Manobras de auto-motivação
O jogo de hoje teve circunstâncias demasiado especiais para se poder associar a uma conjuntura em que parece haver um decréscimo na qualidade exibicional. Mas ainda assim vou fazê-lo, parecendo-me que a principal razão está num aparente relaxamento, hoje agravado por um golo demasiado cedo e o conhecimento antecipado da derrota do que parece ser o único rival na luta pelo último lugar do pódio.
Parece assim que equipa vai arranjando alguns motivos para ter que se empregar a sério, sofrendo uns golos patéticos e expulsões de cariz semelhante. É possível que na cabeça dos jogadores esteja já apenas a final do Jamor. Se tal pode ser de certa forma compreensível, é particularmente perigoso. O baixar do nível competitivo pode ser fatal, uma vez que a final são 90 ou no máximo 120 minutos, onde tem que se estar no melhor nível, o que não sucede de um abrir e fechar de olhos. Fica o aviso.
O que vai na cabeça de Marco Silva?
Tendo em conta o que foi dito no parágrafo anterior, são difíceis de perceber as opções de Marco Silva. A saída de Miguel Lopes foi a única obrigatória, já manter Rosel e Tanaka para deixar Slimani (ou até mesmo Montero) e William só se compreendem ou por menor condição fisica dos preteridos ou avaliação para o futuro dos preferidos. O problema é que ambos os escolhidos dão muito menos ao nosso jogo, a que se juntou o facto de João Mário e Nani estão muito longe do seu melhor. O primeiro andou grande parte do jogo escondido e sem conseguir pegar no jogo e o segundo está à vários jogos sem conseguir criar os desequilíbrios de que tanto precisamos. Tem sido Carrilo a assegurar o liquidar da factura.
Laterais em queda
Quando o construção do nosso jogo passa muito pela procura de amplitude, com o aberturas para os laterais carrilarem o jogo para combinações com os extremos, este ressente-se quando esse caminho é barrado pelos adversário. Pior ainda quando a essas acções acrescem uma incapacidade quase total para se opor à estratégia adversária ou criar alternativas. Se de Cédric há pouco a apontar no momento de defender, Jefferson foi quase sempre displicente e desconcentrado nesse capítulo. Ambos quase nada de positivo fizeram no ataque. Com tanta gente no centro do terreno e com João Mário a revelar o problema acima aludido, era óbvio que não seria fácil dar a volta à ameaça do décimo empate que pairava no ar.
Tó Tó Bias?
Que dizer da segunda expulsão de Tobias em Alvalade? Que foi o último a falhar, mas nem por isso o principal culpado. Parece-me apenas que a falta seria escusada, tendo em conta a proximidade de Patrício. Se assim não foi o sacrifício pessoal pelo colectivo não pode deixar de se realçado, uma vez que a ser golo, ficaríamos numa situação muito complicada. Já da displicência de Jefferson só se pode dizer que a fazer-se ao lance com este nível de empenho nem nas peladinhas das praias do Brasil tem lugar.
Os pormenores
1- Para quem quiser perceber a importância de ter ou não um central com capacidade de construir jogo convido a ver a segunda-parte, quando entrou William Carvalho. Se o que virem não chegar, olhe-se para a estatística: apesar de jogar apenas metade do tempo, foi o nosso terceiro jogador com melhor percentagem de passes (88%) o que não seria nada de especial se não se associasse o número conseguido: 30! Mas ao contrário de Paulo Oliveira (90% - 48) ou Cédric (91% - 31) não foram meros passes para o colega mais próximo. Foi muito por aqui, com as bolas que saiam dos pés de William a rasgar as linhas compactas do Boavista, que o nosso jogo melhorou no segundo tempo.
2- Continuo a pensar que lhe falta qualidade técnica, mas é visível uma evolução, em particular a forma como estica o nosso jogo, pela forma como lhe dá profundidade. Falo de Slimani, hoje mais uma vez a apontar um golo decisivo.
O Montero não consegue ter uns minutinhos neste Sporting?
ResponderEliminarQual é o objectivo? Chegar à final Motivado ou Desconfiado?
Cantinho,
Eliminarjulgo que há muita culpa do próprio ao ser preterido, tendo em conta a apatia das últimas aparições. Uma pena, porque poderia ser-nos muito útil em jogos como o de ontem, tendo em conta a sua capacidade técnica.
Leão,
ResponderEliminaradmito e concordo com saída da equipa, após o jogo com o Dragão, onde foi demasia displicente. Mas, desde daí (1 de Março de 2015), até hoje, só jogou mais 10 minutos em Paços de Ferreira.
Não será um castigo demasiado grande? E se Slimani se lesionar em vésperas do Jamor? Entra este Tanaka ou um Montero sem ritmo e confiança?
Todos nós sabemos (e o Sérgio Conceição também) qual é o 11 para o Jamor.
Não deveria Marco Silva criar alguma expectativa em torno disso (tanto no adversário, como nos próprios jogadores ao ponto de os ter constantemente concentrados e motivados)?
Cantinho,
EliminarPelo jogo do Dragão teriam que sair quase todos...
Vamos o que acontece nos próximos jogos para tentar perceber melhor esta opção estranha.
Pois, parece que desse jogo, os únicos culpados foram Montero e Jonathan.
ResponderEliminarE o Jefferson bem que precisava de alguma concorrência (não terá sido por acaso que o melhor momento de Jefferson, nesta época, ocorreu após ter passado algum tempo pelo banco).
O Monteiro é tão bom quanto o Tanaka, não foi por ai que jogamos mál, os jogadores sõ uma miséria e o treinador não é muito melhor, se não conseguem errar a camisola que vestem só têm de sair do Sporting. Está na hora de termos jogadores com qualidade, ou então que se assuma que nao se joga para titulos pois com estes jogadores só por milagre.
ResponderEliminarA jogar mal como se jogou ontem vai ser difícil vencer a taça.
ResponderEliminarA sorte é que petit é um treinador fraco e sem grande ambição. Se não estávamos sujeitos. Valeu aquele centro de Carrilho que deu o golo a slimani. O que é pouco.
Resta a esperança que com um real objectivo em jogo a equipa se motive e mostre outra vez o que é capaz.
E se não ganharmos a taça marco Silva terá falhado todos os objectivos. E nesse caso , não terá grande margem para continuar.
MLV
"O Monteiro é tão bom quanto o Tanaka,"
ResponderEliminarPorra!!? como tenho um oceano a separar-me de Portugal talvez a minha tv esteja estragada. O Montero é só um dos melhores jogadores que o plantel possui.
Alguém acredita que com este projecto de treinador apostará em Iuri, Matheus, Chaby ou Gauld.
Que jogadores este MS potenciou? Até Nani parece um jogador vulgar. Isto não existe. Por falar em Nani - os assobios só podem vir de idiotas camuflados.
ele gosta sempre dos mesmos - as mesmas substituições - o Sporting tinha obrigação de ganhar facilmente este Boavista.
Este futebol que Marco Silva apresenta nem na distrital se vê mais.
Só acredito que se vença a taça de Portugal pq o Sergio Conceição não é la mto melhor também.
ps - Parabéns ao nosso Leão São Patrício pelos 8000 minutos com a camisola mítica. Já é um símbolo leonino.
Contra o Boavista que joga a retranca contra todas as equipa e não só os grandes - não percebo como é que não se joga com 2 avançados, sendo um deles Montero
ResponderEliminarMontero ou Tanaka sozinhos na frente, ainda por cima com a desinspiração de Nani e J. Mario são insuficientes para criar o perigo que pretendemos
Quanto à falta de motivação: Wallyson, Chico Geraldes, Gelson, Matheus Pereira, etc