segunda-feira, 4 de junho de 2018

Bruno de Carvalho e a argamassa que cola a "dita" "dura"

A contestação a Bruno de Carvalho começou a sério após o crime de Alcochete. É minha convicção que a crise em que mergulhamos teria muito menores proporções se a direcção de Bruno Carvalho tivesse assumido as suas responsabilidades e aceitasse com humildade abrir a possibilidade à pronunciação dos associados.

É minha convicção que a constituição de uma comissão administrativa que assegurasse a transição durante o período eleitoral era a situação que melhor defenderia os interesses do clube. Essa oportunidade perdeu-se certamente porque, ao contrário do que aconteceu nas AG's anteriores, Bruno de Carvalho não sentiu a segurança de ganhar com facilidade.

Não satisfeito decidiu escalar o problema usando de poderes que não lhe estão conferidos. O aborto jurídico de que é autor, a Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, é um momento embaraçoso para a história de um clube centenário. Não há vitórias que lavem a desonra de ver o nosso clube vitima de uma reles golpada, digna de um ditador de um qualquer estado pária. A primeira aparição pública da "titular" do cargo, propondo uma nova conjunção da 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar diz já muito da "qualidade" da nova representante de todos os associados.

Gostaria de ser benevolente com aquele que foi eleito e mereceu a confiança de um número elevado de Sportinguistas e que tem obra feita no clube. Mas foi a excessiva tolerância perante todos os sinais de aviso que nos trouxe aqui. Bruno de Carvalho traiu essa confiança reiteradamente nos últimos meses, alheou-se do interesse comum para se preocupar exclusivamente com a manutenção do seu próprio poder. De factor de união é cada vez mais uma granada que estilhaça o clube. É aí que termina o sentimento de gratidão que lhe poderia ser devido.

O Sporting não é hoje mais respeitado nem sequer temido. Não tem qualquer poder de influência nas decisões dos organismos tutelares. Colecciona inimigos sem fazer um único aliado. Não é melhor tratado pelos média, que entre acusações de parcialidade, em especial aos titulos da Cofina, oferece exclusivos e directos. Não infunde temor ou respeito nos rivais, de quem se tornou o melhor aliado nos momentos que deveriam ser de embaraço. Não é preciso recuar ao que foram os últimos meses, basta ver o que sucedeu agora com o negócio Rui Patricio, cuja birra de última hora tirou mais uma vez o foco que incidia embaraçosamente sobre o SLB. Ao invés de sermos temidos os adversários já nos dispensam o mesmo olhar com que se vê um individuo com uma doença grave de cura duvidosa.

Bruno de Carvalho cometeu vários erros nos últimos meses mas o pior de todos foi encetar uma fuga para frente, recusando a realização da AG destitutiva. Uma contradição com o registo histórico das suas declarações, que aprofunda o sentimento de estarmos perante um líder que se apropriou dos temas que constituíam as nossas preocupações de forma oportunista, mas cuja sustentação acaba quando colide com os seus próprios interesses.

Foi assim com os "croquetes" que, de inimigos do Sportinguismo passaram a figurar na sua lista de honra nas últimas eleições.  Foi assim com os órgãos de comunicação social, em especial, como se disse acima, com os títulos da Cofina . Foi assim com o anticristo Jorge Mendes, a quem moveu uma fatwa mas acabou agora a oferecer a procuração do negócio de Rui Patrício. Negócio que o próprio BdC se encarregaria de fazer abortar por birra de última hora. Fica por explicar, por exemplo, em que é que diferente do negócio Alan Ruiz, cujos mais de oito milhões de euros são o dobro do dinheiro recebido pelo clube de origem, dividindo-se metade em miriades de comissões que tanto reprovou em anteriores mandatos.

Mas talvez o mais importante seja mesmo o que cai definitivamente por terra: a reivindicação do estatuto de arauto da transparência e regeneração do desporto nacional. Quem não respeita as regras basilares da instituição a que preside não é força regeneradora de coisa nenhuma.

É desta argamassa de mentiras, manipulações que se constroem as ditaduras, a par da ignorância e indiferença. A receita é a de sempre e tem funcionado em ambientes onde a balcanização e lideranças fracas diminuem o orgulho e o amor próprio. Identificam-se os inimigos, constrói-se um guião ao jeito de catecismo, infundindo um sentimento de pertença a uma causa justa, apresentando-se como redentor, difunde-se a palavra. O que era uma realidade complexa é agora muito simples: quem não é por mim é o inimigo. São esses os argumentos que nos são despejados em jeito de cassete em loop cada vez que ousamos discordar: CS, lampiões, croquetes, cartilheiros, etc, etc.

Mas se Bruno de Carvalho é cada vez mais um sério problema para o Sporting, porque se percebe que, seja qual for o final, vamos sair maus pequenos e mais fracos, ele está longe de ser o principal problema do Sporting. Esse será sempre quem o sustenta e lhe continua a dar abertura. De instituição secular de reconhecida utilidade pública o clube hoje parece-se hoje estar à beira de uma deriva religiosa de fé inquestionável num messias. Ou, em versão menos drástica, numa monarquia absolutista onde todos os poderes se  concentram numa só pessoa.

Já foram queimadas várias pontes, já foram desbaratadas várias soluções. Hoje realiza-se uma manifestação em que se pedem eleições já. Não sendo a solução que preconizaria inicialmente, essa é seguramente muito melhor que deixar o Sporting nas mãos de quem não percebe o essencial: o Sporting de um será sempre um sporting pequenino, muito mais pequenino que o Sporting que foi de todos.

23 comentários:

  1. Belo texto LdA. E se muito discordava de certas criticas que fazias a BdC no inicio do seu mandato, neste momento concordo com todas elas

    ResponderEliminar
  2. E assim está o Sporting: os adeptos a modos que numa batalha campal, enquanto o seu presidente se pavoneia, no seu estilo tão próprio de bobo da corte, completamente aluado, por forma a sustentar o seu ego e sede de poder! Um clube Grande que, a pouco e pouco, perde o seu estatuto de Leão, para se transformar-se no Palhaço Triste de todo este circo mediático!

    ResponderEliminar
  3. Caro Leão de Alvalade,

    Obrigado uma vez mais por escrever tão bem sobre o que vamos presenciando.
    É um alívio ver que ainda tenho consócios que têm posições firmes, mas equilibradas. Era só isto!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro "leão de alvalade", tive o cuidado de ler a sua missiva até ao fim, e garanto-lhe uma coisa, o senhor se assim o entender poderá a breve trecho ser paineleiro em qualquer tv...sem dúvida nenhuma!!!possui o verdadeiro pedigree.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Alguém que fez de tudo e não foi desde o 1º segundo, foi antes, para descaracterizar o SCP tem obra feita?! Para mim chega. Antes não tivesse.

    ResponderEliminar
  6. Depois do que já se viu e do que adiante se verá, mas que já se percebe por declarações de "arrependidos", é notável que muitos sportinguistas continuem a falar da obra do sr Carvalho! Com esta clarividência toda, vai haver mais carvalhos no futuro do Sporting.
    Um indivíduo que começou muito antes de ser eleito a mentir e manipular, que sempre revelou a maior falta de caracter, que usou as técnicas mais baixas para denegrir e difamar anteriores dirigentes e sócios, concita estranhamente a admiração por supostos méritos que se sabe seguramente que não lhe são devidos.
    A grande obra deste fantoche claqueiro virá à tona quando a PJ terminar as investigações nos processos de corrupção que envolvem o nome do Sporting e que pelos vistos não envergonham os seus hagiógrafos.
    É penoso ver tantos sportinguistas continuarem a convidar o psicopata a demitir-se e concorrer a novas eleições. A sério? Querem mesmo que ele se recandidate? Querem mesmo candidatos com este perfil e lastro de destruição do clube e da sua reputação???
    Triste tempo o que vivemos. O sr Carvalho não é causa, é consequência de uma doença que há tempo vinha minando o clube e se detectava nas redes sociais.
    Depois de 5 anos a apresentar factos e suportar o bullying dos apóstolos, resta-me o gozo de ver tantos aleijados morais a fingir surpresa quando verificam que a táctica anterior já não resulta e pateticamente a virar a casaca. É tarde, agora que todos vêm que o rei vai nu já não podem dissimular mais.

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA, os meus parabéns pelo post e pela capacidade de ter visto bem longe o que era este personagem inqualificável, que há uma mão cheia de anos governa o nosso tão amado clube.

    Já aqui confessei que fui dos estúpidos que acreditou até há bem pouco tempo atrás, apesar dos inúmeros avisos e indícios.E se a forma sempre foi um problema, na verdade ia-me guiando pelo coração já gasto e pela obra feita que o velhaco, apesar de tudo, ia mostrando em algumas áreas que me são caras.

    Pensava eu, à medida que os episódios sucediam e que o copo ia enchendo, que mais baixo não era possível chegar. Mas este rapaz mostrou-me sucessivamente como estava errado. O homem consegue fazer sempre pior do que se espera! E não demora muito!

    Enfim... Sinto-me triste por ver onde estamos, envergonhado por ter apoiado este caminho e revoltado por ter contribuído activamente para isso (por muito pouco que eu valha no universo leonino).

    Mas sobretudo, mais do que em qualquer momento negativo das nossas equipas ao longo da minha existência (e muitos foram bem dolorosos), sinto-me profundamente derrotado. Sem forças para combater. Sem forças para envergar o leão ao peito e exibi-lo com orgulho, como sempre o fiz. E já sem capacidade para demover quem me é mais próximo de se encantar por outras preferências... E como o posso censurar?

    É que se já me era difícil conceber a possibilidade de algum dia vivermos uma situação tão surreal como a actual, mais estupefacto fico com o exército que o jovem tirano conseguiu montar! E acredite, meu caro, não são poucos! E sabem mostrar os dentes... ò se sabem!

    Enfim... tanto havia para dizer, mas de facto é penoso hoje falar do Sporting. O coração está demasiado fraco para aguentar isto. O caminho é mesmo hibernar e deixar de lado este sonho que durante tantos anos, apesar das inúmeros tristezas desportivas, me ia alimentando.

    Que a força esteja convosco!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adolfo, ninguém é estupido por acreditar de boa fé. Isso é quem trai as expectativas dos que depositaram confiança.

      Eliminar
    2. Adolfo, nunca deite a toalha no chão e não pare de vestir-se de leão ao peito com todo o orgulho. Eu bem me lembro como era crescer nos anos 90s como Benfiquista.
      Estás agora no fundo do túnel, mas a luz vai aparecer :)
      Coragem aos meus amigos “lagartos” (e digo isto com toda a minha amizade).
      LdS

      Eliminar
  8. Já agora que considera ilegal a Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, ideia que eu também partilho. Gostava de saber qual a sua opinião a esta convocatória que saiu no Jornal, já agora como interpreta a acção da demissionária MAG e se também a considera um ataque ao poder. A credibilidade vê-se nestes pontos. Ambos agiram ilegalmente e o senhor só refere um. Era o que faltava que assinaturas se é que as há, que até podem ser feitas por adeptos de outro clube fosse suficientes sem a sua validação para convocar uma assembleia geral, isto também é muito parecido ao que Hugo Chavez fez. Sabe o que era preciso? Alguém verdadeiramente do Sporting que não tenha interesse em tachos e que fizesse a ponte entre as duas correntes. Há um reestruturação a ser negociada que é importantíssima para o Sporting, parece que todos esquecem isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente não respondo a quem não se identifica, mas cá vai. Relativamente à MAG ainda em funções (só terminam quando for eleito nova MAG) para mim é surpreendente que seja Marta Soares a garantir a legalidade no clube. Isso diz tudo do que tem sido os últimos actos de Bdc.
      Sobre as assinaturas não posso garantir que existam porque não as vi mas daí a fazer um filme desses, enfim...
      O que é preciso é que os eleitos respeitem os mandatos, respeitem os sócios e os estatutos.

      Eliminar
  9. LdA,
    Ouço assiduamente o Sporting160 e às vezes tenho dificuldade em perceber como é que o JD do 160 pode ser o LdA.
    É tão triste ver que as pessoas se interessam mais pelas aparências do que pelos actos...
    O BdC isto, o BdC aquilo, o BdC aqueloutro..., isto é conversa que enjoa qualquer um e que simplesmente serve para fazer aquilo de que as pessoas mais tentam culpar o BdC: de dividir.
    Se não fosse o BdC, vamos supor que fosse um qualquer presidente dos últimos 6 ou 7 que tivemos, que fizesse tudo aquilo que BdC fez até agora, as coisas boas e as coisas más, mas com o estilo e com o discurso certinho, betinho e tótó que caracterizam os 6 ou 7 de que falo, alguém estaria aqui a dizer que estamos a viver uma crise profunda e da qual temos muita vergonha??!
    Epá, vamos ter noção. Há coisas nos textos que tenho lido, inclusivamente nos teus LdA, que ultrapassam os juízes e os tribunais deste país. Toca logo que dar o homem como culpado do atentado terrorista de Alcochete, do culpabilizar por rescisões de jogadores, que se podem muito bem vir a provar não terem justa causa, e se calhar se formos a ver o homem ainda é culpado pelo desaparecimento da Maddie.
    Isto! Isto é que divide. É ver que na ETAR de Carnide, com ou sem razão, porque até agora nada está provado relativamente às acusações mais graves que lhes fizeram, é ver que toda a gente está caladinha em apoio ao clube e à direcção.
    União de aço da treta! Mesmo da treta.
    "Ah, mas tu não és do Sporting, tu és é do BdC FC". O caral$#@ é que eu não sou do Sporting.
    Eu quero que o BdC se lixe, que vá pra casa escrever no FB prós amigos.
    Mas eu quero que daqui para a frente todos os gajos que vierem para o lugar dele dirijam o clube exactamente da mesma maneira. Sem ceder a pressões ou a chantagens seja de quem for, um gajo que decida sem perguntar nada aos sócios, porque se os elegemos é porque confiamos neles e na sua capacidade de decisão.
    Um gajo que consiga os resultados desportivos e financeiros que ele tem apresentado, há quem duvide dos mesmos mas quem sou eu para falar sobre isso se até são auditados.
    Um gajo que recupere os passes dos jogadores que andavam nas mãos de outros.
    Um gajo que faça um pavilhão onde nós possamos conquistar muitos títulos nas modalidades como tão bem temos feito.
    Um gajo que não vergue e que exija dos jogadores que honrem a verde e branca, que não lhes permita andarem a ritmo de passeio e de virarem as costas aos adeptos, etc.
    Fico triste mas tenho que reconhecer, que esse amigo aí em cima que dá por Anónimo e que diz que tens pedigree de cartilheiro, LdA, às vezes até pareça que tem razão...
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade tem que se exigir que qualquer representação com a Verde e Branca dê o Máximo, quanto ao proveito que daí se tira$$$$, já é outra coisa.


      Eliminar
    2. John não sei onde queres chegar. Talvez possas ser mais concreto relativamente à evocação do 160.

      Eliminar
    3. Mais concreto? Posso tentar.
      A questão é que te ouço no 160 há já bastante tempo, e sempre deu pra perceber que não gostas de BdC. E até aqui está tudo bem.
      Mas a questão é que no 160 tu não dizes as coisas que dizes aqui. Às vezes andas perto de dizer, mas nunca concretizas como fazes aqui no blog.
      Vais ao ponto de praticamente aceitares como verdadeiras acusações que são apresentadas pela CS e que muitas vezes têm acabado por até ser desmentidas pela própria CS.
      E isso é mau. É muito mau porque isso também divide, que é um dos defeitos que as pessoas mais lhe apontam. Mas depois fazemos o mesmo.
      Não gostas dele, tudo bem, eu também lhe vejo muitos defeitos. Mas nesse caso reúne assinaturas e convoca uma AGE para destituir o CD que mais títulos deu ao clube, que mais património recuperou, que mais lutou contra a podridão no desporto neste país, etc.
      Mas faz alguma coisa. Não fiques parado a resmungar que isto é uma vergonha para nós e que já se deviam era ter demitido, etc. Eles estão lá porque foram eleitos. Sufrágio.
      Mas só lá estão até serem destituídos ou até acabar o mandato. Ou até eles não poderem continuar por razões pessoais. E se eles acham que podem continuar, quem sou eu ou quem és tu para queremos mandar no que 90% escolheu?
      Digo-te mais. Agora a última moda é alegar que eles têm que sair porque senão os jogadores vão sair com justa causa. Até o diabo se ria, LdA. Acho que nem com o orelhas a manipular os tribunais/juízes uma coisa dessas poderia alguma vez ocorrer.
      É um problema? É, sim senhor. Mas ele que nem lhe passe pela cabeça vender o GR titular da selecção campeã europeia por 11M€ que, aí sim, e reúno assinaturas para o destituir.
      Temos jogadores a chantagear o Sporting e queremos aceder à chantagem! Epá, eu nem acredito que nisto...
      Não acredito que nós somos da mesma massa do gajo que fundou este país. Epá, é que nem que o Sporting feche e tenha que começar dos distritais. Nunca!
      SL

      Eliminar
  10. John, obviamente não concordo e não percebo porquê a comparação. Quanto ao fazer não preciso de conselhos, estou fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a comparação que não percebes?
      Dizes que "estás a fazer"? Chamas a isto fazer?! Choramingar aos quatro cantos do universo Sportinguista que o Bruno é mau e que com o que anda a fazer nos vêem a casa desarrumada, a roupa no cesto por lavar e a louça por arrumar?
      A não ser que o teu "estou a fazer" seja alguma coisa que não se veja, mas se é o que aqui vens fazer, desculpa mas isso é o que eu chamo de não fazer nada. Ruído.
      Ao abrigo duma tua recente analogia, deixa-me que te diga que felizmente os Sportinguistas não parecem nada inclinados para voltar a ser vítimas da violência doméstica como aconteceu durante mais de 10 anos.
      As pessoas agora sabem que existe uma alternativa. Podes conseguir correr com este CD daqui pra fora mas não consegues voltar a ter união a não ser que o CD eleito consiga fazer uma gestão ao nível da que este conseguiu.
      As mulheres não voltam para os gajos que as agridem. Os Sportinguistas não querem voltar a ser agredidos.
      Vamos ter tempos muito muito conturbados em que só sairemos a ganhar se este CD ficar e convocar eleições para depois dos assuntos de pré-época estarem resolvidos.
      E depois pode dar-se o caso de se recandidatarem. E de eventualmente/provavelmente ganharem. E depois quero ver a choradeira. Devem ser recolha de assinaturas de 30 em 30 dias para destituição e eleições. Vai ser bonito...e muito menos vergonhoso...
      SL

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)