Mercado de inverno: o bom é inimigo do óptimo
Fechado o mercado o balanço dos movimentos de entrada e saída é bom. Senão vejamos:
A saída do Porro é boa na perspectiva financeira. Os valores falam por si, foi um dos melhores negócios de sempre. É necessário reconhecer que há uma perda desportiva assinalável mas, atendendo ao percurso infeliz da época, à vontade irrecusável de um jogador que quer dar um passo em frente e acima na sua carreira e nos serviu com entrega total. Porro deixará saudades mas tenho esperança que se afirme num dos melhores campeanotos do mundo e assim, dessa forma, se torne em mais uma bandeira do Sporting como clube formador. Sim, porque o Porro que sai das mãos de Amorim para o Tottenham (não será certamente por acaso o destino...) é agora muito melhor do que o Porro dos calções rasgados que aterrou em Alcochete em 2020.
Ainda a propósito de Porro, recomendo vivamente o visionamento da entrevista final que deu à Sporting TV, ontem, terça-feira, 31 de Janeiro. É bom sentir que o Sporting sabe honrar aqueles que honram a nossa camisola.
Entra Hector Belerin para o lugar de Porro. Uma escolha surpreendente por um perfil de jogador que, pelo menos aparentemente, não cola com o que sabemos ser mais apreciado por Amorim: entrega e compromisso totais. A fama que o precede pode ser contaminada por algum preconceito - o meio não aceita sem desconfiar jogadores que se destacam por razões extra relvado - mas as dúvidas justificam-se pelo trajecto pouco afirmativo, até algo errático, para quem teve a sorte de nascer na La Masia e bem cedo ser nutrido numa das melhores academias do mundo, como é The Arsenal Football Club Youth Academy. A ver vamos o que traz o catalão a Lisboa, se a retoma de uma carreira que o levou a internacional espanhol e a ser avaliado em 40 milhões ou apenas mais um espanhol que gosta de Lisboa e que por acaso joga futebol no Sporting. Há que reconhecer que um Bellerin "normal" é muito bom para o nosso campeonato.
Foi tão longo o processo de Mateo, fazendo jus ao seu apelido: Tanlongo. Já chegou e já jogou e, pelas primeiras amostras, há pelo menos razões para ter esperança que o seu percurso possa deixar bom registo, à semelhança de outros conterrâneos que deixaram saudades entre nós. Assim haja paciência e sorte.
A maior surpresa terá sido a aquisição de Osmane Diomande. Não pela sua aquisição propriamente dita mas pelos valores que o projectam como segundo central mais caro de sempre e o décimo jogador do em termos absoluto e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Como é bom de ver por estes valores e pela confirmação que foram as palavras de Rúben Amorim a propósito, há mais do que apenas esperança na afirmação deste jogador como uma certeza a breve trecho. Várias noticias dão conta que não foi para ver o magnifico convento que muitos scouters se deslocaram este ano a Mafra, como aliás Amorim ontem sugeriu. Convicção muito diferente da generalidade dos adeptos que, desconhecendo o jogador, olham para a sua idade, origem e menos de uma época numa liga secundária.
Não há muitas certezas quando falamos de vendas e aquisições no futebol mas, pelo menos de forma aparente e à luz dos dias de hoje, parece ter sido um bom mercado. Teria sido óptimo se tivéssemos tido a sorte de contratar um goleador. Mas, infeliz e incompreensivelmente não aconteceu nem parece estar para suceder.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.