Ninguém duvida que a actual crise em que o Sporting mergulhou a pique tem a sua origem nos resultados da equipa de futebol. E esses resultados são tudo menos casuais, resultam da forma como foi preparada a época e dos erros então cometidos.
A situação actual é produto não apenas dos erros, que só não comete quem nada faz, na preparação da época, foram hesitações e más decisões acumuladas, mas, acima de tudo, falta de conhecimento e preparação técnica para criar soluções para os problemas. Em síntese, de Sá Pinto a Vercauteren, passando por Oceano e por todas as equipas técnicas que lideraram nunca foram dadas respostas adequadas aos problemas e o afundamento da equipa era inevitável.
A chegada de Jesualdo Ferreira, acompanhado dos seus adjuntos, tenderá a impor alguma normalidade, apesar da dificuldade da tarefa ser mais ou menos equivalente a mudar um pneu em andamento. É que não haverá muito tempo para fazer o que é necessário fazer, que é praticamente tudo o que tem a ver com a construção de uma equipa de futebol e, eventualmente, até reorganização de todo o departamento de futebol. Na sua apresentação,
Jesualdo deu uma demonstração de segurança e assertividade que nos poderão ser úteis a breve trecho.
Mas, como todos sabemos, o sucesso de Jesualdo não depende em exclusivo de si, dos seus adjuntos e dos jogadores à sua disposição, depende de toda uma evolvente que vai da estrutura que lhe deve dar suporte até aos adeptos. Olhar para a tabela classificativa e constatar o quão delicada é a situação em que nos encontramos deveria corresponder a uma reflexão responsável do que têm que ser, deveriam ser, as prioridades.
Infelizmente a disposição geral mais notória e, ao que tudo indica, maioritária é a de que o trabalho de Jesualdo, ou qualquer outro treinador no seu lugar, pode ser levado a cabo sem se deixar permeabilizar pelo ambiente que o circunda. Eu tenho sérias dúvidas que isso assim ocorra.
É verdade que não é a primeira vez que o Sporting terá que disputar eleições em simultâneo com a realização do campeonato. Mas é a primeira vez que, ao que tudo indica, partirá para uma AG para destituir os órgãos sociais e, em simultâneo, se envolverá numa disputa eleitoral enquanto luta para fugir para lugares mais cómodos, sem a linha de água a molhar os pés.
Serão os meus receios infundados ou falta a muito boa gente a percepção correcta dos perigos que o momento encerra?
E porque é um documento que vale a pena ouvir com atenção aqui fica o que foi dito por JF na sua apresentação:
Ora nem mais. Um post com objectividade! Parabéns!
ResponderEliminarNa minha opinião os teus receios são completamente infundados.
ResponderEliminarO Sporting fica em 5º facilmente. Não sou grande adepto do Jesualdo mas ele tem qualidade suficiente para em 5 ou 6 jogos sair desta situação. Ainda vamos a Liga Europa não te preocupes, a unica coisa que ele tem de fazer é deixar de ouvir o Oceano.
Leão,
ResponderEliminarA conversa do Jesualdo e o teu post vão no mesmo sentido:
- o que aí vem é pior
- ou nós ou o caos
- cuidado com as aventuras
Escolhe a frase que preferires.
Ora, neste momento, o Sporting não aguenta nem mais um dia nas mãos desta gente.
E não é pelos resultados dentro das quatro linhas.
É pela absoluta desorientação e ausência de estratégia desportiva e económica.
O que está a acontecer no Sporting é gestão danosa. E é preciso acabar com isto enquanto é tempo.
Se for necessário, começa-se nos distritais.
Mas sem esta corja que lá está.
Parece que Elias vai para o Flamengo em emprestimo de 1 ano. Voces ainda acham que este GL não tem de sair? Mas é que é já...ontem era tarde.
ResponderEliminarIsto é gestão ruinosa, não ha capacidade nenhuma para fazer algum tipo de negocio.
hoje o Flamengo tem mais dificuldades financeiras que o Sporting, esta cheio de problemas a chance dele se valorizar 'e quase 0.
Este pesadelo tem de acabar.
Até pelo que aí vem nos proxímos tempos, sugeria que ficasse definido alguns conceitos como:
ResponderEliminar- Gestão danosa / criminosa
- Aventureiros & Paraquedistas
- "pessoas crediveis"
kovacevic,
ResponderEliminarOnde é que eu disse que o que aí vem é pior?
Convém acrescentar que, ou há algo que me escapa, ou nem se pode dizer, neste momento, que alguém saiba o que aí vem.
Onde é que inferes, do que eu digo, que é o "nós" ou o caos?
Onde falo de aventuras?
Mas o que é neste momento caótico pode de facto ser pior e conduzir o Sporting a uma situação inimaginável.
Julgo que a questão aqui levantada faz todo o sentido. Se as palavras de Jesualdo não te merecem consideração - já nem falo nas minhas - pergunta a qualquer treinador ou algum profissional da bola mesmo que de uma divisão secundária.
Quanto ao começar dos distritais essa é conversa sem qualquer ponta por onde se lhe pegue.
Como já aqui disse uma vez a propósito dessa conversa "refundacionista" quem não os tem no sitio para viver um momento como o actual e procurar, todos os dias, um ponto para que o próximo dia seja melhor ou o mais ténue recomeço não é homem/mulher para construir um clube a partir do pó dos regionais.
No mais os "refundacionistas" têm sempre a tarefa facilitada: qualquer dia é um bom dia para começar de novo.
Mas deixem ficar a história, as camisolas, os troféus, a Academia, a formação, as nodalidades e tudo o mais pois ela não pertence em exclusivo a ninguém, é património de todos os Sportinguistas.
Este não é o Sporting que gostaria que fosse, é um Sporting até muito mais pequeno do que eu me habituei a gostar, mas não gostaria que fosse por mim que se tornasse em algo ridículo face ao que ainda somos hoje.
Sempre a mesma coisa!
ResponderEliminarSempre a "ameaça", dos isto ou o caos! para evitar a necessária mudança!
A época está perdida, em termos de titulo e champions, que é o que interessa a um clube como o Sporting. Da mesma maneira que estamos a 1 ponto da linha da zona de descida, estamos a apenas 4 ou 5 pontos da Europa! E para ser sincero, que se lixe esta época, o que está em jogo é muito mais importante que isso! Temos agora uma oportunidade única de nos vermos livres da dinastia que trouxe o clube para esta situação!
Estamos perto Sportinguistas!
Godinho Rua!
Ricciardi Rua!
"Nobre" guedes Rua!
Rui Paulo Figueiredo Rua!
João Pedro Varandas Rua!
Vassourada! Só assim podemos começar de novo! pode não ser o suficiente para darmos a volta a situação, mas se não o for, também nada o será!
Leão,
ResponderEliminarSalta à vista que o Sporting está tomado por marginais, criminosos, burlões.
Como é que podes aceitar manter o status quo?
A estabilidade em torno da equipa é outra coisa: é necessário, claro. Mas quem é que arranjou três treinadores, mais o Oceano, em ano e meio? É isso estabilidade? Ou só as eleições é que fazem mal?
Corrijo: quatro treinadores!
ResponderEliminarFinalmente alguém que escreve o que eu penso, obrigado Leão de Alvalade.
ResponderEliminarHá pessoas que ainda pensam que os jogadores não sentem a instabilidade à volta deles.
A situação do SCP é preocupante e não vai ser resolvida com um golpe de magia nem com eleições imediatas (as quais são impossíveis, pois mesmo com AG só teriamos nova direcção lá para Maio na melhor das hipóteses).
Acho incrível como alguém dá como adquirido que o SCP chega com o Jesualdo, ou com qualquer outro que lá estivesse, ao 5º lugar!! Sair da situação em ques estamos vai ser muito dificil e não é trabalho simples.
Ou remamos todos para o mesmo lado ou vamos ver o SCP na 2ª divisão, não tenho duvidas. Mas há alguns iluminados que continuam a assobiar para o lado, como se tudo o que de mal acontece fosse só culpa da direcção, que tem muitas culpas obviamente, e que acham que dizer mal de tudo e de todos não prejudica o SCP, o seu rendimento desportivo e a desvalorização dos seus activos, depois queixam-se que são vendidos ao desbarato.
No clima em que estamos, só posso agradecer, e muito, a coragem que o Jesualdo teve em aceitar o cargo de manager e agora de treinador, pois com o seu percurso não precisava disso para se por em bicos de pé (tipo Carvalhar ou PS, os quais só assim chegriam a um clube como o SCP) e põe em risco o seu futuro. Foi sem dúvida um acto de coragem que reconheço de qual estarei sempre grato.
E quando se fala dos treinadores pode também falar-se de jogadores, pois no clíma em que o SCP está, de guerra interna constante, ninguém quer lá ficar (nem os que se dizem sportinguistas), nem ninguém quer vir, preferindo bragas e afins.
Mas os assobiadores acham que a culpa disso é só dos outros....
O Tempo só ajuda os capazes...
ResponderEliminarKovacevic,
ResponderEliminarNão há nada mais desestabilizador para qualquer clube que a falta de resultados.
A situação actualmente é caótica, sem dúvida, mas resulta, no essencial, disso mesmo. Como chegamos aqui ficou resumido nos parágrafos iniciais e em muitos posts em que aqui critiquei as decisões tomadas e as que ficaram por tomar.
O que eu procuro trazer aqui à reflexão neste momento é que vivemos uma situação nova para todos nós, nunca vivida em crises anteriores.
Podemos estar a somar à falta de resultados, à falta de uma equipa, a desresponsabilização,a falta de pagamento de salários (não apenas dos jogadores, que o ganham bem mas até do mais humilde funcionário) com as consequências que daí podiam advir.
Nunca me manifestei contra eleições - acho a AG uma inutilidade e um desperdício de energia - contra sequer uma AG, antes sim contra o momento e a forma.
Por isso disse aqui no outro dia que GL, percebendo que a AG vai ser inevitável, tem a obrigação antecipar os danos que ela possa causar demitindo-se, procurando que as eleições se disputem num momento mais oportuno.
Com isso protege os interesses do clube permitindo a formação de listas de forma mais ponderada como esvazia um pouco a pressão do momento e que os jogadores por certo também sentem.
Gostava que o iluminado que aqui me disse (deitando-me abaixo) que o Sporting iria fazer muito dinheiro com o Elias se chegasse a frente. É só demagogias mas falham sempre nas previsões. Quanto a GL, cada dia que passa na presidencia é um dia a mas que teremos de recuperar no futuro.
ResponderEliminarGL é nesta altura um louco no seu bunker....
SL
SEMPRE A MESMA COISA, É DEVIDO A ACREDITAREM NESTES DIRIGENTES QUE O CLUBE VAI-SE AFUNDANDO! POR FAVOR A CULPA É DE QUEM? O JESUALDO E OUTROS NUNCA TERÃO SUCESSO ENQUANTO NÃO HOUVER ORGANIZAÇÃO DO CLUBE POR PESSOAS QUE PERCEBAM REALMENTE DE FUTEBOL E DIRIGISMO DESPORTIVO! NÃO SÃO AS ELEIÇÕES QUE TÊM CULPA! ACTUALMENTE ANDA TUDO AO DESNORTE!
ResponderEliminarMarinho neves dixit:
ResponderEliminar" Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança." in:facebook
Mais um vendido, Rui Patrício.
ResponderEliminarMarcelo,
ResponderEliminarOnde viu isso?
a pessoa que disse não sabe se vai para o porto ou Atlético de madrid
ResponderEliminarQuando disse aqui há coisa de mês e meio, que era imperioso impedir que GL continuasse a decidir, fui trucidado!
ResponderEliminarTambém se fala em nova troca, desta vez envolvendo o Cédric.
ResponderEliminarFCS,
ResponderEliminarO Carlos Severino que foi assessor de imprensa no tempo do Dias da Cunha diz que lhe disseram ao ouvido que os 12 milhões que apareceram em dezembro para pagar os atrasos foi adiantamento dqa venda do Patricio para o porto, mas que tambem pode ir para o atletico, ele acredita na hipotese porto, por isso vem o Ventura.
Bastou uma vitória num jogo a feijões...
ResponderEliminarQuerem dar mais tempo a quê? Instabilidade? Instabilidade é ter um demente a comandar os destinos do clube, que nem no próprio balneário é respeitado.
Enfim...mansos
Leão de Alvalade,
ResponderEliminara questão é simples: Preferes o sucesso do clube a médio e longo prazo ou uma paz "podre" a curto prazo que permita dar a sensação, a algumas mentes, que já está tudo nos eixos ?
SL