sábado, 8 de dezembro de 2012

Da infelicidade e incompetência à bovinidade

2 notas breves sobre dois temas que não podem ser deixados passar em claro: 

1- a forma como o Sporting conduziu os acontecimentos relacionados com o adiamento do jogo da Liga Europa e o consequente agendamento do derby.

2- a reclamação apresentada junto da Liga de Clubes por causa dos comentários de um delegado da Liga, de seu nome Jorge Vacas, no Facebook.

O Sporting e o agendamento do derby
Sem necessidade de me desdizer relativamente o post anterior, é claro que a SAD do Sporting não conduziu bem este processo. Apesar de continuar a pensar que o regulamento é absurdo e sujeito a várias interpretações, o Sporting não só não devia ter invocado o regulamento errado - as competições internacionais -  como não não podia fazer afirmações que estava seguro de não poder cumprir, tais como "não estando cumpridas as 72 horas regulamentares, o Sporting não jogará segunda-feira à hora que estava inicialmente aprazada para o início do 'derby". 

O Sporting poderia ter dito apenas  ao invés de ter reagido de forma impensada e quase sanguínea,  que iria tomar uma posição relativamente à matéria, depois de consultados os regulamentos e até a Liga. Com isso evitaria ter falado grosso e agora piar fininho.  Espero que a lição tenha sido aprendida. Erros todos cometem, só os incapazes os repetem. 

Do que isso resulta para a vida interna do clube, cada um que faça o seu próprio juízo. A mim preocupa-me que a imagem pública do Sporting saia fragilizada, como é comum sempre que alguém ou alguma instituição que nos é querida não está à altura das suas responsabilidades e pergaminhos. Mas também porque, ao proceder desta forma, o Sporting fica numa posição de fragilidade para exigir às demais instituições com quem tem que interagir - clubes, associações, sindicatos, Liga e FPF - rigor e assertividade que não pratica.

Mas há que ter bem presente o seguinte: com isto o Sporting prejudica-se apenas e só a si mesmo. Essa contabilidade, de perdas e danos, deve ser executada em devido tempo e no local apropriado pelos sócios do Sporting. Não se justifica por isso a veemência - ou devia dizer a violência? - de algumas análises feitas sobre o tema, em particular a de Luís Sobral, MaisFutebol. Onde estava e o que disse este senhor sobre os graves problemas que de há muito inquinam a indústria do futebol? Ou conhece-se-lhe tanta indignação nos erros cometidos aqui e ali, que são muitos e até mais graves, dos nossos rivais e adversários?

Vacas há muitas, mas nem a todas vemos os cornos
Um tal Jorge Vacas terá escrito no seu mural do Facebook algo como isto: «Cabecinhas pensadoras. Sporting faz as contas e prefere perder por falta de comparência (3-0), do que sujeitar-se a jogar e levar mais.» Até aqui nada de anormal, vemos todos os dias coisas semelhantes e por vezes até de maior gravidade e por vezes da autoria de Sportinguistas. Acontece porém que este senhor é delegado da Liga e tem por isso, entre outros deveres, o do recato e da isenção. 

A Liga, ao que parece, já decidiu suspender o seu colaborador mas, sem um registo do que tem sido a actividade deste senhor, interrogo-me se, face a esta "equidistância" relativamente ao Sporting - e em todo semelhante à postura do nosso "amigo" Luis Sobral - quantas vezes terá este "senhor" "ajudado" o Sporting.

Isto também nos remete para o papel dos delegados da Liga. Por comparação com o foco dado ao trabalho dos árbitros e assistentes, exercem funções em regime de quase clandestinidade  Têm, no entanto, a poder de interferir nas classificações dos árbitros e com isso decidir quem progride - e acede, por isso, às melhores alcavalas - e quem vê as suas ambições frustradas.

Quem os recruta, quem lhes outorga o poder que detêm e que escrutínio é feito do seu exercício ou até das suas habilitações para o cargo? 

Talvez um dia o Sr. Luis Sobral nos queira oferecer uma das suas crónicas sobre este e outros temas candentes que, pelas suas implicações, afecta não apenas o Sporting mas todo o futebol português.

25 comentários:

  1. O mais triste de tudo é que a suspensão do delegado do SLB, desculpem da Liga, só resulta da queixa apresentada pelo Sporting. Como se não houvesse motivos mais que suficientes para o fazer.
    Ficamos, mais uma vez, conotados como "queixinhas" quando nem sequer devia ser necessário fazê-lo.

    Mais uma vergonha deste Futebol Português.

    ResponderEliminar
  2. "Erros todos cometem, só os incapazes os repetem."

    O problema é que não aprendemos com os erros.

    Já estamos na parte dos incapazes.

    ResponderEliminar
  3. A fragilidade do Sporting deriva de estar em 8º,da continuada divisão interna,da instabilidade desportiva permanente,etc
    O comunicado é um "fait divers",mais nada.

    ResponderEliminar
  4. Porra

    Não deixamos o Sporting mesmo sossegado!!!!

    Tudo é objeto de julgamento por nós proprios.
    Até podemos ter razão.

    Mas a necessidade de estar sempre a apontar algo é extraordinária.

    Prolifera por aqui mt pseudo jornaleiro frustado por estar na profissão errada. Ou não.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem quer um ponto quer outro.

    Confesso que não gostei de ver o Sporting neste imbróglio mas também está longe de se justificar a raiva demonstrada pelo Vaca Sobral. Já o outro vaca, o Jorge deve ter arranjado maneira de não lhe pagarem as avenças uma vez que vai ficar uns tempos sem poder cumprir com o que lhe pediram.

    ResponderEliminar
  6. Ao PLF: "Nunca qualquer responsável do Clube ou da SAD fez declarações que indiciassem que o Sporting não jogaria esta partida, fosse em que data fosse", num comunicado oficial do Sporting cujo link curiosamente está inactivo neste momento na pagina do clube mas que pode ser lido aqui: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=792937. Ainda preciso de lhe fazer um desenho sobre quem ridiculariza o Sporting dia após dia??

    ResponderEliminar
  7. Ridiculo esse rol de comunicados do Sporting.

    Os dirigentes estão com medio do que pode acontecer e estão a tentar arranjar inimigos fora do Sporting, e para isso usou o pior caminho possivel.

    Que joguemos e façamos tudo para ganhar e enterrem de vez este assunto.

    Errar todos erram, insistir no erro só os incapazes, não é? Parece que que continuam a insistir no erro. São mesmo incapazes pelo que se vê.

    ResponderEliminar
  8. O comunicado está disponível aqui:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_futesclarecimentoscpxslb_081212_103187.asp

    ResponderEliminar
  9. Este ultimo comunicado diz que o Sporting nunca disse que não jogaria.

    È pena que se minta. Ou não foi o Pedro Sousa que esteve a dar estas declarações:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/sporting-derby-adiamento-benfica-comunicado/1400176-1456.html

    Esta gente anda completamente perdida, e em vez de esquecer isto ainda insiste na cagada que tem feito.

    Ainda dizem que aprendem com os erros, eles apenas e só são incompetentes.

    Já deve ser dificil defende-los.

    ResponderEliminar
  10. Estes comentários já começam a ser ridículos.São estas pessoas do Sporting?
    O que Pedro Sousa diz no vídeo é que em função da argumentação que estava a expor,o Sporting não jogaria à hora aprazada,nunca disse que não compareceria ao jogo em qualquer circunstância.São coisas muito diferentes.
    A argumentação não foi aceite pela liga,logo comparecem.
    Isto já está a parecer uma guerra de desinformação...feita por Sportinguistas?

    ResponderEliminar
  11. Oh 00h32: lol...lolol...lolololol!!!

    ResponderEliminar
  12. Grande argumento ó anónimo.Ia caindo da cadeira.
    E PST sabe o que quer dizer?
    Não queira saber.

    ResponderEliminar
  13. Anonimo das 00:32,

    Tão ridicula é a posição do Sporting como a tua desculpa para o que o P. Sousa disse.

    Não era mais facil dizer que errou?

    Força nisso...vão desculpando estas asneiras.

    Já não bastava o estado desastroso que nos colocaram desportivamente e financeiramente, ainda nos colocam ao ridiculo perante o pais todo.

    ResponderEliminar
  14. Este problema de adiamento/não adiamento já é velho no futebol português;era bom que esse fosse o maior problema..... Os vacas do burgo "mechem" em coisas mais importantes que decidem nos bastidores o destino de alguns clubes.Como alguém disse há mais sacanice para além da fruta..........

    ResponderEliminar
  15. Não se marca penalty contra o Porto.Mais um ontem.

    ResponderEliminar
  16. A bovinidade aplica-se muito bem ao boifica.

    O orelhudo presidente boifiquista fingiu que não (ou)viu o telefonema, porque não interessa ao boifica adiar o jogo.

    Voces é que costumam dar jeito aos boifiquistas.Chegaram até a adiar um jogo para uma 3ª feira, porque dava jeito ao boifica.

    Desde os tempos de salazar que é assim.Os boifiquistas dizem que o Sporting é fidalguia e viscondes, o que significa que os governantes e notáveis deste país sempre estiveram pelo Sporting e que o boifica, dizem eles, é o clube do povão.

    Se assim fosse através da história, seria o Sporting o protegido de salazar, a quem eusébio chamava padrinho e que coluna disse dias atrás que o regime tinha simpatia pelo boifica.

    Pois enquanto o boifica montava super equipas e vencia quase tudo, o Sporting o que ganhou?Nada de jeito, apenas o cantinho do Morais e meia dúzia de campeonatos!!!

    E quando o FCP está muito forte, mesmo muito forte, humilhando o orelhudo dentro do salão de festas do estádio da lucy, quem sempre aparece para sugerir almoços e conversas com o(s) vosso(s) presidente(s)?O orelhudo boifiquista!!!

    Já não basta a vassalagem na final da taça de 1980, onde haviam milhares de bandeiras e adeptos do Sporting a apoiarem os boifiquistas???

    Enquanto não aparecer um gajo na presidencia que tenha tomates para declarar guerra e falar grosso aos orelhudos e joões gabriéis vermelhudos, assim será a vossa sina, sempre a chorarem que foram roubados, mesmo que não sejam!!!

    ResponderEliminar
  17. Este RBN, este RBN... São os dois farinha do mesmo saco. A única diferença é que o teu parasidente controla o sistema e o orelhas anda a ver se o consegue fazer.

    ResponderEliminar
  18. Caro Sportinguista,
    E pedindo desde já desculpa ao(s) administrador(es) pela publicidade. Venho humildemente pedir uma troca de links com o “A Norte de Alvalade”. Já estão na nossa blogroll.
    - parasiempresporting.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Continuem a dizer que não se vai a lado nenhum com boicotes à comunicação social para continuarmos a ser gozados à força toda. Desta vez foi a TSF. E depois pensa que resolve a coisa com um pedido de desculpas esfarrapado... Enquanto estes senhores não se aperceberem da grandeza do Sporting e do seu importante contributo para pagar os ordenados dos que connosco gozam este regabofe vai continuar! Não temos de exigir comunicados por cada falta de respeito. Temos de agir, pura e simplesmente. Lá está, mas nós somos bons é a criticar os nossos. Tomar uma porra de uma iniciativa é que está quieto...

    ResponderEliminar
  20. "Espero que a lição tenha sido aprendida. Erros todos cometem, só os incapazes os repetem.". Concordo a 10000%... as 100 vezes adicionais são pelas 100 vezes em que esta direcção já provou a sua incompetência. Nesta e noutras mateiras. Mas para si e para o LMGM estão tudo "mais ou menos bem"

    Z

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Godinho Lopes está a destruir o Sporting.
    Foi, a meu ver, o pior presidente de sempre do Sporting, ainda muito pior que Bettemcourt.
    Caso ele continue teimosamente a "gerir" o clube, não sei o que irá acontecer ao Sporting.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que quem joga e treina não tem responsabilidades.

    ResponderEliminar
  24. Nem sequer que dirige e toma decisões.

    Se ao menos os adeptos fizessem mais força... malandros!!

    ResponderEliminar
  25. Sou Benfiquista mas subscrevo o teu post quase a 100%, se os delegados da Liga, não sabem as exigências da sua função deveriam deixar de o ser. Dito isto deveria ser levantado um processo disciplinar.

    Quanto ao diz que disse, apesar das mentiras do Farinha, eu ouvi na rádio essas declarações a dizer que o Sporting não se apresentaria e melhor fariam que tentassem a bem antes de falar para a imprensa resolver a contento a vontade de adiar do que colocarem logo a nota da exigência. Pior que isso um suposto especialista em direito do desporto deu uma grande prova de incompetência.

    A minha única divergência é quanto ao que os delegados da liga fazem. Eles são mais responsáveis por procedimentos administrativos e organizativos dos jogos (recolha de equipamentos para escolha, recolha e divulgação dos 11, etc. etc.) do que por classificações de árbitros, tarefa que cumpre aos observadores (muitos deles ex-árbitros).

    Quanto ao que esse portista zurrou, ele que conheça a história do clube dele e dos dirigentes antes de vir falar de fascismo ou de protecções do regime. Eu sei que actualmente dominam através da corrupção generalizada, mas convém não atirar para os outros. Uma sugestão, aprenda a história do estádio das antas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)