segunda-feira, 27 de abril de 2015

A MINHA HOMENAGEM

Foto: www.sapo.pt

Dia 26 de Abril de 2015.

Uma data marcante, um dia triste. Ontem faleceu o meu Tio Zé. Partiu demasiado cedo e vai deixar imensas saudades.

É nestas situações, quando a emoção mais aperta, que a tendência para dissertar sobre o sentido da vida mais se reflecte e nem sempre obtemos respostas válidas. Com esses pensamentos surgem as recordações do ente querido que vemos partir.

O meu Tio Zé era especial para mim, como, estou certo, para muitos dos seus amigos, colegas e familiares. Dele apenas guardo memórias gratas o que, pensando uma segunda vez sobre tal facto, é caso bem raro. Pelo menos é-o comigo. A imagem que dele mais recordo, a sua “imagem de marca”, era o seu sorriso, que surgia genuíno sempre que nos cruzávamos, fossem esses encontros esperados ou espontâneos. Era um daqueles sorrisos mágicos que me acolhia de imediato, ainda antes de confirmar da sua boca as palavras sempre meigas que tinha para oferecer. O efeito era pronto e ainda antes de iniciar a conversa com ele, sabia, de forma instintiva, que quando terminasse o nosso diálogo estaria mais satisfeito, mais… pacificado. Há pessoas assim, que têm o dom de transmitir uma espécie de paz interior àqueles em que esta teima em fugir constantemente.

Era especial para mim também porque foi com ele que vivi alguns episódios marcantes. Um deles, em especial, definiu-me também naquilo que sou hoje. Foi com ele que iniciei, a sério, o meu sportinguismo, numa ida a um jogo de andebol do Sporting no pavilhão gimnodesportivo Afonso de Paiva, em Castelo Branco. A minha primeira experiência ao vivo. Na minha estreia era ele que se encontrava ao meu lado. Quando décadas mais tarde, no advento da blogosfera, dei inicio ao meu primeiro blogue, um dos primeiros posts desse blogue relata esse episódio. Foi com a emoção, o entusiasmo e o nervosismo dele; com a racionalidade, às vezes mesmo pessimismo, do meu Padrinho; a contenção e os sofridos silêncios do meu Pai e os comentários, celebrações e desilusões partilhados com o meu irmão e os meus primos que cresci e se moldou a maneira como me manifesto e sinto o SCP hoje em dia. Não há reunião familiar sem que o tema Sporting não venha à baila. Será, talvez, o nosso tema comum preferido. Ainda hoje, para ver ocasionalmente o meu primo Filipe, são os desafios de futebol transmitidos na Tv que servem de pretexto para nos juntarmos no café. Isto tudo porque ontem também foi um dia histórico para o SCP ao conquistar a meia dúzia de troféus europeus no Hóquei em Patins, a nossa segunda Taça CERS e eu quero pensar, acredito mesmo nisso, que não foi apenas uma coincidência e que nesta mais recente e gloriosa conquista de Igualada, a jogar a final-four na Catalunha contra dois adversários catalães, há dedo dele… Do meu tio Zé. De certeza…Não lhe passaria em claro… Logo a ele que adorava desporto tendo sido dirigente desportivo por muitos anos, inclusivamente presidente de direção de um clube ecléctico e com vocação e actividade predominantemente formativa, o Desportivo de Castelo Branco.

E o Sporting ao conquistar este título, homenageia também um devoto e fervoroso adepto leonino. Uma honra especial a um entre muitos milhões de leões. Na sua despedida.

Quanto às respostas que menciono no inicio do post e que todos filosoficamente procuramos, a procura pelo sentido da vida é contínua, mas hoje, para mim, um pouco menos, porque tive o privilégio de ter tido enquanto Tio um ser humano (e sportinguista) excepcional. A vida, quando partilhada com gente que nos faz (fez) feliz, só pode valer a pena.



NOTA: peço desculpa aos leitores se o tom do post for excessivamente pessoal e também pela sobreposição do post do LdA.

11 comentários:

  1. Muito bem Virgilio!, Um grande abraço para ti e toda a família. E sendo o teu tio um Sportinguista, todos perdemos também.

    ResponderEliminar
  2. Virgílio, abraço! Li aquele teu post quando ainda eras "capicua" pouco antes de ser eu a fazer o papel do teu Tio Zé e a levar pela primeira vez o meu sobrinho a Alvalade. Hoje, quando há gamebox disponível e os horários são compatíveis, lá continua ele a vir comigo.

    Independentemente do passar do tempo ele recorda sempre esse primeiro jogo em que foi pela minha mão. Tenho a certeza que o teu Tio tinha um orgulho enorme em fazer parte dessa tua memória.

    Os "meus" putos ainda não sabem, mas lá para Junho/Julho, vão todos receber uma camisola da "Missão Pavilhão", como prémio do seu desempenho escolar. Na realidade é porque o maluco do Tio Luís quer que eles tenham o nome deles na parede do futuro Pavilhão.

    Talvez assim lhes transmita o quanto foi importante para mim, por exemplo, Ramalhete, que me pôs a defender bolas de ténis agachado debaixo de cadeiras...

    Viva o Sporting!!!

    ResponderEliminar
  3. Virgilio a maior herança que aqueles mais queridos nos deixam na partida é o sorriso na lembrança dos bons momentos passados!

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Excelente Virgílio. Bonita homenagem a alguém que parte e partindo permanece vivo na memória daqueles a quem deu felicidade, como é testemunho o teu tributo. Viver assim vale a pena, como dizes. E morrer também.

    Sobre a vitória do Hóquei na taça CERS, em harmonia com o bronze alcançado pelo Futsal na mais importante competição de clubes na Europa, trata-se de mais uma prova (mais fossem necessárias) de que são as modalidades que em matéria de conquistas desportivas fazem do Sporting um dos maiores clubes no mundo. Sem elas seríamos vulgares.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio

    É muito bela a homenagem que prestas. E justa. O tempo que vivemos está demasiado marcado pelo momento presente, somos absorvidos pelo presente, devorados pelo presente. A presença do presente torna-se, por vezes, de tal forma densa e arrebatadora que ela não lhe permite ver nada além do imediato.
    No entanto, houve momentos iniciais que determinaram o essencial daquilo que somos hoje, a totalidade dimensional que se foi realizando em nós.
    Por isso, preservar o passado é tão importante, é lá que estamos na companhia das pessoas que nos viram crescer. Somos sportinguistas por algo original e único que se nos atravessou na vida e que, pela sua força, impregnou o nosso ser. E, por isso, teimosamente continuamos sportinguistas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um grande abraço deste teu amigo sportinguista.

    ResponderEliminar
  7. Mt obrigado, LdA, LMGM e MM.

    LMGM, mt boa essa tua atitude! Continua a ser o "maluco do Tio Luís", porque acredita que isso só te trará felicidade. A ti e aos teus ''putos'.

    Gde abraço a todos e Viva o Sporting! Sempre.

    ResponderEliminar
  8. Afinal, (infelizmente) ontem não foi um dia inteiramente feliz para o Sporting Clube de Portugal.

    Um grande abraço, Virgílio!!

    ResponderEliminar
  9. Vamos sempre recorda-lo quando tiver-mos a ver o nosso SCP, Abraço primo :-(

    ResponderEliminar
  10. Agradeço tb aos amigos Sérgio, Zargo, Carlos Sousa e Cantinho, cujos comentários não tinha conhecimento qd escrevi nesta cx pela primeira vez.

    Um gde abraço tb para tds vcs.

    ResponderEliminar
  11. Um grande abraço, Virgílio.
    Também eu tive 2 tios e uma tia, que revejo nas tuas palavras sobre o teu Tio Zé.
    Infelizmente já partiram há muito. Felizmente para eles partiram com um Sporting dominador em todas as frentes.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)