quarta-feira, 29 de abril de 2015

Que planeamento está ser feito para o futebol do Sporting?

Existe um projecto para o futebol do Sporting?

Quais são as suas linhas orientadoras?

Que tipo de planeamento é feito? Atende-se apenas ao imediato, cujo horizonte é a época a decorrer ou procura-se fazer uma projecção a curto/médio-prazo?

Estas são algumas das muitas questões que por vezes ocorrem a um adepto que, de longe, vai observando as decisões tomadas, procurando percebê-las, em particular as motivações que as regem e os resultados que com elas se pretende obter.

Antes de escrever este post estive a reler algumas das comunicações mais recentes do presidente Bruno de Carvalho, nomeadamente as que foram proferidas por ocasião do segundo ano de mandato, não tendo encontrado nelas linhas orientadoras que respondessem a este tipo de perguntas. Nada é dito sobre questões estruturantes como, por exemplo, o número de jogadores nos plantéis, a escolha das equipas técnicas, respectivos critérios e objectivos, etc, etc.

Assim, procurei fazer a minha própria interpretação, deixando para a caixa de comentários a possibilidade de cada um aduzir os seus argumentos à discussão. Nela incluirei os temas que me parecem ser os mais importantes para esta análise, feita de forma breve e não tão aprofundada como deveria ocorrer: O treinador, o plantel e a formação.

O treinador
A escolha do treinador não é apenas a escolha de um homem só, mas de uma equipa técnica multidisciplinar, bem como das respectivas ideias, organização e metodologia. Por isso considero uma questão estruturante.

Tendo esse aspecto em conta, bem como "politização" que a questão atingiu, é difícil que o tema não se arraste pela próxima época, especialmente se a decisão for a do afastamento e a este não sucedam melhorias evidentes na performance desportiva. Assim, considerada a importância do cargo e o facto acrescido da próxima época ter inicio cedo e aparentar particular exigência, é muito mau sinal se os rumores da decisão estar a ser protelada forem verdadeiros.

Ora, só o facto de se discutir a permanência do treinador, que foi contratado por quatro anos, ao fim de quase o mesmo número de meses de permanência, é razão suficiente para questionar  o planeamento feito. É também importante saber se, no momento da celebração do contrato, a permanência do treinador ficou indexada a algum "serviço mínimo" que não está a ser cumprido, como por exemplo a conquista de um troféu ou uma determinada posição na tabela.

Considerando, para avaliação do trabalho do treinador, três parâmetros - resultados/classificação nas competições, performance exibicional e liderança - a minha avaliação é favorável. É sempre possível melhorar mesmo até quando se triunfa mas, numa avaliação genérica, e atendendo a todas as circunstâncias e limitações que nos são próprias, não só me parece que o trabalho desenvolvido está a ser aceitável, como não me parece haver razões que demonstrem ou indiciem que evoluir para nível superior não é possível.

Quanto aos resultados/classificação nas competições considero que se cumprirão os objectivos mínimos.

Na Champions League foram vários os factores a oporem-se a melhor destino, o que, de certa forma, também se aplicará à Liga Europa. Neste capítulo, não me parece que não tenhamos feito melhor por culpa do treinador.

No campeonato, apesar de considerar que podíamos ter conquistado mais pontos, parece-me que estamos demasiado dependentes das falhas alheias, quase tanto como obrigados a performances irrepreensíveis para alcançar melhor. Isto é o mesmo que dizer que fazer melhor é possível mas, nas actuais circunstâncias, terá carácter excepcional.  

A conquista da Taça merece tratamento próprio. Dadas as características da competição, não me parece que a sua conquista ou perda devessem ser determinantes para a continuidade do treinador.

Olhe-se para o exemplo de Sá Pinto, quando perdeu a Taça com a Académica, levando um voto de confiança, para depois se verificar a hecatombe que se seguiu. Na outra face da moeda o exemplo de JJ, numa época em que perdeu tudo, para no ano seguinte ganhar com relativa facilidade o campeonato.

O trabalho de um treinador deve ser avaliado de forma muito mais abrangente que o resultado de um jogo de uma final de uma competição como a Taça de Portugal.

A qualidade das exibições deixa-me sentimentos mistos. Não sendo de estranhar numa época longa, foi precisamente com os adversários tidos como mais fracos que coleccionamos reveses mais difíceis de suportar. Mas nem por isso mais difícil de percepcionar.

Ser campeão em Portugal tem a ver precisamente precisamente com a capacidade de somar o maior número de pontos com os não-candidatos ao título, que por norma joga com blocos muito baixos ou genericamente em acentuada posição defensiva. Se a importância das ideias do treinador é fundamental, a qualidade individual dos jogadores não é menor. É ela que ajuda a encontrar as soluções em espaços sobrelotados e com pouco tempo para decidir.

Quanto à liderança do treinador, parece-me a adequada, como parecem indicar quer a ausência de casos de indisciplina - O caso Jefferson não é da sua esfera - quer mesmo, de uma forma geral, as indicações dadas pelos jogadores.

O plantel
O trabalho de um treinador está dependente da qualidade dos jogadores que compõem um plantel. A responsabilidade da sua formação tem estado a cargo da SAD, pelo que esta não se pode excluir das responsabilidades nos êxitos ou dos fracassos.  

É meu entendimento, como anteriormente aqui afirmei, que a composição do plantel principal deveria estar sempre articulada com o da equipa B. E que o número devia ser reduzido, de forma a que os jogadores não estejam privados de competir por largos períodos. A dispensa de vários jogadores a meio da época é a admissão tácita desse facto e poderia ter ido até mais longe. 

Ao número excessivo de jogadores que impeça uma maior rotação, acresce ainda um número considerável de jogadores cujo valor e mérito para fazerem parte dos quadros de um clube com as ambições e estatuto do Sporting é muito duvidoso. Nesse sentido, o planeamento da próxima época constitui um enorme desafio, atendendo ao número de excedentes que vai ser necessário colocar, aos que são importante manter, bem como a quantidade e valor dos jogadores a ingressar. Será determinante não cometer o mesmo género de erros que se observaram nas duas épocas anteriores.

A formação
Não tem sido um ano bom para a formação. Não tem sido bom quer pelos resultados, onde parece muito difícil a possibilidade de alcançar títulos, quer pelo nível das exibições. E as prestações internacionais foram deprimentes, em contraste com o passado recente e com o que os nossos adversários/rivais alcançaram. 

Ao contrário do que parece agora ser conveniente dizer, o Sporting não tem tido resultados apenas na formação de jogadores. O Sporting construiu também uma hegemonia de títulos sobre os seus rivais, como testemunham quinze títulos na "era Academia". O FCP alcançou nove e o SLB oito.

Há vários sinais perturbadores a indiciar a perda de competitividade, quando a hegemonia recente parece já uma miragem. Dois exemplos aleatórios: 

1- Na recente convocatória para a selecção sub-19 o Sporting contou apenas com três convocados, mas este número ascenderia a nove se jogadores que recentemente faziam parte dos nossos quadros - Alexandre Silva (Guimarães), Flávio Silva (SLB), Gilson Costa (SLB), Dálcio (CFB), Gil Dias (Mónaco) José Turbo (Inter Milão) -  ainda estivessem entre nós. Se se aceita com naturalidade que alguns optem por seguir as suas carreiras noutros clubes, já se torna mais difícil de entender como tantos o fazem quase em simultâneo, especialmente considerando o estatuto que tanto se invoca para a nossa formação.

2- Os resultados comparativos de alguns escalões, mais nuns que noutros, indiciam uma abrupta perda de competitividade face ao que conseguiam ainda recentemente face aos mesmos adversários, a que se soma uma inédita ausência de uma fase final.

Um ano é muito pouco para deliberar sobre fim dessa hegemonia, mas os sinais são no mínimo inquietantes.

20 comentários:

  1. “O treinador será mais uma peça de uma máquina que tem de funcionar em pleno, uma peça importante evidentemente, mas nunca um ser genial e providencial a quem se pede que resolva todos os problemas da equipa e, por vezes, até do próprio clube.” (Do programa de Bruno de Carvalho às eleições em 2013).
    Nesta afirmação programática de Bruno de Carvalho há uma revelação subliminar: é ele próprio que se considera salvador do Sporting, constituindo a sua pessoa a genialidade, o saber, a competência, em suma, a iluminação que irá resgatar o nosso clube de todos os seus males. Uma pessoa assim centraliza o poder, não partilha competências e responsabilidades, funciona como um eucalipto que torna estéril a terra à sua volta, aceitando, no máximo, um número 2 com low profile que não aspire a mais do aquilo que já tem. É o que se passa com Augusto Inácio.

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário de direcções anteriores, onde a política desportiva eram 4 ou 5 treinadores por época, comunicados não havia, que se estavam marimbando para os sócios e adeptos, a qualidade do futebol no relvado era esplêndido e a hegemonia nas camadas jovens era visível...

    E ainda um magnífico troféu em modalidades extintas por lambuças e um maravilhoso pavilhão para as mesmas modalidades...

    Este garoto do presidente e actual direcção...

    ResponderEliminar
  3. Valdemar,
    Um comentário pobre e revelador de um estado de espírito doentio que, ao invés de promover um verdadeiro debate procura reduzir ou mesmo eliminá-lo. E assim se procede pensando que se ajuda o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e por que é que o valedemar merece esta resposta e o zargo nao merece uma igual? todos os espíritos doentios são iguais mas uns são mais iguais que outros

      Eliminar
    2. Subscrevo Valdemar. Parcialidade do editor, clara, em relação ao Zargo. Escrevendo como se não soubesse o sentido do blog, acrescento que o treinador é das peças menos importantes, porque a orientação é dada pelo presidente, e pela politica desportiva, que todos, quem quer, sabemos qual é. Força Sporting.

      Eliminar
    3. Já estou a perceber porque é que o Bruno vai para o banco.

      Eliminar
    4. "a orientação é dada pelo presidente, e pela politica desportiva, que todos, quem quer, sabemos qual é."

      Qual é?

      Estou desejando que o Bruno vá treinar o Sporting. Quanto mais depressa, melhor, para podermos partir para outra.

      Eliminar
  4. Lda,

    Relativamente ao tema da formação:

    Iniciados - estamos em 2ª a um ponto do 1º o SLB (que ganhou-nos nos descontos este fds passado tendo sido um resultado muito injusto).

    Juvenis - falhamos o apuramento para a fase final para o Sacavanense com o mesmo número de pontos salvo erro

    Juniores - estamos em 3ª com o FCP praticamente campeão (grande PL o Leando ... +1 um colombiano).... no entanto relativamente aos Sub-19 é notória a falta de qualidade da nossa equipa de Juniores isto apesar das melhorias registadas na fase final onde algumas arbitragens (jogos fora com o Gil e com o SLB) nos afastaram para já do 2ª lugar.

    Equipa B - em 4º lugar tendo já batido o anterior recorde de 70 pontos no campeonato ... isto quando ainda faltam 4 jogos salvo erro (e num ano em que tivemos demasiadas mudanças na equipa B).

    Quanto as selecções jovens tem muito que se lhe diga ... as convocatórias em anos mais recentes temos assistido a uma aposta sistemática em jogadores do SLB muitas vezes não se percebendo bem o porque

    ResponderEliminar
  5. Quanto à formação que é um assunto que me é caro, em vez de falar do Gil Dias que foi para a Sanjoanense em 2008 (tinha 11 anos) ou do Gilson Costa que foi para o Belenenses em 2010 (tinha 13 anos) - ainda não percebi a ideia de os incluir nesta equação, prefiro falar em Gelson Martins, Palhinha, Matheus, Pedro Ferreira, Bruno Paz, Bernardo Sousa ou Diogo Brás.
    Os resultados da formação pioraram relativamente aos rivais. Mas se pensarmos no aproveitamento da formação nos últimos anos, em nada fica a dever aos anos anteriores.
    Por fim, apesar do mau futebol da equipa de juniores e notória falta de qualidade dos sub 19 e sub 18, façam o exercício de contar o número de selecionáveis leoninos em sub 17, sub 16 e sub 15. Se calhar o filme não vai parecer assim tão mau...

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,

      O exemplo foi dado de forma aleatória, mas parece-me importante para analisar uma trajectória. Isto é, fomos perdendo vários jogadores pelo caminho que, a não ter sucedido, teríamos a maioria dos seleccionados. Perceber porque é que isso sucedeu parece-me importante, juntamente com o facto termos sentido necessidade de recrutar mais de 1 dezena de jogadores recentemente para compor os plantéis, quase todos eles de valor muito duvidoso.

      De qualquer forma chamo à atenção para o que é dito na totalidade deste ponto. É importante considerar os sinais.

      Eliminar
  6. O João Mário vai passar a ser "persona non grata" para o Bruno e para o brunalhada. Então não é que teve a lata de falar sem tecer loas ao Bruno e ainda por cima a mandar-lhe um recado? Não se faz!

    Ca porra, o plantel gosta do Marco, só que o Marco não pode nem ver o Bruno. Para o ano vai ser bonito, vai...

    ResponderEliminar
  7. O planeamento está a ser feito por Bruno Carvalho e pelos "mentores" Inácio e José Eduardo, auxiliados pelo homem "que respira futebol", Virgílio Lopes.

    Olha, aqui vai um elemento que demonstra esse cuidado planeamento:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_comunicadosamba_300415_146729.asp

    (que grande jogador... na senda de Sarr, Enoh, Cissé, Fokobo, Gazela, Sacko, tudo diamantes em bruto).


    Estas renovações todas, em jogadores que tinham contratos longos, são a clara preparação para o que não se vai conseguir (Carrillo, Cédric - Martins já não falo porque não há mesmo interesse em que fique).

    "Treinador? Que aguente! Logo se arranjará outro."

    Tudo isto é amadorismo. Todas as declarações (jogadores incluídos), as não declarações, as presenças em eventos de ténis quando há jogos para ganhar, tudo isto é amadorismo e coloca-nos longe do Sucesso.
    Nunca vamos aprender.

    ResponderEliminar
  8. Cantinho do Morais, voce tem informaçoes especiais que digam que o treinador nao vai ficar? Ou é so um desejo seu que assim aconteça? É que pelo menos eu ainda nao vi nada se nao o barulho habitual feito pelas prostitutas da comunicacao social.

    Depois, se os jogadores nao renovam é porque nao renovam, se renovam é porque renovam. Ja ninguem se entende assim. O que é que se pretende afinal? Isto tem alguma logica a critica assim? Eu pelo Menos nao vejo nenhuma.

    Vou dar o beneficio da duvida para ver. Ha uma catrefada de jogadores de qualidade que temos emprestados e na equipa b, e que poderam vir a ser mais valias para o ano ja. Ha jogadores que podem sair, e outros que podem entrar mesmo sabendo que continua a nao haver dinheiro para grande "estrelas".

    Que possam vir pelo menos mais ewertons, aquele tipo de jogador que vem dum buraco que todos nos desconhecemos, do qual temos duvidas, pelo qual a maioria faz criticas a incompetencia de quem o compra, mas que depois quando resulta so meia duzia é que dao o braço a torcer para admitir que erraram na avaliacao. Os restantes esquecem o nome. Mais ou menos como esqueceram que a equipa b existe desde que comecou a ganhar.

    Eu vou esperar para ver. Depois de ver o plantel que teremos, farei a minha avaliacao. Mas mais uma vez nao conto com equipa para assumir o titulo logo de inicio. Espero que nao se volte a dar a ideia de que sim, porque isso sim é amadorismo.

    Mas se estes agora sao amadores...eu nem imaginar os de antigamente. É que estes podem nao ganhar, mas ainda apresentam lucros. Nada mal para quem so ia durar um mes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Neste momento a nossa preocupação é irmos vendo como é que vai correndo." - B. Carvalho

      "Claro que gostaria que ele continuasse. Ajudou-me muito. Apostou em mim, o que é importante. Tenho muito a agradecer-lhe. Se fosse eu a mandar... mas não sou" - J. Mário

      Estas declarações são de ontem. São de "prostitutas da comunicação social"?

      Renovações:
      "se os jogadores nao renovam é porque nao renovam, se renovam é porque renovam. Ja ninguem se entende assim. O que é que se pretende afinal?"

      Simples: renovações de jogadores de futebol, é assim tão difícil?; renovações conscientes das necessidades da equipa principal e do seu futuro; renovações de jogadores com os contratos a findar e não daqueles que têm contrato até 2019;

      Já percebi que aprecia a renovação e contratação de quantidade. Eu vou mais pela qualidade. São critérios.

      "Mas mais uma vez nao conto com equipa para assumir o titulo logo de inicio. Espero que nao se volte a dar a ideia de que sim, porque isso sim é amadorismo."
      Então sempre há amadorismo? Agora estou eu confuso.

      "Mas se estes agora sao amadores...eu nem imaginar os de antigamente. É que estes podem nao ganhar, mas ainda apresentam lucros."

      Até quando é que as más acções desta direcção deixam de ser responsabilidade das anteriores?
      Sejam sempre bem vindos os lucros. Até agora estes vieram do Rojo, Dier, Ilori, Bruma, Elias.
      Aguarda-se o dia em que os lucros venham de outro lugar.

      Eliminar
    2. "Estas declarações são de ontem. São de "prostitutas da comunicação social"?"

      Não são, mas são essas prostitutas que lhes dão enfase, muitas vezes deturpando o que se realmente disse, de forma a criarem a confusão que criam. Eu acredito naquilo que os meus olhos veêm quando as situações acontecessem. Aí julgo, e opino. Não ando a criar confusão antes, a pegar em qualquer merdinha que apareça, para depois quando as coisas aconteçem ao contrario sair de fininho, e esquecer o que se foi dizendo. Se fosse a ligar ao que se foi dizendo nos jornais, era o bruma que saia de borla, era o ilori que saia de borla, era o marco silva que era certo que saia em dezembro, era a equipa b que não valia ponta de corno, era o bubacar que já estava em inglaterra, era o matheus pereira que ja estava no monaco. Temas muitos discutidos aqui e noutros espaços, tudo com grandes graus de certeza que iam aconteçer, e que depois quando aconteceram ao contrario...deixou de se falar neles, e a mira foi apontado para outro para continuar no meio da confusão. Não sou assim, para o bem e para o mal, só acredito quando vejo.

      Quanto as renovações meu amigo, eu tambem queria muito que os jogadores como o carrillo ou o cedric renovassem. Como já quis outros antes. Sei que vai ser dificil, porque simplesmente o Sporting não tem o dinheiro que é necessario para combater com o que outros lhes oferecem. Não somos os unicos. O Dortmund já esta farto de perder jogadores nas mesmas condições. Isto é normal de aconteçer em clubes que andaram anos a serem geridos por incompetentes até baterem no fundo. Se calhar a 4 ou 5 anos atras era mais facil de renovar com os jogadores. A avaliação aos jovens com que se renovou agora, faço-a daqui a uns anos mediante o comportamente deles na equipa principal(se la chegarem). Nessa altura direi o que acho, como espero que voce faça o mesmo e não se esqueça depois de quem renovou com eles caso se afirmem. Eu não me vou esquecer de quem renovou com eles caso eles não prestem.

      Eu também sou pela renovação/contratação pela qualidade. Mas para isso, é preciso dinheiro. Va la contratar um falcão ou um jackson martinez a America do sul. Ofereça 7 ou 8 milhoes ao clube, que certamente que aceita. Ofereça um ordenado de 2 ou 3 milhoes por epoca, mesmo quando sabe que no plantel tudo ganha metade disso quase(que bem faz ao grupo). Não se preocupe...o mais provavel é que ele mesmo assim não venha para um clube que não ganha um campeonato desde 2002. Não é assim tao facil contratar cirurgicamente quando nao se tem dinheiro, e quando o prestigio foi pelo cano a baixo.

      Amadorismo se repetir novamente o mesmo erro. A primeira vez ainda aceito como um erro. Como não tenho ódio as pessoas, ainda consigo fazer esta distinção.

      "Até quando é que as más acções desta direcção deixam de ser responsabilidade das anteriores?"

      No dia em que eu me esqueçer do estado em que estava o Sporting no dia em que esta direção tomou posse. Uma coisa é um pessoa pegar numa instituição em paz, com contas consolidadas etc. Outra coisa é uma pessoa pegar num monte de farrapos, e ter de organizar quase tudo de raiz. A pessoa que faz isto, tem sempre uma margem de manobra bastante maior junto das pessoas que o avaliam com isenção. Não é eterna esta margem de manobra, este beneficio da duvida que eu dou. Mas ainda dura, ao contrario de outros que nunca o deram desde o primeiro dia.

      O mundo é redondo. As eleições são daqui a 2 anos. Se Bruno de Carvalho perder, cá estarei depois eu para ver o que vai ser dito se a direção seguinte se deparar com problemas.

      Eliminar
  9. Gostei muito da aposta no Rafael Barbosa e das renovações do Tobias e do Gelson.

    Não desgosto do Riquicho e pode ser que evolua. O Ivanildo e o Sambinha têm muito boas características físicas e é da mais elementar justiça reconhecer a evolução do Sambinha ao longo do ano.
    Tenho as minhas duvidas que cheguem à equipa A mas também é necessário dar corpo ao plantel da B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tenho as minhas duvidas que cheguem à equipa A mas também é necessário dar corpo ao plantel da B."

      Isto. Parece-me evidente que quem alardeia as "30 contratacoes" (ladainha do costume) se esquece de que o plantel da equipa B também precisa de ter jogadores. É óbvio que de entre todos os que recentemente renovaram, só uma percentagem (talvez pequena) chegará à equipa A.

      Nao sei se a renovacao de Tobias nao terá sido automática/via cláusula, dado o número de jogos que ele já realizou pela equipa A até esta altura.

      Eliminar
  10. "16-04-2015
    Sete 'leões' no estágio dos Sub-20

    O Sporting é o Clube mais representado da convocatória da Selecção Nacional Sub-20 que foi hoje divulgada, contando com sete elementos na lista, mais um do que na última chamada: o guarda-redes Guilherme Oliveira; os defesas Mauro Riquicho e Domingos Duarte; os médios João Palhinha e Francisco Geraldes; e os avançados Gelson Martins e Daniel Podence.
    O técnico nacional convocou um total de 25 jogadores para o último estágio de preparação antes da convocatória final para o Campeonato do Mundo da categoria, na Nova Zelândia. O encontro da Selecção Nacional Sub-20 decorrerá entre 20 e 22 de Abril em Rio Maior, com quatro sessões de trabalho no Centro de Estágios da cidade.

    Portugal integra o grupo B da competição com as selecções de Senegal, Qatar e Colômbia"

    ResponderEliminar
  11. O leão de Alvalade anda a copiar frases do visão de mercado para os seus posts? Eu reparei....

    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel,
      Este comentário parvo e completamente sem sentido não tenciono deixar passar, até porque não tem nada a ver com o post.

      Mas fica o registo só para te dizer que é impossível a acusação que fazes porque não leio o blogue em causa. Não porque tenha alguma objecção a fazer a esse espaço, mas porque não tenho tempo.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)