A Global Soccer Awards decidiu este ano atribuir o prémio de "Academia do Ano" ao nosso "estimado rival" SLBenfica.
Não, não está enganado. Não foi ao Ajax de Amesterdão, que há anos domina o futebol holandês, com equipa formadas à base dos seus escalões de formação e com um longo historial a testemunhar o valor da sua Academia.
Não, não foi ao Barcelona, que o ano passado levou mais um triplete para o seu sumptuoso museu, com uma equipa recheada de jogadores da sua formação, alguns deles conhecendo apenas a camisola azul-grená.
Ah, e sim claro, o prémio não aterrou em Alvalade, apesar do aeroporto ali tão perto, num clube cujo histórico reporta um número invejável de "Bolas de Ouro" e várias gerações a servirem de base à Selecção Nacional, que nos últimos anos tem coleccionado os melhores resultados de sempre.
Antes que pense que tenho mau perder tenho que dizer que dou os meus parabéns ao nosso rival e considero que o prémio está muito bem entregue. Senão vejamos: não se conhecem anteriores prémios nesta categoria que aquela organização tenha atribuído, sendo por isso o prémio inteiramente merecido por uma formação que dá agora os primeiros frutos. Tão inédito que a referida organização não conseguiu ainda actualizar o seu sitio na Internet,
onde não consta o prémio em causa.
Ou seja é tão difícil como encontrar razões que justifiquem para esta distinção que não sejam as primeiras páginas de "A Bola" sobre o Renato Sanches ou os adjectivos superlativos do locutor da BTv sobre os jogadores da equipa B, que recentemente nos ganharam no Seixal por 1-0.
Não se infira pelo que é escrito acima que minimizo o trabalho que vem sendo executado na Academia do Seixal na formação. Os resultados falam por si, nos últimos anos começam a ser conhecidos os resultados de um vultuoso investimento que fará no próximo ano, a 22 de Setembro, dez anos. Este prémio é obviamente ainda prematuro e não será alheio certamente ao facto de a organização ser uma espécie de quintal das traseiras do agente Jorge Mendes. Basta ver a lista de vencedores, quase todos eles certamente na lista de speed-dial do bem sucedido agente.
É também mérito para a gestão de Luís Filipe Vieira, sobretudo no que ao lobying diz respeito. O mesmo mérito que é preciso reconhecer nos negócios com a NOS ou com a Emirates, precisamente do Dubai... Negá-lo é negar uma evidência, o que é tão patético como negar o potencial (veremos o que o futuro confirma...) de alguns dos jogadores que estão agora a aparecer, como o Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Cancelo, Nélson Semedo ou dos já confirmados André Gomes ou Bernardo Silva.
Se atentarmos, está agora a suceder com o nosso rival o que aconteceu connosco, com o resultado do investimento feito na Academia em Alcochete em 2002. Foi ele que nos proporcionou a hegemonia na formação nos finais da primeira década deste século na formação, estendo-se até aos dias de hoje como o suporte da selecção nacional, no que à origem da formação diz respeito.
Essa hegemonia provavelmente está a desaparecer, por força do investimento que os rivais vêm realizando nas suas academias, assim como na prospecção. Ao invés, a formação do Sporting tem sofrido sucessivas revoluções e contra-revoluções pelo menos desde a presidência de Bettencourt até aos dias de hoje. A perda qualidade nos quadros técnicos e de colaboradores, bem como uma política de recrutamento de qualidade duvidosa e a diferença de meios vão ditando a sua lei.
As consequências destas alterações no panorama da formação são uma realidade que obrigatoriamente temos que nos habituar a conviver. E, ao invés de nos provocar azedume, deveria ser o incentivo para nos obrigar a trabalhar ainda mais e ainda melhor. E obviamente a sermos mais exigentes e mais atentos ao que se faz em Alcochete.
Quanto ao prémio em si, poder-se-ia dizer, tentando minimizá-lo, que não tem a importância, prestigio ou reconhecimento de uma Bola de Ouro ou semelhantes. Não o vou fazer. Como Sportinguista aprendi a não minimizar os feitos alheios, porque querer fazer melhor que os melhores foi a letra de lei que nos fez grandes.
Depois, nos Globe Soccer Awards, o nome do Sporting continuará por muito tempo a ser incontornável e, calcule-se!, por via do seu melhor formando de sempre, Cristiano Ronaldo, vencedor por duas vezes de melhor jogador do ano.
Que melhor referência poderia ser feita à Academia do Sporting?
Isso tudo é azia?Deves ter escrito este texto a espumar da boca.
ResponderEliminarLamentável...
Rui Miguel
Cada um fala do que sabe. Espumar pela boca é muito "Júlio de Matos".
EliminarE dificil compreender como um mero premio da Global Soccer Awards pode causar azedume a alguem.E a Academia do Seixal a melhor do ano?Nao sei,mas o que sei e que premio e para a melhor do ano e nao a melhor de todos os tempos,o que e bem diferente.
ResponderEliminarRedAtheist,
EliminarInfelizmente pode ter causado azedume. Eu prefiro olhar para o prémio com naturalidade, inserido numa estratégia de valorização da marca. Não é seguramente pelo que academia produziu ou ganhou.
Tendo em conta que um dos principais patrocinadores é a emirates, só ficaria surpreso se os vencedores dos prémios não estivessem associados à emirates.
ResponderEliminarFilipe César,
Eliminarisso está implícito no texto.
Muito bom :)
ResponderEliminarAbraço! :)
EliminarVou dizer o mesmo que eu sempre disse, e que sempre ouvi dizer aos "outros lados" da barricada ate ao inicio desta epoca...
ResponderEliminarEntre premios para a melhor academia, e titulos, eu prefiro titulos. Entre ter a melhor academia, e ganhar titulos, prefiro ganhar titulos.
Ja o preferia antes, quando a valia da nossa academia era a unica arma de arremesso que tinhamos para mandar, quando andavamos sempre a 20 e tal pontos do primeiro lugar.
Agora que vou em primeiro, borrifo me bem para isso. É milho para os pardais.
Ser um clube formador, nao é para qualquer um. É preciso paciencia. Estarei para ver a paciencia que certos miseraveis terao, quando os titulos começarem a ser so passado. Vao voltar a ter de estoirar meio estadio, para nao se reparar tanto que so la estao 5 ou 6 mil pessoas.
Em Portugal, muito dificilmente um clube formador consegue aguentar o tempo suficiente uma equipa, por forma a ganhar titulos importantes.
Para alem de muita incompetencia, este tambem foi sempre o nosso grande azar nos ultimos 20 anos. Se nao, onde é que nos ja estavamos.
PedroC,
Eliminartodos os clubes são formadores, a diferença está na forma como aproveitam ou não a formação. O Sporting tem hoje uma equipa com uma componente forte da formação e ainda assim consegue ser o comandante incontestável (parece-me). No passado, com Paulo Bento, e nos melhores anos do Porto (infelizmente quase ninguém reparou nisso...) o Sporting foi a única equipa que ainda se conseguiu atravessar no caminho, com equipas marcadamente compostas por jogadores da formação.
Para mim clubes formadores, so sao aqueles que tentam tirar rendimento dos jogadores na equipa principal. Os outros apenas brincam a formaçao.
EliminarSe nos hoje temos mais jogadores na equipa principal, durante mais tempo, isto deve se a tres factores.
- menor incompetencia de quem dirige o Sporting.
- nao ha dinheiro para inventar muito (mas maesmo assim ainda se tenta)
- temos mais jogadores da formaçao, com qualidade, mas nao temos "estrelas", nem sobredotados tipo ronaldo, porque esses so duram uns meses num pais como Portugal.
Mesmo assim, nao me acredito que jogadores como o william ou o j mario, venham a estar muito mais anos para o Sporting. Alias, se for mos campeoes este ano, para o ano prevejo uma razia de todo o tamanho no plantel. E depois tera de ser comecar tudo outra vez. Resta saber, se o dinheiro sera bem empregue.
Ps - os melhores anos do Porto, para mim foram os de Mourinho e os do Villas Boas. Os de Jesualdo, simplesmente nao havia concorrencia. Assim que apareceu o Benfica a jogar a bola a serio com o Jesus, la foi o Paulo Bento e o Jesualdo a viola.
A Formação do Sporting começou a perder gás no final da época 2006/07, enquanto a do Benfica vem a crescer desde 2005. Em 2006 a distância entre Sporting e Benfica ainda era enorme, mas ao longo dos últimos 10 anos houve vários momentos em que estiveram equiparadas (o primeiro sendo em 2008) e em que se distanciaram ligeiramente, mas há quase uma década que não há hegemonia Leonina.
ResponderEliminarNa GLOBALIDADE a Formação do Benfica há 2-3 anos que está à frente da nossa virtude de vários profissionais de Top que o Benfica têm/tiveram na sua Formação e Prospecção e também do trabalho de dirigentes como António Carraça(dos melhores conversadores que já conheci, uma vez estivemos quase 5 horas a conversar sobre Formação) e Armando Jorge Carneiro que eu conheço desde que ele entrou para o Futebol há 8 anos.
Em termos de infraestruturas e qualidade dos treinadores há muitos anos que não há uma grande diferença entre os dois Clubes e nos últimos anos o Benfica já conseguiu alguma vantagem nessa área, mas o que fez a diferença foi sobretudo a estabilidade do projecto do Benfica ao longo de um período de 10 anos e o apoio que a direcção deu a Carraça, posteriormente a AJC e que agora tem razões de sobra para continuar a dar a Nuno Gomes.
Se me perdoam a metáfora, há homens que quando recebem contas por pagar no correio ficam zangados e optam por nem sequer abrir as cartas e ignorar que têm contas para pagar como se isso revolvesse alguma coisa.
S.L.
ACF,
EliminarAbraço.
O prémio, vindo de onde vem – um país que de futebol percebe tanto como eu de badmington – só pode ser baseado em vendas. E nisso o Benfica é-nos superior, de facto. Consegue vender putos por 15 milhões, graças ao Mendes e às suas negociatas. E novos negócios aí vêm. Quando comecei a ver a federação portuguesa de futebol ser "invadida" por benfiquistas, disse logo em conversas com amigos que não tardaria muito a que a seleção viesse a ser maioritariamente composta por jogadores do Benfica. E vê-se o que está a acontecer: "putos" com dois três jogos na equipa principal do clube são logo chamados à seleção. Lembro-me bem do tempo que demorou até que William lá conseguisse chegar. Teve que dar muitas provas antes de ter a oportunidade de "calçar". Aguardo com expetativa a convocatória para o Europeu...
ResponderEliminarO Nelson Semedo chegou ao Benfica com 19 anos..
ResponderEliminarO André Gomes chegou ao Benfica com 18 anos..
Para amostra temos o Bernardo Silva, que já mostrou, realmente, ser um excelente jogador formado no SLB.
Renato Sanches e Gonçalo Guedes.. Não sei o que dizer. Capas de Jornais? Sim, muitas. Qualidades? Muito ainda por provar.
O Cancelo é um jogador banal.
Portanto, a meu ver a formação do SLB deu um jogador útil à selecção nacional: Bernardo Silva.
A ignorância mata.
Eliminar“Segundo as regras da FIFA um atleta que tenha passado por um clube entre os 12 e os 23 anos é considerado formado por esse mesmo clube”.
Não fala em número de anos.
Nao venhas tu alinhar com o discurso típico do lampião , em que metem tudo no mesmo saco ! E preciso dizer que o André Gomes e o Semedo, não são da formação do Benfica ! Assim como Gauld e Carrilho não sao da nossa !
ResponderEliminarQuem tem um blogue "verde "tem de ter essa responsabilidade de não alinhar com esse discurso mentiroso e propagandista que nos invade diariamente !
Tirando isto , estas certo. O trabalho deles tem sido bom. E pode ou não dar frutos.
Renato Sanches tem meia dúzia de jogos , Guedes pouco mais que isso. São produtos d'a bola e do record. Craques ou não o tempo o dirá.
O único que é realmente bom e o Bernardo. Esse penso que é excelente !
Mas...desde rui Costa que não se lança um bom jogador na luz! E mesmo este teve que imigrar se quis jogar !
MLV
MLV,
EliminarDeixa as minhas responsabilidades comigo.
Sobre a tua observação depende do que consideras "formação". Para mim o Gauld e o Carrillo são da formação do Sporting, tal como os exemplos dos jogadores benfiquistas que falaste. Um jogador que chega a um clube com 18 anos é um jogador ainda em formação.
http://www.globesoccer.com/awards/categories-and-candidates/
ResponderEliminarNão vejo esse award na lista...
Podia ter analisado e ter em atenção o desempenho das equipas do Benfica na Uefa youth League... Está ao corrente, creio.
ResponderEliminarMas isso obrigava a ser sério e não permitiria o post azedo e cheio de inuendos.
Nuno,
EliminarJulgo que já respondi acima a essa questão.