terça-feira, 19 de junho de 2018

"Um presidente que atraiçoe todos à sua volta não deve ser presidente."

Apesar de ser já amplamente divulgado, não podia deixar de publicar aqui o manifesto da autoria de Jorge Sanches, Luís Loureiro, Rita Matos, membros demissionários do CD do Sporting. Imagino que não deva ter sido fácil esta tomada de posição publica, depois dos anos de dedicação a um projecto em que acreditaram e que subitamente foi corrompido. Homenageio-os pela coragem de o fazerem, apesar de saberem os custos pessoais que esta tomada de posição pode acarretar. Amar este clube acima de tudo e de todos os interesses é a lição que nos dão. Não é a altura de ficar à janela a ver a história passar. Obrigado!

1. Um presidente que, de um momento para o outro, atraiçoe todos à sua volta que tanto lutaram por um projecto digno para o clube e contribuíram para essa missão sem qualquer benefício pessoal, não deve ser presidente.

2. Um presidente que se revele inesperadamente um déspota, que não seja capaz de admitir uma opinião divergente da sua e que corra o risco de ser percepcionado publicamente como alguém que procura apropriar-se do clube para garantir um projecto pessoal de poder, não deve ser presidente.

3. Um presidente que deixe de considerar limites éticos, civilizacionais, de respeito pelas pessoas – valores fundamentais de qualquer instituição prestigiada, não deve ser presidente.

4. Um presidente que se lembre de destruir a base de um modelo de negócio assente no futebol profissional apenas para afirmar a sua personalidade autoritária e vingativa, não deve ser presidente.
5. Um presidente que passe a usar um discurso beligerante para desagregar em vez de agregar, dividir antes de unir, afastar ao invés de atrair e que desrespeite todas as instituições de uma sociedade democrática, não deve ser presidente.

6. Um presidente que só encontre mérito em si próprio não deve ser presidente.

7. Um presidente que julgue que ofender associados, atletas, dirigentes, funcionários e adeptos , pelo simples facto de dele discordarem, é a melhor maneira de criar ondas de violência e ostracização na opinião pública para silenciar certas ‘vozes’, não deve ser presidente.

8. Um presidente que possa perder o apoio e a confiança de 85% dos dirigentes que integrarem as suas listas aos órgãos sociais e não retire daí nenhuma ilacção não deve ser presidente.

9. Um presidente que num momento de crise, sabendo que a sua permanência em funções possa implicar pedidos de rescisões financeiramente gravosos para a instituição, não coloque os interesses do clube em primeiro lugar, não deve ser presidente.

10. Um presidente que esteja convencido de que no desporto não há perdão para atletas que não ganhem todos os jogos devendo ser escorraçados via mensagem ou Facebook como metodologia infalível para assegurar futuras vitórias, não deve ser presidente.

11. Um presidente que no início do seu mandato se arrogue como um defensor acérrimo da verdade e, progressivamente, se transforme numa pessoa que a ignora, manipulando factos e acontecimentos, não deve ser presidente.

12. Um presidente que use os mecanismos de contra-informação operados nas redes sociais não para defender o clube da propaganda dos rivais mas para atacar associados do próprio clube que pensam de maneira diferente, não deve ser presidente.

13. Um presidente que tenha a soberba de considerar que um numeroso exército de fazedores de opinião nas redes sociais é suficiente para criar a ilusão de que os sócios possam estar divididos quanto à sua aceitação quando, na realidade, estão esmagadoramente contra ele, não deve ser presidente.

14. Um presidente que afronte, desconsidere e ofenda profissionais de órgãos de comunicação social num país livre não deve ser presidente.

15. Um presidente que transforme cada intervenção pública num espectáculo degradante que possa contribuir para continuar a denegrir a reputação de uma instituição a nível nacional e internacional e a ser motivo de escárnio para os rivais, não deve ser presidente.

Ser presidente de um clube "é chato".

O texto foi redigido em total desacordo ortográfico. Por ordem alfabética*:
Jorge Sanches, Luís Loureiro, Rita Matos

*Sócios do SCP com um total de 133 anos de quotas pagas, dois deles cinquentenários - membros demissionários do Conselho Directivo

24 comentários:

  1. Caro Lda,

    não tendo o dom da profecia, mas apenas um pouco de sensatez e Experiência de Vida(coisa que por aqui é bastante escassa) e ainda 45 anos de associado do NOSSO SPORTING, o próximo sábado será o rompimento total com o SPORTING que voçê e alguns sportinguistas foram educados nas últimas 4 décadas e surgirá de novo o SPORTING com o qual eu cresci...o SPORTING QUE NÃO TEM DE PEDIR PERMISSÃO A NINGUÉM PARA SER FELIZ!!!

    sócio n.º19 978
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o sporting das loucuras. O sporting do Cashball. O sporting de um louco.
      Ser feliz não é ganhar a qualquer preço.

      Eliminar
    2. Digamos que sendo socio desde 73 viu o SCP ser muito feliz 4 vezes.
      Digamos para ter visto esse maravilhoso SCP temos de recuar a 45-54.
      Assumamos que como refere cresceu a vê-lo, e para ter memórias deveria ter pelo menos 5,6 ou 7 anos. Terá então cerca de 80 anos. Acertei?
      Fez-se então socio já com 30 e muitos anos, fala de momentos que assitiu em criança como se isso fizesse de si um especialista sobre o assunto e ainda por cima quer dar lições a quem é socio desde que nasceu e também era criança nessa magnifica era.
      Diga-nos então uma coisa rápidamente e sem ir consultar o google, quem era o presidente dos extraordinários Cinco Violinos?

      Eliminar
  2. voçê?... Também fez o curso com a Judas e o Pedro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imperdoável, o erro ortográfico! Isto não é o teu Sporting! Côrror!

      Eliminar
    2. ahahahahaha! E o Bruno... Esse tb dá umas valentes calinadas.

      É só "classe". Gente típica do #Brunistão.

      Eliminar
    3. Ana, imperdoáveis só os erros repetidos vezes sem conta, o que denota dificuldade em aprender. Por exemplo: "vou deixar o Facebook". Ou, enfim...

      De facto estava mais habituado a ver disto em lampiões mas as redes sociais vieram demonstrar uma outra realidade.

      Eliminar
  3. Um texto notável meu caro Leão de Alvalade. Nada a acrescentar ao que lá está escrito com as palavras certas.
    Os meus parabéns aos signatários que tiveram a coragem de romper com BC e os seus acólitos, que nada mais querem do que transformar o Sporting Clube de Portugal num projecto unipessoal, que lhes permita usar e abusar à margem de qualquer regra democrática. Apoiados por aqueles que acreditam em amanhãs que cantam e num regresso a um passado que foi construído com os valores que eles renegam todos os dias.
    Um grabde abraço.

    ResponderEliminar
  4. ao anónimo das 11:05,

    um grande bem haja!!!

    até sábado...

    ResponderEliminar
  5. Será que é o meu Caro que me saberá explicar de que são acusados os restantes membros do CD? Qual foi o "crime" que cometeram que justifica a sua suspensão?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. A manifestação desses três, configura o mais puro exercício do cinismo e da hipocrisia. Por mim, como creio pelos sportinguistas, valores mais altos ($$$$$$$$$) se levantaram e eis que num ápice, muito repentinamente foi a revelação, depois de mais de cinco anos de convivência diária e permanente, descobriram todos eles, coincidentemente, num mesmo dia e hora,que Bruno de Carvalho, o presidente eleito por 90% de sportinguistas para comandar os destinos do Clube, passou a ser tudo isso que dizem e outras tantas coisas piores, que não dizem, mas que deixam pressupostas nas entrelinhas,... calem-se lá suas ratazanas,TENHAM MAS É VERGONHA NA CARA, SEUS VENDILHÕES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são os "valores mais altos ($$$$$$$$$" que se levantaram para os 7 magnificos continuarem agarrados ao poder?

      Eliminar
  7. Aí está, fala quem conhece o #fingidor de gingeira e lidou / o aturou directamente durante anos a fio... Agora as #brunetes que ainda apoiam um louco, um ser nojento, sem uma pinga de ética, seja humana ou desportiva, que tudo faz para arrastar o Sporting para a insignificância com ele, que continuem a apoia-lo. Serão os principais responsáveis pela degradação desportiva, económica-financeira, social, patrimonial, mediática e redução do prestígio de um clube secular, histórico em Portugal, Europa e Mundo...

    O próximo dia 23 é dia de salvar o Sporting Clube de Portugal e expurgar de vez o Sporting Clube do Brunistão.

    Fim do #Brunistão #TicTac #TicTac #AGE23Junho #VivaOSCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Um ser nojento"?? Isso deve ser alguma razão pessoal do Virgílio a falar mais alto. Seres decentes devem ser o Ricciardi e o Sobrinho que querem controlar o Sporting de forma absoluta.

      "Degradação desportiva" traduz-se na recuperação das modalidades e os títulos destas. No futebol, o Sporting andar a discutir o campeonato quase até ao fim em vez não ficar em sétimo nem a 20 ou 30 pontos do primeiro lugar deve ser tudo a mesma coisa, sim porque antes de 2013 eram campeonatos atrás de campeonatos.

      "A Degradação económica-financeira" são 4 anos em 5 a apresentar resultados positivos. Se isto é "Degradação económica-financeira" não sei o que foram os 17 anos anteriores.

      "A degradação social" reflecte-se num aumento significativo de sócios que ronda os 170.000 em contraste com o afastamento que havia à 5 anos atrás em que não chegavam aos 100.000. Se isto é "degradação social" não sei o que era antes de 2013.

      "A degradação patrimonial" foi o Sporting voltar a ter um pavilhão, sim porque houve quem tenha gasto milhões na construção do estádio com derrapagens grotescas à mistura e algumas infraestruturas que depois vieram a ser alienadas mas se tenha esquecido de construir um pavilhão.

      "A degradação patrimonial" é ter invertido o rumo da evolução da SAD e o Sporting estar próximo de poder deter 90% e ver-se livre de figuras cujas intenções são no mínimo duvidosos, coisa que parece causar repelência a alguns sportinguistas que aparentemente tem mais interesse na possibilidade de acontecer o inverso, vá se lá saber porquê.

      O resto são outras balelas abstractas do Virgílio que confunde argumentação com escrever coisas sem consistência.




      Eliminar

    2. Caro,

      Balelas? Sim... Depois de ler a sua propaganda, que já tem barbas... Como vê há balelas para todos os gostos. Mas a realidade está à vista, para quem a queira ver. Vamos aos factos:

      * Um clube partido, em guerra civil;
      * Uma Mesa de Assembleia-geral (cujo presidente foi escolhido 2 vezes por BdC) ter-se demitido em bloco;
      * Conselho Fiscal e Disciplinar ter ficado apenas com um elemento. A maioria dos elementos desse Orgão era afecta e foram eleitos na Lista de BdC;
      * De 13 elementos do Conselho Directivo terem-se demitido seis, ficando maioritariamente apenas os remunerados, três deles publicam carta com acusações gravíssimas;
      * Resumidamente 85% dos OS do SCP saíram, pois já não se revêem na "liderança";
      * Principais apoiantes de primeira hora (e amigos pessoais, assim considerados pelo próprio BdC até há pouquíssimas semanas atrás), onde estão os agora os “traidores” Daniel Sampaio e Eduardo barroso e os "bandidos" Álvaro Sobrinho e José Maria Ricciardi pedirem encarecidamente a sua demissão;
      * O atentado à Academia, no episódio mais Negro da centenária história do SCP, ocorre durante o segundo mandato de BdC, após meses de instigação ao ódio e criticas ferozes em publico, nas redes sociais e imprensa escrita, radiofónica e televisionada deste contra os jogadores de futebol profissional;
      * Resultando em 9 rescisões de futebolistas, os de maior valor de mercado / prometedores, numa ocorrência sem exemplo e sem precedentes a nível mundial;
      * O presidente em cinco anos ter processado, expulso e ofendido associados a toda a hora, apenas por delito de opinião;
      * O Sporting estar pela primeira vez envolvido num caso de presumível corrupção e o presidente nem uma palavra proferir sobre André Geraldes;
      * EO adiado quando se apregoa(va), à boca cheia, uma saúde financeira exemplar.

      E podia acrescentar outros FACTOS, quase até à exaustão…

      De forma que, sem opiniões pessoais e sem caracterizar pessoas, a realidade é a que acima se apresenta… Claro que para quem é CEGO, tudo isto é apenas e só uma… CABALA, urdida sabe-se la´por quem… A ter em conta as usas palavras, pelos próprios ex-amigos e aliados de BdC!!!!. Porra! Deverá ser a maior cabala de sempre, desde que o mundo é mundo.

      Por ultimo, deixo aqui, apenas uma citação:
      " Uma das lições mais tristes da História é a seguinte: se formos enganados por muito tempo, a nossa tendência é rejeitar qualquer evidência do logro. Já não nos interessamos em descobrir a verdade. O engano nos aprisionou. É simplesmente doloroso demais admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos enganados. Se deixarmos que um charlatão tenha poder sobre nós, quase nunca recuperaremos a nossa independência....." Carl Sagan in "O mundo infestado por demónios"

      Eliminar
  8. Será que:

    O presidente deve ser como o Godinho Lopes, fala bem é educado e que leve o clube à falência;
    um presidente deve ser como o Bettencourt, simpático, conhecedor da banca e que leve o clube à falência;
    um presidente deve ser como o Soares Franco, especialista em recuperar empresas, que venda o património todo do clube e que leve o clube à falência;
    um presidente deve ser como o Roquete, excelente gestor, negócios limpos na banca e que transforme o clube em muitas empresas todas elas a dar prejuizo e que venda os terrenos a familiares, e que leve o clube à falência;
    um presidente deve ser aquele nomeado por um PMAG que se tem tornasdo um incendiário com as pituetas que tem dcado e com a colaboração de uma dúzia de sócios;
    um presidente deve ser aquele que não tem a maioria dos votos dos sócios;
    um presidente deve ser aquele que não afronta os galifões que querem tomar conta do clube;
    um presidente deve ser um banana que esteja ali a encobrir os negócios de quem se quer apoderar do clube.

    Muito haveria para dizer, mas eu continuo na minha: O CD devia de ter-se demitido e o PMAG devia de ter convocado eleições para os 3 orgãos.

    Dia 23 a decisão dos sócios é soberana e deve ser acatada por todos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um presidente tem que falar a verdade aos sócios, não mentir-lhes descaradamente. Respeitar os estatutos não inventá-los à medida que lhe dá jeito. Preocupar-se mais com o clube do que com a sua situação pessoal e poder.

      Concordo consigo, depois do sucedido em Alcochete e do que o antecedeu a demissão era obrigatória. Creio mesmo que esta crise já estaria debelada ou em vias disso (provavelmente o presidente seria o mesmo) Agora mais ainda.

      Eliminar
    2. O rapaz acha que o clube vai ter um futuro maravilhoso depois da saída de 9 jogadores que valiam mais de 100 milhões de euros. LOLOLOLOL

      Eliminar
  9. E entretanto, o bruno que ia largar o facebook, não para de lá ir...

    ResponderEliminar
  10. Pelo que se lê acima, todos os presidentes levaram o clube à falência, menos o Bruno. É a repetição do mantra "se não fosse o bruno, o Sporting tinha acabado". Neste momento em que é público que o bruno azevedo vai deixar o clube arruinado, como sempre fez em todas as suas incursões no mundo empresarial, é simplesmente parético continuar a vender gato por lebre. Não dá! Já ninguém compra.

    "Concordo consigo, depois do sucedido em Alcochete e do que o antecedeu a demissão era obrigatória. Creio mesmo que esta crise já estaria debelada ou em vias disso (provavelmente o presidente seria o mesmo) Agora mais ainda."
    Leão de Alvalade

    Acredita mesmo nisto??? Com o Bruno reeleito, tudo continuava na paz dos deuses?
    Incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, estou convencido que após o dia 23, ganhe quem ganhar, nunca haverá paz, e quem vai perder é o Sporting.

      Eliminar
    2. Sr João Santos. Com mais ou com menos paz, o Sporting não pode estar nas mãos de criminosos. O que se verifica é um pantomineiro apoiado numa facção criminosa de uma claque, a gerir o clube, pisando os sócios, a imagem e o património.
      Pelo que se vai ouvindo dos seus ex-apoiantes, haverá crime de enriquecimento ilícito, gestão danosa, etc.
      Vamos fingir que isto não existe para comprar uma paz podre com o bando claqueiro que tomou o clube?

      Eliminar
  11. Dia 23/06 vamos mandá-los para o desemprego.

    ResponderEliminar
  12. Caro Carlos Gomes,

    desemprego!?!?!o Marta Soares faz lembrar o major Valentim Loureiro na acumulação de cargos e PANTOMINEIRICES!!!por isso NÃO SE PREOCUPE.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (95) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (30) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (64) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (2) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (5) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)