento de decisão nas jogadas no ataque, o que é particularmente penalizador quanto tal sucede com equipas de alto coturno, como indiscutivelmente é o Barcelona. Se a eficácia é determinante em todos os jogos, nestes é quase tudo, sabes que o desperdício te será fatal

Talvez seja por isso que no final do jogo possa ter nascido a ideia de que podíamos ter sido mais ambiciosos, mais audazes e, de forma associada, que este Barcelona não é uma equipa forte, mesmo que não tão forte como há alguns anos. Não é essa a minha opinião. Talvez seja ainda cedo para perceber que Barcelona é este, mas é indiscutivelmente uma boa equipa, talvez possa ter perdido para já alguma espectacularidade e fantasia (Neymar...) mas é também agora uma equipa mais equilibrada e organizada. 

Mas com toda a justiça há que reconhecer que muita da ausência de fulgor se deveu à forma como o Sporting soube tornar o jogo desconfortável para Messi & Cia. Jorge Jesus montou muito bem a equipa, anulou com uma jogada de mestre (marcação mista de Mathieu ou Battaglia) Messi, reduzindo-lhe o espaço (físico, onde se movimenta e temporal para decidir) como o próprio referiu no final do jogo:

«Por muita qualidade que tenhas, quando não tens espaço o jogo torna-se mais difícil para ti»

Apenas não concordo com a individualização das responsabilidades no desfecho final sobre Bas Dost. Como é óbvio, se tivesse rematado e falhado a esta hora estaríamos todos a pensar - e provavelmente a dizer - que poderia ter solicitado a meia-distância de Bruno Fernandes.

Infelizmente não pudemos ter Gélson em elevados níveis de inspiração. Doumbia quase nunca pôde usar a velocidade para explorar a profundidade, passando ao lado do jogo. O mesmo se pode dizer da influência de Acuña em missões de ataque e tudo isso certamente porque tinham na cabeça a importância de defender para anular o adversário, o que de certa forma conseguiram. O problema, também sinalizado por JJ, é que os nossos jogadores poucas vezes são chamados a este grau de exigência e obrigados a viver sem bola no decorrer de uma época. A história de "mudar o chip" é mais fácil de dizer do que realizar.

Destaques individuais para os bons desempenhos de Patrício, Mathieu, Bataglia e William. De igual modo para o jogo abaixo do que sabemos valerem de Gélson, Coates. Piccini está melhor mas continua curto para sermos mais fortes ofensivamente.

Arbitragem "sabichona", a que não será nada alheia a "criteriosa" escolha da UEFA por um árbitro romeno...

14 comentários:

  1. Sobre o desfecho final nao ha' volta a dar, e' continuar a insistir, "tantas vezes o cantaro vai 'a fonte que um dia deixa la' a asa"! O que nos tem faltado e' presenca assidua nestas andancas. Quando tivermos multiplas participacoes consecutivas o "danoninho" que nos faltou estara' muito mais perto de ser comido.

    Sobre o Bas, infelizmente eu concordo com a critica geral, ali tinha de rematar! E o que me preocupa mais e' que tem feito isto repetidamente esta epoca, sao ja' varias as ocasioes em que a melhor escolha era rematar e Bas optou sempre por passar. Claro que poderia ter falhado todas esses remates e as assistencias darem golo. Mas fazer a escolha certa e' a melhor forma de estar mais proximo do golo e ontem a escolha certa era, claramente, rematar.

    Sobre o senhor que equipou de azul... enfim... nunca antes deve ter acontecido que toda e qualquer falta de uma equipa ate' aos 60 minutos de amarelo. Uma Autentica Vergonha.

    E agora, como disse Coentrao no final, Domingo ha' um jogo ainda mais importante!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M.
      concordo inteiramente, falta-nos a força do hábito, aquele danoninho que vem parar à mesa sem ser necessário pedir. :-)
      SL

      Eliminar
  2. Excelente análise meu caro Leão. Uma fatalidade que nos persegue e que já vem de longe. Quando somos muito bons, contra adversários de topo,acontece sempre alguma coisa que nos derrota. Mais uma vez uma sensação de injustiça depois de uma resposta muito competente da equipa. Parabéns a JJ pela estratégia. Achei despropositada a referência ao holandês e, de certa forma, a responsabilização pela derrota. Da análise do lance pareceu-me uma opção com algum sentido. Claro se BFernandes tem marcado a conversa seria outra. No caso de ter rematado e falhado toda a gente apontaria o dedo ao egoísmo do holandês. Acho que o holandês tem nesta fase menos confiança.Ficar a suplente na Champions não é coisa que lhe agrade, certamente.
    Sinceramente acho que a utilização de Doumbia fora faz sentido, mas, em nossa casa, deve jogar o nosso melhor avançado. O segundo melhor marcador da Europa, tem que jogar.
    Apenas uma referência a Mathieu que fez um jogo de uma classe superlativa. De longe o melhor central em campo e um dos melhores jogadores.
    Ele e Battaglia, duas das contratações a que torci o nariz, devo reconhecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado JG.
      Relativamente a Battaglia sempre me pareceu uma boa aquisição, até porque era um jogador que teria tudo a ganhar com a integração num plano superior, onde beneficiaria do convivio com jogadores de recorte técnico superior ao que tinha encontrado em Chaves e mesmo em Braga.

      Confesso que Mathieu não me agradou pelo perfil (idade+preço) e pela dúvida sobre a condição fisica. Até agora calou-me e isso obviamente que me deixa satisfeito.
      SL

      Eliminar
  3. "Ele e Battaglia, duas das contratações a que torci o nariz, devo reconhecer."

    Concordo com JG. Também eu fui crítico a estas contratações (à do Battaglia fui mais crítico aos moldes da mesma). Mathieu tem sido fenomenal. Battaglia tem de jogar. E acho que isso diz muito da fragilidade do nosso jogo...

    Uma referência ao Dost. Não está a ser o PL que precisamos. Ontem, no estádio, achei que no lance-chave fez bem. A bola parecia vir puxada para conseguir rematar com qualidade. Vendo na TV... porra, tem de mandar uma biqueirada!!

    grande abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      sobre Battaglia e Mathieu respondi acima. Sobre o Dost creio que é o normal na vida de um PL. Se marca, tem confiança e os golos até parecem que vêm ter com ele. O contrário acontece quando não se marca.
      SL

      Eliminar
  4. Deixo a pergunta a todos. Não acham que há um problema de falta de confiança no Dost?

    ResponderEliminar
  5. Uma nota de quem esteve lá ontem e viveu tudo aquilo debaixo dum ambiente inenarrável:

    Battaglia fez de facto um grande jogo, a sua missão de cortar linhas, não deixar jogar, meter intensidade e agressividade na abordagem dos lances foi mais que cumprida. Excelente!

    Parece-me que importa reforçar a ideia que JJ reconhece que com Battaglia como indiscutível e olhando para as suas características e potenciando aquilo em que ele é bom e escondendo aquilo que são as suas limitações, JJ tem vindo lentamente a mudar o paradigma do 4.4.2 para um 4.2.3.1, com William e Battaglia praticamente de perfil.

    São novos sinais em JJ, quando parece acreditar que os modelos poderão ser ajustados à realidade e não o contrário (algo que parecia impossível naquele ego e inabaláveis convicções), maximizando o potencial e tentando "escondendo" as limitações dos seus recursos.

    Fica assim o caminho para trabalhar, o tempo dirá se chega, se tem pés para andar, ou se será curto quando tivermos de ter bola, definir e ter critério, quando olhamos para uma equipa onde os laterais dão muito pouca profundidade, à esquerda é bem visível a falta ou pouco apoio que Fabio dá a Acuña (continuo a não entender como nos focamos na falta de profundidade de Piccini - que não concordo, alheando-nos de olhar para a lateral oposta, parecendo que nos recusamos a aceitar que aquele Coentrão já não é o Coentrão de há meia dúzia de anos).

    Quanto ao mais, por principio não me meto em folclores de arbitragens, nem tenho muita paciência quando as dissertações se resumem a arbitros, VAR's e afins, mas aquilo que se passou ontem, tira uma pessoa do sério, e condiciona a capacidade de uma equipa meter pressão no adversário. Inaceitável numa Champions existir uma dualidade de critérios e um claro condicionamento de uma equipa para beneficio da outra.

    Excelente Atitude, Excelente o Esforço, Ambiente vivido ontem para nunca mais esquecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro O,

      no que diz respeito ao plantel digo desde o inicio que temos um 11 competitivo, com Piccini a ser o sinal menos. Mas depois não temos centrais para substituir nenhum dos titulares e o mesmo se pode dizer relativamente ao lateral esquerdo. E a nível de avançados - pontas de lança Dost e Doumbia são curtos como se pode ver agora com a lesão do maliano. Se acontece alguma coisa a Dost vamos jogar com quem?

      Eliminar
  6. Não compreendo as contradições dos nossos adeptos: queremos estar na Champions e ter árbitros isentos e depois assobiamos o hino. Queremos que a UEFA nos respeite e depois o presidente atira-se à UEFA publicamente...
    achamos mesmo que eles vão ter medo de nós a partir de uma determinada altura? deve ser isso. desculpem não ter percebido.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro,

    Ficamos sempre a um pelinho de qualquer coisa. São muitos anos a virar frangos. Vale mais não ver nada. Para ficar a cereja em cima do bolo, faltava a tradicional arbitragem à Liga dos Campeões. Inclina-se o campo. Se não chegar inventa-se um penalty mesmo que o árbitro esteja a um metro e a bola tenha batido na testa. Para este peditório não dou.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,
      não gosto de referir a arbitragem como explicação do resultado mas no caso do jogo com o Barça a dualidade de critérios na amarelagem é incontornável. Especialmente porque era o Sporting que tinha que defender mais e um jogador com amarelo fica obviamente limitado e isso acaba por ter importância na recuperação da bola.
      SL

      Eliminar
  8. O SCP esteve melhor nos momentos defensivas que nos momentos ofensivas. E acabou por sofrer um autogolo num daqueles momentos registados por JJ. E já não é dizer pouco do que foi o jogo do SCP contra uma das melhores equipas do planeta. Quanto aos deuses muito sinceramente não percebo porque são para aqui chamados. Ambas as equipas dispuseram de algumas oportunidades para fazer golo e o Barcelona acabou por ser mais feliz. Mas tudo dentro daquilo a que até JJ chamou "futebol". Já o puxão de orelhas público a Bas Dost é completamente despropositado. Mas é outra dimensão de JJ. Muito infeliz, diga-se de passagem. Ainda mais importante são as implicações para domingo. Onde a estrutura do Porto já começou a ganhar algum terreno quando não jogou para a Taça da Liga. Que o diga o Mónaco. E também é assim que se ganham campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão dos deuses foi devidamente contextualizada e creio que se justifica completamente. Foi sorte dos catalães e azar nosso como em tantas outras ocasiões.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)