Modalidades: revista da semana
Autor:8
O fim-de-semana das modalidades
começou na sexta-feira com a nossa equipa de futsal a receber o Caxinas no jogo
da 2ª mão dos quartos-de-final do Playoff da Liga Placard, tendo vencido por
3-0, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo em que a nossa equipa, entrou muito
confiante depois da vitória volumosa em Vila do Conde, tendo Nuno Dias deixado
a descansar Zicky, Erick, Bernardo Paçó e Diogo Santos. Começaram bem os leões
mas a excelente actuação do guarda-redes caxineiro fez que só quando já
passavam 5 minutos o Sporting tenha conseguindo obter o primeiro golo, através
de um potente remate de Guita. E só quando faltavam menos de dois minutos para
o intervalo Hugo Neves conseguiu o nosso 2º golo, com um remate de angulo incrível.
A segunda parte foi semelhante. Domínio total da nossa equipa mas sem grande
concretização. Somente mais um golo, logo aos 4 minutos de jogo, através de
Esteban. Os leões estavam em “dia não” no remate, e o marcador não mexeu mais.
Nuno Dias patrocinou mais uma estreia de um jovem da formação. Desta vez foi o
fixo Abel Vaz, com 18 anos, que fez o seu primeiro jogo na principal equipa do
futsal leonino. O próximo jogo dos leões de futsal será no sábado 27 no recinto
dos Leões de Porto Salvo para a disputa do jogo da 1ª mão das meias-finais do
Playoff da Liga Placard.
As leoas do futsal foram até Fafe para defrontarem o GCR Nun’Alvares no jogo da 2ª mão das meias-finais do playoff da Liga Placard, e perderam por 1-6, acabando assim a sua participação nas competições desta época.
A nossa equipa de andebol recebeu, no sábado, o Belenenses no PJR no jogo respeitante à 24ª jornada do campeonato Placard, e venceu por 31-24. Começaram os leões muito bem e a meio da 1ª parte já venciam por 8-4, mas uma suspensão temporária de Salvador originou uma recuperação dos azuis para 8-7. Rapidamente os nossos jogadores reagiram e colocaram o marcador em 14-8, 18-9 e chegando ao intervalo com 19-10. A 2ª parte começou com uma excelente reacção dos homens de Belém que se aproximaram no marcador até aos 20-17 nos primeiros 10 minutos deste período, mas a partir daí os leões reagiram e voltaram a alargar a vantagem para 26-19, 29-21 e terminado o desafio com 31-24. Kiko com 8 golos, Salvador e Natán ambos com 5 foram os nossos melhores marcadores. No sábado 27 receberemos o Benfica no PJR no jogo respeitante à 25ª, e penúltima, jornada do campeonato.
Os leões do basquetebol foram no domingo defrontar o Porto no 1º jogo das meias-finais do Playoff de apuramento do campeão da Liga Betclic, que será disputada “à melhor de cinco”, e obteve uma vitória por 88-80. Foi um 1º quarto equilibrado que terminou com os visitados a vencerem por 16-18. O 2º quarto foi de total domínio leonino que venceram o parcial por 29-14, chegando ao intervalo a vencer por 45-32. No 3º quarto os portistas foram-se aproximando, aos poucos, chegando ao final deste período a perder apenas por 3 pontos (62-58). No 4º quarto continuaram os nortenhos a recuperar conseguindo empatar aos 66 pontos, equilíbrio que se foi mantendo até aos 76-76, quando Diogo Ventura, com um triplo, Polanco, com um cesto, seguido de lance livre e Lovett com mais um cesto, abriram para 84-76, a 1 minuto e 25 segundos do fim, ficando o jogo resolvido. Lovett com 22 pontos, Travante com 14, e Armwood e Polanco ambos com 13 foram os nossos principais marcadores neste encontro.
Na terça-feira disputou-se o 2º jogo, ainda no Porto, e novamente com a vitória dos leões desta vez por 93-91. O 1º quarto foi equilibrado com os nossos jogadores a adiantarem-se no final para terminar com 27-20 a nosso favor. O 2º quarto foi semelhante com a nossa equipa sempre na frente e chegando ao intervalo a vencer por 10 pontos (50-40). O jogo continuou na mesma toada e com o Sporting a ganhar mais um parcial (22-17) chegando ao fim do quarto a vencer por 72-57. O 4º quarto começou semelhante até que quando o resultado estava em 74-63 surge a desclassificação do jogador portista Max Landis por uma segunda falta técnica, corolário de toda uma pressão do banco e jogadores da casa sobre a arbitragem, que originou algum efeito sobre o trio de arbitragem que passou a ter um critério que permitia uma defesa altamente agressiva dos nortenhos e ao menor toque dos leoninos era assinalada falta. Mesmo assim os leões foram conseguindo manter-se na frente e a 1minuto e 23 segundos do fim vencíamos por 88-76, quando 13 e 10 segundos antes tinham sido desclassificados respectivamente Ventura e Patton com a 5ª falta pessoal. A 36 segundos do fim ainda vencíamos por 10 pontos (90-80) mas a defesa portista, à margem das leis mas sem serem assinaladas faltas, foram impedindo o Sporting de conseguir jogar. Mesmo assim não chegou para impedirem uma brilhante e importante vitória leonina. Marcus Lovett com 23 pontos, Eddy Polanco com 16 e Joshua Patton com 14 foram os melhores marcadores da nossa equipa neste jogo, mas temos de realçar todos os nossos atletas que tão bravamente lutaram num ambiente extremamente difícil. Agora a nossa equipa está a uma vitória de alcançar a final do apuramento do campeão da Liga Betclic, sendo a primeira possibilidade já na sexta-feira 26 no PJR, que esperamos esteja cheio para apoiar os nossos bravos jogadores.
No sábado foi a vez da nossa equipa de hóquei começar a disputa das meias-finais do playoff do Campeonato Placard recebendo no PJR no 1º jogo o OC de Barcelos, tendo vencido por 6-5, com 3-4 ao intervalo. Foi um jogo muito complicado com empates consecutivos, mas onde os visitantes estiveram sempre na frente do marcador. Abriram o marcador os visitantes com 8 minutos jogados, 2 minutos depois Nolito teve possibilidade de empatar mas não conseguiu converter um penalti, mas passados mais 2 minutos Magalhães conseguiu o empate. Durou pouco tempo pois na jogada seguinte o Barcelos voltou a adiantar-se no marcador, e só aos 18 minutos de jogo Ferran Font voltou a conseguir o empate, que por pouco não teria um resultado semelhante ao golo anterior, pois na jogada seguinte sofremos um livre directo que foi desperdiçado pelos adversários. Não foi desta vez mas passados mais uns minutos os minhotos voltaram a adiantar-se no marcador, mas desta vez sucedeu o inverso do que tinha acontecido quando o Sporting empatava. Ferran Font voltou a marcar alguns segundos depois, mas a 8 segundos do intervalo o Barcelos voltou a adiantar-se na transformação de um livre directo, fixando o 3-4 ao intervalo. Logo aos 2 minutos da 2ª parte tivemos mais um livre directo à nossa disposição e mais uma vez desperdiçámos desta vez novamente por Ferran Font. Mas aos 5 minutos Verona conseguiu o 4-4, que durou até aos 14 minutos quando os visitantes fizeram o 4-5, mas na resposta João Almeida conseguiu empatar novamente. Dois minutos depois, mais um penalti falhado, desta vez por Nolito, mas que se redimiu quando a 2 minutos do fim com um potente remate de longa distância fez o 6-5 final. Triunfo difícil mas merecido pelo esforço que os nossos hoquistas tiveram de fazer para reagirem às vantagens adversárias.
Na quarta-feira foi a vez dos nossos hoquistas se deslocarem a Barcelos, para o jogo 2 das meias-finais do playoff do Campeonato Placard e regressaram com mais uma vitória, desta vez por 3-2, já no prolongamento depois de estarmos a perder ao intervalo por 0-2, conseguindo chegar aos 2-2 na 2ª parte. Foi um jogo muito disputado e equilibrado mas com o Barcelos sempre na dianteira, e graças ao critério dos senhores árbitros, com mais oportunidades de golo. Quando já tinham passado 11 minutos o Barcelos fez o 0-1, aos 19 minutos conseguiu mesmo o 0-2, e só não conseguiu mais logo a seguir porque os barcelenses não conseguiram bater num livre directo Ângelo Girão, que regressou neste jogo depois de cumprido o seu castigo. Na 2ª parte logo ao minuto e meio mais um livre directo a favorecer o Óquei de Barcelos sem consequências, porque mais uma vez Girão não foi batido. Aos 4 minutos Verona conseguiu o nosso primeiro golo. No oitavo minuto desta parte tivemos o único livre directo a nosso favor mas também Nolito não conseguiu desfeitear o guarda-redes da casa. A pouco mais de cinco minutos do final do tempo regulamentar João Souto conseguiu o nosso segundo golo, que ditaria o resultado final, apesar de a menos de 3 minutos do fim os visitados terem sido favorecidos com mais um livre directo, mas igualmente sem conseguirem obter um golo. Foi-se então para o prolongamento de 10 minutos, em duas partes de cinco, com muitas oportunidades falhadas para ambas as equipas, mas que Nolito resolveu a 1 minuto e 19 segundos do fim com um espectacular golo que nos valeu a vitória no jogo. Esta vitória coloca a meia-final em 2-0 e a nossa equipa está a uma vitória de alcançar a final do apuramento do campeão do Campeonato Placard, que pode já acontecer no domingo 28 quando recebermos o OC Barcelos no PJR, esperamos que cheio para apoiar e incentivar os nossos hoquistas.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.