quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sobre as Assembleias Gerais: o que é legal e o que é ilegal

Muito se tem discutido a legalidade da convocatória de Marta Soares e "daquela coisa" que Bruno de Carvalho inventou chamada Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral. Infelizmente muitas dessas discussões são feitas fora das margens de onde deveriam ter lugar. E essas são as que são delimitadas pelos estatutos. Se aí se mantivessem muita da agressividade e irracionalidade que a generalidade das discussões contêm não existiriam. Mas quer uma quer outra também existem para camuflar a falta de argumentos para contrariar o óbvio.

 
Não é preciso "ir a Coimbra" para perceber o que está aqui em causa. Mas é bom saber o que pensam os juristas e aí, à excepção da D. Judas, não ouvi ainda ninguém contrariar a ideia de que a actuação de Jaime Marta Soares não cumpre os estatutos. Ontem na SIC foi possível ouvir a opinião de um jurista que esclarece ponto por ponto as questões de legalidade que as diferentes marcações da AG's suscitam e devem ser ouvidas com a atenção que merecem. Excepto por aqueles que acham que "o Bruno tem sempre razão", que o jurista "foi visto a almoçar com alguém da Holdimo", que em tempos "jantou no mesmo restaurante que o LFV", etc, etc.


Esse é um dos sinais mais claros do Brunismo que está a alimentar-se do Sportinguismo. O mundo uniu-se para nos tramar! Só ontem tivemos mais dois exemplos:

1- "O Marta Soares é um biltre". O facto de ter escolhido duas vezes para o mesmo cargo por BdC, onde foi bastas vezes parcial e reconhecidamente incompetente nunca interessou. Interessa agora que (surpreendentemente, diga-se!) tenta fazer cumprir os estatutos. 

2- O ex-administrador da SAD Guilherme Pinheiro viu ontem serem colocadas em causa as suas competências, nomeadamente como responsável que tutelava a Academia. E tal sucedeu não pela gravidade dos factos lá ocorridos, mas sim porque se demitiu. Não o tivesse feito e continuaria no cargo e a sua competência incontestada. É preciso ser mais claro?

Enquanto isso BdC avisa os sócios que não vai haver AG do dia 23. Vai haver mas se nos portarmos bem, fazendo o que, como e onde ele acha que deve ser feito. Não o que os estatutos preconizam. Só este simples facto deveria fazer sobressaltar os Sportinguistas. Com o Bruno é assim, é como ele quer, pode e manda. Só este ano já tivemos duas Ag's sempre para aprovar alterações estatutárias que reforçam o poder pessoal e tentativa de perpetuação no poder. Já quando os sócios as requerem inventa-se uma nova redacção dos estatutos.

Emoções à parte, o que está aqui em causa é a sobrevivência do clube conforme o conhecemos hoje. Um Sporting onde o clube é dos seus sócios e não uma entidade unipessoal. Sócios esses que sempre se têm manifestado de forma maioritária contra a ideia de uma SAD dominada por um ou vários accionistas, mas onde parece haver uma vasta parte que não se importa que SAD e clube sejam propriedade de apenas uma pessoa.

Confesso que ainda não percebi como e porquê chegamos até aqui. Isto é, perceber percebo pelos factos conhecidos. O que ainda não entendi é porque Bruno de Carvalho enveredou por este caminho, quando poderia ter assumido as responsabilidades directas e indirectas de tudo o que tem sucedido ao clube nestes últimos meses e colocado o seu lugar à disposição dos sócios. Estou convencido que teria voltado a ser eleito com menor ou maior dificuldade. Assim, estamos como estamos e quer o seu futuro como presidente quer sobretudo o do NOSSO clube estão envoltos na maior penumbra.

Nota: peço desculpa pela qualidade dos vídeos

31 comentários:

  1. Boa tarde. Era boa ideia se os videos tivessem som. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro creio que o problema só se verificava em alguns telemóveis. Entretanto coloquei novamente os vídeos com melhor qualidade e som. SL

      Eliminar
  2. JMS é se facto um biltre, um mentiroso, possivelmente um boneco nas mãos de quem se quer aproveitar do Sporting, e não fosse a actuação do CD da equipa de BdC o Sporting sofreria graves ingerências na sua gestão.

    Vamos lá a ver. Anda por aí um argumento de que ele nunca se demitiu formalmente (porque é preciso apresentar a demissão ao CFD - não sabemos de que modo específico, não diz nos estatutos).

    Só que JMS demitiu-se para todo o país ver, bem como o CFD decidiu demitir-se.

    Portanto um vazio de como proceder neste momento porque não há a quem apresentar a demissão. Nesta altura o único órgão com quórum é o CD que até tem a responsabilidade de gerir o clube.

    Vamos dizer então “ah, mas a demissão só tem efeito depois de nova tomada de posse”.
    Sim é o que diz.

    Mas a obrigação da MAG era marcar eleições para os órgãos demissionários imediatamente. Não inclui o CD.

    O CD tinha requerido uma AG para o orçamento e o PMAG não a marcou. Diz nos estatutos que se isso não acontecer é justa causa para mandar o CD às malvas. Ou seja, um poder enorme e antidemocrático que o PMAG tem. Não pode fazer isso unilateralmente. Quem demite órgãos são os sócios. É preciso mudar isto nos estatutos.

    O PMAG só via à frente uma AG “destitutiva” que até parece uma coisa que existe. Tudo bem, há estatutos para respeitar. Assinaturas? Deve ser facílimo encontrar, no meio de tantos milhões de sócios do Sporting a querer a queda da direção...segundo a CS, claro.

    O argumento de terem medo de dar a cara não cola porque se convocam uma AG têm que aparecer para votar.

    Portanto, JMS atropelou os estatutos ao não ter justa causa. Mentiu ao país e a sua imparcialidade está completamente em causa, por exemplo não quis ter uma reunião gravada.

    Mas o mais grave de tudo é a má-fé da artimanha para tentar fazer cair o CD com a questão do orçamento e, ainda mais grave, este apressar de eleições (que não tenho dúvidas nenhumas BdC não se importa) que tem impacto na gestão do clube, num momento muito importante em que estamos a tentar baixar a participação da Holdimo.

    Isto sim, é governar. Há os interesses superiores do Sporting, a época para preparar, etc.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro se o que tem acontecido nos últimos meses no clube não confere justa causa não sei o que será preciso.

      Por outro lado parece-me que está a exagerar nas teorias de conspiração. O CD pode apresentar o orçamento à comissão fiscalizadora e fazendo-o não há razão para demissão por esses motivos.

      Quanto às eleições para CFD o prazo previsto são 30 dias.

      Eliminar
    2. Ainda relativamente a JMS se ele é de facto um biltre não o é há 1 mês e foi escolhido 2 vezes como PMAG por BdC

      Eliminar
    3. O que é para o senhor justa causa? Será que sabe…

      Eliminar
    4. És tu, Bruno?
      Já pensaste criar o cargo de presidente vitalício? Aposto que conseguias aprovar isso em Assembleia Geral cheia com o gang leo, aka juve leo a ameaçar toda a gente.
      Tens medo da auditoria independente que aí vem, como confessaste ao Futre? Não temas. Ninguém te vai fazer o que fizeste ao Godinho Lopes. Não vai haver tempo. A PJ vai-se antecipar.

      Eliminar
    5. Leão, isso é uma questão de opinião. Aceito que BdC deu um monumental tiro nos pés e no clube, e aceito a explicação de um esgotamento nervoso ou similar. Ele já fez imenso pelo clube. Aliás, não se encontram por aí muitos presidentes que cumprem quase 100% do seu programa...

      Mas hoje vejo governação com frieza

      Não sei que comissão de fiscalização haveria se a MAG e o CFD caíram. Para mim o PMAG é ilegítimo porque está de má-fé. Relembro a notícia do DN no dia da (não) demissão geral:

      “Na sequência destes acontecimentos, os elementos da Mesa da Assembleia Geral, a maioria dos membros do Conselho Fiscal e parte da direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

      De seguida realizaram-se duas reuniãos entre a Mesa e membros do Conselho Fiscal com o Conselho Diretivo, que culminaram com a decisão anunciada na quinta-feira por Jaime Marta Soares.”

      Então se não combinaram todos a suposta demissão andaram a fazer o quê nestas reuniões?

      Há vazio legal/procedural, chamemos-lhe o que quisermos, nesta situação. A conduta do PMAG é altamente lesiva para o Sporting.

      Se as pessoas falassem calmamente veriam que até é de bom senso convocar eleições. Mas não já, porra, no meio do defeso e de operações financeiras.

      Eliminar
    6. Outra coisa, acho injusto esse argumento de que foi BdC quem o escolheu.

      Primeiro, a MAG foi eleita pelos sócios. Depois não sabemos se haviam outras opções: muitas vezes os dinossauros estão instalados...há muitas circunstâncias

      Eliminar
    7. Calma Bruno... respira um pouco e depois vai ler os estatutos.
      Vê lá se aprendes alguma coisa, ignorante.

      Eliminar
    8. "A conduta do PMAG é altamente lesiva para o Sporting."

      Deixa lá 2013! Isso já passou.

      Eliminar
  3. BdC não vai apenas ser destituído. Ele vai também ser expulso e perder a qualidade de sócio.

    Pode demorar e vai demorar, mas perante a maior violação de estatutos de que há memória no Clube, não há outra hipótese.

    Vai sair (e bem) pelo buraco da fechadura o homem que tinha tudo para ser um dos maiores presidentes da história do Clube.

    Resta perceber o que vai sobrar do clube depois de tudo isto..

    ResponderEliminar
  4. Vai tardar, mas tal como com a Doyen BdC vai levar um capote.

    ResponderEliminar
  5. Este jurista não é um jurista qualquer: Bernardo Ayala. Advogado, docente universitário, sócio de uma grande sociedade de advogados ibérica. Tenho a certeza que não está a fazer favores a ninguém ao dizer o que diz. Aliás, até me espanta que, face ao bom nome que tem na praça, aceite "associar-se" a este momento do Sporting.
    Infelizmente sinto que, nestes dias, as pessoas credíveis que poderiam contribuir para que as coisas possam melhorar não vão querer entrar neste pântano...

    ResponderEliminar
  6. De um adepto de outro clube (visão mais isenta):
    Eu ouvi JMS dizer que se demitia. Nesta situação, mantem o PMAG plenos poderes?
    A mim, não me faz sentido que mantenha. Mas o clube e o seu estatutos são vossos, e a dúvida é minha. Podem esclarecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, se tiver o tempo de ouvir a explicação dada por Bernardo Ayala creio que perceberá o que está em causa.

      Eliminar
    2. Não percebe nada porque não há nada para perceber. O Sr. Advogado fartou-se de falar, cheio de vontade, interrompendo os jornalistas e não deixando que o interpelassem...como se fosse parte interessada. Facto curioso. Lá dizia o LdA que se calhar hoje ou nos próximos dias vão sair notícias que esse senhor almoça com Orelhas ou com Ricciardis ou outros que tais.
      Tudo o que ele disse pode efectivamente ser verdade, não sou jurista nem conheço a totalidade dos estatutos ao pormenor.
      Mas esse senhor não tem credibilidade ao falar da maneira como falou, cheio de impulsividade e com medo que não o deixassem dizer tudo o que, claramente, já trazia preparado para dizer.
      Uma pessoa isenta, credível, senta-se ali e responde sucintamente ao que lhe perguntam sem aquela aflição toda que ele demonstrou. Uma pessoa idónea não se põe ali a declamar os sonetos todos da Florbela Espanca em 10 minutos pra ver se lhe deixam dizer tudo o que traz na cábula que talvez alguém lhe tenha encomendado.

      Já agora, LdA, se calhar convinha elencar as dores quando se fala delas.
      Frases como "Meu caro se o que tem acontecido nos últimos meses no clube não confere justa causa não sei o que será preciso" são extremamente vagas e podem induzir os mais distraídos em erro.
      É que para eu ser honesto, do que vejo e leio, a única coisa que alguns Sportinguistas parecem ter contra este presidente e contra este CD, _factualmente_ é:
      - a forma de se dirigir às pessoas, efectivamente usando termos vulgares e ironizando em demasia para dar algum "espectáculo", algo que reconheço, assenta mal no presidente do maior clube Português.
      - SMS's que _supostamente_ enviou a jogadores e cujo conteúdo _supostamente_ apareceu num órgão de comunicação social. Tudo no campo da suposição, ainda pra mais onde apareceu...
      - ter falado da equipa e de jogadores a seguir a um jogo em Madrid, dizendo coisas que 90% das pessoas terão dito igual ou muitíssimo pior em suas casas, nos cafés, etc. Ou seja, constatou factos e disse verdades, coisa que parece envergonhar muita gente...
      - ter havido um ataque terrorista na academia por parte de 50 atrasados mentais, em instalações cuja vigilância/segurança é gerida por uma entidade externa, isenta e independente, que fez com que a maioria do plantel queira rescindir por.....pasme-se justa causa. Tirando desta forma ilação de que o presidente do clube está por detrás do ataque, quer directamente, quer indirectamente por ter acicatado os adeptos. Sim, recordo-me vivamente de ter ouvido várias vezes BdC ter dito várias vezes "vocês jogam tão mal que deviam levar umas berlaitadas nas trombas dum grupo organizado de jagunços das claques".
      - por fim, cashball, um processo em que ninguém sabe de quem se está a falar, só há um tipo que diz que era tudo para o Sporting e que os pagamentos eram de 2000€ em envelopes com o timbre do clube. Surreal.

      Epá, só tenho a dizer duas coisas. Se estes últimos 2 factos são verdadeiros, temos efectivamente o caso duma pessoa doente que precisa de internamento numa ala psiquiátrica o mais depressa possível e que como é óbvio tem que ser destituído e banido do clube para sempre.

      Mas se estes últimos 2 factos não são verdadeiros, estamos a falar de poeira. Éter. Zip. Nada. Tenham paciência e até que alguém prove alguma coisa, deixem as pessoas eleitas e relegitimadas com valores expressivos em processos democráticos há tão pouco tempo fazerem o seu trabalho porque, isso sim, é que é do superior interesse do Sporting. Marquem AGE's e eleições para Setembro/Outubro e depois logo vemos se são assim tantos que deitam abaixo o CD que mais fez pelo clube em mais de 15 anos. Mas cheira-me que "levam uma coça" e que a vontade da maioria é de que o tipo fique mais 10 anos. Cheira-me..., que é daquelas coisas vagas completamente desprovidas de valor factual mas carregadas de simbolismo popular que tanta gente gosta de por aí apregoar nos dias que vivemos.
      SL

      Eliminar
    3. Desclassificas em três parágrafos a intervenção do «Sr. Advogado» por questões formais e logo a seguir reduzes a «zip, nada» os problemas com a forma como o presidente se exprime. Ao contrário do que se quis fazer crer ao longo destes anos de permanente vulgaridade e belicismo, a comunicação não é um mero adorno. Tem consequências.

      E se nesta altura ainda achas que não há qualquer relação entre o permanente descrédito e desrespeito com que o presidente se referiu a atletas, sócios e adeptos do clube e o facto de uns quantos imbecis se sentirem autorizados a fazer justiça pelas suas próprias mãos, ou de alguns profissionais não quererem trabalhar ao serviço de alguém que não respeita os princípios mais básicos do direito laboral, lamento mas não te posso ajudar.

      Foi este o clima que BdC semeou ao longo dos últimos anos. A tempestade colhemo-la nós.

      Eliminar
    4. John3Voltas,

      Se fosse jurista ou tivesse um bocadinho de interesse em perceber as leis, não diria as imbicilidades que disse sobre o Bernardo Ayala. É um dos melhores advogados nacionais, não precisará do Sporting para nada. Só mesmo para perder prestígio. E digo-o com o à vontade de quem não o conhece e de quem trabalha numa sociedade concorrente à dele.

      Relativamente à súmula de factos sobre os "pecados" de Bruno de Carvalho, acrescente uma situação menor: a violação grave dos estatutos nas últimas semanas, não deixando o PMAG apresentar assinaturas ("estávamos em Faro"!) e, pior, nomeando comissões absolutamente inexistentes e, logo, ilegítimas. Pormenores.

      Eliminar
    5. E ainda a confusão entre ele e o Sporting, consubstanciada em:
      1) Alterar a data da ("puta da") Gala em função do casamento;
      2) Casar com um funcionária e promovê-la a diretora;
      3) Passar nos ecrãs do estádio um vídeo a promover a sua paternidade;
      4) Colocar numa estátua uma frase sua ao lado de uma frase do fundador.

      Quer mais exemplos de como ele lida com o Sporting como se fosse dele?!

      Eliminar
  7. O Sporting é um clube de labregos... Daqui a 3 anos falamos se ainda houver SCP...Até lá vão levar com o BC porque não conseguem tirar o ditador do poder.

    ResponderEliminar
  8. Existem argumentos válidos dos dois lados mas só vi este Ayala discutir um deles.. Mas afinal qual foi o primeiro a atropelar os estatutos? Isso é fácil de perceber.. Ou este senhor não sabe que a marcação de uma AG para aprovação de orçamento é obrigatória? Para não falar de todos os outros atropelos.. Isto de discutir o que aconteceu depois em vez de discutir o que levou a isso da-me umas comichões..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás portanto a sugerir que um erro justifica o outro? Não, lamento. A incompetência fica com os dois e o clube fica no lamaçal. Bravo.

      Eliminar
    2. hehe.. É muito simples este bombeiro tem que se afastar e ponto.. A AG para aprovação do orçamento tem que ser feita.. o que sugeres então? Manter o JMS? hehe..

      Eliminar
  9. Sentimo-nos insignificantes perante a dimensão da obra Presidencial.

    ResponderEliminar
  10. Alex Leão, isso é o que um advogado normalmente faz, defende um dos lados, eventualmente, se isso for do interesse do seu cliente, poderá atacar a argumentação do outro mas o mais usual é atacar somente a prova.

    Continuamos mergulhados no surrealismo institucional, felizmente o comentador Alex Leão faz uma afirmação fundamental, há argumentos válidos de ambos os lados (e asneiras acrescento eu...).

    Um dos meus mentores profissionais disse-me um dia o seguinte quando lhe perguntei qual era a minha profissão, "Nós resolvemos problemas a pessoas.". Percebi nesse dia o porquê de instintivamente procurar soluções sempre que analiso qualquer questão.

    O imbróglio que está neste momento montado em Alvalade não tem solução. Pior não leva a destino nenhum que possa minimamente agradar a um Sportinguista, excepto se o suicídio for para ele algo agradável.

    Há, urgentemente, que parar, dar dez passos atrás e retomar o normal funcionamento no Sporting Clube de Portugal. E isso passa quanto a mim por alguns passos:

    1- Cancelar todas as AGS marcadas (legal ou ilegalmente).
    2- Marcar Assembleia Geral Eleitoral extraordinária para substituição dos órgãos demissionários.
    3- Marcar Assembleia Geral ordinária para aprovação de orçamento.
    4- Caso exista justa causa para destituir o Conselho Directivo, deve o novo Conselho Fiscal (por sua iniciativa ou por iniciativa de um grupo de sócio que reúnam pelo menos 1000 votos) abrir processo disciplinar ao Conselho Directivo e solicitar à MAGS ou ao seu Presidente, AGS para destituição do Conselho Directivo.
    5- Os sócios votam estas AGS todas e ... agora o mais difícil.
    6- Independentemente do resultado das AGS sorrir àquilo que cada um individualmente deseja, as decisões tomadas são respeitadas até ao próximo período eleitoral.
    7- Quando é que há bola em Alvalade?

    Eu sei que há uma vontade nacional de destituir o Conselho Directivo do Sporting, mas, feliz ou infelizmente, apenas os sócios do Sporting com as quotas em dia reunidos em AGS o podem fazer (ou os próprios...) e espero que não seja surpresa para ninguém que ele seja reeleito ou reconduzido e, mais uma vez, se essa for a vontade da maioria dos sócios que seja respeitada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui estão duas opiniões estruturadas, com pés e cabeça, coisa que vai sendo escassa por aqui.
      De facto há erros de ambos os lados. Alguns grosseiros e que eram completamente escusados, vindos de quem vieram.
      Só ficava bem a ambas as partes reconhecer publicamente os erros cometidos e recomeçar do zero. Ou seja, antes desta merda toda ter começado a bater nas pás da ventoinha.
      Quem se demitiu, demitido está.
      Considere-se que o PMAG (e assim a própria MAG) ainda está em funções e que ainda não se reuniram para falar sobre nada.
      Assumam os seus erros e recomecem a partir daí. E já é cedências a mais para o lado do CD mas pronto, é no interesse da imagem do clube.
      Agora, não me f@$#%m: cheguem ao final da reunião com uma merda duma decisão bilateral que corresponda com os interesses do clube e dos associados. Tem que ser como no matrimónio: tem que haver cedências de parte a parte.
      O CD e o Presidente até agora mostraram sempre abertura para uma AGE destitutiva. Não creio que haja dificuldades e marcá-la, mas creio que terá que ser sempre mediante o anúncio da renúncia do PMAG para haver eleições na MAG e só depois AGE destitutiva do CD.
      Chega de disparates de velhos caducos.
      Palavra aos sócios.
      SL

      Eliminar
    2. Concordo contigo porque isto tem de se resolver de alguma forma.. em relação ao Ayala foi convidado para esclarecer a situação e não defender um dos lados..

      Eliminar
    3. É isso que a rapaziada ali mais acima não percebe.
      É que ser mal criado per si é um defeito feio mas não é um crime de lesa a pátria. Já mentir, condicionar, camuflar e escamotear são habilidades que podem não dar multa/prisão mas têm muita importância nas negociatas que os notáveis gostam de dominar.
      Esse Sr. advogado que falou será certamente o advogado que eu irei contratar se algum dia estiver num aperto: a aflição com que ele estava para o deixarem dizer tudo o que tinha trazido no papelinho diz tudo sobre a idoneidade/imparcialidade da sua opinião.
      E sim, BdC é culpado de muita coisa que disse e fez, não ando aqui a dizer que não é. Simplesmente não sou cego e vejo que tudo o que conseguiu fazer pelo clube suplanta por larguíssima margem aquilo que fez de menos bom e de mau.
      Isto é simples: a malta contrata-me (elege-me) por 5 ou 6k€/mês e eu vou pr'ali todos os dias todo engravatadinho, todo sonso, cheio de boa educação e de bem falar e vão ver que me vão adorar.
      Não vou é saber fazer nem uma milésima parte daquilo que BdC conseguiu fazer com o património, com os passes dos jogadores, com as lutas constantes contra os poderes instalados, com os títulos nas modalidades ditas amadoras (todas menos o FutSal), ficava aqui o resto da noite a escrever e não me ia lembrar de todas.
      Em suma, tinham em mim um Filipe Soares Franco II, e prometo que não ia vender o património por meia dúzia de milhões como ele fez. A sério, eu ia ser um sucesso, iam adorar-me! :-D

      No dia em que A MAIORIA DOS SÓCIOS quiser que BdC se vá embora, ele vai e acabou-se a conversa. Mas é só se/quando for a MAIORIA.
      É ir às AGE's e ver o que lhes sai na rifa. Se conseguirem 50,01%, parabéns. Senão, é engolir o sapo e saber viver em democracia.
      SL

      Eliminar
    4. parecem os apoiantes do vale azevedo"o grande", so qd ruir e que vao abrir os olhos

      Eliminar
  11. Felizmente ainda HÁ SPORTINGUISTAS com memória e intelectualmente honestos!!

    1 grande ABRAÇO john!!!!

    assino por baixo tudo o que escreveste.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)