segunda-feira, 4 de março de 2013

Eleicões 2013 - O apoio da banca

Antes de ir um dos 3 temas que elegi para reflexão esta semana - O apoio da banca - o investidor -  a maioria do capital da SAD, uma nota para o sucedido na tribuna de Alvalade, durante o jogo de sábado. A indignação gerada pelo concerto de Paulo Baptista e expressa ao que parece por Paulo Abreu* merece uma nota de apreço e solidariedade. 

Sabemos há muito que isto - a divisão de poderes e benefícios entre SLB e FCP - não vai lá com silêncios, salamaleques ou meias palavras, antes tem que ser denunciada alto e a bom som e se preciso for, "resolvido lá fora", à moda antiga. E era o que mais faltava se, quando somos roubados na nossa própria casa, ante o fundador do sistema, não pudéssemos expressar a nossa indignação. Educação e cavalheirismo está reservado para uso entre iguais.

O apoio da banca
Um dos falsos problemas da campanha, a par do epíteto de "continuidade", designações que todos os candidatos fogem com mais horror que Maomé do toucinho. Ao contrário de "uma certa verdade instalada", a banca não é o inimigo. Se a situação financeira é a que é, essa responsabilidade deve ser assacada a quem procurou o financiamento. E esses são as sucessivas direcções, com o apoio da maioria dos sócios que, em sucessivas AG´s, ratificaram as decisões. Um dado importante que quase nunca entra nas contas.

Depois, e também ao contrário de "uma certa verdade instalada", os dois bancos envolvidos no "project finance" montado inicialmente para financiar a construção do estádio, (e posteriormente quase toda a actividade da SAD), têm sido particularmente benevolentes para com o Sporting. Em particular nos últimos tempos (e em especial o BES), em que o clube tem faltado, de forma quase sistemática, aos compromissos assumidos. Pudessem muitos portugueses beneficiar de igual benevolência das entidades bancárias credoras dos seus empréstimos à habitação.

De uma forma muito simples e clara não é obrigatório que o próximo presidente do Sporting tenha o apoio expresso destas entidades bancárias credoras em particular. Mas, como pessoa de bem que o clube tem de ser, tem obrigatoriamente que se entender com eles na forma de fazer face aos compromissos que assumiu. Isso tanto pode passar por uma negociação directa, aceitando e cumprindo as condições que saiam dessa negociação, como pela apresentação de uma garantia sobre o valor em divida ou o seu pagamento integral, via novo(s) financiadores. Estas duas últimas hipóteses só existem no campo teórico, como é bom de perceber, pois não é crível que se encontrem, na actual conjuntura, bancos capazes de meter o pescoço em tamanha guilhotina.

Face à situação económico-financeira do clube, a posição negocial do clube é muito frágil. Mas é também por causa dessa fragilidade que as entidades credoras serão obrigadas a sentar-se à mesa. E é nessa mesa de negociações que terão de demonstrar a abertura suficiente para tentar receber uma parte importante do que lhes devemos. Sem essa abertura poderão ter-se que contentar com muito pouco ou até quase nada. O problema, que é grande para nós, não é menor para os credores

A renegociação da dívida é quase inevitável e pena é que não tenha acontecido já. Aos bancos interessará muito pouco executar a dívida porque a gestão directa do negócio futebol não lhes interessa, ter um estádio muito menos (os terrenos e nada valem sem alteração do PDM) e o que os passes dos atletas que poderiam render esfumar-se-iam num cenário de ruptura.

Concluindo, o Sporting, (isto é nós, todos os sócios) tem um grande problema porque o clube, com os montantes em dívida, perdeu em larga medida a sua soberania. Hoje, e enquanto se mantiver a actual situação, o clube é muito mais dos credores do que nosso. Não ter o apoio ou não chegar a um entendimento sobre a forma de reverter esta situação pode ser ainda mais dramático do que a situação em si mesma. O resto é retórica e folclore que, no final do dia, não abate um cêntimo ao passivo. E este acumula juros todos os dias.

P.S.- LFV manifestou já a sua oposição a um perdão da dívida ao Sporting sem que o mesmo suceda em relação ao seu clube. Poderíamos entender isto como normal, dentro da normal concorrência do mercado. Mas para isso LFV terá que deixar de proclamar a excelência da sua gestão e juntar-se ao Sporting como um clube a necessitar de ajuda. Não que ele tenha vergonha, mas se a tivesse isto seria tão indecoroso como a Frau Merkel pedir um haircut da divida alemã em tudo idêntico ao que beneficiou a Grécia. Ou então a situação do SLB não é assim tão boa como a propagandeada.

--------------------------------------------------


*In Record

Não foi calmo nem pacífico o ambiente vivido na tribuna de honra de Alvalade durante o clássico entre o Sporting e o FC Porto. Os ânimos exaltaram-se e foi preciso, inclusivamente, a intervenção de seguranças de ambos os lados para evitar que as proporções dos incidentes fossem maiores.

O ponto mais crítico aconteceu já no final da partida e acabou por ter como principais intervenientes o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o ex-”vice” leonino, Paulo de Abreu que, de acordo com testemunhas oculares, “ultrapassaram todas as marcas verbais” sem, contudo, chegarem ao confronto físico.


Ao que apurámos, o ambiente era, de início, tenso, mas a cordialidade marcava a relação entre dirigentes de ambos os clubes. No entanto, com o decorrer do tempo e com o empate em campo a subsistir, o despique verbal intensificou-se. De tal forma que, já na segunda parte, foram constantes as “bocas” de um lado e do outro.


A tensão aquecia o ambiente, que escaldou já depois do apito final de Paulo Baptista. Pressentia-se que da agressão verbal ao confronto físico podia ser um pequeno passo. De tal forma que a certa altura já todos os principais responsáveis dos dois clubes estavam envolvidos no despique verbal.


Não surpreendeu, desta forma, que Paulo de Abreu e Pinto da Costa tivessem passado das marcas. Isto numa altura em que até o próprio presidente do Sporting, Godinho Lopes, teve de agarrar o pescoço de Reinaldo Teles para evitar males maiores.


Entre os dirigentes do Sporting estavam presentes, entre outros, Godinho Lopes, João Pedro Varandas, Pedro Cunha Ferreira e Ricardo Tomás, enquanto Pinto da Costa, sentado ao lado do homólogo leonino, Reinaldo Teles, Angelino Ferreira e Adelino Caldeira eram alguns dos elementos dos órgãos sociais do FC Porto presentes em Alvalade
.

5 comentários:

  1. O LFV anda a vender o seu peixe e teve algumas trutas ( Final da Chanpions e direitos televisivos), mas isso pode chegar para os seus fieis papalvos.
    Mas para os sportinguistas informados não chega.
    Porque há que contrair novo emprestimo obrigacionista de 80M para pagar o anterior de 40M + juros que está a vencer em breve. E se para ter melhores condições vale tudo, não devia valer atacar o clube vizinho com inverdades.
    Porque o SCP nunca disse que haveria perdão de divida; isso foram suposições de jornais, o que o SCP disse foi que iria haver uma reestruturação da divida.
    Já agora cuidado com os foguetes antes da festa, não vão as canas rebentar nas mãozinhas.
    Vem isto a proposito dos acordos televisivos e querer acabar com certos poderes.
    Veremos até que ponto a corda estica e por onde rebenta.
    Alguns julgam que têm muito poder; têm algum, mas talvez estejam um pouco equivocados.
    Vão fazer o historial de benesses aos clubes grandes e vão perceber quem foram os mais beneficiados.
    Nós no sporting não queremos beneficios, mas pelo menos não nos prejudiquem sempre, como ainda aconteceu sábado.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que é dito no post, excepto no desagravo que é feito ao BES. A animosidade de alguns sócios contra o BES (e que já não se vê contra outro banco credor, portanto nem se pode generalizar para "a banca") resulta de através de um seu administrador se ter imiscuido nas eleições e na gestão do clube. Além da presença de Ricciardi em vários conselhos fiscais, relembro que foi o BES quem reservou a sala de um hotel lisboeta para a apresentação da candidatura de JEB (logo, estava a patrocinar esse candidato). Passou de um mero parceiro de negócios a alguém que interveio directamente na gestão do clube, logo com responsabilidades na situação actual.

    O próximo presidente, seja ele quem for, irá ter de se sentar à mesa com os credores (e vice-versa) para negociar, no interesse de ambas as partes. Não quero é que o próximo presidente do Sporting seja mais um fantoche colocado na cadeira para (tentar) resolver os problemas do BES, mas sim que esteja lá para resolver os problemas do Sporting. Não estou com isto a dizer que Couceiro o seja, penso e espero bem que não.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting falha pagamentos à banca e a banca tolera? Até pode ser verdade, mas os juros e a dívida continuam a somar ou não?

    O Sporting é um cliente dos bancos e os clientes geram negócio. No caso dos bancos, as dívidas dos clientes são o negócio. Quanto maior a dívida, melhor, desde que se consiga cobrar.

    Os bancos são necessários.

    No caso do Sporting, há uma ligação permanente do BES às últimas -- e desastrosas -- presidências (do clube) e administrações (da SAD). Que mais não fizeram do que expandir o endividamento de forma que podemos apelidar de danosa ou pelo menos negligente. Esse é que é o problema dos adeptos com o BES.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)