Modalidades: revista da semana
Na quarta-feira feira voltaram os leões do basquetebol ao Pavilhão João Rocha para a disputa da 6ª jornada da FIBA Europe Cup recebendo os romenos do CS Valcea 1924 e venceram por 121-67, com 68-41 ao intervalo. Começaram muito bem os leões neste jogo, com grande acerto nos lançamentos de 3 pontos, com cinco convertidos em sete tentados, que abriram grandes vantagens no 1º quarto, que terminou com 37-20 no marcador, a que se chegou começando com 8-2, e com passagens por 18-5, 26-11 e 30-13. No 2º quarto continuaram os leões a dominar tendo conseguido aumentar a vantagem em mais 10 pontos com um parcial no quarto de 31-21. O 3º quarto foi o mais equilibrado, com o parcial de 24-17, que fez entrar para o 4º quarto com o uma vantagem de 34 pontos como mostra o resultado de 92-58. No último quarto foi o descalabro total da equipa romena, sofrendo um parcial de 29-9. As razões deste resultado final são fáceis de indicar: percentagem de lançamentos convertidos, os leões com 61% e os visitantes com 36%, e o domínio nas tabelas, com os leões a terem conseguido 53 ressaltos contra apenas 23 dos romenos. No meio de um grupo de jogadores em que todos estiverem bem, neste jogo temos de salientar Brandon Johns com 23 pontos, 15 ressaltos e 3 assistências e Francisco Amarante que conseguiu 21 pontos, 10 ressaltos e 6 assistências. Com esta vitória esta equipa conseguiu o 2º lugar no seu grupo e o apuramento para a Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, onde entraram os primeiros classificados de cada grupo e os melhores seis segundos classificados. Nesta fase a nossa equipa ficou no grupo M, indo competir com os espanhóis do Surne Bilbao Basket, os gregos do PAOK Basket Club e os eslovacos do Basket Club Prievidza. O 1º jogo desta nova fase será em Espanha para defrontarmos o S Bilbao B na quarta-feira 10 de Dezembro.
Os leões do basquetebol voltaram no sábado ao PJR para defrontarem o SC Vasco da Gama no jogo da 2ª jornada da Taça Hugo dos Santos, tendo vencido por 94-62, com 52-34 ao intervalo. Os leões começaram muito bem pois com 6 minutos jogados já venciam por 19-5, obrigando o treinador visitante a pedir um desconto de tempo, que deu uma certa tranquilidade aos seus jogadores, que chegaram ao fim do quarto a perder por 25-13. O 2º quarto continuou com o domínio leonino que chegou a ter 22 pontos de avanço, com o marcador em 48-26, recuperando um pouco os visitantes que perderam este quarto por 27-21. O 3º quarto foi a continuação do avanço leonino que chegou ao fim do quarto com o marcador em 70-46, devido a um parcial de 18-12 neste quarto. E o 4º quarto foi a continuação dos anteriores com um parcial de 24-16, o que originou os 32 pontos de vantagem no final. Num jogo com uma grande rotação de jogadores, onde todos, menos um, jogaram entre 10 e 25 minutos, temos de salientar Brandon Johns com 24 pontos e 10 ressaltos. O próximo jogo desta equipa para a Liga Betclic será no sábado 6 em Aveiro para defrontar a CP Esgueira no jogo da 7ª jornada.
No domingo voltaram as leoas do basquetebol a jogar no PJR para receberem as açorianas da União Sportiva no jogo da 7ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 78-49, com 35-23 ao intervalo, resultante dos parciais 19-8, 16-15, 18-16 e 25-10. Foi um jogo perante uma equipa já por 3 vezes campeã nacional e que na época passada atingiu as meias-finais do play-off, tendo as leoas estreado a poste internacional portuguesa Maria Kostourkova, após uma longa lesão. As nossas meninas começaram a construir uma boa vantagem no 1º quarto, sendo que os 2º e 3º quartos foram equilibrados, voltando as leoas a construírem uma boa vantagem no 4º quarto. Simone Costa com 22 pontos e Luana Serranho com 16 pontos foram as leoas que mais se salientaram neste jogo. O próximo jogo desta equipa para a Liga Betclic será no sábado 29 em Aveiro para defrontar o Galitos no jogo da 8ª jornada.
Na quarta-feira os leões do futsal foram ao Norte para defrontarem o FC Famalicão no jogo da 10ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 10-2, com 5-1 ao intervalo. Foi um jogo que começou muito bem para a nossa equipa. Demorou apenas 5 segundos para os leões abrirem o marcador. Diogo Santos deu o pontapé de saída, passando a bola a Tomás Paçó e desmarcando-se para a lateral esquerda, para onde Tomás a devolveu e Diogo com um fortíssimo pontapé fez o 1-0. Os leões iam dominando o desafio, e com 5 minutos jogados Wesley faz o 2-0 com uma excelente assistência de Pauleta para, menos de 3 minutos depois, Rocha sofrer uma falta dentro da área da equipa visitada e Bruno Pinto converter em 3-0 o respectivo penalti. E com pouco mais de um minuto jogado, a 11 minutos do intervalo, Bruno Maior aumenta para 4-0, a finalizar uma excelente jogada colectiva. Pouco depois conseguiu o Famalicão o seu golo. Já nos minutos finais da 1ª Parte o jovem Pedro Santos, que se estreava esta época na equipa principal fez o golo que fechava o resultado ao intervalo. Na 2ª parte foram os visitados que começaram melhor, pois no segundo minuto conseguiram um golo na marcação de um livre, mas com 3 minutos jogados Rocha fez o nosso sexto golo concluindo uma jogada colectiva para no minuto seguinte Tomás Paçó, recuperar uma bola e fazer o 7-2. Com 7 minutos jogados Bruno Pinto, com um potente remate, faz o 8-2, para menos de 1 minuto depois fazer o seu terceiro golo, com uma boa assistência de Felipe Valério. O décimo golo leonino foi obtido por Pauleta, a desviar junto à baliza uma assistência de Tomás Paçó, a menos de 7 minutos do fim. Neste jogo há a salientar as ausências de João Matos, Zicky, Taynan e Merlim, e as estreias dos jovens Pedro Santos e do guarda-redes de 17 anos Pedro Silva. No sábado 29 voltarão os leões do futsal ao PJR para receberem os Leões de Porto Salvo no jogo da 11ª jornada da Liga Placard.
Na segunda-feira os leões do futsal foram à Grécia para defrontarem o AEK no jogo da 1ª mão dos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League, tendo vencido por 11-0, com 3-0 ao intervalo. No início do jogo os jogadores dos visitados ainda deram alguma luta, mas sem preocuparem muito Henrique Rafagnin o nosso guarda-redes que iniciou o desafio. Mas com 6 minutos jogados Rocha, num dos seus movimentos típicos fez o 1-0, e entre os 11 e os 12 minutos Alex Merlim e Felipe Valério com dois fortes remates fizeram os nossos segundo e terceiro golos, resultado com que se chegou ao intervalo. No primeiro minuto da 2ª parte Diogo Santos apontou o quarto golo leonino, aguentando os gregos até ao oitavo minuto sem sofrerem golos, mas a partir desse momento foi um corrupio de golos leoninos. Começou Zicky com o quinto golo, para logo de seguida Tomás Paçó rematar para o 6-0 e Merlim bisar fazendo o sétimo golo. Dois minutos depois Diogo Santos não quis ficar atrás e, numa jogada individual, também bisou, para de seguida assistir Allan Guilherme para este fazer o 9-0. Bruno Pinto também não quis ser inferior aos seus companheiros que bisaram, e aproveitou uma assistência de Bernardo Paçó para fazer o seu primeiro golo e a 3 minutos do fim, numa recarga, fez o 11-0 final. Pouco há a acrescentar ao resumo dos golos, pois praticamente todo o jogo foi de domínio absoluto dos leões. Apesar deste resultado terá de se disputar a 2ª mão destes oitavos de final, que será no PJR na quinta-feira 4 de Dezembro.
Os leões do hóquei receberam na quinta-feira no PJR os italianos do Hockey Bassano 1954, no jogo da 2ª jornada da WSE Champions League a quem ganharam por 5-0, com 2-0 ao intervalo. Começaram bem os leões que logo com pouco mais de 2 minutos jogados, já estavam a beneficiar de um penalti, que Verona não conseguir converter em golo. Mas com 7 minutos de jogo Rafa Bessa depois de controlar o ataque atrás da baliza dos italianos, entrou na área e com um bom remate fez o nosso primeiro golo. Continuou o jogo com as duas equipas a procurar o golo, com grandes defesas de ambos os guarda-redes, e com os dois treinadores a pediram descontos de tempo, mas só com 16 minutos jogados Nolito, faz uma intercepção de um passe entre dois jogadores italianos e fica isolado na frente do guarda-redes visitante e não perdoa, fazendo o 2-0. A 7 minutos do intervalo é mostrado um cartão azul a um jogador do Bassano, mas durante os dois minutos que durou a suspensão não conseguiram os nossos jogadores aumentar a vantagem, mantendo-se o 2-0 até ao intervalo. Na 2ª parte continuou o mesmo estilo de jogo e aos 5 minutos Verona com um bom remate faz o 3-0. A partir daqui começou o Sporting a jogar para gastar os 45 segundos que a lei lhe permite para atacar, e fizeram o 4-0 aos 11 minutos com um potente remate de longe de Diogo Barata e aos 14 minutos Rampulla recebe uma excelente assistência/remate de Nolito e desvia para o 5-0. Continuaram os leões a tentar gastar os 45 segundos em ataque, mas a 3 minutos do final Roc Pujadas sofreu uma falta que originou a marcação de um penalti, mas que Roc não conseguiu converter. A 40 segundos do fim é assinalada a 10ª falta leonina, mas Xano Edo, mais uma vez, não se deixou bater. Com esta vitória os leões estão no 1º lugar do seu grupo, em igualdade com o Benfica sendo que o próximo jogo dos leões para esta competição será no dia 11 de Dezembro quando forem à Corunha defrontar o Liceo.
O jogo seguinte dos leões do hóquei foi no domingo quando voltaram ao PJR para defrontarem o FC Porto no jogo da 7ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 5-2, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo sempre muito disputado que começou com as equipas com dificuldade em chegarem às balizas, e quando lá chegavam tinham Xano Edo do nosso lado e o guarda-redes portista a impedirem qualquer possibilidade de golo. Com cinco minutos jogados é mostrado um cartão azul a Rampulla, mas os leões, nos dois minutos que ficaram em inferioridade, não se deixaram bater, ao contrário os visitantes, cinco minutos depois, também tiveram um jogador com cartão azul e nos dois minutos que estiveram em inferioridade sofreram dois golos. Com 11 minutos jogados Facundo Navarro faz, num potente remate de longe, o 1-0 para no minuto seguinte, quando já estava a entrar o quinto elemento portista, Nolito também de longe, fazer o 2-0. Continuava um jogo muito lutado, e a 8 minutos do intervalo Edo Bosch pediu um desconto de tempo, que deu resultado porque 20 segundos depois Diogo Barata faz o 3-0, com uma grande assistência de Rafa Bessa. A 5 minutos do intervalo é mostrado outro cartão azul a jogadores do Sporting, desta vez a Rafa, mas mais uma vez os leões souberam defender e não causou quaisquer estragos. E assim se chegou ao intervalo. Começou bem a 2ª parte para o lado leonino, que com 2 minutos de jogo fizeram o 4-0 por Verona, num contra ataque onde Nolito recuperou uma bola, passou para Rampulla que a lançou para Verona fazer o golo. A meio desta 2ª parte conseguiram os visitantes o seu primeiro golo, após uma defesa de Xano a nossa equipa não conseguiu afastar a bola, e no meio de muitos ressaltos conseguiram empurrar a bola para a baliza leonina. A 2 minutos do fim Rampulla faz o 5-1 numa jogada individual, em que se livra de um defensor e com reduzido angulo enfrenta o guarda-redes fazendo passar a bola por cima do seu ombro. No último minuto é assinalada a nossa 10ª falta, e no livre directo respectivo Xano defendeu, mas no seguimento da jogada conseguiram os visitantes o seu segundo golo, fazendo o resultado final. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado para a taça de Portugal indo defrontar CRC Os Aguias, de Memória, em Leiria.
Na quinta-feira feira foram os leões do andebol até à Alemanha para voltar a defrontar o Füchse Berlin para a EHF Champions League desta vez no jogo da 8ª jornada, primeira da 2ª volta, tendo sido derrotados por 29-33, com 13-16 ao intervalo. Um jogo dificil onde os leões até começaram bem, conseguindo comandar o marcador até aos 6-4, quando os locais com 4 golos seguidos viraram para 6-8, passando depois para 9-11, chegando o intervalo com os leões a perder por 3. No início da 2ª parte os alemães chegaram aos 19-14, mas os leões conseguiram recuperar para 19-17 e 20-19 e empatando aos 23 e 24. Mas uma serie de falhas técnicas, e uma grande exibição do guarda-redes alemão, fizeram o Berlin passar para 30-24, decidindo praticamente o vencedor do jogo. Conseguiram os leões ainda reduzir a diferença final para 4 golos mas mais não conseguiram. Orri Porkelsson com 8 golos foi o melhor marcador leonino neste jogo. O próximo jogo dos leões do andebol para esta competição será na quinta-feira, no PJR para receberem no jogo da 9ª jornada os noruegueses do Kolstad.
No domingo voltaram os leões do andebol ao PJR para receberem o CS Marítimo no jogo da 12ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 41-31, com 20-16 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado com empates sucessivos até aos 8-8, quando Ricardo Costa pediu um desconto de tempo, que fez a equipa, quando voltou ao jogo, passar o marcador para 11-8, o que obrigou por sua vez o treinador madeirense a pedir o seu time-out, que também deu resultados pois conseguiram chegar aos 13-12. Os leões foram estabilizando o seu jogo e chegaram ao intervalo a vencer por 20-16. Começaram bem os nossos jogadores na 2ª parte conseguindo chegar aos 24-17 e 28-19. Até ao fim o jogo seguiu sempre com vantagens leoninas à volta dos 10 golos, e assim terminou o desafio. Tal como os visitantes fizeram em quase todo o jogo, também durante períodos desta 2ª parte Ricardo Costa pôs a equipa a atacar em 7x6, pensamos que a titulo experimental. Salvador Salvador com 8 golos e Orri Porkelsson com 6 foram os principais marcadores da nossa equipa neste jogo. O próximo jogo dos leões do andebol para o Campeonato Placard será no PJR no domingo 30, o jogo da 9ª jornada que foi adiado com o Avanca.
No domingo os leões do voleibol voltaram ao norte para defrontar no jogo da 6ª jornada da Liga Una Seguros a AA São Mamede, na altura líder da Liga, e regressaram com uma vitória por 3-1, com os parciais de 25-14, 25-21, 19-25 e 28-26. Perante um adversário que vem fazendo uma boa campanha na Liga começaram bem os leões com um arranque de 4-0, vantagem que se foi mantendo até aos 11-7, quando os nossos jogadores passaram para 13-7 e 15-8 continuando a aumentar a vantagem para terminarem o set com 11 pontos de vantagem. Já o 2º set foi totalmente diferente, com muito equilíbrio, quase sempre com o Sporting na frente ou as equipas empatadas, depois de empate aos 16 os leões subiram para 21-17, obrigando o técnico local a pedir um desconto de tempo e a única coisa que conseguiu foi que equilibrou o jogo até ao fim do set sendo um ponto para um lado um ponto para o outro. O 3º set foi semelhante ao 2º mas de sentido contrário, empates sucessivos mas com os visitados quase sempre na frente, os leões ainda conseguiram empatar aos 18, mas os homens do São Mamede saltaram para 18-22 e ganharam o set. O 4º set foi o mais equilibrado, mas jogado com períodos de domínio para um lado ou para o outro. Começou com empates até aos 7-7, quando os leões saltaram para 13-8 e chegando aos 16-11. Nesta altura pediu o treinador visitado um time-out que fez a sua equipa recuperar para 18-14, 20-17, 22-20 e 24-24 quando João Coelho também pediu um time-out. A partir daqui foi ponto do Sporting - ponto dos locais até que no 26-26 conseguiram os leões dois pontos seguidos que terminaram o set e o jogo. Lourenço Martins com 17 pontos, Edson Valência com 16 e Kelton Tavares com 13 foram os leões que mais pontuaram neste jogo. No próximo sábado 29 recebem os leões do voleibol no PJR o Nun' Alvares em jogo da 7ª jornada da Liga UNA Seguros para na segunda-feira 1 voltarem ao norte para defrontar o Clube Atlântico da Madalena em jogo da 8ª jornada.
As meninas do voleibol receberam no domingo no PJR o Club Kairós, dos Açores, em jogo da 7ª jornada da Liga Solverde tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-12, 25-23 e 25-14. Anahi Tosi com 15 pontos e Ingrid Pereira com 13 foram as leoas que mais pontuaram neste desafio. O próximo jogo desta equipa será na quarta-feira indo a França defrontar o Vandoeuvre para os 1/16 avos da CEV Challenge Cup, voltando no domingo ao PJR para receber o Esmoriz no jogo da 8ª jornada da Liga Solverde.

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.