Sobre Matheus Nunes, a pergunta que mais interessa
Parece praticamente fechada a saída de Matheus Nunes para o Wolverhampton. Indiscutivelmente uma surpresa a escolha do seu destino, depois da primeira rejeição, quando o West Ham parecia ser uma opção mais atractiva. O que terá mudado? Seguramente os números cantados ao ouvido do jogador. Foi por aí que o negócio se fez agora.
Muitas considerações poderão ser feitas sobre esta transferência - farei as minhas abaixo - mas a questão mais importante que agora se coloca é esta: quem para o lugar de Matheus Nunes? No imediato Amorim terá que a solução dentro dos jogadores actualmente disponíveis no plantel. No futuro próximo, e até que o mercado encerre, o recurso ao mercado parece de todo inevitável. Mas não necessariamente para o lugar de Matheus.
Neste momento o Sporting tem 2 jogadores capazes de desempenhar o lugar de "8", como Morita e Ugarte, mas o mesmo não se poderá dizer do "6", posição deixada orfâ com a saída de Palhinha. A solução poderia passar por aí, resultando no maior equilíbrio, com um jogador mais posicional que os que actualmente estão no plantel.Não surpreenderia também que um outro avançado pudesse chegar, embora tal não pareça ser uma prioridade para o treinador, a avaliar também pelo discurso recente.
Hugo Viana vai ter trabalho extraordinário, o scouting do Sporting tem aqui uma palavra a dizer, mas a decisão ou decisões são de Rúben Amorim e não será a falta de "um euro" a obstar. Mas como estará a disposição do treinador depois de perder talvez o seu jogador preferido? Aqui está outra pergunta cuja resposta vale mais de um milhão.
Relativamente ao que se sabe do negócio até ao momento:
- Os valores envolvidos tornam a venda irrecusável. É ainda cedo para avaliar se é "aquela venda", isso depende do trajecto que Matheus venha a fazer, mas é a segunda melhor venda.
- O timing é péssimo por ser antes do clássico do fim-de-semana. Pela saída de um jogador considerado fundamental pelo treinador. Mas talvez mais ainda pela instabilidade e ruído que introduzem, às quais os jogadores, mesmo em ambiente protegido, não são imunes.
- Nestas alturas os adeptos são muito dados a saudosismos e tremendismos. Nós, particularmente. Lembro porém que as exibições de Matheus Nunes o ano passado nos clássicos estava no Sporting e perdemos e empatamos na mesma e a as suas exibições deixaram muito a desejar. Matheus Nunes é um bom jogador mas não é um jogador acabado e tem muitas limitações por limar. As exibições este ano na pré-época, com as equipas mais poderosas assim o dizem, tais como as do ano passado frente aos adversários mais difíceis.
- Para Matheus Nunes é uma boa saída. Vai para um clube cujo treinador o conhece e desejou, capaz de lhe apurar as faculdades e limar as imperfeições. O clube não será o mais luzidio mas até por isso disporá de mais espaço e menos pressão para se afirmar. E sobretudo mais tempo de jogo útil, fundamental neste que parecer ser um estágio para outro escalão, mais forte, mas também mais exigente. Boa sorte Matheus, tens feito por a merecer!
Nota: Muitos dos que se riram de Varandas quando ele afirmou que Matheus pagaria Amorim são os que agora choram porque o jogador sai em saldo. A verdade é que paga Amorim, Paulinho e uns quantos mais. O tempo é mestre.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.