Coisas covidizer (Adiamento do jogo, trolhices, Rúben Amorim)
O jogo Sporting - Gil Vicente já dado como adiado pela imprensa é tudo menos um processo claro. É sabido que o Sporting tem 8 jogadores infectados e o Gil Vicente 11. Sem novos casos registados e sem nada que o fizesse prever, a intervenção do delegado de saúde de Barcelos a impedir o treino e a viagem da equipa gilista, impondo reclusão e cerco, está longe de ser uma decisão transparente.
- Como será daqui a 1 semana, sabendo-se que pelo menos o mesmo número de jogadores ainda terão que estar em quarentena?
- Quem encomendou o sermão ao delegado de saúde local?
- Também vai impedir os demais barcelenses não positivos de viajar no fim-de-semana?
- O Sporting com 8 jogadores infectados não pode jogar esta semana e vai poder fazê-lo na próxima?
Este caso tem tudo para fazer escola para o resto da época, cabendo a todos os intervenientes estabelecer regras claras que, em face das circunstâncias, umas vezes beneficiarão uns e prejudicarão outros, mas pelo menos haverá transparência e equidade. Tem obviamente que haver um protocolo por todos reconhecido e respeitado, decididas por agentes devidamente qualificados e de reconhecida autoridade de aplicação coerente e inequívoca. De outra formau então estaremos a abrir portas a mais um factor de suspeição, e no limite, de fácil manipulação em função de ambições e interesses.
A entrevista dada a um órgão interno o presidente do Braga conseguiu matar dois coelhos com apenas uma cajadada. Justificou-se internamente relativamente ao negócio Rúben Amorim. Contrariamente ao que habilmente deixou escorrer para os média, o Braga negociou com o Sporting a venda de Rúben Amorim, não tendo exigido o pagamento da cláusula, como podia e certamente devia ter feito.
O negócio não deixa de ser bom, mais ainda porque terminou com a obtenção do seu campeonato, o 3º lugar. E deixa no Sporting mais motivos de instabilidade, expondo Frederico Varandas ("acordo só foi possível porque Frederico Varandas me fez uma chamada a justificar que não tinha condições de pagar e que queria fazer um acordo") e o ordenado de Rúben Amorim. de forma tão reveladora dos seus princípios que promove qualquer pedreiro (vulgo trolha) a mestre de ética.
A revelação de Salvador volta a recentrar a discussão no preço de Rúben Amorim. Há quem diga que foi um all-in, eu entendi a aquisição como uma cartada de sobrevivência. Com Silas a saltar fora do barco na véspera de um jogo da Liga Europa (o resultado do jogo não podia ser outro..) uma má escolha significaria a queda para lugares bem mais abaixo que o 4º lugar final.
O custo de um treinador vê-se pelos resultados. Pelos resultados desportivos, claro, mas pelos valores que o seu trabalho gera. Por exemplo, Jardim deu-nos uma improvável qualificação para Liga dos Campeões por via de um não menos improvável 2º lugar. JJ não foi campeão, mas fizemos as melhores transferências de sempre quando ser campeão numa Liga Vermelha controlada e presidente e treinadores infectados pela soberba deitaram por terra o fim do jejum.
O erro maior na contratação do RA não é tanto o dinheiro que se pagou ou vai pagar. O erro maior é se a obra fica novamente incompleta. A ser verdade, pelo que diz um jornal, que o Sporting vai à luta com o actual plantel, não voltando a recorrer ao mercado, o mais provável é acabarmos a lutar atrás com Famalicão, Rio Ave e outro que este ano apareça (Boavista?). Porque FCP e SLB são de outra galáxia e o Braga está alguns metros à nossa frente nos blocos de partida.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.