sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alguns comentários à entrevista de Bruno de Carvalho a "A Bola"

Grande parte da entrevista é dedicada ao caso Bruma e à relação com os agentes de jogadores, daí que grande parte dos comentários que aqui deixo sigam o mesmo diapasão.

Quanto ao contrato e a posição do Sporting
Da forma como é explicado parecem não substituir dúvidas relativamente à ligação do jogador ao clube. Ligação que o jogador e representantes foram sempre reconhecendo até que lhes passou a dar jeito não o fazer. No entanto as dúvidas estão na sombra das declarações de BdC, especialmente quando afirma que a derrota do Sporting neste processo equivale a uma derrota da justiça e do futebol. 

Mas quantas derrotas de igual teor não coleccionamos já ao longo das últimas décadas? Por isso no meu último post sobre esta matéria dizia que, especialmente neste caso, ao deixar fugir este assunto do seu controlo e permitir a intervenção de terceiros – a CAP – a posição do Sporting perdeu força. Não força legal ou moral, mas por ficar à mercê dos interesses obscuros que campeiam no futebol. Paradoxalmente os mesmos interesses que BdC diz na entrevista querer combater neste e noutros processos em curso.

A prova que o Sporting luta com armas desiguais, para lá das que estão documentadas nesta entrevista, é que ao longo deste processo foram várias as ocasiões em que “escorreram” para a comunicação social pareceres e circunstâncias processuais quase sempre desfavoráveis co clube. Culminaram nesta semana com a divulgação do testemunho de Pedro da Cunha Ferreira como pretensamente desfavorável ao clube, o que é, como o próprio muito bem afirmou, uma peça de escrita criativa notável. Pior do que isso é ser dado conhecimento público do que devia ser sigiloso, isto sem falar no papel a que o jornalismo se sujeitou neste caso, e que não pode ser ignorado. Mais ridículo ainda foi a ideia transmitida por um dito especialista de que o Sporting, em caso de decisão desfavorável, perderia até os direitos de formação, o que me parece absurdo face ao que está em disputa neste caso, que é apenas o vínculo e não vencimentos em falta.

A renovação acordada há muito, a estratégia de dilação, os erros de Godinho e os próprios
Tal como era então do conhecimento público havia um princípio de acordo entre a anterior direcção e Bruma e que agora BdC confirma. Não se percebe porque o acordo não foi levado a efeito, tendo em conta a importância do jogador. Mas não é líquido afirmar que, caso a renovação tivesse sido concretizada, Bruma não estaria na mesma em conflito com o clube, caso BdC entendesse, há semelhança de outros processos ainda a decorrer, que o jogador havia renovado por valores exorbitantes. Por outro lado parece-me óbvio que se a estratégia dos representantes de Bruma era meramente dilatória, sem interesse em renovar, o mesmo argumento deve ser usado para qualificar as relações com direcção anterior e que, inevitavelmente, nunca houve qualquer interesse em renovar com o clube, fosse quem fosse que o representasse.

As guerras pela moralização
Ninguém duvida, creio, da necessidade de moralização do papel dos agentes e dos fundos de jogadores. A minha dúvida, expressa aqui desde a primeira hora, é que seja o Sporting a fazê-la sozinho. O relato do que se passou com Ié é apenas um dos muitos casos que chegam ao público.

No caso concreto de Bruma, se ao jogador é indiferente que parte do que lhe cabia vá para os seus representantes, porque me haveria eu de importar?

Se processos idênticos e especialmente com os melhores jogadores, tiverem invariavelmente o mesmo desfecho, os interesses do clube estão a ser devidamente protegidos? 

Sendo a transferência de jogadores uma parte vital para sustentabilidade da SAD, e não podendo o clube escolher pelos jogadores quem os represente, a repetição deste tipo de problemas colocará o Sporting à margem e por isso em dificuldades.

É impossível não concordar com BdC quando este diz que (página 5) 

é essencial definir regras claras para os agentes de futebol e que permitam a defesa do futebol dos clubes e jogadores. Isto deve ser uma prioridade dos governos e das instituições que supervisionam o futebol mundial (…) O mesmo no que diz respeito aos fundos(…). 

A pergunta que fica é o que fará o Sporting enquanto tal não acontecer, se é que alguma vez acontecerá?... Porque o caso Bruma é já quase passado, interessa agora o que o futuro vai trazer.

Independentemente do resultado deste processo, se dele se retirarem as devidas ilações, alguma coisa de bom se poderá extrair em prol do clube, para que ele não tenha representado apenas perda de tempo, de energia e de valor para todos nós.

Uma nota sobre quem ganhará ou quem perderá com o resultado final: Para já perde o jogador e o clube. Bruma por estar privado de fazer o que mais gosta e o que melhor sabe, que é jogar. O clube porque perde um jogador que seria importante na sua estratégia e não tem substituto à altura. No final perderá ou ganhará o Sporting e não apenas uma qualquer fracção. É tempo de deixar de lado os discursos divisionistas do "eles" e do "nós" porque uma parte do clube é sempre mais pequena que o seu todo.

Pessoalmente confesso o meu cansaço com o tema e até já dei baixa do Bruma no meu deve e haver, isto porque já nem acredito que a uma decisão favorável corresponda a rápida solução do caso. As recentes declarações do advogado do jogador são mais uma escalada para uma não solução. Fica a entrevista para as brumas da memória.

Uma pequena nota mais para quem apoia o presidente na mediação com a imprensa. Acho insultuoso para ele e para o clube que erros lexicais, involuntários ou não, sejam colocados em itálico na entrevista. Tal significa que foram notados mas propositadamente não corrigidos, o que, ao longo de muitas décadas de leitura do jornal em causa, é totalmente "inovador".

25 comentários:

  1. Grande Presidente que nos vai levar á GLORIA, através do ESFORÇO E DEVOÇÃO! Puta que pariu os bruminhas, catios e beduinos desta vida! Sporting Sempre na minha vida!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post mais uma vez.
    Uma analise lúcida, levantando questões pertinentes no que será a futura relação do Sporting com jovens jogadores e seus agentes.
    Já o manifestei no post anterior... Vejo com muita apreensão este caso, não só pela provável perda do jogador Bruma mas também no que respeita à capacidade negocial futura dos nossos melhores jogadores. Temo que mais "Brumas" virão...

    Junte-se um clube com grande história mas pouca capacidade financeira actual, adicione-se uma das melhores academias de jovens jogadores da Europa, capaz de "construir" dos melhores atletas mundiais e temos os ingredientes perfeitos para os super agentes desportivos, verdadeiros "money makers" "cozinharem" a seu belo prazer!

    Quantos jogadores tem Zahavi ou Balde na formação do Benfica? E na formação do Porto? E na formação do Braga? E na formação do Nacional? Porque preferem vir "chafurdar" na academia do Sporting? Talvez porque é aqui que eles garantem dinheiro (muito) , porque têm à sua disposição os melhores jogadores e porque a academia tem selo de qualidade aos olhos da Europa. E, está visto, porque neste momento o Sporting é o elo mais fraco da relação!

    Dá que pensar. Todos exigem que o Sporting continue a apostar na formação (eu também!). "Este é que é o caminho!".
    Mas que lucro terá o Sporting? Quantos "Brumas" nos irá custar essa aposta? Teremos dinheiro suficiente para aceitar as "imposições" dos agentes para poder continuar a contar com os "nossos" (nossos???) jovens de 18/ 19 anos?

    Lamentável, tudo isto.

    ResponderEliminar
  3. Comecei a ler a entrevista de manhã e acabei agora. No geral é uma boa entrevista, independentemente do veredicto final da CAP a exposição clara de alguns meandros das negociações futeboleiras é sempre benéfica para os juízos de valor nestes casos.

    A principal conclusão que tiro é, se existisse interesse do jogador (leia-se jogador e seus representantes) em renovar isso já estaria consumado há muito. A cada mês que passa me parece que o actual Presidente do Sporting suaviza mais o tom de criticas aos seus antecessores. Há becos sem saída onde os clubes se meteram que são discussões do Ovo e da Galinha. Os clubes são as entidades mais chuladas do desporto e isto é verdade indiferentemente de quem os lidera.

    Como sair disto? Bruma é irrelevantemente relevante. É apenas um bom jogador, e se sair a mal do Sporting será apenas mais um a somar a uma longa lista. Como se vai proteger o Sporting futuramente? Como é possível agir no mercado do futebol onde nada é o que parece e tudo é um imenso jogo de espelhos...

    As ultimas revoluções no futebol têm acontecido quando agentes sem nada a perder, jogadores no desemprego, fazem valer a lógica e a justiça em tribunais civis (e não desportivos). Aos clubes grandes esse caminho está vedado, infelizmente, mas se existisse um interesse real em regular o desporto seria fácil um qualquer grupo de clubes grandes convencer um clube regional a agir e tomar sozinho o ónus de todos.

    Os clubes não são nenhuns santos nestes processos mas no final são sempre eles que pagam as (elevadas) facturas.

    ResponderEliminar
  4. Numa coisa concordo com o Presidente: não parece haver legislação suficiente que regularize adequadamente a actividade dos agentes desportivos, assim como não há quem defenda os interesses do clube formador.

    ResponderEliminar
  5. Alma Leonina,

    "...porque têm à sua disposição os melhores jogadores e porque a academia tem selo de qualidade aos olhos da Europa"

    Acho que estás a ver as coisas ao contrário. Esta tua frase deveria ser algo como "porque o SCP tem a academia com selo de qualidade aos olhos da europa, os jogadores são previligiados se para cá vierem."

    Quase que fazes parecer que nós é que temos muita sorte em receber os jogadores do Catio Balde. Errado. Ele é que tem muita sorte em nós permitirmos que ele traga para cá os jogadores.

    ResponderEliminar
  6. Alma Leonina,

    Obrigado. Creio que quanto à legislação e até ao próprio desinteresse de quem devia regular esta área estamos de acordo.

    A questão que fica é qual é a estratégia que melhor servirá o interesse do clube. Tenho dúvidas que seja esta pelos resultados que se adivinham, isto mesmo que seja reconhecida razão ao clube.

    ResponderEliminar
  7. Mike, penso exactamente como tu, e essa devia ser a realidade. Temos uma das melhores academias, um património riquíssimo que, infelizmente, é (o caso Bruma é disso exemplo) dominada pelos agentes que "utilizam" a nossa formação para seu proveito.

    O que escrevi pretende descrever como os agentes desportivos, na minha opinião, olham para a nossa academia, e o porquê de preferirem a mesma em relação a outras!

    Colocam cá os seus jogadores ou vêm "fazer a cabeça" a outros que já cá estão! Resta saber se temos armas para contrariar isto no futuro, e isso, a partir de agora, será para nós sportinguistas, o mais importante! E essas armas podem passar por melhor capacidade negocial, melhores condições financeiras do clube, melhor gestão da carreira desportiva dos jovens jogadores, melhor capacidade de relação com os próprios agentes desportivos, fazendo valer as nossas próprias "regras" numa fase mais precoce da formação por exemplo.

    Uma coisa é certa! Algo terá de mudar pois se Bruma vencer este litígio, outros Brumas se seguiram! Pelos vistos é o "preço" por apostar na formação.

    Moralmente errado, é certo, mas o que nos diz a realidade?

    ResponderEliminar
  8. Que o Bruma ía à vida, era já mais do que previsível... Agora tb ficamos a saber (pelo menos alguns) que o Bruno não faz milagres...

    O BdC está a aprender. Isso é nítido e este caso representa uma das praxes que ele recebeu, enquanto caloiro que é. Uma praxe... memorável!... É bom (para BdC e para nós), que ele não a esqueça e que aprenda depressa. Esta e outras lições que ainda terá que encaixar...

    È impossível saber se com outro negociador do lado do SCP, o Bruma teria renovado, mas houve erros que foram cometidos e que poderiam mt bem ser evitados. Algumas exigências públicas do BdC (que agora tenta enquadrar numa lógica auto-desculpabilizante), apenas serviram para aproveitamento mediático dos seus representantes. Sempre afirmei isso. O clube não ganhou rigorosamente nada com essas exigências. Segue o exemplo mais estapafúrdio: para quê exigir-se a presença dum puto de 18 anos à mesa das negociações? Um miúdo sem qlq cultura, que confia cegamente no seu representante, que o único que sabe fazer de jeito é jogar futebol? Para quê, pergunto eu...

    Por outro lado, não se perspectivando, uma solução que não passasse por premiar o agente financeiramente (mesmo de uma forma injusta) este caso não podia ser tratado como todos os outros, pq o Bruma, na minha opinião, não é um jogador qualquer. È um jogador extremamente promissor, com algumas provas superadas com enorme qualidade e que garantidamente representaria uma futura mais-valia desportiva e financeira para o SCP.

    Sobre a posição futura do SCP no mercado. É preciso ter a noção disto: o SCP, sozinho, não vai conseguir alterar nada da podridão instalada no mundo do futebol. Rigorosamente nada. Ou se adapta depressa, ou ficámos sujeitos à voragem de toda esta 'fauna' que gravita em volta do fenómeno e que beneficia do actual Status Quo. Sendo que nem só agentes e fundos beneficiam com estes 'sistema’... Aos clubes mais poderosos economicamente (ou mais sabugos) interessa-lhes que estes casos aconteçam. Este é bem o exemplo disso: lá vai o Bruma de graça reforçar um desses clubes...

    Quando digo que o SCP tem de se adaptar, não implica deixar de lutar contra toda esta podridão… não, mas para termos algumas hipóteses de vencer tudo isto, há que perceber que isso levará mt tempo e que se terá de adoptar uma estratégia mt cuidada, articulada com outros aliados, nomeadamente outros clubes formadores, Associações do sector, legislador, etc, etc (caso estejam interessadas…). Mts passos terão que ser dados para ultrapassar td isto. Querer que esquemas manhosos que duram décadas e que beneficiam gente com enorme poder dentro do negócio do futebol, se alterem num curto espaço temporal é ilusório…

    SL

    ResponderEliminar
  9. Virgilio, é estranho quando todos desconfiamos que Bruma já está perdido, principalmente quando a alegada justificação para a rescisão é falsa. O contrato existe, está nas respectivas secretarias da FPF e Liga e foi mesmo assinado livremente pelas partes.

    Discursos inflamados de advogados durante um processo litigioso é para o lado que eu durmo melhor. Entram a 100 e vão a 200. Ao CAP resta decidir e ficar com a "culpa" dessa decisão.

    Se for favorável ao jogador, talvez o Sporting tenha de repensar o seu gabinete jurídico, se for para nós, talvez reforçar o gabinete jurídico porque a guerra não acabou.

    Sobre a presença do jogador nas negociações. Se foi sempre com essa desculpa (ausência do Bruma) que se adiou todos os acordos que sucessivas direcções conseguiram com os agentes, parece-me legitimo pedir a sua presença para deixar de se fazer figura de parvo, conseguindo acordos que nunca o eram.

    Há um erro de base, da exclusiva responsabilidade do Sporting, recorrente e com barbas de décadas em Alvalade. Estrear putos na equipa principal sem ter a sua situação contratual garantida.

    Foi assim que perdemos, Futre e Ronaldo, por exemplo, e a lista prossegue. Quando tudo foi bem defendido tivemos boas receitas como foram os casos de Hugo Viana ou Nani.

    Não estou seguro que um clube grande deva ser formador, exactamente porque as decisões em caso de litigio normalmente favorecem o trabalhador. O que fazer? Para já o que está a ser feito, renovar com todos os atletas de que se espera chegarem à equipa A. Depois há a outra face da moeda, os Paim's, os flops pagos a peso de ouro...

    ResponderEliminar
  10. LMGM,

    A esperança é a ultima a morrer, mas o que a razão me diz neste momento (reforçado pela entrevista de preparação da Nação), é que o Bruma está perdido... Mesmo que a CAP dê razão ao SCP, o Bruma em Janeiro é livre de assinar pelo clube que o Baldé e o Bebiano bem entenderem e sair a custo ZERO em Junho de 2014...

    Desculpa lá, mas essa da presença do jogador na mesa das negociações não lembra nem ao diabo. O Bruma só tem que aparecer qd o acordo está estabelecido, impresso e preparadinho para ser rubricado e assinado, mais nada. Sobre as desculpas esfarrapadas, de parte a parte, nem quero perder mt tempo, mas, não sei se te recordas, que quem apareceu pela primeira vez, publicamente, armado em 'galifão', com declarações de guerra aos empresários (sabe-se agora o alvo) foi o BdC... A partir daí... Infelizmente a guerra despoletou mesmo!

    Olha, eu espanto-me qd o BdC diz que tem acordo e dps só não se concretiza a por causa de, como e que é mesmo? Falta da assinatura do jogador...? Cá para mim, que ng nos lê, as verdadeiras razões eram outras. E msm sobre outra suposta razão, a comissão do agente, me espanto... Mas há algum agente desportivo neste mundo, que não peça comissão na renovação de contrato de um seu representante? Ou será que. No fundo, isto td se resume à faltado milhãozito que o Balde tb queria? Tivesse o BdC arranjado os 20M€ prometidos durante a campanha e que entravam assim q fosse eleito e, às tantas, tínhamos renovado com o Bruma por 20 vezes, se fosse preciso.

    No fundo é isto: td indica que o BdC arriscou (e obteve) 100% ou 90% de Nada, pq não queria, no futuro, apenas ganhar 80% dos milhões que o Bruma inevitavelmente irá render ao seu próximo clube... Pq este puto pode ser facilmente manietado pelos seus representados, mas não é assim tão fácil de manietar pelos defesas adversários... Como digo: nisto td não é só um talento enorme que se perde nas brumas, são mt milhões associados...

    Relativamente à formação: neste momento, creio q é a unica opção que existe... Sobre o erro de base identificado, estou completamente de acordo ctg... Há mt que se repete, inclusivamente. E mais: achas que o João Mário, o Ponde, o Iuri Medeiros,etc, etc, estão a ser pagos a 'peso de ouro'? Não me parece... Julgo q não seria mt complicado apostar e segurar mais uns anitos os maiores valores da Academia com salários em conta, mas confesso que agora será mais fácil dada a existência da equipa B. Já o Tiago Ilori e o Eric Dier, qd se tiver que renovar com eles... Ah a esses sim, acredito. até pq já passaram a fase de 'promessas' e vão querer ser pagos em conformidade... E veremos que comissões serão exigidas pelos representantes dos jogadores...

    SL!

    ResponderEliminar
  11. Bdc tem 5 meses de gestão nesse tempo já perdeu o Bruma por se armar em galifão de crista e prepara-se para fazer o mesmo com Ilori, Labyad e mais não sei quantos. Se estes valores entrassem nas contas da SAD podia-se dizer que ia caminho de bater os recordes do Godinho. Como não entram ele vai ser o nosso salvador e a culpa é sempre de outros. Veja-se histeria cacifeira já prestes a crucificar o próximo,o Ilori. Até do Jesualdo que nos salvou da descida tem culpa,já o BdC que era presidente na maior parte dos jogos que o Bruma fez nada tem a ver com o caso. A maralha anda toda hipnotizada?

    ResponderEliminar
  12. Expresso online adiante que Bruma PERDEU processo contra Sporting.

    Agora é vende.lo para o cazaquistão !!!

    ResponderEliminar
  13. Espera, se querem ver, que o culpado de Bruma dar de frosques é o Jesualdo Ferreira... Pq? Por colocar a jogar os melhores jogadores que tinha disponíveis no plantel?...

    RIDÍCULO!

    ResponderEliminar
  14. *Pq este puto pode ser facilmente manietado pelos seus REPRESENTANTES.

    (assim é que está correcto)

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,

    O Bruma e os seus representantes perderam, o Sporting ganhou.

    Isto são factos.

    A tua tese, absurda, de que o Bruma não renova por culpa do Bruno de Carvalho é apenas isso -- uma teoria sem pés nem cabeça.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Kova:

    O SCP ganhou exactamente o quê?... O jogador já voltou ao seio do plantel do SCP? O SCP já o vendeu e realizou alguma receita significativa com ele?

    Ena que alegria! A CAP deu razão e validou um contrato assinado pelo BdC!!!Ai não foi o BdC que assinou o vinculo com o Bruma que dura mais uma época? Ups...


    "È impossível saber se com outro negociador do lado do SCP, o Bruma teria renovado, mas houve erros que foram cometidos e que poderiam mt bem ser evitados."

    Conclusão da tese by Sua Exc.cia Sr. Kova: a culpa é do BdC! Boa! Um 'bocadito' abusiva essa tua teoria sobre a 'minha suposta tese'. Não?

    O BdC que venda o Bruma por dinheiro que se veja ou que renove com ele e cá estarei eu a dar uns valentes VIVAS!!! Até isso acontecer o q tenho eu para celebrar?


    Vamos lá aos factos: a CAP pronunciou-se mas o SCP e Bruma continuam de costas voltadas e ainda não vi um cêntimo a entrar nos cofres do clube...

    ResponderEliminar
  18. Virgilio,

    Foi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto.

    O que se seguirá já é outra coisa, mas neste caso, sim o SCP ganhou.

    Agora a desculpa é que não foi o BdC a assinar o contrato? Se a razão tem sido dada ao jogador, já a culpa seria novamente de BdC pois não renovou e mais não sei o quê.

    Haja paciência.

    ResponderEliminar
  19. Virgílio,

    Estás cego, de cabeça perdida.

    O teu ódio ao BdC é evidente e contamina todos os comentários que fazes aqui.

    Lembras-te da Taça de Honra?

    Junta-lhe esta decisão da CAP.

    ResponderEliminar
  20. Alguns pseudo-Sportinguista aqui como o Vitor Ribeiro, já andavam aos pulos de contentamento para celebrarem uma "derrota" do Sporting no caso Bruma, mas agora que a CAP deu razão ao Sporting vão ter que se acalmar e guardar as armas e facas para outra altura... porque isto ainda não acabou.

    ResponderEliminar
  21. "Foi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto."

    Bruno,

    Isso é indiscutível. O que eu afirmo é que em termos práticos, o SCP ainda não ganhou nada. Nem o contributo desportivo de Bruma, nem dividendos financeiros com o Jogador. Não leste nada da minha parte de que isso não possa acontecer. O meu desejo era que isto já estivesse resolvido (e era possível esse cenário), mas que não estando, ainda possam ocorrer as duas situações em simultâneo, isto é: renovar com o Bruma e, no futuro, poder realizar mais-valias económicas com a sua transferência. E aí sim, ganhava o SCP em toda a linha!

    SL

    ---

    Kova,

    É giro ver a apreciação que algumas pessoas fazem sobre o sentimento e comportamento alheios.... Há a tendência para julgar ou outros pelos próprios olhos, e, nesse sentido, dá para conhecer melhor o ...'apreciador'. Não odeio, nem nc odiei ng, felizmente. Mt menos alguém que seja (ou tenha sido) presidente do meu clube. Já tu, que es tão lesto a acusar outros de sentirem ódio, olha, não sei... Avaliar, criticar, refutar, discutir são outras coisas e para mim isso não significa que quem o faça nutre ódio...

    Tb é giro qd ao invés de se debaterem ideias e factos se avança para acusações do tipo "estás cego". Eu podia entrar por aí e dizer que cego de seguidismo pelo Bruno, estás tu, mas não cometo o mesmo erro que tu.

    Se me lembro da TH? Claro! Adorei ver os putos da B vencerem a competição... e?

    ResponderEliminar
  22. "Foi concedida a nulidade do contrato ao jogador? Nao. Então o SCP ganhou. Ponto."

    Bruno,

    Isso é indiscutível. O que eu afirmo é que em termos práticos, o SCP ainda não ganhou nada. Nem o contributo desportivo de Bruma, nem dividendos financeiros com o Jogador. Não leste nada da minha parte de que isso não possa acontecer. O meu desejo era que isto já estivesse resolvido (e era possível esse cenário), mas que não estando, ainda possam ocorrer as duas situações em simultâneo, isto é: renovar com o Bruma e, no futuro, poder realizar mais-valias económicas com a sua transferência. E aí sim, ganhava o SCP em toda a linha!

    SL

    ---

    Kova,

    É giro ver a apreciação que algumas pessoas fazem sobre o sentimento e comportamento alheios.... Há a tendência para julgar ou outros pelos próprios olhos, e, nesse sentido, dá para conhecer melhor o ...'apreciador'. Não odeio, nem nc odiei ng, felizmente. Mt menos alguém que seja (ou tenha sido) presidente do meu clube. Já tu, que es tão lesto a acusar outros de sentirem ódio, olha, não sei... Avaliar, criticar, refutar, discutir são outras coisas e para mim isso não significa que quem o faça nutre ódio...

    Tb é giro qd ao invés de se debaterem ideias e factos se avança para acusações do tipo "estás cego". Eu podia entrar por aí e dizer que cego de seguidismo pelo Bruno, estás tu, mas não cometo o mesmo erro que tu.

    Se me lembro da TH? Claro! Adorei ver os putos da B vencerem a competição... e?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)