quinta-feira, 14 de junho de 2018

Os Três Porquinhos




A fábula, fonte de análise permanente e atemporal, acima de qualquer idade e época, permite a recriação como nenhum outro suporte. Este é apenas um exemplo.

Um belo dia, três porquinhos que adoravam jogar à bola, o Azul, o Verde e o Vermelho resolveram construir cada um sua casinha. Com medo que o Lobo Mau os atacasse e não pudessem mais jogar, meteram mãos à obra. Entre preguiça e empenho lá seguiram os seus projetos a solo, sem nunca porém tirar os olhos dos outros… que isto o seguro morreu de velho (ou de Pinto da Costa).

O Vermelho, senhor de seu nariz e porco de poucas palavras, começou por tapar os buracos de toupeira (maldito animal que mais parece andar a fazer renda com tanto buraco), e arranjou um belo gabinete de crise cheio de Luz, de onde podia ver grande parte do seu campo de futebol. Ficou tão orgulhoso do seu feito que distribuiu vouchers de visita a todos os seus amigos para que o fossem visitar. Eram obrigatórios, ou ninguém entrava. Distribuía-os em mão. Uma vez tentou por mail…e não correu muito bem. Estava tão confiante deste seu sistema de segurança que, um dia, se esqueceu do portão completamente aberto (o benficagate). O lobo apercebendo-se disto, esgueirou-se, soprou, soprou e tudo ruiu num instante. E enquanto o Vermelho pescava umas belas cavalas para o almoço ficou sem casinha.

O Verde, "Presuntinho" para os amigos, contratou um empreiteiro, um adepto fervoroso que tirou o curso pelo facebook. Ninguém sabia de onde tinha aparecido mas parecia entendido no assunto, demonstrava confiança e até falava bem (demais). “Esta casa vai resistir ao maior sopro do lobo mais forte do mundo” dizia ele…e o Verde nem discutiu o projeto, embora o tenha achado demasiado ambicioso (termo simpático para insano). Iniciadas as obras, o Verde estranhou não existirem alicerces, mas como a casinha ganhou uma forma muito interessante nem questionou e foi pagando. Efetivamente a casinha parecia uma bola (ball). “Espetacular! Mas tão dispendiosa…” dizia o Verde enquanto largava a nota (cash). “vou batizá-la de cashball”, dizia para si. O maior problema começou quando os seus vizinhos começaram a chamar a sua casinha de melancia! O Verde ficava tão irritado com os insultos que nunca mais jogou com eles. Dizem que chegaram até a haver rescisões de amizades e agressões, e por causa disso o seu campo passou a chamar-se Alcochete. O lobo só se ria de tanta escaramuça. Tirou proveito da situação e chegou à beira da casa que de tão redonda só precisou de uns leves sopros para a fazer rebolar pela encosta, destruindo-se facilmente.

Já o Azul, na elaboração do projeto da sua casinha, teve a sorte de ter um pai que além de velho era sábio. Sabia como escapar de lobos como ninguém. Anos e anos de prática! E explicou ao filho como fazer: “Constrói uma casinha forte, bem alicerçada e forte. Cuidado com as porquinhas, vai comendo e vivendo, mas foca-te sempre na tua casinha. Põe-lhe tijolo, muito tijolo e tapa bem todos os buracos. Não a deixes rebolar como a casa do outro e tranca bem o portão, não sejas preguiçoso! Empreiteiros? Eu cá sei de um bom para ti!”. O Azul escutou tudo com muita atenção e construiu uma casa forte. Para entrar e jogar no seu campo o Azul tinha um segredo. Só quem tivesse um apito entrava, de preferência dourado. Teve alguns problemas com o seu amigo macaco, que passava o dia a soprar no apito, mas depressa se fartou. E este sistema funcionou durante anos e anos…O lobo bem tentou, mas por mais que soprasse nunca conseguiu deitar a casinha abaixo.
A sua casinha ficou tão forte que era comentada em todo o lado. O Azul bem que se mostrava orgulhoso ao pé dos seus amigos desalojados e tristes, o Verde e o Vermelho.

Moral: quem constrói boas casinhas, ganha campeonatos...

6 comentários:

  1. Aqui o porquinho é o dono deste blogue nojento,que nunca deu a minima chance para este presidente poder actuar,Foi sempre no bota abaixo ao sabor sabe-se lá de que interesses.Vai de retro porquinho nojento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahaha!!!

      Espera se querem ver o o #BrunoBardamerda estendeu-se ao comprido por causa do que se escreve neste (ou noutro qualquer) blogue!

      Eliminar
  2. Sem menosprezo pela boa prosa, dificilmente ficção explicará o que quer que seja, especialmente quando se insiste em relacionar vitórias (e derrotas) com "benficagate" e "sistemas". Entre os dois (FCP e SLB), quando há duas semanas eram três (FCP, SLB e SCP), ganhará (em maior nº) campeonatos aquele(s) que no universo de técnicos e jogadores alcançar(em) objectivos relativamente modestos: Trocar o mais caro pelo mais barato ao mesmo tempo que se troca o que é pior pelo que é melhor. As duas fazem-se em simultâneo. Exemplo prático: trocar (exportar) Adrien por 15 ou 20 milhões e comprar B. Fernandes por 8.5. Fazer isto 2 ou 3 vezes por época, não necessariamente nesta escala por nem sempre ser possível, ter um excelente treinador (porque sem ele não fazemos a primeira), e tudo o mais que vá além de aspectos relacionados com o jogo tratar de agir da forma o mais normal possível.

    Em todo o caso, desde há duas semanas, o Sporting está completamente arredado destas contas. Sem desprezo pela boa prosa, esta é uma narrativa na qual não cabe moral. Falamos de clubes desportivos e de equipas de futebol — não é alguma coisa extraordinariamente complicada.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é o momento para alegorias. O que pensa do seguinte?

    Nem tenho estomago para comentar as rescisoes, mas sobre as AGs etc, sinceramente nao percebo qual é a dificuldade das pessoas entenderem.
    1. JMS, a MAG e o CFD demitiram-se. Isto seguiu-se a reunioes onde estiveram todos juntos e, obviamente, combinaram ou no mínimo falaram uns com os outros. Ninguém de boa fé, nem os próprios, duvida que a demissao é effectiva.
    2. Dando de barato que a MAG demissionária continua em funcoes, esta recusou-se a exerce-las e mostrou má fé tentando atropelar os estatutos.
    3. A tentativa de golpe é evidente. Hoje sabe-se que nao tinham as assinaturas e portanto nao tinham justa causa para pedir um voto em AG sobre a demissao do CD.
    4. Além disso nao sao claras as razoes para a suspensao que (estranhamente aceitada uma vez que nao é reconhecida legitimidade ao PMAG) foi imposta ao CD. Presumivelmente as razoes seriam as mesmas que levaram ‘tantos’ sócios a querer uma AG destitutiva. Que tal saltarem cá para fora?
    5. Há gente a gritar que o PMAG está em funcoes ao abrigo dos estatutos. Mas o PMAG nao cumpriu as suas funcoes e tem a agravante de estar claramente a impedir a normal gestao do clube, de má fé evidente.
    6. Digo má fé porque os dois únicos actos que tem o direito e a obrigacao de tomar sao a) convoar eleicoes para a MAG e CFD e b) marcar a AG para o orcamento. Nao o fazendo coloca o CD em cheque
    7. Esta conduta de recusa de exercer funcoes tem as seguintes agravantes:
    a) impossibilita o CD de concretizar o empréstimo obrigacionista com as consequencias que se sabem, ou seja, manter a capacidade financeira e negocial no defeso e ao mesmo tempo prosseguir a restruturacao que aumentará o poder do clube na SAD
    b) interfere com a preparacao da próxima época desportiva
    c) a clara má fé de ter conhecimento destas situacoes e prejudicar o clube com isso, porque a prespectiva de eleicoes a curto prazo impossibilitam o EO.
    8. Pelo que expliquei, nao há legitimidade de JMS no cargo que ocupa. Mais, o PMAG tem um poder desiquilibrado pelo facto de poder emperrar o normal funcionamento do clube e por manietar a direccao sem sequer ouvir os sócios.
    9. Posto isto, e tendo em conta o artigo 56 dos estatutos (dever do CD de assegurar o normal funcionamento) mais o código civil, há legitimidade (e senso comum, porra!) do CD de nomear uma comissao transitória.
    10. Claro que a CT nao é independente e nao figura nos estatutos. Mas os estatutos também nao preveem um PMAG golpista. E a CT é precisamente isso: transitória. Tem duas funcoes:
    a) marcar eleicoes para a MAG e CFD
    b) marcar AG para apresentar o orcamento.
    Simples. Qual é o problema mesmo de existir esta CT que apenas faz aquilo que o PMAG devia fazer? Qual é a interferencia ou abuso de poder? O seu papel é apenas administrativo.
    Deixem de se agarrar a interpretacoes estritas dos estatutos. Por alguma razao as leis evoluem e, claramente, os nossos estatutos precisam de uma boa revisao para equilibrar poderes e prever situacoes deste tipo.
    11. Nao interessam as discussoes sobre estatutos ou legalidade. As únicas coisas que interessam sao:
    a) eleger MAG e CFD novos
    b) apresentar orcamento
    c) clarificar se há razoes para destituir o CD – se houverem, provem-nas e neste caso votar a demissao do CD
    d) cumprir as operacoes financeiras e preparar a próxima época
    e) uma vez acabado o período de transferencias, o CD deve demitir-se e pedir a MAG para convocar eleicoes
    E pelo caminho, tentar de todas as maneiras possíveis anular as rescisoes. Todos cometeram erros e merecem complacencia caso sejam capazes de o reconhecer.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Só com muita boa vontade vontade se ficcionam três autênticos javardos com uma história de três porquinhos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (95) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (30) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (43) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (2) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (64) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (2) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (3) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)