terça-feira, 1 de setembro de 2020

A vitória sobre o Belenenses em jeito de breve balanço do estágio algarvio

Nota: todas as fotografias são da autoria da @Idzabela. É expressamente proibida a modificação e/ou reprodução destas fotografias sem autorização expressa da autora. 

 
O jogo de encerramento do estágio algarvio foi provavelmente o ideal para o momento actual. O Belenenses é ainda um projecto incipiente, depauperado dos seus melhores jogadores do campeonato transacto. O 3-1 final é escasso para espelhar com rigor o que deveria ser a diferença actual entre os contendores.  A isso se deve também o facto do Sporting, apesar da exibição agradável, não ter sido tão impiedoso e letal como gostaríamos que fosse e que se espera poder vir a ser. 

Mas é bom ter em atenção que foi apenas mais um jogo de preparação, em que a vitória, sempre importante e necessária, ombreia com a urgência de dotar a equipa das rotinas necessárias para encarar a temporada que se avizinha. Há ainda muitas decisões para tomar e o onze base está ainda no preâmbulo do seu esboço.

Como é óbvio, os problemas sentidos no jogo anterior não iriam desaparecer como por milagre. O facto de o jogo se ter iniciado com um onze constituído por jogadores que se conhecem melhor entre si bem como as ideias do treinador também ajudaram a criar a ideia de evolução positiva. Isso poderá ser confirmado ou não nos próximos jogos, provavelmente já com o Valladolid.

Do ponto de vista individual, saliência para as boas presenças de:


Adán
: Trouxe a segurança que se exige a um guarda-redes com o seu estatuto em todas as intervenções, deixando ainda a impressão de bom jogo com os pés.

Gonçalo Inácio: Concentração, colocação, movimentação muito a propósito, a que associou uma surpreendente capacidade de construção e lançamento do jogo. Excelente surpresa certamente para a generalidade dos observadores que não lhe conhecem o trajecto.


Borja
: Muitos furos acima do que geralmente mostrou, o que obriga a ter em conta que alguns dos jogadores tão trucidados no ano transacto podem afinal precisar "apenas" de melhor conjuntura para poderem mostrar o que valem.

Nuno Mendes: Há muitos veteranos que não conseguem jogar alardeando a segurança e confiança que exibe. E mais uma vez podia ter chegado ao golo. Ninguém diz que tem 18 anos assim como ninguém negará que parece ter pela frente um enorme futuro.

Daniel Bragança: A titularidade revelou-se quase uma obrigação depois do jogo anterior. Neste momento é a isso que pode aspirar, uma vez que o lugar no plantel estará mais do que assegurado. A menos que haja grandes surpresas por via de mais aquisições, não se vislumbra como possa vir a ser dispensado. Ainda assim o jogo não lhe correu totalmente de feição.


Matheus Nunes: Parecendo mais relaxado e por isso mais solto de movimentos, percebendo melhor o papel que tem desempenhar. Continua a revelar contudo alguma insuficiência no capitulo do passe que, se resolvesse, permitir-lhe-ia subir de rendimento e com isso beneficiar o colectivo. 

Pedro Gonçalves: promovido a Pote com a chegada a Alvalade e não faltarão agora as correspondências e analogias. Se é de ouro ou não, se vai ser o nosso Harry Pote é o que mais adiante se verá. Para já é indiscutivelmente a melhor surpresa e, a par de Adán, a mais segura.

Tiago Tomás: Até agora tão discreto como eficaz. Que melhor elogio se poderia dar a um miúdo que aparentemente relegou outros nomes mais sonantes na lista de preferências?

Do ponto de vista colectivo fica o registo dos Golos sofridos: Em todos os jogos realizados até agora nunca logramos manter a baliza inviolável. Teria menos importância se não fosse o espectro negativo deixado o ano passado neste capitulo. O golo de ontem foi um daqueles quase tão caricato como escusado, o que se pode considerar uma sina. Mas o que sucede de forma sistemática no futebol está longe de ser um acaso, antes sim uma consequência.

Talvez não por acaso, foram os nomes acima em destaque no último jogo são alguns dos protagonistas do estágio algarvio.


Neto, Coates e Fedal é uma tripla onde parece sobrar experiência mas faltar alguma qualidade, especialmente para o momento da saída de jogo em construção. Caso a opção seja esta a preponderância dos médios neste momento do jogo terá de ser ainda maior. Também não parece muito facilitada a opção de jogar com as linhas subidas com defesas onde a velocidade escasseia. Relativamente às opções, na direita Quaresma perdeu algum fulgor nas aparições mais recentes, não sendo de estranhar o recurso ao mercado. Conseguirá Gonçalo Inácio sentar algum dos consagrados?


Os laterais terão a seu cargo a tarefa de dar largura e profundidade pelas alas, o que requer enorme disponibilidade física. Os principais candidatos são Porro e Nuno Mendes. Se o espanhol deixou mais interrogações que certezas, Nuno Mendes continuou a impressionar, sendo um dos nomes incontornáveis do momento. Antunes certamente terá que esperar. A melhor nota de Ristowski foi para a sua participação nas redes sociais, porque em campo foi confrangedor.



No que à linha média diz respeito, muita da sua operabilidade assentará na escolha dos médios centrais. Quem parece ter perdido o comboio é Doumbia. Ninguém ficaria muito surpreso com a manutenção, pelo menos num momento inicial, da dupla Mateus - Wendel. Rúben Amorim não vai dispensar a presença de pelo menos um elemento que tem na robustez física um dos seus argumentos e aí Mateus parece levar alguma vantagem. Como todas as opções, esta será amplamente discutível. No entanto, para as especificidades da nossa Liga esta não é uma questão de somenos. Basta olhar para o modelo mais premiado nos últimos anos, o de Conceição, para perceber que a agressividade, velocidade de execução e reacção e a dimensão física não devem ser descuradas como recurso, especialmente quando os outros argumentos falham.


No modelo de Amorim extremos são chamados a jogar por dentro, deixando os corredores para os laterais. Plata precisa de subir muitos degraus para chegar a um patamar em que reivindique a titularidade. É um jovem, provavelmente a carecer de maior adaptação ao país e aos costumes, cedo portanto para se desistir dele. Mas a bola está do lado dele e já vai sendo tempo de ir dando algum sinal de que sabe o que fazer com ela. Pote e Nuno Santos vieram enriquecer a oferta quer de primeira como de segunda linha e são candidatos principais à titularidade.  


Jovane
: interessante o recurso à mobilidade do jogador, resolvendo alguns problemas na ligação com o sector mais adiantado. Não seria um papel que lhe atribuiria (Pote?) mas que geralmente desempenhou bem, tendo inclusive feito uma assistência de bandeja, ao conseguir ludibriar, com movimentação a propósito, a defesa azul.  

Vieto atrasou-se, embora o facto de poder jogar como coadjuvante da principal referência do ataque (até agora só Sporar) ou, tal como se viu agora com Jovane, ser opção jogando sem avançado fixo na frente aumenta as suas possibilidades de se assumir como titular. Mas, nesta altura da temporada são os que jogam que partem à frente. E se o final de época de Jovane já lhe tinha garantido um bilhete para os melhores lugares, as assertividade de Tiago Tomás puseram o seu nome na lista de Rúben Amorim.


Sozinho na frente está Sporar. Tem uma relação interessante com o golo, como se confirmou mais uma vez no último jogo, mas parece curto em número e não oferece uma referência segura para o jogo aéreo, uma opção sempre a ter em linha de conta, especialmente quando o trânsito pelo chão estiver muito congestionado. Luiz Phellype, viu os jogos da  bancada, embora o facto de estar a sair da grave lesão que o afectou pode ter estado na base do afastamento e este ser temporário. É provável que os rumores de que chegará alguém para a posição se venham a confirmar.

2 comentários:

  1. Alguém para a frente tem que chegar. A minha memória não chega a tanto, mas, creio, nunca ter havido, em qualquer campeonato de qualquer liga minimamente interessante, uma equipa campeã apenas com um ponta de lança no plantel. Começar a época só com um ponta de lança é não chegar a tirar a toalha do chão. Que não seja “um pinheiro qualquer”, mas que venha. É absolutamente imperial.

    ResponderEliminar
  2. 1 "pinheiro qualquer"!??!

    Tem piada...mas com o EUCALIPTO, que actualmente faz de presidente da instituição, poderia até vir o CAVANI, que a situação actual pouco ou nada alteraria, para não falar de quando houver autorização para os adeptos voltarem a entrar nos estádios, porque aí sim...A COBRA VAI FUMAR!!!!

    RUI TRINDADE

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)