Não há palavras capazes de descrever a estupefacção com que se assiste a um hara-kiri de cariz absolutamente inédito e inacreditável, mesmo avaliando por parâmetros sul-americanos, onde episódios assim são mais comuns. Ou mesmo avaliando pelos nossos próprios parâmetros, especialistas que nos temos tornado em dar sucessivos tiros nos pés. Mas este em particular está para lá da mais fértil imaginação. Este Sporting assim não precisa de inimigos ou sequer de adversários.
Tal como Bruno de Carvalho não precisa de oposição. Ele tem sido o seu mais fiel e dedicado opositor. É ele que se tem encarregado de eclipsar o melhor do seu trabalho com acções incompreensíveis e inaceitáveis sob qualquer prisma, que infelizmente não apenas o desqualificam como abalam a imagem do clube. Mas desta feita foi longe de mais.
Já não bastava o "esforço" que tem feito, de há meses para cá, a inventar crises institucionais e outras que mais não têm feito do que conseguir ofuscar a crise, essa sim, em que deveriam estar afogados os nossos rivais mais próximos. Até a derrota recente do FCP pôde ser digerida em silêncio e recolhimento dentro de portas. Deveriam ambos enviar reconhecidos os agradecimentos a BdC.
Nada disto poderia ter acontecido. Provavelmente nem sequer teria acontecido, mesmo após a publicação do rastilho inicial da crise, aquele infame post sobre a exibição do Sporting e em particular de alguns jogadores, estavam ainda estes a tomar banho em Madrid. Bastaria que Bruno de Carvalho estivesse presente à chegada e não deixasse que a infecção que ele inoculou incubasse e ganhasse maior dimensão.
É essa ausência e os seus efeitos que provavelmente se procura atenuar no momento em que escrevo isto, com os jogadores a reunirem com BdC. Mas também não me parece que se possa ilibar totalmente os jogadores deste momento. Mas não se pode nunca esquecer que, tendo contribuído com o comunicado para o agravar da crise, respondiam a uma atitude inqualificável de quem deviam confiar e que, ao invés de os defender, ainda os expôs num momento de particular fragilidade. Post rastilho que na mesma leva de irracionalidade deixou ainda em causa o valor de todos e mesmo o profissionalismo e honestidade de alguns.A forma como se imiscuiu na área técnica revela falta de consideração em respeito também por JJ.
Aos jogadores responsabilizo sobretudo por não terem levado em conta o impacto que a sua tomada de posição ia ter para os adeptos que vivem e sofrem de forma intensa o clube e que os idolatram. E por passarem por cima do líder do balneário que deve ser considerado o treinador, ainda por cima com o carisma de JJ. Mas, repito, quem devia ter acautelado em primeiro lugar os interesses do clube era BdC que, não satisfeito, e em total desvario, ainda ripostou no Facebook, insultando e ameaçando, quando deveria estar preocupado em tentar colar os cacos do edifício que acabava de estilhaçar. Provavelmente este foi o momento que os jogadores entenderam para marcar uma linha e dizer basta, os indícios de uma relação atribulada estavam há muito no ar.
Mas BdC na sua irracionalidade só conhece o fugir em frente, mesmo que seja contra uma parede. Foi isso que fez ao suspender os jogadores. Um elefante numa loja de cristais não seria capaz de causar maiores danos. Basta olhar para a repercussão mediática que o caso alcançou já, sendo noticia a nível internacional. Na relação com o plantel já pouco haverá a fazer a não ser apelar ao profissionalismo dos jogadores, lembrando que servem o Sporting e que esse é acima de tudo de TODOS os Sportinguistas.
Não sei como tudo isto vai terminar mas é claro que ainda que à última hora se restaure a normalidade (?) e o Sporting se apresente na sua máxima força (?) o clube sai a perder. Mas afinal o que é a normalidade com BdC? E que força poderemos ter se é em casa que começamos a perder?
Fiquei obviamente surpreendido com tudo isto, mas não totalmente. Os sinais estavam todos lá, de há 5 anos para cá e que se vêm agravando há medida que os Sportinguistas mais sinais de confiança lhe foram dando. BdC não percebeu que esses eram sinais de responsabilização e não uma licença ilimitada para dar conta do que é o pior de si. Mais cedo do que tarde terão que ser novamente ouvidos, porque a relação de confiança no líder do clube mudou de forma significativa.
A foto explica tudo. Infelizmente.
ResponderEliminarBdC tem que sair. Não há outra solução!
ResponderEliminarNão tem o controlo emocional necessário para liderar uma equipa como o Sporting, e não tem qualquer noção do impacto que têm certas atitudes na gestão do clube e pior de tudo, é que esta situação acentua-se de dia para dia.
Sempre fui apoiante de BdC, mas estão fartinho destas situações e atitudes de quem não se sabe comportar. Há menos de 2 vezes tivemos que ir a uma AG defender nem sei bem o que para o menino continuar no clube agora isto? Cansado já!
Será que não temos ninguém competente para nos tirar deste pesadelo?
ResponderEliminarSo me posso penitenciar por ter dado crédito a este louco durante tanto tempo.
ResponderEliminarSei que por aqui muitos nunca o gramaram, mas apesar de tudo via no homem algum trabalho que foi importante para resgatar o Sporting do limbo onde se encontrava.
Infelizmente, sou forçado a chegar à conclusão que os defeitos, que muitos, como eu, pensavam que ele iria ser capaz de melhorar, são intrínsecos à sua personalidade.
Então desde aquela maldita AG os tiros no pé têm sido de tal maneira surreais que obviamente não pode haver outro caminho que não a sua saída do Sporting.
O estado de demência é absoluto.
SL
Então não era um presidente engraçadíssimo?
ResponderEliminar"Extra! Extra! Breaking News! General Bardamerd@ decide ir para a luta ao mesmo tempo que faz guerra aos seus próprios soldados". É isto.
ResponderEliminarJRamos
A existir solução, ela passa forçosamente por aqui:
ResponderEliminarhttps://www.zapmeta.pt/ws?q=m%C3%A9dicos%20psiquiatras%20lisboa&asid=pt_gc4_09&mt=b&nw=g&de=c&ap=1t3
Eu só imagino a cabeça do Bruno de Carvalho após a quantidade gritante e gigante de sapos que tem engolido nas últimas horas. Queria suspender jogadores, não conseguiu. Queria correr com o Coentrão, não conseguiu. Queria um pedido de desculpas dos jogadores, não conseguiu. Aliás, felizmente que os jogadores não recuaram e saem fortalecidos deste gozo com Bruno de Carvalho.
ResponderEliminarDepois temos este presidente que é tão incoerente que dá a ideia que até ao longe se ouve a coluna a vergar: acusa LF Vieira de estar refém das claques do SLB, mas depois em plena reunião com os jogadores liga em alta voz para alguém da claque do SCP.
Concluindo: este triste episódio (mais um...) deste presidente parece enfim arrumado. Agora é só esperar pelo próximo tiro nos pés, pois como foi dito neste post, Bruno de Carvalho não precisa de oposição, não precisa de adversários, não precisa de ninguém para fazer figuras ridículas praticamente todos os dias. Parabéns a todos os que o elegeram e por lá o mantiveram...
Por estes comentários...se entende o porquê de
ResponderEliminarO grande S.C.P não ganhar a décadas!!!!Vai ser duro, mas será este Presidente a conseguir mudar estas mentalidades.SL
"não me parece que se possa ilibar totalmente os jogadores".
ResponderEliminarClaro que podem e devem ser ilibados, sem o post original este caso não existia. Ponto final, parágrafo.
É como alguém estar calmamente a andar na rua, um carro galgar o passeio para o atropelar, e depois dizer que quem foi atropelado tem culpa porque amolgou o pára-Choques. Surreal.
Afinal, que diferença existe entre este caso e a sabotagem do Marco Silva?
1. Caso criado exclusivamente devido à total irracionalidade de BdC, que apanha de surpresa o país inteiro.
2. Tentativa de destruir totalmente a imagem de alguém através de insinuações e ataques rasteiros ao seu profissionalismo.
3. Tentativa de criar uma realidade artificial Eu vs Inimigo dentro do próprio clube, quando até ao momento nenhuma tensão interna existia.
4. Jogadores e adeptos (agora treinador e adeptos) apoiam o "inimigo" em vez de BdC.
5. BdC é obrigado a recuar fruto do seu isolamento (MS fica até ao final da época, e agora não há um único jogador afastado).
6. Objectivos desportivos hiptecados (a vitória na Taça foi APESAR DE BdC) graças à instabilidade criada.
Isto não é um caso isolado, é um padrão de comportamento.
A diferença para o caso Marco Silva (que BdC veio agora relembrar!) é que trocar de treinador é normal para os adeptos, mesmo que não lhes agrade (como foi o caso), e com a entrada do Jesus, que tinha um estatuto infinitamente superior a MS, a massa adepta pensou "no final até correu bem".
O problema é que agora BdC não pode trocar um PLANTEL. A sua conduta é exaactamente IGUAL à que adoptou com o MS, o problema é que o plantel tem um peso completamente diferente.
Afinal, porque é que BdC não toca em Jesus? Porque não o usa como bode expiatório? Será porque não tem dinheiro para o despedir, e muito menos tem dinheiro para ir buscar um Klopp ou Guardiola para calar a contesteção?
Porque será que o Jesus, que já cometeu IMENSOS erros, nunca foi alvo da ira de BdC? Se calhar é porque apesar de tudo ele tem perfeita noção que ele ficaria completamente queimado junto dos adeptos se o fizesse.
Já os jogadores são um alvo muito mais fácil, porque não "têm voz", comem e calam, são "rotativos". Errado!
Chegado a este ponto, será BdC capaz de levar ao limte a irracionalidade (como fez com MS), e vender Patrício, William (e por aí fora)?
Sim, ele não terá qualquer problema em dizimar o plantel. Quem o vai o impedir?
Se os sportinguistas não o tirarem do clube nos próximos vezes guardem este texto, pois tenho a certeza quase absoluta que é isso que irá acontecer, e que as vendas vai tentar ir buscar um ou dois "Jesuses" com salários faraónicos para calar os adeptos.
Ou sai BdC, ou será implementada uma política de terra queimada no plantel.
Há, de facto, algo que nos distingue do Benfica e do Porto: os seus adeptos, mesmo com os seus clubes dirigidos por traficantes de droga e fornecedores de fruta a árbitros, jamais seriam capazes de tratar os seus presidentes como fizeram os educados e elitistas adeptos do Sporting. Jamais seriam capazes de insultar os maiores dignitários dos seus clubes. Nesses clubes, independentemente das situações, os adeptos apoiam e fazem tudo por pessoas que não valem um décimo do nosso, em termos de esforço, dedicação, devoção e seriedade. Sim, é um homem imperfeito, mas é o Presidente do Sporting Clube de Portugal, eleito democraticamente e que, com erros à mistura, tudo tem feito para levantar um clube que se encontrava moribundo. À falta de memória, junta-se agora a ingratidão e a má educação. Como disse alguém, os piores inimigos do Sporting são, de facto, os Sportinguistas!
ResponderEliminarhilariante. bruno, és tu?
Eliminarinfelizmente ele controlas as claques e a assembleia geral. ISto so vai la com eleicoes. Uma vergonha para quem gosta do clube. Fez um bom trabalho e defendeu muito o clube mas os ultimos 2 anos.. perdeu-se.. emocionalmente e muito destruiu a imagem do clube..
ResponderEliminarAgradeco o que bom de fez.. mas tem de sair e nao voltar..