A ilustração perfeita do estado de excepção em que se encontra neste momento o Sporting, lançado em crise às golfadas por cada intervenção do presidente, é que até parecia que o resultado do jogo de ontem não interessava para nada. Mas interessava. Como interessam os que se seguem porque a época ainda não acabou e o Sporting, pasme-se (!), ainda tem muita coisa a ganhar e a perder. Mais, o Sporting é um actor importante na definição de vários resultados, como o de campeão, onde as hipóteses são remotas mas existem, bem como na luta pela manutenção e acesso à Europa.
E são precisamente os momentos que antecederam e sucederam ao jogo que ganharam importância sobre o jogo. Acontecimentos que marcarão a vida do clube nos tempos imediatos e, consequentemente, o seu próprio futuro.
De um lado BdC completamente alheado da realidade e dos interesses do Sporting que preside, a procurar construir uma narrativa que defendesse a sua posição e interesses, lança mais um comunicado a duas horas (!) do jogo, quando os jogadores estavam já em fase adiantada de concentração e preparação para o jogo.
Comunicado mais uma vez lamentável, a tentar lançar os adeptos contra os jogadores. Jogadores que acusa de várias coisas, entre as quais de espalhar rumores que estavam em todos os órgãos de comunicação social do dia. Que, lamentavelmente, não passavam de rumores até então, e que o seu post acabava de confirmar.
O comunicado onde a palavra presidente é usada quase três dezenas de vezes, numa tentativa vã de fazer esquecer o que e quem é o autor material desta crise e que poderia ter sido escrito no séc. XVII, pelo absolutissimo rei Luis XIV: "O Presidente faz e age como quer e onde quer".
Foi no final do jogo que emergiu aquele que neste momento é claramente o garante de alguma normalidade e de defesa dos interesses do clube: Jorge Jesus. Absolutamente notável a sua intervenção após o jogo, colocando as pintinhas nos "i's". Não há clube sem os seus adeptos e sem os seus jogadores. "agradeço esta forma afirmativa dos adeptos ao Sporting, nós estamos aqui
para defender os interesses do Sporting, não do treinador nem de
ninguém. E do Sporting!" Uma intervenção de compêndio para quem quiser ser treinador e liderar um balneário.
O que se passou a seguir, em mais uma intervenção de BdC é inenarrável, digno de guião de novela mexicana. A rábula da saída do banco, a conveniente "fuga" da fotografia deitado numa marquesa, seguido da acusação, já hoje, a "um jogador". Ora naquele momento os jogadores ainda estariam às voltas no relvado. Mas ainda que assim não seja, num ambiente restrito e com os elementos que aparecem na fotografia de frente, alguém acredita que não conheça o autor da foto? Quem é assim tão ingénuo que não perceba o que se pretende com isto?
Pior ainda foi a intervenção que se seguiu. Não foi uma intervenção do presidente do Sporting. Foi uma intervenção de um cidadão preocupado com a sua saúde, com situações familiares pendentes. Curiosos comentários de quem se queixa de trazerem a sua vida pessoal para o debate, ou mesmo sobre os insultos que recebeu, ele que os usa frequentemente. A este propósito devo dizer que sou completamente contra, naquelas circunstâncias e naquela forma.
Julgo que BdC não percebeu que as circunstâncias mudam. E que há uma realidade que parece imutável e que em sim mesma é motivo de alguma esperança para encontrar uma saída que defenda o Sporting: acima de tudo os Sportinguistas gostam do Sporting. Foi isso que provavelmente não entrou nas contas de BdC.
Com dizia no post anterior, BdC não terá percebido - tenho dúvidas que tenha condições para perceber muita coisa que o rodeia... - que a legitimação que os sócios lhe conferiram eram acima de tudo uma demonstração de gratidão e sempre de responsabilização. Creio que em breve seremos chamados a pronunciar sobre aquilo que mais inquietará os sportinguistas neste momento: será que Bruno de Carvalho tem condições para continuar a exercer o cargo?
Ah! E não é que ganhamos o jogo? Não quero sequer pensar no que poderia acontecer, nas circunstâncias em que ocorreu, se o resultado não fosse positivo. As palmas e a volta foram inteiramente merecidas por aqueles profissionais, cujo valor e honra havia sido várias vezes posta em causa por aquele que os deveria defender. É que é bom não esquecer quem, quando, como, onde e por onde tudo isto começou!
Esta situação vai-se arrastar durante meses, e só faltam quatro (4) até o mercado fechar.
ResponderEliminarNeste momento, e no melhor cenário possível, já é garantido que o planeamente da próxima época vai ser absolutamente miserável.
Se entra uma nova direcção não tem tempo, se fica a actual, vai ter de trocar metade do plantel.
Surreal.
Concordo que a ilustração é perfeita. Ironia pura e dura o simulacro da dor nas costas. Só substituiria a legenda do Sporting deitado na marquesa pela demagogia que tomou conta do Sporting prostrada na marquesa. Agora é ver até onde as forças vivas do clube permitem que chegue o achincalhamento. Da minha parte confesso que depois de 5 anos de loucura já só consigo lamentar o ponto a que o SCP chegou. É tudo demasiado triste.
ResponderEliminarNão! Não tem condições! E uma vergonha para o clube! É uma mancha no clube e na história deste!
ResponderEliminarIndependentemente da loucura, que só não percebeu desde os primeiros instantes quem não quis, os dois últimos mais altos representantes dos sócios também ajudam a compreender muita coisa. Depois de entregues ao Barroso, agora nas mãos do bombeiro mais famoso do país...
ResponderEliminarSe foi um jogador a publicar esta pérola,esta aqui o respeito e o medo que este homem provoca no balneário.Com as voltas olímpicas e outras infantilidades é normal que jogadores internacionais geridos anteriormente por presidentes a sério,olham para este sujeito e se riam,toca de gozar com o homem!Estou mesmo a ver fazerem isso com Soares Franco ou Bettencourt.....embora afundando financeira e desportivamente o clube,pelo menos tinham carisma.
ResponderEliminarÉ isto sem tirar nem pôr. Infelizmente, acredito pouco que, indo a uma AG, a maioria dos sócios se decida pela demissão de BdC. À semelhança das novelas mexicanas penso que teremos episódios para pelo menos mais um ano... sempre a bater no fundo quando pensamos que mias fundo não se pode ir.
ResponderEliminarAO anónimo das 11:41;
ResponderEliminaracertas-te na MOUCHE!!!os sportinguistas preferem a CAGANÇA E AS BOAS MANEIRAS À REALIDADE PURA E DURA DO QUE É O PÂNTANO DO FUTEBOL PORTUGUÊS.
Já imagino os nossos adversários a terem de lidar com um "MADEIRA RODRIGUES" desta vida.
Que sina esta de ter nascido "SPORTINGUISTA"
SL
Bruno, as melhoras para as tuas costas. Aquele abraco
Eliminar"acertaste". desculpa a cagança.
EliminarUma dor aqui, uma dor ali, tal e o estado do SCP actualmente. O que vale é os adeptos que mantem viva a sua alma apesar da vergonha dos últimos dias
ResponderEliminarÉ comovente esta fé que os Sportinguistas têm no “amor ao Clube" dos seus profissionais de futebol - e dos seus capitães em particular, tendo em conta que os "amorosos" exemplos do Adrien Silva e do João Moutinho não são propriamente remotos. Se somarmos a esta prodigiosa “falta de memória”, as três tampas que já levámos do Futre – sem, por isso, deixar de o convidar para tudo o que é função – os saudados regressos ao clube do Cadete e do Caneira, depois de representarem o SLB (no segundo caso, com rescisão contratual infundada pelo meio, no primeiro após os alucinados festejos de golos marcados pelo... Beto), o propalado interesse do Godinho Lopes na contratação do Simão Sabrosa (foi a cereja que faltou no topo desse "bolo"), e a solidariedade com os “perseguidos” da Academia (da dupla Veloso/Djaló ao trio Ilori/Dier/Bruma, passando pelo incomparável Carlos Martins), o Sporting é, claramente, o clube das “gajas que gostam de apanhar”. Porque não me revejo nisso, senti muito mais vergonha alheia com aquela “volta olímpica” de ontem do que com qualquer dos péssimos “posts” do Presidente do SCP. Nesta linha, penso que só falta mesmo elogiar o lúcido e prevenido discurso que o presidente do SLB fez, há praticamente um ano, sob a bancada principal do nosso Estádio, com a confiança de quem sabe que, naquele sítio, tinha mais aliados que inimigos, a até podia defecar na estátua do leão, que haveria sempre alguém mais ofendido com o último "post" do Bruno Miguel. JPT
ResponderEliminarO Bruno perdeu toda a legitimidade para continuar. Infelizmente o problema é que não vejo ninguém que tenha capacidade para lá estar. É preciso alguém que coloque os temas que o Bruno levantou, e bem, mas que o faça de forma diferente, com mais inteligência na hora de comunicar.
ResponderEliminarPortanto, é preciso outro Bruno. Estou a ver...
EliminarOs brunistas envergonhados são piores que os que o defendem ainda. Não estão curados da moléstia. Eleger um destrambelhado, mentiroso compulsivo, mal educado e trafulha (como em breve se saberá) para presidir ao Sporting, é o que os célebres 90% acharam por bem e agora que o resultado está à vista, procuram nova versão do Bruno.
Acho que há gente que não tem remédio.
Bruno é o maior, ainda ides engolir mais....
ResponderEliminarÉ o Bruno e o Barroso. Nada como um louco para compreender outro louco.
EliminarVão voltar a ter croquetes à hora do jogo? Yes!!!
ResponderEliminarApós tanto SANGUE...LER O ANÓNIMO DAS 16:22, ENCHEU-ME DE ORGULHO, POR VER QUE AINDA EXISTEM SPORTINGUISTAS COM MEMÓRIA!!!!
ResponderEliminar1 ABRAÇO PARA ELE(A) E SL
Não me digam que vamos inovar outra vez com um presidente de baixa? Perdão, de licença de maternidade. Depois de lhe terem rebentado as águas no banco no domingo. Num hospício na fase mais crucial da época? Verdade seja dita, já tivemos um presidente de férias na praia também numa fase decisiva mas de baixa médica?! Só mesmo da cabeçinha do Burroso. Com o Visconde Bardamerda do 3º Olho nunca se faz nada por menos.
ResponderEliminarA Bola diz que o Bruno está em Burnout? A fazer o quê? Eu acho que devia voltar rápido.
ResponderEliminarÉ uma vergonha o chorrilho de desculpas que se estão a arranjar para desculpar as burrnadas, as burradas do bruno. Os sportinguistas estão sequestrados por um sociopata, mitómano e pelo seus cegos seguidores? Ou o verdadeiro Sporting finalmente acordou como esperançosamente pareceu este final de semana? Até quando estamos dispostos a aturar este projecto de ditador que se passeia em Alvalade aos berros "o Sporting sou eu!"
ResponderEliminar