Há mais de um mês que a noticia circulava em alguns círculos mais ou menos restritos, tendo agora chegado ao conhecimento do grande público, através primeiro do Jornal de Noticias e, passado cerca de uma semana, pelo
jornal online MaisFutebol. Segundo a mesma, o Sporting teria concedido autorização para, em seu nome, alguns empresários apresentarem a diversos clubes jogadores do clube em pacotes para possíveis transferências.
Inicialmente pensei tratar-se de mera especulação, achando por isso que seria prudente não a comentar sem esperar novos desenvolvimentos. Essa prudência era ainda mais recomendada pelo facto de não haver qualquer reacção do clube, reforçando a ideia de contudo a noticia de ontem do MaisFutebol contém alguns pormenores que merecem um pouco mais de atenção.
Na referida noticia o empresário cujo e-mail está no centro da polémica nega estar mandatado pelo clube, afirmando que se trata de uma "iniciativa da minha agência, única e exclusivamente.". Isto é desmente-se a si mesmo, o que já nos diz alguma coisa sobre o próprio e a natureza da sua "iniciativa".
Mas ainda mais estranho é o jornalista, tendo tido a oportunidade de o fazer, não o confrontar com a contradição. Tive oportunidade de colocar a questão ao referido jornalista mas não me foi dada qualquer explicação. Foi-me dito apenas que a noticia antes de ser publicada foi várias vezes verificada junto de diversas fontes, como aliás mandam as regras da profissão, não tendo eu motivos para duvidar desse facto. Aliás a impressão mediática do referido jornal online e de muitos dos profissionais que nele editam é a melhor. Tal não invalida a pertinência da questão que levantei uma vez que do seu esclarecimento resultaria muito melhor compreensão do que realmente está a acontecer.
Do outro lado está a reacção do clube que, até agora, não passou de um desmentido informal ao mesmo jornalista, sem que se conheça outra reacção que a esta negação na terceira pessoa. Atendendo à importância da matéria, parece-me pouco.
É muito pouco até, uma vez que o Sporting deixa que terceiros usem o seu nome para se apresentar como mandatados sem o devido reconhecimento por parte do clube. Além de uma falsa declaração, trata-se de uma interferência perigosa e abusiva sobre um dos maiores patrimónios da SAD - os passes dos jogadores - e por isso tendente a lesar os seus interesses. Acresce ainda que o próprio se ufana de "ter boas relações com o Sporting".
Fica por avaliar os efeitos que este tipo de noticias produz no espírito dos jogadores e respectivos representantes ou no valor que o mercado atribuirá a este tipo de acções. Por exemplo, o JN (ver peça acima) dá como este imbróglio como o principal motivo para a falha na transferência de Jefferson em Janeiro e a subsequente
altercação com Bruno de Carvalho.
Boas Lda,
ResponderEliminarEu até poderia considerar esta noticia como fidedigna se a situação financeira do SCP fosse diferente da atual, se não tivéssemos recuperado uma quantidades significativa da %s de vários jogadores que compõem a equipa A.
Face ao que acima referi leva-me a questionar que isto trata-se de uma tentativa de um empresário tentar arranjar negócios para vários jogadores do SCP sem ter uma procuração efetiva por parte do clube ou mesmo desta forma fragilizar o SCP junto dos representantes dos referidos jogadores.
Sobre a dita agência encontrei uma página no facebook:
https://www.facebook.com/superiorsports.eu
e no linkedin:
https://www.linkedin.com/company/superior-sports
e site da empresa:
http://www.superiorsports.eu/
A informação é muito vaga, não identifiquei nenhum jogador do SCP por eles representados.
Verifiquei que também têm/trabalham com "Fundos de Investimento"!?
Outra questão como é que o JN chegou ao email enviado pela Superior Sports !?
ResponderEliminarPorque o Maisfutebol recuperou uma noticia com 1 mês de atraso !?
Sérgio,
Eliminaressas questões são pertinentes o que reforça mais a minha convicção de que o Sporting devia colocar o senhor no seu devido lugar, separando assim as àguas.
Tobias Figueiredo na lista dos "melhores jogadores" ???
ResponderEliminarSó por aí o email deveria ser considerado como falso. lol
Mike, o email não é falso.
EliminarSérgio, a Sporting SAD recuperou "uma quantidades significativa da %s de vários jogadores que compõem a equipa A" ao mesmo tempo que vendeu uma percentagem significativa (30%) de TODOS os seus activos (património, passes de equipa A, B, C, etc.).
ResponderEliminarNão é possível ainda avaliar se foi um bom ou um mau negócio, vai depender do comportamento do nosso parceiro, mas a recuperação dos passes de alguns jogadores não foi à partida algo de positivo, terá sido algo a que o Sporting foi forçado de modo a não desequilibrar, ainda mais, as suas finanças. Talvez até a evitar alguns processos.