quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Há quem só tire a boca da mama para chorar

O presidente do Conselho Geral do SCBraga foi último a juntar-se ao coro de carpideiras arsenalistas que surgiu após a derrota do clube minhoto em Alvalade. Sem qualquer pudor, relacionou o facto de Godinho Lopes se ter apresentado na semana passada na sede da FPF (sem conhecer o teor dos assuntos pretensamente tratados nessa reunião de 15m) com o lance anulado ao Braga, e por sinal bem anulado. 

Objectivamente Mesquita Machado insinuou uma relação de causa e efeito entre esses dois factos, o que quer dizer que lhe passou pela cabeça que Pedro Proença, considerado por muitos como o melhor árbitro português, é passível de ser influenciado. Aqui tenho um ponto de concordância com Mesquita Machado e não apenas ao árbitro em questão: para mim todos venderam a alma ao diabo. E convém realçar que Mesquita Machado nestas matérias de tráfico de influências e corrupção pode ser considerado uma autoridade nacional.

O Sporting em comunicado reagiu às declarações do presidente da APAF mas não foi tão longe relativamente às declarações Mesquita Machado, ou do Braga em geral. Mas devia tê-lo feito, até pela barragem de artilharia que se montou, tentando, pela exaustão dos espectadores, convencer-nos que a falta sobre Schaars não foi falta, ignorando cirurgicamente aquele que deveria ter sido o caso do jogo: o absurdo fora-de-jogo a Wofswinkel. E já nem falo do perdão da expulsão de Salino, tendo em conta que o primeiro cartão amarelo foi exibido sem justificação.

Braga que diz que não comenta a arbitragem porque realmente lhe é conveniente o silêncio. E compreende-se melhor porque como poderia justificar este penalty ridiculo, que lhe permitiu desbloquear um jogo que lhe estava a correr "muito bem", atendendo às oportunidades desperdiçadas pelo Gil Vicente, estava o resultado em 1-1:
Enquanto isto acontecia o Sporting perdia no Bonfim, ante o Setúbal, com o segundo golo a ser assim validado, precisamente pelo mesmo assistente que, na 1ª parte tinha anulado 2 lances limpos, um a Jeffren outro a Wolfswinkel:
O silêncio já vinha de trás, quando o árbitro conseguiu não ver esta agressão de Micael, no jogo com o Olhanense, que haveria de terminar 4-4. O lance ocorre já o Braga perdia por 2-1, e acabaria por recuperar de 1-3 para 4-4. Será que teria sido possível?...
Enquanto isso ao Sporting acontecia o que aconteceu no Dragão, onde jogou muito mal, mas se o tivesse feito bem não sairia de lá com um resultado muito diferente. 

Esta guerra latente com a arbitragem, com os interesses instalados (muita comunicação social associa-se a este status quo, em conivente estado de negação) e com o sub-mundo que se movimenta em torno do futebol está a ser perdida, batalha após batalha pelo Sporting. E assim sucede porque o Sporting não é nem consequente nem objectivo nessa luta, como muito bem assinalava aqui há dias um leitor. Tanto se manifesta de forma ruidosa como se remete a um profundo silêncio sobre a matéria, ignorando que o que se passa à sua volta, que também influenciam a classificação.

Com este comportamento errático o Sporting justifica um pouco os que habilmente transformam a justeza das suas reclamações em desculpas. Ora o Sporting não se deve acanhar de reclamar o que é seu de direito só porque não joga bem - e sem melhorar neste aspecto dificilmente pode almejar muito mais do que um 3º lugar disputado ao palmo -  ou esquecer-se de o fazer quando as coisas lhe correm de feição. 

Nesta guerra não todos os momentos são oportunos porque todos os pontos contam. Hoje sabemos bem o que nos custou o ano passado, quando os 3 pontos que nos separaram do Braga nos remeteram para a UEFA. E por melhores que sejam os treinos e as opções tácticas não há equipas que se consolidem a perder pontos. E o Sporting tem jogado tão pouco que até nem precisa que lhos roubem.

P.S. - Uma vez que o nosso leitor MM tem uma opinião diversa da minha relativamente ao lance que o SCB reclama deixo aqui o o vídeo do lance, gravado de ângulos diferentes para, quem assim entender, se pronunciar.O que diriam os jogadores e dirigentes do SCB se sofressem um golo desta forma?


70 comentários:

  1. O Sporting deveria então ter reagido / reagir às declarações de agentes do Sporting CB sobre as arbitragens. Se amanhã falarem os do Vitória, teria também de reagir a esses. Rio Ave daqui a 4 semanas, e nova reacção. E assim por diante, é isso?

    Do mesmo modo que qualquer clube adversário do Sporting deveria ter reagido às 2 declarações de Luís Duque sobre erros de arbitragem no decurso desta época. 'Erros' entre aspas, lógico, porque jogos onde o Sporting não perdeu pontos em resultado do trabalho dos árbitros.

    O mais engraçado é que o golo foi mesmo mal anulado, e eu sentir-me-ia revoltado se ao Sporting fosse amanhã anulado um golo igual.

    Tenho dificuldade em entender este discurso. O Sporting venceu o jogo, uma decisão beneficiou-o [que existissem 1 ou 2 destas por jogo a favor do Sporting, por mim seriam todas bem-vindas], mas no fim ainda deve queixar-se.

    Na época passada o Sporting de Braga esteve mais de 2/3 do tempo no 3º lugar e querem crer que o Sporting foi afastado da pré-eliminatória da LC por causa dos árbitros e não por causa dos seus próprios resultados? É por isto que entre adeptos, conversas de arbitragens, são todas sem excepção um zero à esquerda.

    Aquilo que os treinador e dirigentes do SCB disseram no fim do jogo não tem importância nenhuma e não é diferente do que todos os outros de todos os outros clubes dizem.

    O Sporting reagiu, bem, às declarações de um agente de um organismo de arbitragem (APAF), era o que faltava entrar agora por guerras de palavras com dirigentes dos outros clubes. Muito me satisfaz que Godinho Lopes ao contrário do que fazem os presidentes do FCP e SLB não se preste a figuras desse tipo.

    O combate por uma melhor arbitragem não se faz com comunicados e à frente das câmaras de televisão. Faz-se nos bastidores. Trabalhem aí (dirigentes), e deixem as conversas / choradinhos parvos sobre arbitragens para os adeptos.

    Mas o que convém mesmo é trabalhar a equipa de futebol já que se essa for competente a oportunidade que um árbitro tem para manipular um resultado ficará reduzida a quase-nada.

    ResponderEliminar
  2. "Mas o que convém mesmo é trabalhar a equipa de futebol já que se essa for competente a oportunidade que um árbitro tem para manipular um resultado ficará reduzida a quase-nada." Só apetece perguntar de que galáxia vem este comentário?

    No Dragão nem nos podemos questionar o que poderíamos ter trazido do jogo. Do 1º ao último minuto condicionados. Foi a arbitragem mais vergonhosa até aqui.

    ResponderEliminar
  3. 'Foi a arbitragem mais vergonhosa até aqui', de longe, e a única que nesta época pode gerar conversa. Agora Setúbal, ou este jogo em casa com o SC Braga? Tenham critério - ainda bem como disse que os dirigentes não vão nesta cantiga. O vosso choradinho já é medíocre demais.

    E nos últimos 10 anos só recordo (quando tenho uma memória especialmente boa) de 2 e somente 2 casos onde o Sporting viu-se irremediavelmente prejudicado no percurso das provas que disputou por decisões dos árbitros:

    . meia-final da taça no Dragão em 2005/05 onde foi o árbitro que levou o jogo para prolongamento.
    . campeonato Nacional que onde o Sporting foi derrotado em casa com um golo do Paços de Ferreiro apontado com a mão. Mesmo neste campeonato o dano pode perceber-se - no tempo - depois, já que esse jogo em si não decidiu nada e entre a partida e o fim do campeonato o Sporting empatou uma série de jogos em Alvalade onde qualquer um desses 2 pontos perdidos teriam chegado para ser campeão Nacional.

    Não são os árbitros que impedem o Sporting de ganhar. É o Sporting quem impede-se a si próprio, sendo desportivamente menos competente que os seus rivais.

    ResponderEliminar
  4. MM,

    O post é bastante claro, quando se fala de arbitragem a única pergunta razoável é o que é que os árbitros têm a ver se somos competentes ou incompetentes quando jogamos? Estamos fora da Taça de Portugal precocemente e esta época ainda não assinalaram penalti nenhum tão descarado quanto o que escamotearam ao SCP já no fim do jogo em Moreira de Cónegos. O defesa ceifa as 2 pernas ao Wolfswinkel. Não tocou numa, ceifou as duas, levantou-o do chão com o árbitro a 2 mts.

    ResponderEliminar
  5. Então o Sporting deverá em resultado de declarações de dirigentes do SCB a respeito do SCP VS SCB institucionalmente queixar-se do prejuízo da taça de Portugal. É isso?

    Posso estar enganado, mas tenho impressão que este jogo tem dado muito que falar precisamente pelo lance ter beneficiado o Sporting.

    Eu não quero que o Sporting peça desculpa por ter felizmente visto aquele golo anulado ao Braga, até por que dos 3 clubes é o mais penalizado pelos árbitros. Isso cabe às pessoas do SC Braga dizer / pedir.

    O Sporting não tem que entrar em conversa.
    Tem de ser competente dentro do campo. Quem viu o jogo em Moreira de Cónegos pode dizer duas coisas: o Sporting poderia ter passado. O Moreirense poderia ter arrumado com o jogo mais cedo. Parvo será dizer que o Sporting foi eliminado da taça pelo árbitro, parvo será pedir que o Sporting se queixe da arbitragem de Proença há 3 dias, e parvo será achar que o Sporting não vence títulos porque o mundo (árbitros, jornais, jornalistas) lhe quer mal.

    ResponderEliminar
  6. E para quem anda lá dentro o que incomoda menos são estes lances descarados que acabam por ser mais mediáticos e por isso mais falados. Os jogos podem ser habilidosamente conduzidos e há uma clara má vontade contra o Sporting de há muito. Se devemos denunciar ou não, claro que sim. Fica é mais difícil quando um dirigente que quer ser presidente é o primeiro a falar para dizer que não temos razão de queixa num lance em que o Luisão carrega o GR Ricardo em plena pequena área e com isso voou um campeonato nacional. E os árbitros também sabem disso.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo, mas lá está: o Sporting sofreu esse golo porque o muito bom Ricardo (que o era) nunca teve particular competência para agarrar bolas cruzadas / despejadas. Foi um lance onde o Luisão de cabeça chegou primeiro onde o guarda-redes do Sporting não chegou com as mãos.

    O Sporting deveria ter-se 'queixado' (entre aspas porque não quero que se queixe, quero antes que faça o que tiver de fazer para não ser prejudicado), deveria nessa época ter-se 'queixado' do colo que foi dado ao SLB no último terço da temporada, e não tê-lo convidado para o átrio de um hotel para uma sessão fotográfica.

    Não está em causa que o Sporting é notoriamente penalizado mais vezes relativamente aos rivais. Está em causa a inexistência de critério na hora de ler-se o problema das arbitragens.

    Pedro Proença no último jogo errou para os 2 lados, intimidou nos 10 primeiros minutos 2 jogadores do SCB com amarelos forçados, e anulou um golo limpo ao Braga na 2ª parte. Isto não significa que o Sporting seja um clube beneficiado por arbitragens. Mas como se passa disto para achar que o Sporting deve queixar-se desta particular arbitragem é para mim um mistério.

    Ou melhor, não é. É hábito de chorar, falar por falar, justificar resultados com arbitragens.

    Com seriedade vejam os últimos 12 ou 13 campeonatos que o Sporting jogou e apontem quais as provas que a melhor equipa, no fim, não venceu. Houve 1, em 13: 2004/05, o Sporting de Peseiro era muito melhor que o SLB de Trapattoni. Mas mesmo neste campeonato a choradeira faz-se pelos motivos errados falando-se no golo de Luisão quando os erros que nos prejudicaram não aconteceram nesse jogo.

    ResponderEliminar
  8. O que o MM quer dizer é que se o árbitro marca um golo o sporting tem a obrigação de marcar dois!

    MM, agora a sério, por muito mal que o sporting jogue, o árbitro influencia o jogo se tomar decisões erradas. Tal como não é culpa do árbitro que o sporting jogue mal, também não é culpa do sporting que o árbitro seja incompetente.
    Falas sobre jogos como o contra o paços. Se fores bem a ver, a competência do sporting nesse ano levava-o a ser campeão se não tivesse acontecido esse erro. Falas dos outros jogos em que o sporting devia ter ganho, mas a competência do sporting assim não deixou. O que nos queixamos é que o árbitro condiciona os jogos, mesmo que o sporting jogue mal.

    Tenho pena que não consigas ver isto.

    ResponderEliminar
  9. MM,

    Também nos 2 últimos títulos do Benfica nenhum dos intervenientes mais falados integrava qualquer equipa técnica, Cunha Leal e Ricardo Costa.

    Quem continua a pensar que basta jogar bem à bola para ser campeão nacional em Portugal não pode ter prestado a atenção devida à forma como o sistema reagiu a este último esforço do SCP. A função dos árbitros não é bem avaliar o trabalho dos treinadores.

    Roubaram o Sporting do Peseiro como já tinham roubado o do Queiroz e como roubaram o de Paulo Bento. Para além destes 3 treinadores nenhum estabilizou tempo suficiente para se perceber se valia a pena fazer mais alguma coisa. O Domingos coitado, por via das dúvidas foi logo a abrir.

    ResponderEliminar
  10. MM
    Para além de ver poucos jogos do Sporting (é o que depreendo das suas declarações ou então não está a falar verdade , o que não quero acreditar), ainda por cima está a branquear as arbitragens contra o Sporting. Só um caso, lembra-se de à meia dúzia de anos o Sporting na última jornada precisar de ganhar ao Nacional para ir à Champions? E o que é que aconteceu o Nacional meteu 4 golos em Alvalade (nunca tal tinha acontecido, nem voltou a acontecer)e nem 1 (um) foi legal!!! Lembra-se? Não se compreende a quantidade de CA que o Sporting tem, com internacionais de Portugal, Perú, Argentina, Holanda, Brasil e Espanha. Não é uma equipa de "pernas de pau" a diferença abissal do número de CA para o Slb,Fcp e até Braga não terá a ver com aquilo que os especialistas apelidam de os árbitros inclinarem o campo, controlar o jogo de uma equipa, matar o jogo a meio campo, queimar tempo? Eu não sei, não sou especialista, responda você se puder e quiser. SL

    ResponderEliminar
  11. MM,
    Se há algum assunto onde não tenho qualquer dúvida sobre a posição a tomar é este e também não tenho duvidas que o Sporting não pode nem deve olhar para os factos com a mesma ingenuidade que o seu comentário espelha.

    Há aqui alguma confusão que possa ter origem na incompreensão do que proponho ou na minha falta de clareza.

    Eu não proponho que o Sporting reaja a este ou aquele comentário deste ou daquele dirigente. Eu proponho que o Sporting haja em função dos acontecimentos, sempre que eles os justifiquem.

    O caso do jogo como o Braga é um bom exemplo: se alguém tem razões de queixa é o Sporting, mas o enfoque foi todo dado à choradeira do Braga quando a razão não lhe assiste, e nisso discordamos também.

    No ano passado o SCB esteve 2/3 do campeonato em 3º lugar?

    E isso quer dizer que não pode perder a posição na última jornada, tendo em conta que todas as jornadas contam para a classificação final?

    Ou que por isso devamos fechar os olhos a todas as incidências do campeonato?

    Mas o que nos adianta mesmo concordar que "o que convém mesmo é trabalhar a equipa de futebol" se quando a trabalhamos bem ou pelo menos somos superiores ao adversário, os erros da arbitragem nos empurram para baixo e ainda temos que levar com uma reacção corporativa completamente inaudita e injustificada?

    De que nos adiantou ser superiores ao Olhanense e ao Maritimo se, pelos erros dos árbitros, acabamos por perder pontos?

    Ignorar isto e o que se tem passado ano após ano não é negar as virtudes de uma auto-proclamada "memória especialmente boa"?

    E por acaso o Sporting está obrigado a ter que ser sempre muito superior aos adversários para conseguir ganhar um jogo e não pode beneficiar como os demais dos azares e sortilégios inerentes ao próprio jogo?

    Um zero à esquerda é pensar que estas coisas só acontecem por acaso.

    Parvo é pensar que o "Apito Dourado" purificou o futebol português quando os alicerces que estiveram na génese do que então sucedia se mantêm e os actores em cena também, de presidentes, a observadores, regulamentos pouco transparentes que promovem o tráfico de influencias, etc.

    Tenho dúvidas que quem profere este tipo de afirmações, como o MM faz, conheça com a devida abrangência, o futebol português.

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo o post.

    Mas do que gostei mesmo muito foi do título. Aplica-se na perfeição. :)

    Tb vale a pena analisar o n.º de cartões à 9.ª jornada. Para uma das equipas com mais posse de bola e ataques, ainda se torna mais inacreditável como consegue o SCP ser o mais castigado... Até parece que só temos Javi Garcias e Brunos Alves na nossa equipa de indisciplinados, caceteiros e maldosos... Ah! slb e fcp, lá estão mt bem classificados tb neste parâmetro (os dois menos castigados...). Só coincidências e mania de perseguição, claro!

    Gde Abç.

    ResponderEliminar
  13. Fomos campeões com Inácio e Boloni e ninguém consegue apontar qualquer benefício, para além de não podermos dizer o mesmo de muitos títulos, não se pense que deixou de haver muito trabalho de bastidores nos últimos 2 leoninos bem feito e que resultou.

    ResponderEliminar
  14. MM,

    Estamos todos de certeza de acordo que o Sporting não é sempre competente, o que não se percebe é no que é que isso interfere ou não num trabalho tão distinto como é a arbitragem, que por sua vez quer o MM perceba ou não e juntamente com a CS interfere e de que maneira na atribuição dos títulos em Portugal

    O SCP não reagiu através de comunicado a nenhum outro dirigente desportivo mas às declarações do presidente interino da APAF.

    ResponderEliminar
  15. Uma vez que o nosso leitor MM tem uma opinião diversa da minha relativamente ao lance que o SCB reclama adicionei o vídeo do lance , gravado de ângulos diferentes, para quem assim entender, se pronunciar.

    ResponderEliminar
  16. De certeza que o MM que aqui comentou não é o próprio M(esquita)M(achado)? :)

    É evidente que um verdadeiro Sportinguista não se compraz de jogar mal e até ganhar com um desacerto do árbitro. É também evidente que só jogando mais, ganhamos mais, mas recordar apenas "somente 2 casos onde o Sporting viu-se irremediavelmente prejudicado no percurso das provas que disputou por decisões dos árbitros" é ter uma memória particularmente má. Quem não recorda tantos episódios em que se vê uma dualidade de critérios técnicos e disciplinares verdadeiramente escandalosa e sempre em prejuízo do Sporting precisa que reavivem a memória. Em relação a alguns episódios isso pode ser feito aqui http://www.youtube.com/watch?v=R4qC4Hqn5YE e aqui http://www.youtube.com/watch?v=srmw3wJSrAU .

    Fechar os olhos à corrupção, aos jogos de interesses e às marionetas que corroem o futebol português há, pelo menos, 30 anos é fazer como a avestruz e enfiar a cabeça na areia.

    É nosso dever, enquanto adeptos de um clube que preza o desportivismo e a verdade desportiva, lutar contra esse "status quo" e denunciar todas as tentativas de manipulação, directas e indirectas, de que tenhamos conhecimento. Por isso, quando converso com amigos meus portistas e benfiquistas já sabem que não vale a pena virem denegrir o meu/nosso clube, porque não temos na nossa história fruta, café com leite, valentins, bombas da mealhada, canais caveira, ricardos costa, garridos, mários leais, izidoros, martins dos santos, paixões, olarápios, lucílios, duartes gomes, "pode ser" ferreiras, jorge de sousas e outros que tais.

    Quanto a Mesquita Machado, é preciso ter muito descaramento para falar de quem mama. Sigam o link do post e façam uma pesquisa que nem tem de ser muito desenvolvida para perceber o que aquela figurinha foi e é para todos nós enquanto eleitores/contribuintes.

    ResponderEliminar
  17. O Sporting tem, internacionais de Portugal, Perú, Argentina, Holanda, Brasil, Espanha e Cróacia. Não é uma equipa de "pernas de pau". E, pasme-se, é a equipa da 1ª Liga com mais CA... A diferença abissal do número de C. Amarelos para o Slb, Fcp e até o Braguinha, parece-me incompreensível e prejudica fortemente o Sporting. Não terá a ver com aquilo a que os especialistas apelidam de os árbitros inclinarem o campo, controlarem o jogo de uma equipa, matar o jogo a meio campo, deixarem queimar tempo, etc.? Eu não sei, não sou especialista (mas também, não sou cego nem surdo), responda quem puder e quiser. S.L.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo, depreende mal.
    O jogo com o Nacional fez parte de 2004/05, e o Sporting em 2004/05 pode queixar-se de um título Nacional que deveria ter ganho e não ganhou. As arbitragens que afastaram-no desse título não aconteceram nos seus jogos mas nas partidas do SLB. Título de campeão Nacional - o problema foi esse, e não um apuramento na última jornada para a pré-eliminatória da LC.

    No mais, tente entender, desta forma:

    . O Sporting - os seus dirigentes, não têm / devem queixar-se de arbitragens. Devem fazer o que tiver de ser feito para impedir que o clube seja prejudicado. Isso não passa por queixas: queixinhas são coisa própria de gente medíocre e não resolve nada.
    . 90% dos títulos que o Sporting não vence, perde-os por incapacidade desportiva relativamente a um ou mais rivais. Quase sempre um. Nos últimos 3 anos, mais de um, já que o SLB é desde 2009 um efectivo candidato ao título.
    . Esta incapacidade desportiva não significa que o Sporting não se veja penalizado em doses maiores pelos árbitros ainda relativamente aos rivais. É um facto (que é mais prejudicado).

    Não quero branquear nada. Custa-me apenas por tudo e por nada atirar-se para os árbitros a responsabilidade do insucesso e resultados do Sporting. Só isso. Sabes quem faz muito isso, não sabe? Os adeptos do Benfica. Mas isso enfim, há muito que - de forma grosseira - vejo-vos todos (uns e outros) quase da mesma forma.

    Sobre arbitragens, nós, Sporting, se quiser, adeptos, não temos de nos queixar dos árbitros. São conversas inconsequentes. Temos de esperar / pedir / exigir competência ao futebol do Sporting.

    Sobre arbitragens, eles, Sporting, dirigentes, também não têm de queixar-se dos árbitros e entrar em diálogo com treinadores e dirigentes dos clubes adversários. Têm de nos bastidores resolver o problema. Queixas e choradeira não resolve nada e é como disse próprio de atadinhos.

    ResponderEliminar
  19. Belíssimo post e muito oportuno.Concordo em género e em grau ,como diz o povo.

    Em relação à discussão que se seguiu,não posso concordar com o leitor MM.A influência do árbitro pode ser decisiva num jogo,a começar pelo condicionamento psicológico dos jogadores e continuando com todos os outros.
    Se aquele penalty em M. de Cónegos fosse assinalado estaríamos nesta crise?

    Seria um discurso excelente se estivéssemos em Inglaterra,na Alemanha ou até em Itália.
    Em Portugal é simplesmente ingénuo.

    O que eu sempre defendi é que estamos face a um sistema que propicia a bipolarização e os árbitros são apenas um factor.
    Mas a ideia de que não há mercado para três clubes é falsa.

    Onde há consumidores,há mercado e o Sporting representa 3 milhões de consumidores.
    Esta estratégia beneficia essencialmente benfica e porto e não tem a nada a ver com mercados.

    ResponderEliminar
  20. "Tenho dúvidas que quem profere este tipo de afirmações, como o MM faz, conheça com a devida abrangência, o futebol português."

    Leão de Alvalade, você com menos ou nenhuma abrangência o pouco que acerta fá-lo por andar a reboque de coisas que vai apanhando noutros sítios. Guarde esse tipo de considerações para outros leitores, só às vezes tenho paciência para gente parva.

    Você acha que o Sporting deverá insurgir-se contra a conspiração dos árbitros / media que tentam destruí-lo. Como? Possivelmente com declarações / comunicados / notas de imprensa. Género o que você fez neste «post», deduzo. Como lhe digo, ainda bem que o clube não o faz. João Malheiro houve só um e falava a partir do outro lado da 2ª circular.

    ResponderEliminar
  21. 10A, leia com alguma atenção. Disse-lhe que foram 2 os casos onde o clube viu-se no momento 'arredado' de uma competição (poderia ter dito 3, taça da Liga em 2008/09). Não lhe disse que foram só 2 ou 3 casos nos últimos 10 anos onde o Sporting foi prejudicado por decisões dos árbitros.

    Decisões dos árbitros defeituosas são aos milhares e cabem largas centenas ao Sporting, Benfica e Porto. É justamente esse discurso da fruta que faz-me confusão: o 10A olhando para a equipa de futebol do FCP no lugar de ver James, Hulk, Falcão, Lisandro, Lucho, Moutinho e largas dezenas de outros nos últimos anos associados a treinadores como Mourinho, Villas-Boas ou Vitor Pereira, está mesmo convencido que o FCP vence por causa da fruta. É isso?

    Coincidência enorme, no ano em que o SLB arrumou a casa com Jesus e 3 ou 4 jogadores muito bem contratados, foi campeão.
    O Sporting com o Genk e com o Videoton e nos outros 2 jogos da LE foi também 'empurrado para baixo' pelos árbitros, é isso?

    Qual imprensa e quais árbitros.

    São problemas que existem mas não é por eles que o Sporting perde, e meter tudo no mesmo saco é um exercício simplório.

    ResponderEliminar
  22. MM,
    paciência para gente parva eu tenho e por isso lhe vou responder:

    De onde me conhece para saber o que apanho, que sítios frequento ou de que ando eu a reboque?

    As considerações que faço sobre os meus leitores são feitas em função do que aqui deixam e por isso reitero o que acima disse:

    Não só é ingénuo - se preferir associo-me ao leitor que pergunta "Só apetece perguntar de que galáxia vem este comentário?" - como desconhece o que são os bastidores do futebol português.

    Se assim não fosse não produziria as afirmações que aqui deixou.

    E para quem se gaba de "uma memória especialmente boa" e não menciona a final da Taça da Liga com o Lucílio ou, mais recente, arbitragem de Paixão o ano passado, enfim...

    ResponderEliminar
  23. 1.º video:

    7'' braço direito de Éder sobre as costas de Shaars, desequilibrando o holandês. Empurrão e consequente falta CLARÍSSIMA! Sem qlq discussão, fdx!

    Roubo foi o incrível fora-de-jogo assinalado a Wolfswinkel qd o nosso ponta-de-lança se isolava... Lance escandalosamente 'escondido' por td a CS a desportiva e ñ só! Isto é apenas um exemplo... Uma gota no oceano de roubos abafados com que somos brindados amiúde. Outro exemplo flagrante: jogando mal ou bem, o facto é que estamos fora da Taça de Portugal tb por causa de um lance atroz! Penalty claríssimo sobre Wolfs com o resultado em 2 - 2 aos 90 minutos de jogo... Claro que sp podíamos falhar o penalty, mas o facto é q o árbitro não o sinalizou, errando gravemente, mais uma vez contra o SCP. E a imprensa, fez eco disso? Já supostos lances de benefício, como este caso do golo anulado ao Braga, é escalpelizado e analisado ao pormenor, manipulando a opinião publica. Quem se recorda do golo do União de Leiria não sancionado que o Ricardo tirou de dentro da baliza? Toda a gente… E quem se lembra que esse lance é precedido de fora de jogo do avançado do U. Leiria que faz o centro? Quase ninguém. Pq? Pq a nossa imprensa ‘amiga’ fez questão de esconder um facto ( o fora-de-jogo) e enaltecer o outro (a bola dentro da baliza)… E se fosse com o slb ou fcp, qual dos momentos dessa mesma jogada seria evidenciado?

    O SCP deve sim, analisar as arbitragens e denunciá-las sempre que se sentir altamente prejudicado, independentemente do resultado final do jogo em que tal prejuízo teve lugar. E deve pronunciar-se qd, não sendo altamente prejudicado em determinado jogo, for alvo de erros sistemáticos que o prejudicam em séries de jogos seguidos, como é o presente caso. Mas só isto não chega... Há que LIMPAR (1) td a porcaria que infecta a organização do futebol profissional em Portugal e (2) a CS que se presta a fretes para expurgar a porcaria aos nossos rivais (vide caso flagrante do Luisão...) e / ou a enterrar sp q pode o SCP (esquecem-se de lances onde fomos prejudicados, vide exemplo acima…e evidenciam à exaustão lances de suposto ou efectivo benefício).

    Concluindo: por mais razão que tenhamos, como não temos qlq controlo sobre a arbitragem mafiosa e a CS hostil, a nossa msg nc passa... Ou passa exactamente ao contrário do que pretendemos...

    ResponderEliminar
  24. "Lance escandalosamente 'escondido' por td a CS a desportiva e não só!"

    Deve ter sido por isso que o painel d'O Jogo foi unânime em considerar que o golo foi bem anulado.

    Virgílio,

    Quais foram os campeonatos, taças de Portugal e supertaças que o Sporting não venceu nos últimos 10 anos em resultado / com o contributo da comunicação social e árbitros? Em concreto, quais foram?

    "O SCP deve sim, analisar as arbitragens e denunciá-las sempre que se sentir altamente prejudicado, independentemente do resultado final do jogo em que tal prejuízo teve lugar".

    Pois, era justamente isto que fazia Malheiro. Quem resolveu o problema não foram contudo as denúncias do Malheiro. Foi Jorge Jesus, e o Aimar, e o Ramires, e o Saviola.

    Vocês não querem que o Sporting "se queixe" sempre que for prejudicado, até porque não sabem dizer o que significa ao certo "queixar-se". É o quê? Marcar conferências de imprensa para referir um por um todos os lances, em cada partida?

    Vocês querem que o Sporting berre, chore, passe uma mensagem, ponto. Tenha ou não razão. Só tem um problema: essas queixas não irão resolver nem o problema que realmente afecta o Sporting - a sua competência no relvado, e também não irão resolver o problema das arbitragens.

    ResponderEliminar
  25. Virgilio,

    A questão que suscitas - o papel da imprensa - foi aqui apenas aflorado.

    Ainda no outro dia mantive uma discussão com o responsável editorial de uma publicação bem conhecida pela reacção que o fulano teve quando se soube que GL tinha ido à FPF.

    Segundo o próprio o Sporting estava à procura de alibis para a crise de resultados e, tendo eu contraposto que pelo facto do Sporting não estar a jogar bem e sem resultados não devia deixar de reclamar sempre que entender que o deve fazer.

    Surpresa minha ele ainda em disse que a arbitragem em Portugal estava "um brinco". Enfim...

    ResponderEliminar
  26. Acho curiosa esta insistência do leitor MM.
    Foi a estratégia que ele preconiza que o porto realizou?
    Não é verdade que,além da estratégia desportiva,o porto procurou influenciar todos os intervenientes que gravitam à volta do futebol?

    A perseguição a jornalistas e jornais,com proibições de entrada no seu estádio e até agressões?

    A perseguição incansável a árbitros e orgãos dirigentes(de arbitragem ou não) quando não eram da sua conveniência(Ricardo Costa o caso mais recente,e com razão,diga-se).
    A famosa guerra Norte-Sul?

    E não vou esmiuçar senão alongava-me muito.
    Será que o país mudou muito?
    Vamos ser puros e virginais?
    Vamos continuar a ser diferentes ... e derrotados?

    Devemos ser melhores?Claro.
    Devemos lutar para mudar as coisas?Claro.
    Mas,enquanto não muda e se as circunstâncias são estas temos que ter uma posição forte sob pena de,em relação aos nossos rivais ser mais difícil(não impossível) ganhar.
    E isso não podemos aceitar.

    ResponderEliminar
  27. Só para pegar num exemplo, queira Deus que o Benfica não jogue menos que o SCP em Moreira de Cónegos e saia de lá vencedor e se preciso for com ajuda do árbitro, não era a 1ª, 2ª ou 3ª vez. O SCP não fez um jogo tão mau como alguns querem pintar, muito menos foi inferior ao Moreirense como o seu treinador transmitiu no fim do jogo. Talvez fosse a forma mais rápida para dissipar algumas dúvidas aqui expressas.

    Nenhum clube grande é exímio a defender em bloco baixo, sempre que isso acontece já tudo correu mal, expulsões, etc. Não é à toa que ainda hoje se discute o Inter-Barcelona em que até o Eto recuou. Em que é que queriam mais que o Sporting fosse melhor que o Moreirense? Nas transições? Tomara termos marcado sempre 2 golos em todos os jogos esta época.

    O esclarecimento está devidamente contextualizado e foi endossado à APAF e como é óbvio também diz respeito a toda a massa adepta leonina, como sempre que o clube comunica para o exterior. Já era bom que prevalecesse o respeito entre todos aqui.

    ResponderEliminar
  28. No futebol português parece existir uma regra dourada na qual o SCP é alvo de uma discriminação pela “negativa”, todos podem protestar insinuar pressionar os árbitros, os dirigentes, os jogadores toda a envolvente futebolística menos o SCP porque somos diferentes e não nos desculpamos com essas merdas … somos diferentes (para mim postura do URSO) !!!

    Esta suposta diferencia no envolvimento com o "sistema" resulta na total falta de pudor e respeito com que somos brindados diariamente pela CS pelos árbitros pelos órgãos (APAF Sindicatos jogadores/ treinadores … houvesse de apanha bolas e também estariam incluídos nesta lista de certo) que gerem o desporto nacional, e tudo isto em grande parte devido a sermos um clube de altos “princípios” o tal clube "diferente".

    Sinceramente não suporto mais esta conotação, esta conversa, estou farto de ter ouvir as maiores das barbaridades vindas pasmem-se de adeptos do meu clube ora na CS ora na televisão ora nos fóruns e nos blogs ... para quando nos vamos deixar de MERDAS e agarrar os BOIS pelos cornos encará-los e manda los para a grande puta que os pariu ... BASTA temos de bater o pé … esta merda cansa.

    Isto tudo para dizer que subscrevo na integra o que o LdA disse.

    SL,

    ResponderEliminar
  29. MF,

    "Foi a estratégia que ele preconiza que o porto realizou?"

    Foi. Ter em 99% do tempo os melhores jogadores e os melhores treinadores. Não existe outra. Mas repare isto não é uma estratégia que encontre num livro de receitas de futebol. Faz-se no dia-a-dia, em cada de decisão, da pequena à maior.

    "Não é verdade que além da estratégia desportiva o porto procurou influenciar todos os intervenientes que gravitam à volta do futebol?"

    É, é também verdade. Mas é a primeira que dá-lhes títulos. A segunda relaciona-se com o tipo de pessoas que são mas na obtenção dos títulos não ocupa 10% da fórmula. Essa fórmula passa por decisões desportivas acertadas.

    "Vamos ser puros e virginais? Vamos continuar a ser diferentes ... e derrotados?"

    Para não se falar por falar, e no lugar de lugares-comuns, diga concretamente em que consiste 'não ser puro e virgem e derrotista'?

    Passe ao concreto: marcar conferência de imprensa pós-jogos para analisar a prestação do árbitro? Escrever num fórum que fomos prejudicados no último frente ao Braga e que 'somos derrotados' porque os árbitros e a comunicação social 'empurram-nos para baixo', apesar de no relvado não conseguirmos ser melhores que SLB, FCP e SCB, reportando-me a 2012/13?

    Diga-me em concreto de que forma a comunicação social "abafou a ilegalidade do lance de Alan"?, quando o painel do jornal O Jogo, como exemplo, foi unânime em considerá-lo falta.

    E diga-me por favor, nos últimos 10 anos, os campeonatos, taças e supertaças que o Sporting perdeu em resultado / com o contributo das arbitragens e CS?

    Ou diga-me por favor, nos últimos 15 anos, quais os campeonatos que o SCP, FCP e SLB venceram sem que neles tivessem sido as melhores equipas? Já lhe disse um: 2004/05. E também lhe disse o exemplo de uma taça de Portugal: 2005/06, meia-final. Existem outros? Diga-me quais, por favor.

    Sérgio,

    "Estou farto de ter ouvir as maiores das barbaridades vindas pasmem-se de adeptos do meu clube ora na CS ora na televisão ora nos fóruns e nos blogs ... para quando nos vamos deixar de MERDAS e agarrar os BOIS pelos cornos encará-los e manda los para a grande puta que os pariu ... BASTA temos de bater o pé … esta merda cansa."

    Além de gritos de ordem e lugares-comuns, isso é em concreto o quê? O presidente do Sporting abrir um «blog» e nele queixar-se das arbitragens? Instruir os (fracos, que o são) representantes do SCP nos programas de TV para que se queixem das arbitragens?

    Continuo sem perceber ao certo o que pretendem. E continua a dificuldade em entender-se que o Sporting é o mais prejudicado pelas arbitragens entre os '3 grandes', mas também não perde títulos por essa razão. A relação que pretendem fazer, nos moldes em que fazem-na, com o intuito de passar uma mensagem que é ôca de conteúdo, simplesmente não existe.

    ResponderEliminar
  30. MM:

    Quem não sente, não é filho de boa gente.

    1. Tu defendes que devemos comer e calar. O resultadão que tem dado qd adoptamos essa estratégia está à vista de tds: divisão da massa adepta que se sente órfã dos seus dirigentes… Eu defendo que qd comemos, devemos protestar. Sempre. Não que ache que isso resolva td e que de repente uma equipa incompetente passe a ser, por artes mágicas, competente. Mas pq acho q se deve sp clamar por justiça, imparcialidade e igualdade de tratamento. Os adeptos do SCP merecem isso. Que se lute e que se clame por essa justiça. Publicamente.

    2. Como referi esse é apenas um aspecto e não resolve o facto do SCP não ter qlq poder de influência nos bastidores. Aqui chegados, vamos ao ponto em que estamos de acordo. Enquanto o SCP apenas 'estrebuchar', mesmo tendo quase sp a razão do seu lado, não vamos lá... Mas mantenho que devemos protestar, faz parte e, repara, que todos fazem, não é só o Malheiro, como pretendes… até Pinto da Costa e Salvador, dois dos gdes ‘mamões’, o fizeram (e fazem, como agora constatamos), sp que se sentem atingidos. Alias, qd PdC chegou ao poder no fcp, ainda sem o esquema montado, não fazia ele outra coisa se não protestar e incendiar td o futebol portugês!… Os famosos “roubos de igreja” têm direitos de autor bem identificados… Fez parte duma estratégia vencedora, q daria os seus frutos (e fruta) no futuro. Claro que é preciso meter a mão na massa, jogar nos bastidores de forma a conseguir alterar td um 'sistema' que se apresta a favorecer quem o controla desde há mt. O jogo de bastidores é real! Caramba, tantos são os episódios que o evidenciaram e evidenciam que nem me vou ao fastidioso trabalho de os enumerar. Estou certo de que como pessoa inteligente que és, tb os reconheces… Só 1 exemplo afim de demonstrar aquilo q afirmo e repara como se conjugam a arbitragem e a CS: pq é q a APAF apenas faz greve com o SCP? Qd tds assistimos a acusações semanais gravíssimas de td o lado? E pq fazer greve baseado em pretensas notícias de um jornal? Logo numa época em que o clamor e fulgor leonino ameaçavam interesses instalados? Td se conjugou num sentido, abater um SCP ameaçador logo no início. Repara que qd as coisas não ingrenam, como esta época bem exemplifica, e os resultados ñ aparecem, instala-se uma crise de confiança abrangente, baixa o rendimento da equipa a pique, alvoroça-se toda uma massa associativa e isto, td junto, ajuda a enterrar… Não duvides disso.

    (cont.)

    ResponderEliminar
  31. 3. Deixa-me dizer-te que é impossível responder se o SCP deixou de ganhar mt ou pc por ter sido prejudicado por arbitragens e má imprensa. Era preciso o tempo se repetisse e que as épocas decorressem normalmente, isto é, sem os episódios mafiosos que se verificaram a alteraram a verdade desportiva. O que sei mt bem é q o SCP não ganha com a ajuda de arbitragens e a boa graça da imprensa… Como digo, ambos os factores influenciam no rendimento desportivo, tanto uma como a outra (mais a primeira que tem intervenção directa, p. e,. nos resultados desportivos obtidos) disso não me restam dúvidas. Nenhumas. E, se o rendimento, é afectado, se os erros arbitrais retiram pontos, se a CS manipula e ajuda a instalar a desconfiança, td somado dá para no ano em que fomos mais competentes q o que os outros, acabarmos na mesma em terceiro lugar. O exemplo da época 2004-2005 é paradigmático. O andor ao slb e o prejuízo em momentos chave do SCP foram flagrantes. Tiveram que ser flagrantes, tal a superioridade do SCP. Ao contrário de outras épocas em que foram, vá lá mais subtis, nessa e noutras 2007/2008, tiveram que ser flagrantes. Em 2004-05 msm como andor de slb, chegamos às últimas jornadas com td para ganhar e seria justo q assim acontecesse. Mas tiraram-nos o título para o slb que jejuava durante um longo período e, não satisfeitos com isso, negaram-nos o acesso à CL (escandaloso o jogo contra o Nacional em pleno Alvalade) para o fcp… E lá voaram não sei qts milhões…Milhões esses q ajudam na contratação de melhores jogadores e treinadores… Allez Pinto da Costa, allez!!!

    SL

    ResponderEliminar
  32. LdA:

    A questão da imprensa está relacionada com arbitragem na medida em que a cobertura que se faz ao prejuízo / beneficio de SCP comparativamente com outros clubes é de uma dualidade (contra nós) impressionante.

    Para mts desses jornaleiros a arbitragem está “um brinco”, claro… Para quem se vê beneficiado por elas está mesmo brilhante.


    SL!

    ResponderEliminar
  33. MM:

    "Ter em 99% do tempo os melhores jogadores e os melhores treinadores. Não existe outra."

    Nota-se bem q não viveste os anos dourados de oitenta e noventa...

    És mt novinho, amigo...

    Conheces o Porto da era CL... mas até chegar aí (e mesmo nesse tempo, vai ao Youtube, porra...) mt água(suja) já tinha passado pela ponte.

    Olha, gde abraço. E continua com o bom trabalho no teu blogue, q sp q posso visito. Mesmo qd em desacordo, não deixo de te dar mérito o tempo q dedicas ao nosso SCP.

    Abç

    ResponderEliminar
  34. Virgílio,

    "1. Tu defendes que devemos comer e calar."

    É essa uma forma de discutir desinteressante. Li todo o comentário porque respeito-te mas não vejo utilidade num tipo de diálogo onde se inventa e colam imagens como essa do 'comer e calar', como se tivesse (eu) escrito ou sugerido coisa semelhante.

    Continuas a falar na fruta e arbitragens, mas passas ao lado da verdadeira razão para que (eles) sejam fortes. Hoje, infelizmente, 'eles' que não são só o FCP. São dois agora, FCP e SLB.

    Se eu fosse Jorge Nuno Pinto da Costa e visse os meus adversários focados nas arbitragens no lugar de se concentrarem no que têm realmente de fazer, não ficaria contente.

    Ficaria radiante da vida.

    Cumprimentos e não chateio mais.

    ResponderEliminar
  35. MM, só mais um esclarecimento:

    "Lance escandalosamente 'escondido' por td a CS a desportiva e não só!"

    Deve ter sido por isso que o painel d'O Jogo foi unânime em considerar que o golo foi bem anulado.

    Estou a falr do fors-de-jogo inexistente maracado a Wolfswinkel que seguiria completamente isolado para a baliza... E não do golo (bem) anulado ao SCBraga.

    SL

    ResponderEliminar
  36. MM:

    Desculpa não vi o teu comentário antes de postar o meu ultimo.

    "Se eu fosse Jorge Nuno Pinto da Costa e visse os meus adversários focados nas arbitragens no lugar de se concentrarem no que têm realmente de fazer, não ficaria contente."

    O que é q impede os nosso dirigentes em se focarem simultaneamente nas arbitragens (sp q se justifique) e em melhorar internamente o mt que há para melhorar?

    Retribuo os comprimentos e informo-te que a mim não me chateia nada ler as tuas opiniões, mesmo qd, repito, com elas não concordo. Posso é não ter disponibilidade para entrar em debate como hj aconteceu.

    SL

    ResponderEliminar
  37. Virgílio,

    "Nota-se bem q não viveste os anos dourados de oitenta e noventa... és mt novinho, amigo...".

    Ler isto da tua parte não me incomoda, porque gosto de ti, mas ao mesmo tempo inviabiliza qualquer coisa de útil. Estive em coma durante os anos 90? Baseias-te no quê para dizê-lo?

    Falar por falar. Pedi-te os últimos 10 anos porque os 'anos dourados' ao contrário do que dizes foram agora. As equipas mais fortes do FCP foram construídas neste período, daí o sucesso que tiveram nas competições Europeias de futebol. De certeza que não estiveste a dormir neste tempo, nem 'és novinho', é só mesmo um problema da repetição de chavões ou lugares-comuns.

    ResponderEliminar
  38. "O que é que impede os nossos dirigentes em se focarem simultaneamente nas arbitragens (sp q se justifique) e em melhorar internamente o mt que há para melhorar?"

    Justamente o meu ponto. Nada o impede, nada que não faça parte das suas limitações. O focar-se no problema das arbitragens é que não tem a ver com 'falar'. Faz-se. Queixas não resolvem nada. Tu não vias certamente o Paulo P. Cristóvão vir berrar para a opinião pública que o Sporting era prejudicado nisto ou naquilo.

    Isto para os dirigentes - plano importante.

    Plano menos importante, o dos adeptos - queixume sem critério, mal pensado, feito sem inteligência, também nada resolve. Mais não é do que copiar o comportamento de adeptos como os do Benfica que durante muito tempo também se sentiram desesperados pela sua própria incapacidade.

    ResponderEliminar
  39. MM,

    Já que solicita tanta objectividade quando o esclarecimento que despoletou isto tudo, sim foi uma resposta ao comunicado da APAF muito antes do jogo com o Braga, não o podia ser mais:

    Queremos todos ver o Sporting a jogar mais e também acredito que se assim for ganhamos mais vezes, o que é que isso tem a ver com várias arbitragens que nos penalizaram e que a APAF disse que é mentira?

    ResponderEliminar
  40. MM

    "Para não se falar por falar, e no lugar de lugares-comuns, diga concretamente em que consiste 'não ser puro e virgem e derrotista'?"

    A citação correcta é:

    "Vamos ser puros e virginais?
    Vamos continuar a ser diferentes ... e derrotados? "e não derrotista. É diferente.

    A resposta das 19:04 do bloguista Virgílio tirou-me praticamente a resposta.
    É pensar que "Ter em 99% do tempo os melhores jogadores e os melhores treinadores. Não existe outra." é suficiente.Em Portugal não chega e porto e benfica provam-nos isso.

    Quanto ás formas de contrariar a situação,tudo ajuda,desde a actividade institucional do clube a todos os níveis até ás intervenções dos apoiantes nas redes sociais e afins.

    Infelizmente em Portugal o sucesso é feito de um "mix" de actividade desportiva de excelência e de jogos de bastidores,sendo que sem a 1ª a 2ª é insuficiente ou ineficaz.
    Mas o controle do que está á volta do jogo vale bastante mais de 10%.

    O ideal?
    Mudar tudo no sentido da maior verdade e transparência e devemos lutar por isso,
    mas não sejamos líricos,não é essa a situação reinante.

    Faz depois considerações sobre afirmações que não fiz,mas que me parece que foram bem respondidas no comentário a que me referi,pelo que não vou repetir.

    Resumindo:o Sporting tem que,1)Ser muito mais forte a todos o níveis do futebol(desportivo e estrutura dirigente)e 2)lutar pela verdade desportiva e transparência,mas em simultâneo senão:

    "Vamos ser puros e virginais?
    Vamos continuar a ser diferentes ... e derrotados?"

    Vamos?
    Espero que não.

    PS:a época de ouro do porto começou na década de 90,mas as bases foram constituídas nos anos 70 e 80.Foi nessa época que o porto iniciou o combate que o levou,efectivamente,a ser o clube do sistema.Não ganha só por isso?
    Não,mas ajuda que se farta.

    SL

    ResponderEliminar
  41. Anónimo,

    "O Sporting reagiu, bem, às declarações de um agente de um organismo de arbitragem (APAF), mas era o que faltava entrar agora por guerras de palavras com dirigentes dos outros clubes".

    Escrevi num dos primeiros comentários, pelo que não me referi à resposta dirigida à APAF, certo? Digo-lhe mais: nem que o Sporting tivesse sido beneficiado de forma escandalosa em todas as jornadas. Se alguém da APAF viesse dizer alguma coisa, levaria sempre uma resposta em dobro. Mas por ser a APAF.

    As minhas críticas alvam a forma simplória e populista como estes temas são tratados. Pedir uma reacção por palavras de um dirigente do Sporting CB é parvo. Pedir uma reacção ou sugerir que o Sporting foi no último jogo prejudicado é de cegos. Pedir reacções ou sugerir que a nossa campanha em 2012/13 está a ser 'empurrada para baixo' pelos árbitros é de cegos. Dar à comunicação social mais importância do que tem e relacioná-la com o insucesso ou os nossos resultados no relvado, é parvo. Misturar isto tudo de forma muito pouco inteligente não é nada. É isto que digo.

    ResponderEliminar
  42. MM:

    Baseio-me em trocas de opinião q tivemos no passado. Qd tu admitias q não viveste a ascensão do fcp. Não pretendo ofender-te, pelo q se estou errado e presenciaste esses “anos dourados”, peço desculpa.

    Sim, os “anos dourados” a q me refiro são os dessa ascensão de oitenta e início de noventa, baseada na trafulhice e nos expedientes relacionados com a tal da “fruta” que só mais tarde foram tornados públicos. Mas alguém acredita que esse truques sujos apenas se reportam às épocas das escutas e do apito dourado? Qd já era o fcp um clube consolidado? Eles faziam-no como forma de melhor controlar o sucesso, q isto do futebol, já se sabe, nem sp ganha o melhor, tem mts imponderáveis que não se pode deixar ao acaso ou à sorte… E se se destraissem, já se sabe que alguma da concorrência é bem capaz de seguir pelo msm caminho…

    Nisto tens td a razão: a hegemonia do fcp atingiu o auge na última década. Qd o esquema do fcp ficou finalmente, perfeitamente oleado e apenas precisava de ir controlando e mantendo o poder q conquistou no futebol português. O dinheiro da CL fez o resto… E sim, têm melhores jogadores… Até compram capitães a rivais, vê lá tu. Aliás, recordo tb de te ter dito que, actualmente o fcp é mais forte, pq tem melhores equipas, melhores treinadores (talvez…) e é, essencialmente um clube mt mais organizado e , atente-se, pacificado. Td isso pq as vitórias e as constantes participações na CL lho permitem. Ao contrário do q acontece com o SCP que, como tu próprio exemplificaste, msm qd esporadicamente é melhor e mais competente, o impedem de chegar às milhões da CL….

    Ultima questão (retórica):sabes pq é q interessa a fcp e slb que o Braga fique em terceiro, não sabes?...

    E mais uma vez peço desculpa e vê se compreendes que é difícil evitar lugares-comuns tão presentes no futebol tuga como a famosa “fruta”, p.e. . Podem ser chavões, não deixam de ser REALIDAE e não podemos desmentir o facto de terem ajudado a ‘máquina’ portista.

    Agora é que é: até amanhã.

    ResponderEliminar
  43. MM,

    OK eu e o clube também tem concordado com o folclore que refere. Como estamos sermos penalizados pelos árbitros é muito pior do que se estivéssemos fortes.

    Agora recue lá até à 1ª década em que o Porto começou a ganhar e identifique lá a 1ª equipa superior ao Sporting. Depois perceba que sem o sistema implantado desde lá o Porto ainda hoje não passava de um clube banal. Ninguém discute a qualidade do plantel portista actual. Creio que é isso que vários utilizadores já tentaram transmitir-lhe.

    Da mesma forma que é notório que não nos querem deixar levantar.

    ResponderEliminar
  44. MM,

    "Além de gritos de ordem e lugares-comuns, isso é em concreto o quê? "

    Simples meu caro a demonstração inequívoca de que estou farto e não tolero mais faltas de respeito com o meu clube … lamento que a minha linguagem não se enquadre com a sua postura politicamente superlativa.

    Não tenciono nem quero ser politicamente correto, isso não nos deu nem nos dara nada de positivo no que toca ao nosso burgo futebolístico.

    SL,

    ResponderEliminar
  45. Independentemente do que cada um pensa o comunicado, entre outras coisas que se têm levado a cabo ultimamente, já surtiu efeito. Vários órgãos de CS já se deram ao trabalho hoje de detalhar o quadro de cartões da presente época onde é por demais evidente a disparidade que o comunicado aborda. E é desta forma que se mudam mentalidades. Não ponham duvidas que só temos a beneficiar com iniciativas deste género que inclusive a grande generalidade dos adeptos já reclamava há muito tempo.

    ResponderEliminar
  46. MM,

    o Sporting jogar mal prejudica o Sporting e a sua classificação.

    os árbitros ajuizarem mal prejudica o Sporting e a classificação do Sporting. porque como podemos constatar, os árbitros de 1ª mantêm-se lá durante anos. e só os que vão contra o sistema é que de lá saem...

    portanto, podemos constatar que o sporting jogar mal não prejudica os árbitros mas que os árbitros decidirem mal prejudica o Sporting. invariavelmente. jogar bem ou mal é outra discussão visto que, uma coisa é independente da outra.

    p.s.: não querer assumir que há falta sobre o schaars é relativo. dizer que o Sporting foi beneficiado no encontro é absurdo. perdoar a expulsão dum jogador do braga, inventar um fora de jogo ridículo e arranjar vários livres à medida do viana é tudo menos ser beneficiado!!!

    ResponderEliminar
  47. MM,

    mais uma pergunta:

    que tipo de plantel acha que teria o Sporting se tivesse ganho tantos campeonatos como ganhou o porto nos últimos 30 anos?? quanto valeu em dinheiro todos esses campeonatos ao porto com os acessos à champions? e quandos desses campeonatos foram da "fruta"??

    ResponderEliminar
  48. Da mesma forma que os comunicados da APAF tentam sempre confortar os seus agentes e encorajá-los a prosseguir, o do clube veio provocar desconforto e mais escrutínio publico, é para isso que também servem as denúncias, sobretudo quando se trata de abuso de autoridade como é o caso. Pretende-se que deixem de mostrar cartões aos jogadores do SCP por dá cá aquela palha enquanto os "Super Maxis" e os "Perna de Pau" continuam a partir canelas e não vêem nada. E nos nossos jogos vão passar a ficar mais no bolso.

    ResponderEliminar
  49. Talvez seja por razões como esta que tantos adeptos se insurgem contra os nossos paineleiros televisivos que não fazem nada ou quase nada na defesa do clube e muito em proveito próprio. As direcções têm relações institucionais a manter e um outro nível de comprometimento que não é comparável nem comportável com o que estes senhores podiam fazer em prol do clube que é suposto representarem.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo,

    E eu não discuto que o Sporting é o mais prejudicado por decisões de arbitragem. Nem discuto que os dirigentes do FCP são corruptores e os dirigentes do SLB movem influências.

    Discuto a celeuma que o caso (SCP vs. SCB) provocou em fóruns por causa de declarações de alguém do SC Braga - José Peseiro, da cidade de Braga - Mesquita Machado, ou a sugestão de que a imprensa quer escamotear uma falta sobre Schaars e uma expulsão não sei de quem.

    Aliás o «post» diz que o Sporting reagiu ao comunicado e deveria ter reagido às declarações 'do Braga em geral' (3º parágrafo) e mais à frente desmente-se (4º parágrado) dizendo que 'o Braga diz que não comenta o jogo'. Não sei se algum relevante dirigente do SCB comentou ou não. Ouvi apenas José Peseiro no fim do jogo e não disse ele nada de errado ou censurável.

    Pela 3ª vez, nada disto tem que ver com as declarações do dirigente da APAF nem com a resposta - via comunicado - do Sporting. Embora se tivesse que discuti-lo, diria que tenho olhos na cara e o Sporting em 2012/13 não está no lugar que está empurrado por arbitragens. Diria ainda que o conteúdo do comunicado do Sporting foi talvez feito um bocadinho à pressa porque a prova de que o Sporting tem sido prejudicado nesta época não se faz contabilizando penalties e cartões.

    Mas isto não é sobre o comunicado do clube.

    Trata-se da mistura de assuntos feita de modo superficial e populista que rejeito, e um choradinho em coro de fóruns onde não se percebe exactamente aquilo que quem 'chora' pede. O desejo era para que o Sporting emitisse novo comunicado respondendo ao presidente da Câmara Municipal de Braga / elemento com um cargo qualquer lá no principal clube da cidade? Ou que o Sporting emitisse um comunicado em resposta às declarações de José Peseiro no fim do jogo?
    Se calhar um texto assinado pelo clube a falar nas "carpideiras arsenalistas", ou no "braguita", ou "filho da puta do José Peseiro que cuspiu no prato onde comeu".

    O assunto é este. O mais da discussão foi levantado na sua sequência.

    ResponderEliminar
  51. MM,

    Afinal estamos de acordo, o Braga só tem a relevância que nós lhe atribuirmos. Nem sequer foi o presidente do Sporting que levou o Salvador ao Museu. Mas foi um grande gesto de GL que mostra até que ponto está disponível para o Sporting e que projecta o clube.

    ResponderEliminar
  52. Tiago,

    Fiz a mesma pergunta ao contrário e responderam-me década de 80. Pronto, tenho de aceitar, não vi: na década de 80 o FCP e o SLB venceram (um, outro, ou ambos) campeonatos patrocinados pelos árbitros.

    E foi a década de 80 que provocou a derrocada do SLB em 1994 (essa já vi), na medida em que a equipa de Artur Jorge com Nelo, Tavares, Hassan ou demais Benficas daí para cá gerido desportivamente da forma que se conhece até 2009 foi orquestrada pelo 'sistema'.

    Lá está, peço desculpa mas é uma conclusão parva. Foi o Benfica que fez isso a si próprio. Da mesma forma que imagino algures pelas décadas de 70 o Sporting começou a falhar mais vezes do que aquelas que acertava, porque o declínio do seu futebol ao nível de títulos aconteceu numa altura onde quem os ganhava até era o SLB. entre 1981 e 1994 o FCP ganhou tantos quanto o SLB, ou andaram lá perto. Nesse período o 'sistema' funcionava para os dois lados, é isso?

    Repito que não estou a afirmar que a influência e a corrupção não existem. Toda a gente sabe que existem. No futebol e no baseball e no críquete e em quase tudo. Todavia, não é isso que explica o insucesso do Sporting.

    " ... e quantos desses campeonatos foram da "fruta"? "

    Tiago, dos que eu garantidamente vi, com olhos de ver numa altura em que o meu cérebro já funcionava minimamente bem (havia respondido mais acima): zero, nenhum. Não me lembro de uma única equipa exceptuando 2004/05 ter chegado a Maio no 1º lugar sem que tivesse sido a melhor ao longo da temporada.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo,

    Está logo ao 1º comentário. O Sporting reagiu e bem ao dirigente da APAF que falou. Não o teria (eu) feito daquela forma, naquele conteúdo, mas fez bem em ter reagido. Quanto ao mais sim (sobre o SCB), até pelo motivo que refere: o Sporting não tem que andar a reboque das declarações dos dirigentes do SCB.

    Sobre a ida de Salvador ao museu não vi grande importância nisso, mas também acho que o presidente do Sporting esteve bem. Dependeria da forma como abordasse o tópico: vi a mini-conversa entre ele e Salvador para as câmaras de televisão à entrada / saída do museu e gostei da postura sóbria, e do tom. Sobre o tem em si a grandeza do Sporting relativamente ao SC Braga é inquestionável, tivesse Salvador ido ao museu ou ficado em casa a pensar no tema.

    Já a importância desportiva desta equipa de futebol do SCB, existe, e mostrou-o de resto no relvado superiorizando-se (nesta altura, sem surpresa) à do Sporting.

    ResponderEliminar
  54. MM, analiso o teu comentário e sobre a 1ª parte, nada a dizer. tens o teu ponto de vista e eu tenho o meu. não vem nenhum mal ao mundo. sobre a segunda parte(último parágrafo) já discordo liminarmente. e dou-te um exemplo.

    o porto de vilas-boas foi das equipas que melhor vi jogar. campeão justíssimo certo??

    errado. as primeiras jornadas não foram assim tão boas e foi amplamente beneficiado. influência clara dos árbitros no processo de solidificação e dinâmica de vitórias na equipa!

    este foi o tipo de campeonatos em que os árbitros deram. deram pontos ao porto.

    há os campeonatos em que tiraram. um exemplo disso é "a mão do ronny"! tiraram. tiraram pontos ao Sporting.

    e sim, o sistema na altura de 81 a 94 não podia ser tão descarado como é agora, por um motivo. naquela altura ainda havia isenção na comunicação. pouca mas havia. agora já é tudo à la garder!!

    SL

    ResponderEliminar
  55. fodasse! vejam o grande Aldo Lima como representante do Sporting no programa 4-4-1 da tvi24.

    Finalmente. aleluia!

    ResponderEliminar
  56. MM,
    Já eu tenho muita paciência para gente parva - mas nem tanto pare gente que abdica da boa educação que terá recebido - e por isso lhe respondo.

    Não me conhece para estar habilitado a tecer considerações sobre o que aqui escrevo se dever ao facto de andar "a reboque de coisas que vai apanhando noutros sítios".

    No mais reitero o que lhe disse acima: quem profere as afirmações que o MM profere não conhece o futebol português, ou não o faria.

    Num mundo ideal o Sporting deveria fazer valer os seus direitos nos locais adequados mas estes são apenas de fachada.

    O Sporting, desde há muitas décadas que não tem qualquer capacidade de influenciar decisões e nem sequer é respeitado pela diversidade de agentes, institucionais e outros, que gravitam na órbita do futebol português.

    Não creio que possa vir a ter essa capacidade nos próximos anos e por isso tem que lutar com as armas que dispõe porque nada lhe será oferecido em bandeja.

    Nelas incluo o desmascarar público do que se passa semana a semana nos relvados, (não da forma amadora como aqui faço, o Sporting tem pessoas e meios mais capazes que eu) e sem pruridos de descalçar as luvas de pelica e meter a mão na massa.


    ResponderEliminar
  57. MM
    Quando escreve " É justamente esse discurso da fruta que me faz confusão" e noutro comentário, quando diz: que a equipa do Braga se superiorizou, sem surpresa à equipa do Sporting. Para além de outras baboseiras, deixou claro a todos (a mim com toda a certeza) que NUNCA foi NEM É sportinguista! Mas gabo-lhe a lata e o esforço, de como quem não quer a coisa, vir a este blogue sportinguista, defender com unhas e dentes os seus... SL (para os verdadeiros sportinguistas)

    ResponderEliminar
  58. Caro MM,

    Com muita pena lhe digo que encarnou na perfeição o protótipo de sportinguista amestrado. Penso que não é tão raro como isso. todos os dias contacto com esse tipo híbrido, é aquele que come a papinha toda.
    Por várias vezes me perguntei se existiria algum desses espécimes em estado puro, mas em momento algum julguei que se desse à maçada de partilhar connosco a sua sapiência.
    A ideia inocente de que a corrupção, a coação e a massiva manipulação da opinião pública tiveram e têm um papel incipiente nos resultados desportivos está desfazada do dia-a-dia do futebol português.
    É certo que o cálvário do Sporting tem múltiplas causas. Mas os sucessivos assaltos de que é alvo por parte da cs e dos poderes da liga e no trabalho dos árbitros-apaf, têm consequências evidentes. O jogo com o SCB e o seu rescaldo é mais triste episódio onde essas intâncias se conjugam num único propósito, menosprezar o valor do clube que mais deu ao desporto nacional. A bem de manter sã a nova bipolaridade tuga, o Sporting tem uma decisão supostamente em seu favor, isto é, conta com uma arbitragem mais próxima da isenção. E claro... há polémica.
    Não há nenhuma conspiração, nada do que ocorre é secreto. Fazem-no bem à nossa frente, com todo o descaramento. O melhor treinador e o melhor plantel podiam ficar no mesmíssimo atoleiro em que a equipa do Sporting se encontra.
    Onde procuramos a dignidade? No respeito por quem nos destrata semana a semana? Na concordância com jogos viciados? Não me parece.

    SL

    ResponderEliminar
  59. Não gostava de me imiscuir nesta disputa mas como leitor assíduo do blogue não posso deixar de dizer que as criticas aqui deixadas pelo MM ao LdA são injustas e rudes, para não dizer pior.

    O que aqui é dito nem é nada que ninguém não tenha já constatado, resulta do uso do senso comum de quem observa do fenómeno desportivo.

    É capaz de ser isso que falte ao MM, um pouco de bom senso e já agora humildade.

    JPM

    ResponderEliminar
  60. Leão de Alvalade,

    Não preciso de conhecê-lo. Basta-me ler o que escreve e ler o que outros escrevem, e perceber que as suas considerações em 70% do tempo são um apanhado de ideias que leu primeiramente noutros sítios e nas quais se revê. Em si mesmo não é nada de mais e será até, no seu caso, normal. É uma afirmação relacionada aos conteúdos e desse modo não tem sentido perguntar de onde o conheço. Mas aí tem, essa pergunta deixa perceber a sua capacidade para dar a volta aos assuntos.

    A 1ª resposta que me deu foi parva. Até gente que não presta atenção ao futebol Português está a par da conduta que serve os principais dirigentes do FCP. Durante muito tempo, suspeitas, 'coisas que se sabia'. Acusações, mais tarde. Processos judiciais. Portanto que sentido faz dizer-me "quem escreve isso não conhece a abrangência do futebol Português". É uma resposta parva ou não é?, de quem nada tem para dizer. Perguntei-lhe se o Sporting deveria responder às declarações de José Peseiro e Mesquita Machado. Se sim, como. Responda. Não é isso que pede no seu «post»?, que a resposta ao dirigente da APAF se estendesse ao "Braga em geral"? E já agora talvez pudesse explicar o que é isso de "Braga em geral".

    Mas não me responda a mim.
    Responda ao Krinas - o seu público alvo.

    ResponderEliminar
  61. MM,

    como lhe disse acima tenho paciência para gente parva mas não não é ilimitada.

    Na verdade são-me completamente indiferentes as suas considerações sobre mim ou sobre o que eu escrevo.

    Aliás se a sua percepção sobre o eu que eu escrevo- o que são 70%, como chega a esse número? - for a mesma que tem do assunto em análise só posso ficar descansado.

    E reitero: parvo é quem pensa que os nossos problemas se resolvem exclusivamente com o que "o que convém mesmo é trabalhar a equipa de futebol".

    ResponderEliminar
  62. Leão de Alvalade,

    Inventar não o fará ter razão. Leia os comentários (se lhe servir para algo) e perceba que não afirmei não ser a arbitragem um problema nem afirmei que os nossos problemas resolvem-se exclusivamente com competência no relvado.

    Sobre o mais, não sei então porque insistiu. Já me tinha respondido dessa forma e verificou certamente que ignorei. O que lhe disse é verdade mas não tem nenhuma importância para o assunto do «post», motivo pelo qual ignorei-o. Insistiu agora, respondi-lhe.

    ResponderEliminar
  63. "Mas o que convém mesmo é trabalhar a equipa de futebol já que se essa for competente a oportunidade que um árbitro tem para manipular um resultado ficará reduzida a quase-nada."

    Insisto que devemos ser mais respeitosos e sinceros.

    Não sei qual é o blog do MM nem me interessa saber e depois de saber que há um ainda percebo menos o que veio aqui fazer, ser insultuoso?

    ResponderEliminar
  64. Anónimo,

    "O que veio aqui fazer?". Estou na qualidade de quem comentou o «post». Existe outra? A menção ao "leitor MM" ou a referência na mensagem ao "nosso leitor MM" a sugerir as reacções ou fenómenos de 'grupinho' género sala de «chat» que se vêem nos comentários não têm qualquer valor. O respeito e a sinceridade que você e outros evocam não se mede pelas acusações de quem diz "com muita pena lhe digo que encarnou na perfeição o protótipo de sportinguista amestrado", ou "para além de outras baboseiras, deixou claro a todos (a mim com toda a certeza) que NUNCA foi NEM É sportinguista!".

    Este espírito mesquinho estimulado por quem sente necessidade de 'panelinha' não diz nada sobre a vossa condição 'sportinguista'. Mas essa condição já é usada por pessoas como o senhor que não se importam de versar sobre a minha ou de outros.

    Não tem nada a ver com o Sporting.
    É o que vocês são como pessoas.

    Como é evidente não custa nada sentir-me separado de pessoas desinteressantes.

    ResponderEliminar
  65. MM,

    Primeiro cabe esclarecer que só sou responsável pelo comentário das 12:31. É falso que basta jogar bem para ganhar. É verdadeiro que por diversas vezes o Sporting jogou melhor e não venceu. É verdadeiro que o principal alicerce de todo o sucesso do Porto é a corrupção. E é verdadeiro que o "sistema" continua a funcionar.

    E não fica bem começar por dizer uma coisa e acabar a dizer outra, pelo meio ainda arranjou tempo para insultar o autor do post. Não concordar não dá esse direito a ninguém. Também é verdade que o que os comentários do MM mais demonstram é muita ignorância.

    ResponderEliminar
  66. Anónimo,

    Não confunda a sua falta de percepção,

    . não é pelos árbitros que o SCP, FCP e SLB vencem ou perdem.
    . os dirigentes do FCP e/ou outros (garantidamente) manipularam e (porventura) manipulam árbitros.

    Estas duas coisas, ao mesmo tempo, com a sua visão redutora de que "o principal alicerce de todo o sucesso do Porto é a corrupção". Quer acreditar nisso, força. Mas não diga que comecei numa coisa e acabei noutra.

    É a sua incapacidade para entender.

    ResponderEliminar
  67. Quanto à minha ignorância, estimo-a suficientemente para não trocá-la por nenhuma outra. Fazer o quê ...

    ResponderEliminar
  68. Definitivamente quem escreve isto não está no seu perfeito juízo e por isso é natural que ache que o problema não é dele é dos outros. Muito típico.

    Não confunda a sua falta de percepção,

    É a sua incapacidade para entender.

    A 1ª resposta que me deu foi parva

    é uma conclusão parva

    queixume sem critério, mal pensado, feito sem inteligência, também nada resolve.

    'Erros' entre aspas, lógico, porque jogos onde o Sporting não perdeu pontos em resultado do trabalho dos árbitros.

    O mais engraçado é que o golo foi mesmo mal anulado,

    E nos últimos 10 anos só recordo (quando tenho uma memória especialmente boa) de 2 e somente 2 casos onde o Sporting viu-se irremediavelmente prejudicado no percurso das provas que disputou por decisões dos árbitros.

    ResponderEliminar
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo das 17:50,

    Com certeza que essas palas prejudicam na condução. Continua assim e nunca mais tiras o pópó de casa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)