terça-feira, 10 de abril de 2018

Foram os 90% que te lixaram, Bruno…

O Fim do Brunismo...

Bruno "morreu". Mas, como se verá a seguir, vai tentar levar o SCP para a penumbra com ele. Porquê? Porque na realidade o que sempre lhe interessou foi o seu próprio triunfo. Claro que só o conseguiria caso o Sporting, nomeadamente o futebol profissional, a mola real do clube, triunfasse… Nessa ânsia, deitou sempre tudo a perder… Com actos e declarações bombásticas, as quais, quase sempre prejudicavam e desestabilizavam o plantel do Sporting ao aumentar a pressão sobre este e, simultaneamente, ao espicaçar adversários, provocando reacções briosas nestes… Um erro sempre repetido. À exaustão. Tinha (e mantenho) amigos de longos anos de luta "anti-croquete", que o apoiavam incondicionalmente. Muitos concordavam com a “truculência” da personalidade, mas respeitavam e louvavam o decisor, o “gestor”… O maior erro foi esse, eu jamais acreditei e jamais acreditarei que um mau carácter, alguém que mente, manipula, intoxica de forma a ficar sempre por cima, seja um bom gestor, nomeadamente de recursos humanos. A um líder, perdoa-se que se engane numa decisão, mas não se perdoa a falta de carácter. Um líder desaparece nas alturas do triunfo colectivo, e dá a cara, responsabilizando-se pelos seus na hora da derrota. BdC fez sempre exactamente o contrário…

Esta ultima sucessão de decisões “à la Bruno” que ditaram o seu fim, não foram um caso isolado, não! São fruto de um padrão comportamental que manifestou desde sempre, mas que se acentuou após a sua estrondosa vitória eleitoral em Março de 2017. BdC convenceu-se, ainda mais, que podia exercer o cargo de forma déspota. Ele convenceu-se, de ser o Rei-sol… a quem tudo lhe era permitido. Enganou-se… Os 90% derreteram-se … Após ter sido, finamente, desmascarado, sem apelo nem agravo. Espanta-me, aqueles que antes sempre o apoiaram, até nas situações mais absurdas, e que agora o condenam tão veementemente: esquecem as incontáveis atitudes irreflectidas, d egocentrismo inerente, o oportunismo latente que ele sempre manifestou.

O que aconteceu então de diferente, desta vez? A reacção publica de (praticamente) todo um plantel. Farto de serem usados, os futebolistas profissionais do SCP manifestaram-se publicamente, após Madrid. Por fim… Recorde-se que Bruno de Carvalho já havia admoestado publicamente os jogadores noutras ocasiões… Que me lembre, após derrota em Guimarães e Chaves para a Liga, e com aqueles albaneses para a CL. Isto para não falar das posições contra equipa B e outras equipas das modalidades (Hóquei em Patins, Futsal?????, Andebol, etc, etc)… Não obstante ter sido alvo de criticas, mais ou menos veladas, por essas reacções extemporâneas, Bruno não quis aceitar, como aliás, nunca aceitou escutar quem o criticava, fosse qula fosse a matéria ou o tema em causa… Julgava-se infalível, lá está, no seu complexo de “Deus-sol”.

Alguém com um pingo de bom senso e equilíbrio mental, teria conhecimento de uma das regras mais básicas e sagradas da liderança: criticar os seus súbditos em privado e elogiá-los em publico… BdC, mais uma vez, foi useiro e vezeiro, em proceder exactamente de forma contrária, aparecia para recolher louros nas vitórias (ridícula a volta olímpica em Alvalade após eliminação de um adversário de escalão inferior em eliminatória da Taça de Portugal, no que foi talvez o ex-libris da falta de sentido de ridículo), e expunha os atletas à opinião pública nas más situações. Como aconteceu na génese de toda este episódio final.

Foi, portanto, o deflagrar publico, de um mal-estar prolongado e latente, que tornou clara, a falta de capacidade de liderança de uma pessoa que, para além de graves lacunas no seu carácter pessoal, também se revelou um flop na gestão humana e desportiva. Resumindo, este é apenas mais um caso que prova a impossibilidade de fazer de um mau carácter, um bom líder.

Espero por novas eleições e aguardo que, para bem da nação leonina, o próximo líder do Sporting, não deixe de continuar a pugnar pelas lutas justas em que o Sporting se embrenhou, e que Bruno de Carvalho também se bateu (apesar de não ter sido pioneiro, como tantas vezes quis dar a entender). Temos muitas batalhas para combater, mas que o faça de forma inteligente, incisiva e polida. Que finalmente arregimente as tropas. Que se reuna de uma equipa sólida que o apoie, que o aconselhe e que a ESCUTE. Que não use o falhanço dos seus antecessores para justificar as suas eventuais falhas. Que não divida para reinar: que não estimule o ódio entre “facções”… No fundo que exerça uma liderança forte, promovendo a imagem do Sporting, dos seus atletas e não a sua própria imagem… Que seja alguém com bom senso, lutador, bravo, leonino, mas educado. Essas características podem (e devem) existir em simultâneo. A cultura do Sporting assim o exige e na nossa História existem sobejos exemplos disso mesmo. Farto de pseudo salvadores e de homens providenciais...

Por fim, uma palavra ao plantel: aproveitem toda esta confusão e provem, a todos, que vocês não são maus profissionais. Só há uma forma de o fazer: dar tudo. Comer a relva. Esfarraparem-se e, se a sorte não for arredia, com a vossa qualidade, ainda damos a volta por cima. Acabo com idioma futebolês: “não atirem a toalha ao chão” e lutem. Sejam felizes e façam-nos felizes.

Esforço, dedicação, devoção e glória - Eis o Sporting Clube de Portugal!

27 comentários:

  1. O nivel deste blog é igual a qualquer revista maria. Fotos muito bem escolha sim senhor. Atacar o Sporting sempre por aqui. Já agora já escolheram o gajo que vao apresentar como oposição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido. tento sempre escolher a(s) foto(s) que melhor retrata(m) a realidade.

      Eliminar
  2. "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

    Um traste é um traste!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem Virgílio. Não vou fingir que isto me desilude ou apoquenta (pelo contrário, acho graça) mas muito bem. Completamente de acordo em todos os capítulos.
    Espero só que Jorge Jesus não saia com o Bruno. Uma esperança vã porque com ou sem Bruno o mestre sairá. É pena porque ele tem / teria ainda muito a dar ao Sporting. Nomeadamente, títulos. Títulos atrás de títulos. E mais títulos. Só neste Sporting é que um treinador como Jorge Jesus coxeia. É criminoso (sem exagero).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM; tb gostaria que JJ continuasse, noutro contexto, um que lhe permitisse trabalhar com outras condições de estabilidade e inteligência emocional... Um Abç.

      Eliminar
    2. Sim Virgílio, e no primeiro ano mostrou logo ao que vinha. E nos 2º e 3º (Liga dos Campeões) quando no meio dessas / destas épocas mais ou menos sofridas se percebe que aqueles tempos em que o Sporting ia jogar ao Dragão ou à Luz derrotado à partida com Jesus não existem. Mas uma coisa é potencial (coisa bem real) e outra é ver a sua expressão. Passado o 1º ano em que ele entra em Alvalade de cabeça limpa e bate recordes atrás de recordes, milagre seria que não se deixasse contagiar pelo cancro envolvente. Figurativamente Bruno de Carvalho é um cancro. Sobre isso não existem dúvidas. E claro isto não significa que ele (Jorge Jesus) faça tudo bem. Dos melhores aos piores todos (sem excepção) erram, não significando tal que os piores consigam (saibam) emular aquilo que os melhores por oferecem ...

      Eliminar
  4. É basicamente isto que escreve. Contudo pergunto ao autor do texto se não estará demasiado optimista ao afirmar que este é o fim de BdC? É que as tropas já se estão a arregimentar para a AG, já existe uma atenuante a ser cozinhada (o "burnout") e os assobios estão a afinar-se para se atirarem à equipa na eventualidade de um desaire na 5ª feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vasco Branco... Não tenho qualquer dúvida que é o principio do fim do brunismo, mas tb sei, como alías deixo implicito no post, que BdC (e sus muchcachos) tudo irão fazer para se manterem agarrado(s) ao tacho... Afinal, até o próprio BdC tem noção de que "ng lhe dará emprego qd sair do Sporting", mt menos a ganhar os milhares de euros que aufere... Vai ser um processo feio, à imagem que ele sempre projectou nos seus discursos... Só não sei qt tempo demorará e até qd ele, e os seus, conseguiram aguentar. Entretanto o Sporting que se lixe... Querem lá eles saber desse pormenor chamado SCP!

      Só mais uma nota: caso ele não saia antes do inicio da próxima pré-época, o actual plantel vai ser dizimado, e a instabilidade irá transpor-se para a época 2018/129, ficando também a próxima época em causa.

      SL.

      Eliminar
    2. "...mas tb sei, como alías deixo implicito no post, que BdC (e sus muchcachos) tudo irão fazer para se manterem agarrado(s) ao tacho..."

      A questão é mesmo essa Virgílio. E é a única razão que os prende a todos tanto ao SCP. Amam todos muito o SCP, cheio de dificuldades financeiras e só o Bruninho, com cartões e prémios de jogo(?!) leva mais de 25 Mil euros para casa todos os meses!!! Ou seja vinte vezes mais com que algum dia sonhou ou… ganhou! E como o Virgílio diz e muito bem, realidade extensível aos seus muchachos. Agora fala-se muito de um Carlos Vieira e do puto DD mas quem é o Carlos Vieira ou o puto e o que é que faziam antes do Sporting? Até JEB - que nunca passou de mais um testa de ferro do Ricciardi depois da golpada a Dias da Cunha depois da 2ª final europeia da história de um Clube mais que centenário - teve o pudor de baixar o ordenado com que vinha do Banco. O próprio Madeira Rodrigues já propôs algo que faz todo o sentido para avaliarmos melhor o grande amor de cada um a um Clube com tantas dificuldades financeiras. Devia ser imperativo a apresentação da última declaração do IRS a todos os candidatos aos órgãos sociais. E enquanto o clube controlar a SAD, idem na Sociedade Comercial. Para percebermos melhor tanto amor ao SCP! Mas alguém acredita que nesta altura ainda há alguém de bem que consiga apoiar o maior traste que já passou no SCP? O que há uma série de interesses que não convém perder. E falo de vencimentos chorudos e outras fontes de rendimento como falo de alguns "notáveis" que nunca souberam o que é ter coluna vertebral. É preciso é continuar a ter acesso à Tribuna. Seja com quem for. É o SCP!

      Eliminar
    3. E só para vermos bem ao ponto a que o SCP chegou, duas das maiores referências leoninas destes trastes são o Fernando Mendes e o Futre. Dois mortos de fome que assim que puderam cuspiram no SCP. Mas esta gente tem alguma noção do que é o SCP? E tão mal que se tratam as verdadeiras grandes referências do desporto em Portugal! Com tantos atletas que engrandeceram tanto a história do SCP e as vitrines do Museu alguém se lembrava do Fernando Mendes ou do Futre?

      Eliminar
    4. Uma coisa tenho para mim certa. É que os sócios não querem o regresso ao Sporting pré-Bruno de JEB e Godinho Lopes. Por isso pegando no que diz o comentar anónimo acrescento, quem era Pedro Madeira Rodrigues antes de se ter candidatado ao Sporting? Se a escolha é entre brunismo e alguém como PMR, então mais vale fechar as portas. Espero, por isso, que eventuais candidaturas que surjam consigam contribuir para a união dos associado que a meu ver, é essencial ao Sporting. Embora nomes isolado por si só não façam nada ocorrem-me assim de repente dois nomes: João Benedito e Rogério Alves.

      Eliminar
    5. Eu não conheço PMR de lado nenhum mas pelos vistos era alguém com trabalho. Eu até diria, com um trabalho sério. O que em relação ao Bruninho já era um grande upgrade. Porque quando se chega aos 40 anos a viver do vento ou pior, de expedientes, não é preciso dizer mais nada.

      Eliminar
    6. Para chulos já tínhamos o Mustafá! Que é outra coisa engraçada no futebol português. Mas andamos todos a atirar pedras uns aos outros.

      Eliminar
  5. "
    Por fim, uma palavra ao plantel: aproveitem toda esta confusão e provem, a todos, que vocês não são maus profissionais. Só há uma forma de o fazer: dar tudo. Comer a relva. Esfarraparem-se e, se a sorte não for arredia, com a vossa qualidade, ainda damos a volta por cima. Acabo com idioma futebolês: “não atirem a toalha ao chão” e lutem. Sejam felizes e façam-nos felizes.
    "
    Nao e' isso que se exige desde o primeiro dia? Te-lo-ao feito? Nao me parece...
    Nesta historia nao ha' inocentes, apenas uma vitima...o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é isso que se exige... Mas mais ainda agora. Pq têm algo a provar, pelo menos a alguns adeptos / sócios que estão de acordo com BdC qd este insinuou falta de profissionalismo de alguns jogadores... tentando induzir na percepção geral que os erros cometidos no jogo de Madrid foram provocados por falta de brio ou atitude profissional. Não me incluo nesse lote. Cps e SL!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  6. Este comentário por leitor foi removido involutariamente, as minhas desculpas:
    Não parece? Eu nunca ouvi o Jesus com 40 anos de futebol queixar-se de atitude dos jogadores. E eu não sou propriamente um fã de Jesus mas se há alguém que sabe alguma coisa de futebol neste Sporting... E vem agora um aldrabão doente, que entre muitas outros problemas, nunca soube gerir expectativas ou lidar com as frustrações à posterióri, tentar justificar as suas próprias incompetências com os outros... O rendimento dos jogadores tem a ver com muita coisa, entre elas o comportamento de quem nunca se soube comportar. Já dizia o Nani, quem não sabe perder...

    ResponderEliminar
  7. Texto muito bem escrito!
    Bruno achou-se dono do clube, faz o que quer com a gala, acha que um presidente faz o que bem entender e acha que tem um conjunto de “carneiros”, os sócios, que seguem fielmente tudo o que ele fizer e decidir.
    Só que ele não é o dono do clube. O clube é dos sócios.
    Incrível como alguns podem achar que ele ainda é a solução para presidente, depois do completo “divórcio” com a equipa de futebol, de só se preocupar consigo a emitir um comunicado 2 horas de dum jogo! Agradeço o trabalho, mas está na altura de sair.

    ResponderEliminar
  8. Que patético! A rábula da dor nas costas para fugir aos assobios, é mesmo de uma mente doente.
    Por isso, o dr Eduardo Frankenstein deve ter razão. Meta baixa ou licença de parto.
    O papel de coitadinho fica-lhe mal. Não fosse ele o autor do maior número de insultos alguma vez vistos contra tudo e todos, até a sócios do clube.
    Os 90% deram-lhe a ilusão de que o Sporting era ele, dado tratar-se de um doente mental. Correu mal e vai perder o tacho. Que pena!

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, Virgilio.
    Excelente texto.

    Espero que tenha razão, apesar de eu ter ainda medo das tropas agarradas ao tacho, das tropas que vão atirar abaixo qualquer um que apareça, as tropas que vão sempre dizer o bruno ou o caos... pessoas cegas pelo Bruno e não como nós pessoas cegas pelo Sporting!!!

    O Sporting não merece isto, nós não merecemos isto, mas este homem é um caso de estudo, porque já vejo gente a mudar a opinião e a pensar que é melhor ele ficar.

    Fique orgulhoso pelo que vivemos Domingo em Alvalade, foi um grande dia de Sporting e um dia em que fomos Sporting!

    ResponderEliminar
  10. Muito bem Virgilio! Era minha intenção escrever sobre este tema - os 90% - mas duvido que o fizesse tão bem. Na verdade não foi a confiança dos 90% que esteve mal, foi BDC que não percebeu que isso era uma responsabilização e não uuma entronização para reinar de forma absolutista.

    A verdade é que agora estamos emergidos numa grande confusão da qual não será fácil nem rápido de sair.

    ResponderEliminar
  11. Penso que ainda é cedo para se fazer a festa do pós-BdC.

    A possibilidade de ficar é real, até a mais provável.

    Não sei se será doença ou não, mas de facto o que aconteceu depois de Madrid foi excessivo.

    Não sei se os jogadores também estão doentes, por terem decidido mostrar o desagrado através das redes sociais.

    A ruptura total parece o único caminho, mas não é.

    Talvez o Presidente precise mesmo de um tempo de repouso, para voltar com as mesmas "ganas", pois as forças que ele combate não desaparecem com ele.

    Para já o essencial é que a equipa continue a ganhar.

    Seja pelo orgulho ferido, seja pelo símbolo que carregam ao peito.


    Salgas

    ResponderEliminar
  12. Concordo Salgas!!!

    Até acho que...alguém vai apanhar as canas de foguete.

    SL

    ResponderEliminar
  13. É óbvio que se vai agarrar ao tacho, não fosse ele um oportunista que viu uma oportunidade de ouro para se encher à conta do Sporting. Não percebeu ainda que tocou a finados e não há malabarismo que lhe valha agora. É apenas uma questão de semanas ou meses.
    O prolongado estado de graça terminou. Venha de lá uma auditoria.
    Para os que foram no conto do vigário, resta-lhes pedir uma audiência ao Papa Chico.

    ResponderEliminar
  14. O Sporting tem sempre a capacidade de me surpreender, aliás as minha paixões desportivas são um manancial de surpresas e factos inéditos desportivos, p.ex. no defeso 15/16 o recém eleito Presidente da Académica anunciava que iria recorrer ao despedimento colectivo do plantel... surpreendente e inédito ou talvez não, ainda não estamos em Maio/Junho de 2018.

    Houve um momento, ali pelo final da Presidência de Godinho Lopes que temi por um vazio de poder no Sporting. Bruno Carvalho curou-me desse problema, ele e os seus amigos com bom senso, lutadores, bravos, leoninos, mas educados, de Pereira Cristóvão a Madeira Rodrigues, de Severino a Barbosa, todos ladram leoninamente como hienas, mas educados claro, nem um pum que até o seu cu é santo.

    A direcção perfeita para o futuro está encontrada, basta ler caixas de comentário dos blogs nos últimos meses/anos, a saber:

    Presidente: Anónimo
    Vice-Presidentes: Anónimo e Anónimo
    Vogais: Anónimo, Anónimo, Anónimo, Anónimo, Anónimo, Anónimo e Anónimo.

    Agora sim ninguém nos agarra!!!! Agora sim é tudo gente boa!!!!

    O Vale e Azevedo de Alvalade tem os seus dias contados, ao sair vergado do Sporting terá a Policia do Facebook a sua espera para o deter numa cela escura da cloud, nunca mais partilhará uma foto, um meme ou uma citação. Ele que vá lá para o da sua Joana. Estão a ver, estão a ver, dirão os que foram presididos pelo Vale e Azevedo original, são todos iguais, até a policia do Facebook o prendeu! Criminoso!!!! Ousou dizer o nome da Instituição em vão!!!! Satanás!!!!

    Entretanto no Sporting, "Quem manda somos nós" gritam os Anónimos!

    Aparentemente neste momento o poder está no relvado, coitados, não sabem eles que o poder é dos Anónimos!!! O quanto vai ser efémera (mas valio$$$$a) a sua glória.

    Eu sei do que eles gostavam, mas nunca viram, era vaiar os nossos adversários como vaiamos Presidentes, talvez até com cabeçudos a passear pela superior, era vaiar adversários como vaiamos a nossa equipa quando o jogo não corre de feição, ou um Ruiz qualquer falha de baliza aberta, era vaiar o adversário como vaiámos, o Patricio, o Barbosa, o Adrien, o Miguel Garcia, o Farnerud, o Polga, o Semedo, o Petrovic, o Markovic, o Djálo, e já agora, o Bento, o Peseiro, o Robson, o Inácio... meu deus olha do que te estás a safar (até ver porque um Anónimo nunca esquece) Jorge.

    Com o surrealismo instalado em Alvalade só falta sermos campeões em Maio para tudo isto fazer algum sentido, isso ou António Oliveira suceder a Bruno Carvalho, adaptando as suas palavras:

    Por cada Surrealismo que cair outro se levantará, eis o Sporting!
    Viva o Sporting!!! Avante Anónimos!!!

    ResponderEliminar
  15. 80 milhões para pagar este ano.. tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (108) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (13) Bruno Fernandes (2) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (9) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (43) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (3) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (9) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (2) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (5) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (46) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (2) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)