segunda-feira, 27 de abril de 2015

Taça CERS, a vitória do sonho, do inconformismo e da dedicação

As vitórias do Sporting são de todos mas há algumas, pela história que lhes está associada, são mais de uns que de outros. A conquista da Taça CERS ontem é um feito notável para o universo do Sporting Clube de Portugal mas é sobretudo o triunfo do sonho, da perseverança, do inconformismo e da dedicação ao clube e à modalidade de um Sportinguista Extraordinário: o Engº Gilberto Borges.

Breve resenha histórica
A história do hóquei em patins no clube é feita de grandes conquistas, muitas delas pioneiras para a modalidade e para o desporto português. Mas é também constituída por momentos de completo ocaso e até extinção. Para não recuar muito no tempo, lembramos o abrupto desaparecimento da modalidade em meados da década de 90 (94-95), depois dos anos de ouro, em que o clube conquista tudo o que havia para conquistar, como foi aqui lembrado no post anterior.

Segue-se uma tentativa de ressuscitar a modalidade que, novamente de forma abrupta, foi interrompida após seis épocas. A meio da época de 2004/05 fica-se a saber que a modalidade iria ser extinta. Diga-se em abono da verdade que foram anos de agonia em divisões secundárias e, quando finalmente alcançamos a primeira divisão, foi tão surpreendente como decepcionante ver desaparecer novamente o hóquei em patins.

2010/2011 a época do renascimento
Inconformado com a extinção, ante os pergaminhos da modalidade no clube, o Engº Gilberto Borges constitui uma equipa que vai reconstruir pedra sobre pedra a escada que permitiu ao Sporting voltar a a inscrever ontem o seu nome nos titulares das grandes competições internacionais de clubes. Em 2010/2011 o Sporting volta a competir a nível sénior, depois de desde 2005 o fazer em escalões de formação, acumulando até à meteórica subida à primeira divisão os títulos nas divisões secundárias.

Foi nessa altura, por ocasião de uma tertúlia realizada no Solar do Norte, que tive a ocasião (deve ler-se HONRA, sim, em maiúsculas) de conhecer o mentor do projecto, assim como alguns dos miúdos que o acompanharam. 

Se me dissessem que, passados poucos anos, estaríamos a viver o momento que ontem tivemos ocasião de desfrutar, provavelmente considera-lo-ia um exagero do momento, provocado pelo intenso fervor clubistico que os eventos deste tipo suscitam. Mas pelo, pouco que tive ocasião de observar, o Engº Gilberto Borges não é um homem de promessas, é um homem de feitos e de convicções fortes. E de uma simplicidade contagiante que quase passa despercebido. Hoje por mais que queira e assim o sua natureza o reclame, é impossível não o lembrar e agradecer-lhe cada segundo que roubou a si e aos seus para nos oferecer este momento tão especial e saboroso. Que, aposto, na cabeça dele, já está quase encerrado, estando já a congeminar como fazer mais e melhor. 

Obrigado Eng.º Gilberto Borges!

Uma excelente medida, porém ainda incompleta
Tive a oportunidade de aqui elogiar a medida tomada pelo actual Conselho Directivo, por ocasião do IX Congresso Leonino, de fazer regressar a modalidade ao seio do clube, depois de anos de incompreensível "incubação externa". O êxito agora alcançado é o fruto apetitoso que agora se pode saborear, e também um exemplo e um ensinamento.  Não só para o que é o caminho a seguir noutras modalidades (por exemplo a Associação de Basquetebol tem as nossas camisolas a disputar um titulo nacional) mas também no próprio hóquei em patins, onde os escalões de formação continuam ainda em incubação externa ao clube.

8 comentários:

  1. Ainda bem que ainda há quem saiba a história do clube e quem sabe o significado da palavra gratidão. Obrigado Engº. Gilberto Borges e obrigado LDA por este post.

    Infelizmente o que vemos na página oficial do clube é muito diferente. O próprio presidente insiste em falar nele num momento que é de todos

    " Há tanta conversa e afinal é tão fácil fazer-me feliz..." sem nunca mencionar o nome do principal mentor da modalidade.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_bdctacacers_260415_146521.asp



    e ano zero da modalidade???

    Bom, pensando melhor, é normal que a miudagem que gere o Facebook considerem o ano zero. Afinal eles acham que o Sporting começou em 2011.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo tanta crítica... foi com o BdC que a modalidade passou a ser considerada modalidade oficial do Sporting... até ao ano passado estava à parte... como modalidade auto-sustentável, não havia orçamento para a mesma. Dai ser considerado como ano zero da modalidade, ano zero pq foi tornada oficial este ano!

      http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_hoquei_080614_128951.asp

      Eliminar
  2. "A meio da época de 2004/05 fica-se a saber que a modalidade iria ser extinta. Diga-se em abono da verdade que foram anos de agonia em divisões secundárias e, quando finalmente alcançamos a primeira divisão, foi surpreendente e decepcionante ver desaparecer novamente o hóquei em patins."

    LDA,

    Essa extinção deveu-se sobretudo à inépica de Miguel Bento. Contrariamente ao grande trabalho do Eng Gilberto Borges, Miguel Bento quis crescer, crescer, crescer, acabando por dar um passo maior que a perna. Na altura existiam dividas à Escola da Parede, jogadores e inclusive de policiamento.

    Assim sendo não existiam quaisquer condições para a continuidade...

    Felizmente surgiu alguem como o Eng Gilberto Borges que sabe o que faz e que de certo nos vai dar ainda mais alegrias.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Um enorme obrigado ao Eng. Gilberto Borges, sem duvida o grande timoneiro deste projecto, de modalidade extinta, a independente, a oficial, a vencedores de um Titulo Europeu em tao pouco tempo e' um feito, certamente para alem das melhores expectativas dos mais optimistas. Obrigado a Todos os envolvidos! Honra e venia ao Eng. Gilberto Borges! Viva o Sporting :)

    ResponderEliminar
  4. à frase "Engº Gilberto Borges não é um homem de promessas, é um homem de feitos e de convicções fortes. E de uma simplicidade contagiante que quase passa despercebido. Hoje por mais que queira e assim o sua natureza o reclame, é impossível não o lembrar e agradecer-lhe cada segundo que roubou a si e aos seus para nos oferecer este momento tão especial e saboroso.", colocá-la no plural e acrescentar o nome do presidente Bruno de Carvalho não lhe ficava nada mal.
    No entanto "compreendo" a dificuldade...
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que compreende, assim sou poupado ao trabalho de explicar porque o nome do presidente não aparece no mesmo plano. Isto apesar do elogio à medida tomada.

      Eliminar
  5. O maior inimigo dos projectos de modalidades fora do futebol (...e mesmo do futebol...) é a megalomania dos dirigentes que vão passando pelas respectivas casas. Espero que esta glória impensável há bem pouco tempo não vá divergir o caminho seguro que tem sido construído nos últimos anos.

    O Hóquei excedeu-se, que bom, mas há que ter a frieza de voltar a por os pés no chão e saber que ainda não há maturidade e condições para ser favorito de coisa nenhuma, apenas um under-dog de elevada qualidade.

    Parabéns a todos os envolvidos e aqueles que nunca desistiram mesmo quando os projectos anteriores falharam, é normal que seja assim.

    ResponderEliminar
  6. LdA

    Esta vitoria do Sporting, baseada no trabalho e dedicação do Eng.º GDB e da sua equipa, é a prova que com um bom trabalho de base, quaisquer "meia dúzia de tostões" chegam para estar no top das modalidades.
    Claro que tudo isto desde que não haja boicotes, e deixem trabalhar quem sabe e trabalha voluntariamente em prol do Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)