quarta-feira, 27 de março de 2013

Perceber o porquê dos 4 milhões e a diferença entre um papagaio e um técnico

Segundo o que hoje é dito na comunicação social, o presidente Bruno de Carvalho antecipou a sua tomada de posse por causa de uma série de assuntos de carácter urgente. Uma boa decisão pois em nenhuma circunstância é bom para um clube prolongar um hiato de liderança. Para as circunstâncias especificas do Sporting muito menos. O acerto dessa decisão mais justificado é se atendermos que são várias as "equipas a entrar em campo" - Conselho Fiscal, M.A.G. e Conselho Directivo a partilhar da mesma condição: começar a gerir um clube que desconhecem na totalidade e que, contudo, tem necessidade quase diária de decisões.

Entre as muitas pendências parece estar - isto também fazendo eco do que hoje é avançado pela comunicação social - a necessidade de saldar dívidas no valor de 4 milhões de euros, para que o clube se enquadre no que é estipulado pela regras do Fair-Play Financeiro da UEFA. Para perceber o que isso é, procurei a informação, que agora partilho com os leitores, uma vez que nem sempre a comunicação social esclarece como lhe compete as matérias que analisa.

As regras do fair-play financeiro foram instituídas em 2011 e entraram em vigor desde a presente época 2013-14. No entanto já são levados em conta os exercícios de 2011/12 e 2012/13.

Este ano os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de euros no conjunto das duas épocas anteriores.

Em 2014/15 os clubes não poderão registar perdas superiores a 45 milhões de euros no conjunto das 3 épocas anteriores que vão de 2011 a 2014.

De 2015-16 a 2017-18 os prejuízos não podem exceder os 30 milhões de euros.
 
São as mesmas regras que estipulam que, sempre que um clube ultrapasse 5 milhões de euros de perdas, passa a estar obrigado a apresentar relatórios trimestrais. Não cumprindo o clube está sujeito a um inquérito disciplinar. Como é sabido, o Sporting já está incluído no rol de clube sob escrutínio da UEFA, como se constatou com a inclusão do seu nome na lista de clubes a que a UEFA pediu explicações no ínicio da temporada.

Julgo que é esta avaliação trimestral que agora está em causa. 

-----------------------------

A outro nível muito se tem falado sobre a continuidade de Jesualdo, o que deve ser das poucas matérias a concitarem uma maioria de vontades no seio dos Sportinguistas. Diz hoje o Record que Jesualdo irá apresentar as conclusões de 4 reuniões do gabinete técnico que o próprio criou quando assumiu responsabilidades na SAD. É capaz de ser a primeira, provavelmente de muitas, que Bruno de Carvalho perceba a diferença entre ter um técnico e um papagaio. Estou certo que Jesualdo impressionará o presidente e que lhe aguçará a vontade de contar com ele.

Figura de papagaio é a que tem feito Inácio, a desdobrar-se em entrevistas. Não só porque em simultâneo se anuncia que o Sporting falará a uma só voz, a de Bruno de Carvalho, como pelo próprio conteúdo das próprias entrevistas. É que, tendo visto uma e tendo lido outra, não consigo compreender qual a necessidade ou a urgência da exposição, quando ainda nem sequer sabe o que pensa Jesualdo, que, ficando ou não, é o mais importante interlocutor para os que terão que assumir responsabilidades na SAD.

16 comentários:

  1. Ficar com Jesualdo e "despachar" Inácio seria já uma primeira grande decisão do Presidente.

    Inácio não tem, não teve e nunca terá a qualidade a visão, o discurso e a competência de Jesualdo Ferreira.
    Pouco me importa se o Inácio é sócio ou deixa de ser. Estamos a falar de um lugar PROFISSIONAL e não entender isso é querer andar 50 anos para trás no futebol.
    Se assim fosse, J.Jesus nunca poderia treinar o Benfica, por exemplo...

    Inácio ainda nem pegou ao serviço (e espero que nem pegue) e já falou mais do que o BdC...

    SL

    ResponderEliminar
  2. O que me chateia não é a eleição de Bruno de Carvalho, nem o seu discuro que foi até agora o indispensavel e sempre com parcimonia.
    O que cheteia é este amadorismo e sede de protagonismo dos dirigentes que entram no Sporting.
    Não sei se já fizeram trabalho no Sporting; mesmo não estando empossados. O que sei é que já se desdobraram em entrevistas.
    Desconfio que o Bruno de Carvalho não deve estar muito contente ou então os seus subditos fizeram ouvidos de mercador.

    Não entremos por caminhos invíos. O Inácio faz parte da estrutura do Bruno de Carvalho, foi uma escolha sua.
    Podemos concordar ou discordar.
    O que disse sempre e que alguns também acharam incompativel foi esta coisa de continuar a ser treinador do Moreirense e estar a preparar a proxima epoca do Sporting.
    Isto revela um certo amadorismo, que não descola do clube.

    ResponderEliminar
  3. Volta luis duque. Volta Godinho Lopes. Volta Bettencourt.

    Estão perdoados.

    Afinal voces é que eram os maiores...Epa onde tinha eu a minha cabeça.

    Não importa quanto dinheiro voces gastaram...quantos treinadores voces tiveram...quantos jogadores deram aos nossos adversarios...quanta humilhação tivemos à vossa pala...

    Afinal voces é que a sabiam toda, e não este BC que ainda nem sequer fez nada e já é amador.

    Voltem por favor senhores gestores de topo...certamente que ainda vos darão mais uns milhoes para torrar....

    E agora com aquele plantel cheio de miudos promissores...prontinhos para serem transferidos para o porto com o rotulo de maçãs podres...esta era a altura certa para vocês....

    ResponderEliminar
  4. Manuel Henriques, PedroC, e outros que venham com a mesma lenga-lenga, digo-vos o mesmo que já disse no post anterior:

    Percebo o vosso incómodo e a vossa preocupação. Parece-me que do tempo de criticar tudo e o seu contrário agora gostariam que se passasse ao silêncio e cumplicidade

    Lambuças tanto são os que votaram sim a tudo o que lhe puseram à frente sem se questionarem como os que agora pretendem que todos se inclinem ante cada declaração, intenção ou plano. São tão nefastos uns como outros.

    Percebo a ideia: os "distraídos" os "acomodados" são agora para os outrora "exigentes" a oposição, os entraves à afirmação dos novos corpos sociais.

    Talvez não percebam como estes argumentos são extemporâneos e ridículos.

    Aliás na voz do nosso presidente, as desculpas com a oposição são desculpas dos medíocres.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Nós só na época 2011/2012 tivemos os tais 45M€ de prejuizo (http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/ir_relatorioecontas2011-2012anual.PDF), corrijam-me se tiver errado.

    SL,

    ResponderEliminar
  6. Mas senhor Leão de Alvalade, comingo não há lenga-lenga nenhuma.

    Lenga-lenga é o que eu vejo quando nem ainda as pessoas estão oficialmente nos cargos, e já andam alguns a agoirar e a criticar. Digo isto agora, como disse a dois anos aquando de Godinho Lopes(apesar de ai estar tambem com pouca fé...).

    Mas será que o Sr. Inacio disse assim algo tão despropositado? Ele fez o que tinha a fazer. Disse o que havia de dizer para clarificar a sua posição perante os socios e adeptos de moreirense e sporting. Acabou. A partir daqui sim, se voltar a falar é que já não é nada bom.

    Deixe-mos as pessoas trabalhar. Se há coisa que elas têm, e tanto pode ser bom como mau, é o facto de nunca as termos visto em cargos semelhantes. Logo na minha opinião têm mais o beneficio da duvida do que os anteriores que lá estavam.

    Pode ter a certeza que se houver algo a criticar, eu serei uns dos primeiros a fazê-lo. E ainda mais porque foi sempre o candidato que eu apoiei.

    Podem apelidá-los a todos de "amadores", mas até agora ainda não vi nenhum dizer o que disse a 2 anos um suposto "guru da gestão do futebol", quando em plena campanha e com a época a decorrer, disse que o que precisava era de um cheque e de uma vassoura. E muitos quase que tinham um orgasmo quando ouviam o nome da tal personagem.

    E no final as unicas que sentiram a sua passagem foram os cofres de alvalade, e os bancos de suplentes por onde se sentou.

    Por isso vamos a ter calma. Podemos não ir à bola com as pessoas, mas isso não quer dizer que não possam vir a fazer um bom trabalho.







    ResponderEliminar
  7. O Inácio prestou no dia das eleições algumas declarações. Ontem foi a um programa para o qual já estava convidado há 10 dias. Não disse nada de mais nesse programa nem nessas declarações. Aliás, quem viu o programa, mostrou que é um SENHOR! A única coisa que imagino que venha à cabeça dos jogadores quando lidarem com ele é mesmo: Respect! Bem vindo a casa, Campeão!!

    ResponderEliminar
  8. E a lufada de ar fresco que foi esta tomada de posse?

    ResponderEliminar
  9. Realmente temos mt que enfrentar em termos financeiros, mas suponho que estas questões estejam mais do que asseguradas. O inácio realmente está a falar de mais veremos como isto acaba.
    Acima de tudo há que realçar o reaproximar efectivos de todos os sócios ao clube e não só os croquetes. No dia da eleição a frase do presidente sobre o sporting, foi emocionante e muito verdadeira "é nosso outra vez". hoje na tomada de posse fiquei sensibilizado com a atitude dele de ir sozinho abrir as portas de um auditorio sobrelotado a todos os adeptos que como eu esperavam lá fora. No fim ainda se dirigiu a cumprimentá-los um a um. Este tipo de atitude, apesar de parecer algo básica, é essencial para unir o clube. Fiz um entrevista ao grande Pedro Gomes no dia da eleição e mostrou mais uma vez o carácter e a competência de alguém que ainda podia ser mt útil ao clube.

    http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/27/1142/
    SL

    ResponderEliminar
  10. Boas. O Universo Verde e Branco é um espaço dedicado exclusivamente a todos aqueles que amam o Sporting Clube de Portugal, com o objectivo de dar a voz ao clube.

    Pedimos que nos adicionem a vossa lista de blogues, assim como nós fizemos. Abraço e Saudações Leoninas!

    http://universoverdebranco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que anda aí por aí uma confusão muito grande.

    O "lambucismo" não é o mesmo que o beneficio da dúvida e tolerância a medidas de uma direcção do Sporting.

    É tomar como imaculados e merecedores de confiança, personagens que no passado já tinham mostrado incompetência.

    É criar em Freitas um mito e um trunfo eleitoral, homem com um histórico de dezenas e dezenas de jogadores contratados e que resultaram em menos valias de cerca de 100M.

    É colar uma imagem de credibilidade a toda a prova em Godinho Lopes, um dos pais de um projecto imobiliário não rentabilizado e rentabilizável, que há uma década saiu do clube pela porta pequena.

    É aceitar que o Sporting seja brinquedo de alguns, que se sucederam uns aos outros qual dinastia.

    É aceitar como um acto de gestão resultante de um rumo, a contratação de 30 estrangeiros, que custaram dezenas de milhões, muitos deles já dispensados, despromovidos, emprestados para pouco mais de um ano depois, se ter descoberto por artes mágicas, o ADN do clube.

    É considerar natural que se tenha criado um buraco financeiro crónico de quase 50M.

    É considerar que havia condições de manutenção de uma direcção que implodiu, em que os ratos a abandonavam enquanto se afundava, enquanto os treinadores caíam que nem tordos, enquanto se mentia aos Sportinguistas e enquanto se relevava zero capacidade de liderança.

    A análise critica e exigência não é escrutinar qualquer acto de gestão, com o objectivo de o extrapolar como forma de sustentar convicções individuais, como se tenta fazer com o caso Inácio.

    Estou perfeitamente convencido que o trabalho desta direcção vai colocar o clube dentro dos eixos. Ou seja, no caminho da sustentabilidade. Haverá um rumo e haver capacidade de liderança. Será um trabalho árduo, não será isento de erros, mas acredito que será bem sucedido.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Inácio apenas demonstrou o seu profissionalismo. Como devem imaginar, caso ele saísse imediatamente do Moreirense (ainda por cima só por causa de um jogo) poderia colocar em risco a manutenção da equipa. Acho que falou e fez muito bem.

    BDC foi o melhor que nos podia ter acontecido, e Inácio falou como o EXCELENTE profissional e PESSOA que é, sabendo que o que mais falta nos faz são mesmo grandes profissionais nas áreas respectivas e não a desgraça que lá passou desde os croquetes com bolsos fundos.

    Falavam em união mas o que vocês querem já nós sabemos :D ... TEMOS PENA...FORÇA SPORTING!!!

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)