quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sporting 4 - Schalke 2: digníssima qualidade!

Quando, ainda tão cedo no jogo, sofremos um golo, ainda por cima um auto-golo, parecia que os deuses da desgraça haviam marcado nova reunião em Alvalade, à semelhança de tantos outros conclaves ali efectuados em jogos nacionais e internacionais. Porém, a equipa recusou o papel de mordomo dos deuses e dos alemães e reagiu, numa demonstração de carácter e alardeando qualidade indiscutível. Na primeira parte ainda com alguma insegurança, no inicio da segunda com enorme vontade e categoria.

O homem do jogo
Nani. Ainda parece que só o estamos a ver nos sonhos mais ousados mas ele já cá mora e a ele se deve grande parte da nossa qualidade ofensiva. Obviamente que Nani se destacaria sempre numa equipa de pernetas, acontece que, felizmente, a nossa equipa é bem mais do que isso e os golos de Jefferson e o do próprio Nani são o resultado de uma mistura de execuções individuais de primeira água com envolvimento colectivo.

O momento do jogo
Há vários lances candidatos, o golo do 3-1, o do 4-2. O meu é o momento mágico em que Rui Patrício esconjurou definitivamente os maus agoiros que às vezes, nem mesmo jogando a bom nível, nos impedem de conseguir bons resultados. Aquele lance, que daria o empate, só é possível pela coragem, qualidade imprescindível num guarda-redes, e com uma leitura de jogo perfeita. Sem ela Patrício nunca estaria ali naquele lugar a tempo. Ou ficaria uns passos atrás, com a baliza a parecer o estuário do Tejo ao avançado alemão ou, como tantas vezes acontece, chegaria suficientemente atrasado para não conseguir intervir, ou até mesmo fazer um penalty clássico.

O balneário ouve e sente o que se diz dos seus ocupantes?
Se dúvidas houvesse sobre a permeabilidade do balneário às criticas e ao ambiente envolvente basta ver as declarações de Nani ( ...temos de saber lidar com a derrota. A derrota faz parte do desporto e quem não sabe perder também não sabe ganhar. Demonstrámos que sabemos perder e hoje demos uma boa resposta com uma excelente vitória) e sobretudo Marco Silva (um grande carácter, entrámos bem no jogo, depois, em momentos como este, tudo acontece. Voltámos a sofrer um autogolo, mas nunca deixámos de acreditar em nós próprios), que ainda esteve muito bem ao dedicar a vitória aos adeptos que foram agredidos em Guimarães.

E agora já somos os maiores outra vez?
Nada melhor do que apanhar o Paços de Ferreira, do regressado Paulo Fonseca, para nos demonstrar que há diferença entre os jogos internacionais e os jogos do campeonato nacional. O que o Guimarães nos fez sofrer no sábado é bem possível de ter reedição já na próxima jornada, apesar das enormes diferenças de qualidade individual entre as equipas do Paços de Ferreira e o Schalke 04. Paulo Fonseca não só nos conhece melhor, como a generalidade dos treinadores portugueses, como também me parece melhor esclarecido sobre como nos parar do que Di Matteo. O jogo de ontem não mudou nada nas apreciações gerais feitas às virtudes e debilidades colectivas e individuais do plantel, tal como o mesmo devia ter sucedido na sequência do jogo de Guimarães.

15 comentários:

  1. Porra Leão,

    escusava ter escrito o meu post :).

    Tá tudo aí: O azar do 0-1, Nani, Patrício e as declarações de quem são, os verdadeiros, intervenientes no futebol.

    Uma vitória muito merecida que tem de ser acompanhada por uma vitória frente ao Paços de Ferreira, pois a Liga vai parar e os focos não podem estar em cima de nós.

    8 portugueses titulares. Qual foi a última vez que isso aconteceu? Talvez com o Porto de Mourinho, não?

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,
    queria ter chamado à atenção para esse facto (8 portugueses) mas acabou por me passar. Falarei disso talvez num post sobre a formação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também acabei por não mencionar esse dado, "usando" este vosso espaço para o fazer.

    E é tempo de apreciar esse momento, porque pelo que se vê nos juniores e B, tão cedo não se terá tamanha qualidade e abundância.

    Rossel e Mané mostraram que a equipa pode ser mais rodada do que tem sido.

    (e ontem não havia nenhum defesa central no banco)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. E os nossos rapazes voltaram a ser dignos... Outra vez!

    Grande jogo: fez-me recordar outra gde noite europeia: os 4 a 1 ao Newcastle. Onde tb começamos o jogo a perder!

    Se os fatídicos minutos finais de Gelsenkirchen e Eslovénia não têm existido, estávamos com mais 3 pontinhos e os oitavos-de-finais praticamente garantidos...

    Mas olha-se para o goal-average na CL e vê-se reflectido este SCP: oito golos marcados (média de 2 por jogo) o que é muito bom e ... oito golos sofridos (média de 2 por jogo) o que é mt mau...

    Obrigado tugas, obrigado formação, obrigado Marco. Para além de bom treinador Tu sim, sabes ser líder e sabes como, onde e quando ...falar. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Ah! E devolvemos a chapa 4 aos boches... mas desta vez sem roubos e a jogar contra 11, ou seja sem "gases nauseabundos" a envolver a conquista de 3 pontos. Assim, é mt mais saboroso!!!

    ResponderEliminar
  6. Fica apenas um registo negativo da noite de ontem: a inqualificável camisola toda verde.

    Depois da abolição dos calções pretos, irá pelo mesmo caminho a verde e branca? Se fosse noutras eras, o que se diria desta descaracterização despudorada dos símbolos do Sporting?

    Ainda me lembro da indignação que foi a retirada do amarelo dos mastros, com apelos facebookianos ao abandono de sócios.

    Enfim, sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente continua a ser bastante dificil passar o grupo (era na minha opinião fundamental fazer 4 pontos com os alemaes), mas enquanto for possivel vamos acreditar

    Como o "Cantinho" disse, Mane, Rossel e claro Jefferson mostraram que são no minimo alternativas de qualidade o que nos deixa mais descansados no que diz respeito à rotação do plantel.

    Quanto ao presidente, acho que percebeu que fez trampa - não foi tão efusivo como de outras vezes, embora ao contrario do que já se ouviu hoje dizer, sim esteve no banco e não foi deixado de mão estendida quando felicitou MS aquando de um golo.

    Para mim tem feito um bom trabalho - que não o deixe estragar com atitudes palermas como a de Domingo

    ResponderEliminar
  8. Nani não foi o melhor nem o segundo melhor, o golo que marcou foi de empurrão, e tem decrescido. Saliento o enorme jogo de wiliam e adrien, assim como jefresson. Enorme vitória, agora venha o paços.

    ResponderEliminar
  9. Oh Relva, mude de lentes porra. Foi só a melhor exibição do Nani desde que voltou. E olha que o mérito do regresso até é do teu querido BdC.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Virglio, se o Marco Silva é que sabe ser lider, entao quer dizer que os outros acima so la andam a fazer peso. Para isso nao precisamos de Presidente, ou entao pode passar a ser o Marco Silva o Presidente do Sporting quem sabe...

    ResponderEliminar
  11. "...entao quer dizer que os outros acima so la andam a fazer peso."

    Se o amigo PedroC diz, quem sou eu para o contrariar...

    ResponderEliminar
  12. Nada contra si amigo. So que uma pessoa que va lendo o que voce escreve fica com a impressao que tudo o que corre bem é por causa do treinador(ja com jardim era assim), e so quando algo corre mal é que é da estrutura...é que se a estrura nao serve para nada, sempre sao uns ordenados que se poupam...ja que nem deve de ter sido a estrutura a escolher os treinadores..se calhar so escolhe os da equipa b...

    ResponderEliminar
  13. A "estrutura", caro amigo, toma decisões certas e erradas. Eu cá estou para apontar ambas. Uma vez que está atento ao que escrevo deve, por certo, recordar-se dos meus elogios à "estrutura" aquando da contratação de Jardim e de Marco Silva...

    Agora, na gestão da equipa profissional de futebol A do SCP e na forma como esta actua em campo, não duvide que a enorme percentagem de mérito deve-se ao trabalho do... treinador. Acrescente-se que, para mim e relativamente à comunicação, MC goleia a... "estrutura".

    Bom fds.

    ResponderEliminar
  14. MC -> MS de Marco Silva. Fica feita a emenda.

    ResponderEliminar
  15. Ainda bem que a dignidade lhes puxa pela concentração , fizeram a melhor exibição em Alvalade , sem baixar nunca , acho que jogaram e dominaram com e sem bola os 90min do jogo , os 2 golos do Schalke são 2 erros. Não queiram fazer da vitoria da equipa , uma derrota do Presidente , mas se for assim , que não se esqueçam tão cedo das palavras do Presidente , e joguem futebol de alto nível como mostraram 4ª feira.

    Como diz o Cantinho , é possível rodar mais , se o plantel for melhor explorado.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)