quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Da reacção à entrevista aos emails do West Ham

Foi assim que terminou o meu último post a propósito da última prestação televisiva presidencial:
 
Não há qualquer justificação para este tipo actuações. Não há qualquer ganho para o clube nem para o presidente. E tão assim é que só a total falta de discernimento e de noção -  ou sentimento de impunidade?... - é que faz com que um presidente invente um número destes, na véspera da inauguração do pavilhão, desviando a atenção da obra tão desejada e que ficará para várias gerações.

Há quem possa ver nas minhas palavras apenas vontade de "dizer mal" mas é o próprio Bruno de Carvalho a  reconhecer o seu próprio falhanço na pergunta que fez no post redigido no Facebook:

"Porque será que vejo muito poucos a pegarem em tudo o que eu disse, e que foi tudo novidade para os sportinguistas, e mostrarem a sua indignação perante as provas que dei?"

Essa pergunta deveria ser feita antes de mais a quem o Sporting paga mensalmente como especialista de comunicação. Porque razão a mensagem não passou? Se o objectivo é realmente comunicar com os Sportinguistas - e não insultá-los, como vai sendo habitual - e se se verifica  que "muito poucos" retiveram a mensagem, talvez fosse melhor perceber o que correu mal para que não se volte a verificar. 

Pensar que o problema reside apenas nos destinatários é arrogância mas também é perigoso. É que a pergunta "Será que já foram engolidos (n.d.r. os Sportinguistas) pela estupidificação em massa de que estamos a ser alvo faz anos?" é tão pertinente neste caso como no das eleições em que  "90% de sportinguistas a votarem em mim".

Relativamente ao caso das pretensas propostas do West Ham nem sequer vou discutir o caso com base nos e-mails. Confesso que quando vi a noticia da Sky Sport temi o pior, que seria ver o presidente do Sporting ser desmentido num caso de repercussões internacionais. Porém, analisando os documentos, não se pode afirmar que sejam propostas formais mas também não se pode negar que sejam "propostas". Não parece contudo, pelo que é possível ver, que sejam propostas finais de uma negociação.

Mais importante do que tudo, prefiro acreditar que o Sporting não empreenderia esta reacção pública da forma como o fez - o comunicado inicial foi excessivo e o "dildo brothers" infeliz, apesar do folclore - para depois ser desmentido pelos factos que se viessem a apurar. Já basta a publicidade indesejada que o caso está a ter, porque seguramente que não é desta forma que queremos que o clube seja reconhecido internacionalmente.

A verdade é que a comunicação do Sporting é muitas vezes pouco melhor que desastrosa ou, numa perspectiva benevolente, irrelevante. Repare-se neste momento em particular: quer a entrevista quer as reacções ao caso West Ham acabam por desviar a atenção dos adeptos de um momento particularmente importante e feliz na vida do clube em que inauguramos o pavilhão e desportivamente estamos a ter inícios de época  felizes e promissores em diversas modalidades. Na comunicação tudo é importante: a oportunidade, a forma e conteúdo.

Não termino sem voltar a referir a inauguração efectiva do Pavilhão. Um grande e tão desejado momento celebrado com uma vitória, precisamente na véspera em que se cumprem 44 anos sobre a chegada à presidência de  João Rocha, que muito justamente os Sportinguistas decidiram reconhecer, dando o seu nome à nossa nova casa.

10 comentários:

  1. (...) Porém, analisando os documentos, não se pode afirmar que sejam propostas formais mas também não se pode negar que sejam "propostas". (...)

    Não se pode negar que sejam propostas, exatamente porquê? Não lhe passa pela cabeça que talvez aqueles emails sejam simplesmente falsos? A mim, isso parece-me evidente e não me parece que eu seja o único.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chirola,

      há os factos e depois há o que nos passa pela cabeça. Não tendo oportunidade de verificar a veracidade daqueles documentos o que escrevi parece-me perfeitamente adequado.

      Eliminar
  2. Não vi a entrevista e tenho seguido o caso pelo twitter e até agora ainda não consegui saber o que terá sido dito de importante, simplesmente:
    - elogiou a postura dos envolvidos na transferência do Adrien
    - Não propostas para o William
    - contou a sua versão dos castigos - mas não vi mais do que isto...

    O único eco de que terá dito algo que vale a pena ler/ouvir vi num print do texto do Nuno Dias ao Record "Bruno entre o essencial e o acessório"
    Daqui destaco uma frase "...seria possível ser tão incisivo com outra sofisticação e elegância."


    Sobre o pavilhão, o texto de "As redes do Damas" está MUITO bom mesmo!

    ResponderEliminar
  3. «Relativamente ao caso das pretensas propostas do West Ham nem sequer vou discutir o caso com base nos e-mails. Confesso que quando vi a noticia da Sky Sport temi o pior, que seria ver o presidente do Sporting ser desmentido num caso de repercussões internacionais. Porém, analisando os documentos, não se pode afirmar que sejam propostas formais mas também não se pode negar que sejam "propostas". Não parece contudo, pelo que é possível ver, que sejam propostas finais de uma negociação.»

    Só sobre este ponto. Aquelas imagens nem demonstram minimamente que estes «pretensos» emails sejam propostas e foram enviados e recebidos pelo Sporting.

    - São imagens facilmente construidas
    - Os destinatários estão rasurados
    - O inglês usado, só posso dizer meu deus!
    - Tem todo o aspecto de uma falsificação ou de ter sido escrito por um labrego.
    - Vamos acreditar em tudo o que os jornalistas divulgam?

    Vamos ver como vai decorrer este espectáculo nos próximos tempos...

    ResponderEliminar
  4. Se estes documentos foram realmente enviados ao SCP então porque riscaram a quem se dirige?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      não sei nem me compete a mim esclarecer isso mas creio que pode ter a ver com facto de poder ser crime a divulgação sem consentimento dos endereços.

      Eliminar
    2. Não lhe compete ser critico do que lhe apresentam para que assim possa ser critico daquilo que outros fazem.
      CLAP! CLAP! CLAP!
      PS: És tu CM(TV)?

      Eliminar
    3. O email oficial do Sporting que está no site?
      Esta é a proposta que nem carimbada, assinada ou definida quer dizer alguma coisa?
      O BdC não disse que houve abordagens mas nenhuma proposta oficial?

      LdA, não queiras passar por parvo de propósito...

      Isto como é óbvio são emails de negociações, não têm valor nenhum e não propostas oficiais.


      Pelo amor de Deus, desta maneira até eu faço uma proposta pelo CR.

      Eliminar
  5. Penso que é uma perda de tempo estar a sindicar a política de comunicação do SCP. Os factos são o que são: Uma pseudo-mensagens de correio electrónico, que mesmo que fosse verdadeira (e até acredito que seja) têm um teor que corrobora o que disse o presidente do SCP - pois se 25M (mais bónus se o Oriental lá do sítio for à Champions) a pagar em 3 anos são uma "proposta" pelo melhor jogador do SCP, com 25 anos, e contrato até 2020, com cláusula de 45M eu sou Pato Donald - é notícia de abertura de noticiários, com certos jornalista a babarem-se enquanto a lêem (destaco uma tipa tatuada da Sport TV, a mais recente aquisição ao estábulo de lampiões nos média). Já sacos de mensagens de correio electrónico que comprometem a integridade da competição, e expõem o compadrio nas relações entre um clube de futebol e órgãos de comunicação social, nem noticiados são, fora do canal sectário em que foram divulgados ou das redes sociais. Se é para jogar neste tabuleiro, citando o "Grupo de Baile", nos idos anos 80, "é só ouvi-los e mandá-los fornicar", o que, no fundo, é o que, sem o talento e o chá de um Pinto da Costa, faz o Presidente do SCP. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá a ver se nos entendemos, porque parece que há muita gente que não quer aceitar a realidade.
      A questão não está nos valores da oferta, que existiu e só alguém muito mal intencionado ou ignorante pode afirmar o contrário. E é essa questão que irá ser redimida nos tribunais ingleses, para além dos insultos ao WH e ao seu presidente.

      Depois temos o facto de BC ter aceite a oferta do WH, eu não coloco isso sequer em dúvida, porque não tinha mais nenhuma, apesar de toda a propaganda plantada todos os dias nos jornais pelo Saraiva, de ofertas muito superiores, que não existiam.

      Se elas não existissem e fossem mentira, porque razão o SCP nunca as desmentiu?
      É o que faria uma comunicação de clube competente, que via uma constante chuva de propostas por um jogador que não queriam vender.
      Fomos bombardeados por propostas todos os dias, umas mais elevadas que outras vindas de vários clubes. Tudo isto alimentado pela direcção do Sporting.

      No fim a frustração deve ter sido grande quando ficou com um jogador contrariado porque estava convencido que iria mesmo ser transferido, como lhe tinha sido prometido. Além disso ficou sem as receitas com que já tinha contado no orçamento.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)