segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Da acumulação de enormes prejuízos

Clique para aumentar
O relatório e contas relativo ao primeiro trimestre do exercício de 2012/13 revelou um prejuízo superior a 7 milhões de euros, juntando-se a uma série de resultados semelhantes anteriores. 
Não faltarão análises de mais ou reputados economistas que não nos dirão mais do que óbvio e que qualquer um de nós já há muito tempo percebeu: São obviamente preocupantes estes resultados económicos, porque não são excepcionais, antes são uma regra cada vez mais viciosa.

Não creio que o diagnóstico dos versados nas matérias de economia e finanças seja dispensável, eles possuem um conhecimento necessário e imprescindível, mas apenas complementar à gestão do "negócio" do Sporting Clube de Portugal: a competição desportiva. Os prejuízos económico-financeiros são a consequência inevitável da ausência de resultados desportivos e, quando conhecidos em simultâneo com os lucros dos nossos concorrentes, mesmo que de circunstância, agravam ainda mais o sentimento de frustração no seio da família Sportinguista.

É verdade que as contas de praticamente todas as SAD´s são motivo de preocupação,ou deviam sê-lo, dos adeptos dos respectivos clubes. As da nossa SAD são muito pior do que isso, reflectem em cada cêntimo as angústias, as desilusões e as amarguras que cada Sportinguista experimenta há algum tempo, demasiado tempo. Os maiores prejuízos não são os que se registam nos livros de contabilidade, são os que se cravam na alma e no ânimo dos Sportinguistas.

A conjunção de maus resultados desportivos e financeiros aprofunda em muitos a ideia, dentro e fora do clube, que não somos mais tão grandes como eles e isso tem custos. Os económicos, mais fáceis de contabilizar no imediato pela perda de receitas, e todos os outros que resultam na deserção de muitos. Este sim é um problema, porque a grandeza de um clube não se mede apenas pelo momento circunstancial ou pela sua história, afere-se pelo número de adeptos e pela transversalidade da sua influência no universo em que insere. Por isso, talvez como nunca, todos são preciosos e é nos piores momentos que se testa a saúde e grandeza de uma instituição. 

Os que gostam de proclamar o seu "grande amor" pelo Sporting podem, devem dar-lhe nestes momentos a dimensão prática indispensável  - dentro do possível tornarem-se sócios ou pelo menos acompanhar os jogos, etc - ou podem refugiar-ser nas desculpas de ocasião. Há dias, quando se lembrava o exemplo do Dortmund, que praticamente renasceu, alguém acrescentou aqui um dado importante: o clube alemão manteve-se grande porque os seus adeptos, nos piores momentos, não abandonaram o clube (o estádio continuou a registar grande afluência) e foi por isso que assim conseguiu inverter o destino menor que muitos lhe agoiraram.
 

Não sei se nos merecem crédito os relatos saídos na comunicação social da última reunião do Conselho Leonino.  Alguns deles reportavam até actos de conselheiros que nem estiveram presentes. Por outro lado também não deixei de notar a auto-promoção que alguns dos seus elementos não conseguiram evitar, provavelmente os mesmos que depois se queixam que no Sporting tudo se sabe... Mas dessa reunião preocupa-me o enfoque novamente dado à questão financeira que, aparentemente, pouco se tenha falado da vertente desportiva. 

Não que não me preocupe a palavra "prejuízo" que aparece a cada relatório trimestral. Mas preocupa-me mais deixar de haver referência ao plano pré-anunciado e que a imagem do post faz referência. Vai haver alteração da estratégia?

E preocupa-me também que, neste relatório e nos ecos do Conselho Leonino,  pouco se fale do que será feito para reconstituir o Departamento de Futebol, que se continue a faltar a uma promessa que considero crucial, a definição de um organigrama.

Talvez Godinho Lopes (e esta direcção) não tenha ainda percebido o essencial: os que querem apenas manter a panela de água a ferver, como o vêm fazendo desde o dia 26 de Março, encontrarão sempre razões e meios para o fazerem. 
A maior parte dos Sportinguistas não se preocupa com as contas mas com os resultados desportivos e com razão: Não apenas por motivos tão prosaicos como de de poderem enfrentar as segundas-feiras no trabalho, mas porque são os bons resultados que promovem os jogadores, que assim promovem os bons negócios, e que trazem , se não os investidores, pelo menos os patrocinadores. E é por aí que se transformam prejuízos em lucro.
No panorama desportivo, há já muito pouco a fazer esta época, que não seja restaurar o orgulho leonino a cada jogo. Mas há muito a fazer pelo futuro e, nesse sentido, há muito trabalho pela frente. Espero por isso que a direcção esteja mais atenta aos sinais da sua equipa de futebol (está o novo treinador a perceber os problemas e a criar soluções?...), a perceber o que é necessário para tornar finalmente o departamento de futebol estanque e profissional e menos aprisionada pelo medo da sua própria sobrevivência. Porque aí já depende muito pouco de si mesma, mas sobretudo dos resultados...

11 comentários:

  1. Pois mas no caso do Dortmund a recuperação só começou quando se afastou que tanto prejuizo fez ao clube. Só quando entrou uma nova direcção com novas ideias é que a coisa foi para frente.

    No Sporting, ao contrario, vai se premiando quem nos trouxe a este estado.

    Duvido muito que quem nos colocou nesta situação seja que nos tire dela.

    ResponderEliminar
  2. Mais um comentário daqueles que querem enterrar o nosso clube.Nesta nesta altura em que é preciso apoio a todos os níveis ,temos esta conversa, Mas estes indivíduos são apoiantes de BdC?E BdC quer o fim do Sporting,?Porque parece!!

    ResponderEliminar
  3. Enquanto esta mentalidade seguidista estiver instalada no SCP o clube não sai da cepa torta.Eleições o mais depressa possível antes que a destruição seja inevitável!

    ResponderEliminar
  4. Ó anónimo não é mentalidade seguidista,é ser Sporting,sabe o que é isso?
    E devia era estar era preocupado em apoiar o clube quando ele precisa.
    E diga-nos quem é afinal o seu candidato ,quem é esse ser miraculoso.Se voltar a intervir diga-nos quem é o seu candidato.

    ResponderEliminar
  5. Mas existiu algum candidato com propostas diferentes da actual direção nas últimas eleições? Eventualmente, Sérgio Abrantes Mendes, que talvez por não prometer Fundos e Mundos, mais um Van-treinador tenha tido o resultado eleitoral que teve.

    Se o Sporting quer crescer, desportiva e financeiramente, precisa de um duplicar o seu orçamento, tudo o resto é insuficiente seja lá quem for o Presidente, o treinador, etc.

    ResponderEliminar
  6. Lá estão vocês com o fantasma BdC, por acaso o anónimo das 12.40 alguma vez referiu o nome dele?

    Percebam de uma vez, quem quer eleições antecipadas, quer porque não vê futuro ccm esta direcção, ou então vê um futuro ainda mais negro. Ou acham que só quem apoia BdC quer eleições antecipadas?

    ResponderEliminar
  7. A grande diferença entre Luis Filipe Vieira e Godinho Lopes é que, enquanto LFV despresa completamente os "notáveis" (a quem chama papagaios), já GL convidou alguns "notáveis" para um almoço.
    Assim não vamos a lado nenhum, com um Presidente rodeado por cigarras.
    Um dos grandes problemas dos prejuízos acumulados é que o Sporting não consegue vender um único jopgador em condições.
    Ou vende mal ou só consegue emprestar.
    Se compararmos o valor das vendas de jogadores pelo Porto e pelo Benfica, logo se vê a baixa qualidade dos "gestores" do Departamento de futebol do Sporting.
    Para além de não serem cuidadosos nos contratos, que salvaguardem adequadamente os nossos interesses (veja-se o caso de Djaló, que foi parar ao Benfica de borla).

    DUARTE

    ResponderEliminar
  8. Para além de que o "castigo" do Record pela manipulação da imagem do Wolfswinkel, com o intuíto claro de tentar que as instâncias do futebol castigassem o jogador, foi uma entrevista exclusiva com o Vercauteren. Temos uma "liderança" do caneco. E depois choram que os dirigentes são insultados e humilhados. Por acaso impõem respeito a alguém?

    ResponderEliminar
  9. Acrescentava um ponto ao post: muitos dos que mantêm a panela a ferver estão dentro do seio da Direção! Alias, acrescentaria que a panela tem fervido mais dentro do CD do que em qualquer outro lugar. Desde 26 de Março...Esse é o maior dos problemas. Roma não paga a traidores? Se calhar até tem pago...

    Já agora uma outra questão: O que acontecerá a partir de Fevereiro quando os Bancos poderem converter as VMOCs em ações? É que parece que a tal operação que permiria ao Clube manter a maioria de ações na SAD tem de ser aprovada pelos bancos...

    ResponderEliminar
  10. A nível desportivo a qualificação para a champions é essencial trazendo contrapartidas financeiras! Agora acho que tem de ser a equipa a chamar os adeptos(boa oportunidade no jogo contra o slb-uma goleada das antigas ajudava muito) o ano passado batemos o recorde de assistências !

    ResponderEliminar
  11. E muito bem colocada a questão da militância nos maus momentos.É nestas alturas que o clube mais precisa de nós,mas também é indiscutível que o insucesso desportivo afasta sempre adeptos,sendo em Portugal muito visível.

    Acontece a todos e uma direcção tem que ter um plano B para estes momentos.
    Temos também que separar as questões directivas das desportivas.
    Não podemos deixar de apoiar a equipa porque não gostamos do presidente.
    Os jogos decorrem continuamente,no campo,as questões directivas debatem-se nas assembleias, nas campanhas eleitorais,etc.

    Quanto ao projecto de GL, o insucesso está a prejudicá-lo mas esta é uma situação que pode ocorrer no desporto e têm que estar preparados para ela.

    Quero acreditar que a gestão considerou este cenário e tem um plano de actuação.
    Também gostava que a reestruturação da SAD já estivesse concluída.
    Se o plano é contratar um Manager então façam-no para ...ontem.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)