Modalidades: revista da semana
A semana das modalidades começou
na quarta-feira com a nossa equipa de basquetebol a receber no Pavilhão João
Rocha o Lusitânia para a 1ª mão dos quartos-de-final do Playoff de apuramento
do campeão da Liga Betclic, tendo vencido por 99-65, com 48-36 ao intervalo. O
jogo começou equilibrado mas rapidamente os açorianos ganharam um avanço para
7-15, os nossos jogadores recuperaram para 17-15, mas novamente o Lusitânia
acelerou para 17-20, terminado o quarto com 19-22. No 2º quarto os leões
recuperaram e o jogo foi equilibrado até aos 33-32, quando os nossos jogadores
dispararam para 38-32 e 45-35 terminando o quarto com 48-32. No 3º quarto com
um parcial de 24-11 os nossos jogadores resolveram o desafio chegando ao fim a
vencer por 25 pontos (72-47). O 4º quarto foi a sequência do quarto anterior e
os leões aumentaram a diferença para os 34 pontos finais. Marcus Lovett com 29
pontos foi o nosso melhor marcador.
O jogo da 2ª mão foi disputado no domingo em Angra do Heroísmo, terminando com nova vitória leonina por 93-73, mas estando a perder ao intervalo por 42-45. No 1º quarto os nossos jogadores dominaram chegando ao fim do quarto a vencer por 27-18. No 2º quarto não defendemos bem, nem atacámos melhor e perdemos o quarto por 15-27, que permitiu ao Lusitânia chegar na frente ao intervalo. O 3º quarto foi um quarto em que o Sporting esteve melhor, com o resultado sempre muito equilibrado, mas acabando já na frente com 70-66. O 4º quarto foi o descalabro total para a equipa açoriana, com menos jogadores influentes para irem fazendo uma rotação para descansarem, não tiveram argumentos físicos para contrariar os nossos jogadores que fizeram um parcial de 23-7, terminando o desafio com 20 pontos de vantagem. Novamente Marcus Lovett com 26 pontos foi o nosso melhor marcador, bem apoiado por Isaiah Armwood com 16 pontos. No próximo jogo os leões do basquetebol irão defrontar o Porto 1ª mão das meias-finais do Playoff de apuramento do campeão da Liga Betclic, à melhor de cinco.
Na quinta-feira foi a vez da nossa equipa de hóquei começar a disputa dos playoff do Campeonato Placard recebendo no PJR o Sporting de Tomar no primeiro jogo dos quartos-de-final, vencendo por 6-4, com 1-1 ao intervalo. Foi uma primeira parte onde os guarda-redes sobressaíram, no nosso caso Zé Diogo fez esquecer o castigado Ângelo Girão, e houve apenas dois golos, um para cada lado. Nolito aos 12 minutos fez o 1-0 para os nabantinos empatarem 2 minutos depois. Na 2ª parte Nolito converteu um livre directo logo aos 2 minutos, e Henrique Magalhães fez o 3-1 cerca dos 7 minutos da segunda parte, mas pouco mais de um minuto depois os visitantes na conversão de 2 livres directos quase seguidos restabeleceram o empate. Quando faltavam cerca de 9 minutos para o final do desafio Souto fez o 4-3, mas 30 segundos depois o SC Tomar voltou a restabelecer a igualdade. Logo a seguir Zé Diogo ao defender mais um livre directo evitou que ficássemos em desvantagem. Os leões não desistiram e a 5 minutos e 40 do fim Verona conseguiu o 5-4, para Souto a menos de 3 minutos do fim fazer o 6-4 final, na transformação de um livre directo.
No domingo foram os leões do hóquei até Tomar, para disputar o jogo da segunda mão, e logo no terceiro minuto já perdíamos por 0-1. E não ficaram por aqui os tomarenses porque, sem resposta da nossa equipa, foram aumentando para 2, 3 até chegarem aos 0-4 aos 18 minutos de jogo. Quando já todos os espectadores pensavam que iria haver um 3º jogo para desempate, os nossos hoquistas acordaram e nos últimos 5 minutos e meio da 1ª parte conseguiram através de João Souto, por duas vezes, e João Almeida, nivelar o resultado para 3-4 ao intervalo. E isto foi apenas o início de uma reviravolta no marcador porque na 2ª parte conseguimos mais cinco golos contra nenhum dos nabantinos, acabando o jogo com a vitória leonina por 8-4. Demorou um pouco a alcançar o empate que só foi conseguido ao oitavo minuto por Ferran Font, mas Toni Pérez a meio deste período conseguiu marcar por duas vezes, colocando-nos a vencer, e logo por dois golos. Nos dois últimos minutos de jogo Nolito e Alessandro Verona obtiveram mais dois golos que fizeram o resultado final. Com estas duas vitórias ficaram os leões apurados para as meias-finais do Playoff onde no sábado 20 para o jogo da 1ª mão irão receber o OC de Barcelos.
A equipa de andebol, no sábado,
foi ao Porto para disputar a 23ª jornada do campeonato Placard, e voltou
derrotada por 29-30, com 16-15 ao intervalo. Foi um jogo sempre muito
equilibrado, em que só uma vez houve uma diferença superior a 2 golos entre as
equipas, quando, já na 2ª parte, os leões venciam por 21-18. Nesta altura o
Porto começou a jogar com 7 contra 6 e chegou ao empate aos 24, empates que se
foram mantendo até aos 27-27, quando os nortenhos fizeram 27-29 e aí geriram
para ganhar o encontro. Mais que o 7x6 a razão da derrota da nossa equipa foi a
actuação dos guarda-redes dos nossos adversários, que além de defenderem muito,
fizeram errar alguns remates dos nossos jogadores, que para desviarem a bola da
acção dos guarda-redes, desviavam tanto que não acertavam no golo. Alem disso
quando o Porto passou para a frente aos 27-28 deixou de se jogar andebol.
Quando o Sporting atacava não podia haver circulação da bola, pois os jogadores
na posse da bola eram agarrados fortemente, algumas vezes brutalmente, e não
conseguíamos jogar. Quando os visitados atacavam ou conseguiam situações
fáceis, ou se não o conseguissem Rui Silva agarrava a bola e atacava a zona dos
6 metros para ser agarrado e o tempo ia passando. Com esta derrota a nossa
equipa perdeu a liderança do campeonato, e caso o Porto não tenha um tropeção
nos 3 jogos que faltam até ao final, este jogo definiu o futuro campeão. No
sábado 20 receberemos o Belenenses no PJR no jogo respeitante à 24ª jornada do
campeonato.
Os leões do futsal foram no sábado até ao pavilhão de Vila do Conde para defrontarem o Caxinas no jogo da 1ª mão dos quartos-de-final do Playoff da Liga Placard, regressando com uma vitória por 9-2, com 4-0 ao intervalo. Foi um jogo resolvido facilmente já que aos 6 minutos de jogo, já Alex Merlim abria o marcador, para 3 minutos depois Zicky Té obter o 2-0 e passado mais um minuto Pauleta fazer o 3-0. O 4-0 chegou, novamente por Merlim a menos de 4 minutos do intervalo. A 2ª parte começou com o primeiro golo do Caxinas logo no 1º minuto, mas Hugo Neves menos de um minuto depois obteve o nosso quinto e Diogo Santos logo de seguida pôs o resultado em 6-1. O nosso sétimo golo foi um auto golo de um caxineiro, mas que menos de um minuto depois compensaram com o seu segundo golo. No sétimo minuto desta segunda parte o jovem Duarte Correia estreou-se a marcar na equipa principal colocando o resultado em 8-2. Daqui até ao fim só houve apenas mais um golo, aos 12 minutos, obtido por Pauleta. De salientar a estreia de um jovem guarda-redes de 17 anos que jogou nos últimos minutos do jogo de seu nome Guilherme Cintra. Na sexta-feira 19 o Caxinas visita o PJR para a disputa da 2ª mão desta eliminatória.
As leoas do futsal receberam o GCR Nun’Alvares na 1ª mão das meias-finais do playoff da Liga Placard, e perderam por 3-4, com 0-2 ao intervalo. Foi um jogo em que mereciam um resultado melhor. Kika, Cláudia Pereira e Débora Queiroz obtiveram os golos leoninos. A 2ª mão disputa-se no sábado 20 em Fafe.
Uma palavra para as leoas do rugby que no passado sábado recuperarem o título de Campeãs Nacionais de Sevens, que já haviam conquistado em 2017, 2018, 2019 e 2021, batendo na final o Benfica por 7-0.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.