domingo, 19 de abril de 2015

Sporting- Boavista: manobras de auto-motivação

Manobras de auto-motivação
O jogo de hoje teve circunstâncias demasiado especiais para se poder associar a uma conjuntura em que parece haver um decréscimo na qualidade exibicional. Mas ainda assim vou fazê-lo, parecendo-me que a principal razão está num aparente relaxamento, hoje agravado por um golo demasiado cedo e o conhecimento antecipado da derrota do que parece ser o único rival na luta pelo último lugar do pódio. 

Parece assim que equipa vai arranjando alguns motivos para ter que se empregar a sério, sofrendo uns golos patéticos e expulsões de cariz semelhante. É possível que na cabeça dos jogadores esteja já apenas a final do Jamor. Se tal pode ser de certa forma compreensível, é particularmente perigoso. O baixar do nível competitivo pode ser fatal, uma vez que a final são 90 ou no máximo 120 minutos, onde tem que se estar no melhor nível, o que não sucede de um abrir e fechar de olhos. Fica o aviso.

O que vai na cabeça de Marco Silva?
Tendo em conta o que foi dito no parágrafo anterior, são difíceis de perceber as opções de Marco Silva. A saída de Miguel Lopes foi a única obrigatória, já manter Rosel e Tanaka para deixar Slimani (ou até mesmo Montero) e William só se compreendem ou por menor condição fisica dos preteridos ou avaliação para o futuro dos preferidos. O problema é que ambos os escolhidos dão muito menos ao nosso jogo, a que se juntou o facto de João Mário e Nani estão muito longe do seu melhor. O primeiro andou grande parte do jogo escondido e sem conseguir pegar no jogo e o segundo está à vários jogos sem conseguir criar os desequilíbrios de que tanto precisamos. Tem sido Carrilo a assegurar o liquidar da factura.

Laterais em queda 
Quando o construção do nosso jogo passa muito pela procura de amplitude, com o aberturas para os laterais carrilarem o jogo para combinações com os extremos, este ressente-se quando esse caminho é barrado pelos adversário. Pior ainda quando a essas acções acrescem uma incapacidade quase total para se opor à estratégia adversária ou criar alternativas. Se de Cédric há pouco a apontar no momento de defender, Jefferson foi quase sempre displicente e desconcentrado nesse capítulo. Ambos quase nada de positivo fizeram no ataque. Com tanta gente no centro do terreno e com João Mário a revelar o problema acima aludido, era óbvio que não seria fácil dar a volta à ameaça do décimo empate que pairava no ar.

Tó Tó Bias?
Que dizer da segunda expulsão de Tobias em Alvalade? Que foi o último a falhar, mas nem por isso o principal culpado. Parece-me apenas que a falta seria escusada, tendo em conta a proximidade de Patrício. Se assim não foi o sacrifício pessoal pelo colectivo não pode deixar de se realçado, uma vez que a ser golo, ficaríamos numa situação muito complicada. Já da displicência de Jefferson só se pode dizer que a fazer-se ao lance com este nível de empenho nem nas peladinhas das praias do Brasil tem lugar.

Os pormenores
1- Para quem quiser perceber a importância de ter ou não um central com capacidade de construir jogo convido a ver a segunda-parte, quando entrou William Carvalho. Se o que virem não chegar, olhe-se para a estatística: apesar de jogar apenas metade do tempo, foi o nosso terceiro jogador com melhor percentagem de passes (88%) o que não seria nada de especial se não se associasse o número conseguido: 30! Mas ao contrário de Paulo Oliveira (90% - 48) ou Cédric (91% - 31) não foram meros passes para o colega mais próximo. Foi muito por aqui, com as bolas que saiam dos pés de William a rasgar as linhas compactas do Boavista, que o nosso jogo melhorou no segundo tempo.

2- Continuo a pensar que lhe falta qualidade técnica, mas é visível uma evolução, em particular a forma como estica o nosso jogo, pela forma como lhe dá profundidade. Falo de Slimani, hoje mais uma vez a apontar um golo decisivo.

9 comentários:

  1. O Montero não consegue ter uns minutinhos neste Sporting?

    Qual é o objectivo? Chegar à final Motivado ou Desconfiado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,
      julgo que há muita culpa do próprio ao ser preterido, tendo em conta a apatia das últimas aparições. Uma pena, porque poderia ser-nos muito útil em jogos como o de ontem, tendo em conta a sua capacidade técnica.

      Eliminar
  2. Leão,

    admito e concordo com saída da equipa, após o jogo com o Dragão, onde foi demasia displicente. Mas, desde daí (1 de Março de 2015), até hoje, só jogou mais 10 minutos em Paços de Ferreira.
    Não será um castigo demasiado grande? E se Slimani se lesionar em vésperas do Jamor? Entra este Tanaka ou um Montero sem ritmo e confiança?

    Todos nós sabemos (e o Sérgio Conceição também) qual é o 11 para o Jamor.
    Não deveria Marco Silva criar alguma expectativa em torno disso (tanto no adversário, como nos próprios jogadores ao ponto de os ter constantemente concentrados e motivados)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,
      Pelo jogo do Dragão teriam que sair quase todos...

      Vamos o que acontece nos próximos jogos para tentar perceber melhor esta opção estranha.

      Eliminar
  3. Pois, parece que desse jogo, os únicos culpados foram Montero e Jonathan.

    E o Jefferson bem que precisava de alguma concorrência (não terá sido por acaso que o melhor momento de Jefferson, nesta época, ocorreu após ter passado algum tempo pelo banco).

    ResponderEliminar
  4. O Monteiro é tão bom quanto o Tanaka, não foi por ai que jogamos mál, os jogadores sõ uma miséria e o treinador não é muito melhor, se não conseguem errar a camisola que vestem só têm de sair do Sporting. Está na hora de termos jogadores com qualidade, ou então que se assuma que nao se joga para titulos pois com estes jogadores só por milagre.

    ResponderEliminar
  5. A jogar mal como se jogou ontem vai ser difícil vencer a taça.
    A sorte é que petit é um treinador fraco e sem grande ambição. Se não estávamos sujeitos. Valeu aquele centro de Carrilho que deu o golo a slimani. O que é pouco.
    Resta a esperança que com um real objectivo em jogo a equipa se motive e mostre outra vez o que é capaz.
    E se não ganharmos a taça marco Silva terá falhado todos os objectivos. E nesse caso , não terá grande margem para continuar.

    MLV

    ResponderEliminar
  6. "O Monteiro é tão bom quanto o Tanaka,"

    Porra!!? como tenho um oceano a separar-me de Portugal talvez a minha tv esteja estragada. O Montero é só um dos melhores jogadores que o plantel possui.

    Alguém acredita que com este projecto de treinador apostará em Iuri, Matheus, Chaby ou Gauld.

    Que jogadores este MS potenciou? Até Nani parece um jogador vulgar. Isto não existe. Por falar em Nani - os assobios só podem vir de idiotas camuflados.

    ele gosta sempre dos mesmos - as mesmas substituições - o Sporting tinha obrigação de ganhar facilmente este Boavista.
    Este futebol que Marco Silva apresenta nem na distrital se vê mais.

    Só acredito que se vença a taça de Portugal pq o Sergio Conceição não é la mto melhor também.

    ps - Parabéns ao nosso Leão São Patrício pelos 8000 minutos com a camisola mítica. Já é um símbolo leonino.

    ResponderEliminar
  7. Contra o Boavista que joga a retranca contra todas as equipa e não só os grandes - não percebo como é que não se joga com 2 avançados, sendo um deles Montero

    Montero ou Tanaka sozinhos na frente, ainda por cima com a desinspiração de Nani e J. Mario são insuficientes para criar o perigo que pretendemos

    Quanto à falta de motivação: Wallyson, Chico Geraldes, Gelson, Matheus Pereira, etc

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)