quarta-feira, 1 de abril de 2015

3 ideias para o plantel do próximo ano: manter, aumentar, reduzir.

Começam a surgir as primeiras noticias sobre possíveis movimentações  - entradas e saídas - relativas à formação do plantel do próximo ano. Algumas delas não passarão de especulação pura, provavelmente a maior parte delas, mas há um fio condutor comum a quase todas, que é o que dá conta da eventualidade de o número de jogadores a entrar e sair ser considerável.

Independentemente da credibilidade dos rumores, o tema tem interesse e será por isso aqui hoje analisado. Para tal escolhi três ideias centrais que me parecem dever ser observadas para que o plantel do Sporting possa melhorar o seu nível competitivo: manter, aumentar e reduzir. À priori parecem que estas ideias são antagónicas, julgo que perceber-se-á no final que não.

Manter
O primeira ideia tem a ver com a estabilidade e vai em contra-ciclo com os rumores que apontam para grandes mexidas. O Sporting só tem a ganhar se mexer pouco na estrutura que suporta o plantel há duas épocas. A saída de Nani está já anunciada e é inevitável. Daí que o esforço pedido para que os jogadores que têm formado o núcleo duro dos 18 jogadores mais utilizados tenha que ser maior. E maior porque, como sabemos, alguns dos jogadores que compõem esse lote aproximam-se rapidamente do final do contrato, o que obriga a renovar ou a negociar os seus passes.

Compreender-se-á por isso que alguns deles saiam, até pela necessidade de realização de mais-valias que sustentem uma boa saúde financeira, menos aceitável será a debandada geral. Tal obrigaria a reconstruir a equipa, num ano em que seria desejável e até exigivel um inicio ao melhor nível, por força do que se espera venham a ser os compromissos de qualificação para Liga dos Campeões.

Na mesma linha parece-me incluir-se a manutenção do treinador. Isto porque é minha opinião que ela, não sendo obrigatória ou indispensável, seria desejável. Tal como uma maior articulação com o treinador na formação do treinador, o que notoriamente não aconteceu no ano anterior. Mudar de comando técnico e efectuar mudanças estruturais no plantel é certamente um risco que desejavelmente se deveria evitar.

Aumentar
Subir de nível competitivo é não apenas desejável como obrigatório para que o clube possa alcançar mais do que ficar estacionado indefinidamente abaixo dos dois lugares cimeiros. Para que isso aconteça melhorar a competitividade interna e acrescentar qualidade é imprescindível, parecendo insuficientes em alguns pontos cruciais.

A este nível parece-me faltar um elemento ao centro da defesa, que possa não só aportar mais qualidade à já existente, como oferecer luta pelo lugar a Tobias, Oliveira e Ewerton, se este permanecer. 

No  meio-campo muita coisa poderá acontecer, pelo que o exercício é mais difícil sem saber que elementos irão permanecer. Na actual configuração talvez falte sobretudo mais rotatividade, tendo sido notório que alguns elementos acusaram o esforço pedido de forma consecutiva. É meu entendimento que Martins e Wallyson poderiam ter intervido mais com ganhos para todos.

Nos três lugares da frente será muito difícil substituir Nani e muito mais será se Carrillo também sair. Mantendo-se o peruano será bom dar-lhe concorrência. Onde o upgrade é necessário é no centro do ataque, porque é cada vez mais claro que Slimani e Montero não têm tudo o que é preciso.

Reduzir
Um clube que tem na formação uma das fontes primordiais de recrutamento tem de ter canais abertos para a circulação de jogadores desde a base. Até por razões motivacionais, porque sem horizontes de promoção a acomodação dos jogadores é quase inevitável. Daí que não faça muito sentido planteis extensos, com mais de dois jogadores por posição, sendo as falhas por lesão ou castigo supridas pelos jogadores do escalão inferior. Da A pela B e desta pelos júniores. Plantéis curtos promovem a competição interna e tendem a fornecer mais oportunidades a todos os jogadores.

Obviamente que, para que tal suceda sem grandes perdas, é necessário que na formação dos respectivos plantéis os critérios de selecção sejam muito mais rigorosos do que o mero preenchimento numérico. O número actual de jogadores sobre contrato, alguns deles bastante prolongados, seria um dos grandes principais óbices à obtenção deste objectivo.

10 comentários:

  1. Quem eu acho que deveria ser vendido:

    - William: o nosso campeonato é demasiado pequeno para ele e não sei se aguentará outro ano a jogar nesta miséria de liga. Também será dos poucos que nos pode render um bom dinheiro;
    - Adrien: ganha demasiado para o que vale e retira espaço a outros;
    - Capel: ganha demasiado para o que vale e aumenta brutalmente os custos da equipa;
    - Cedric: penso que não vai evoluir muito mais pelo que é de vender agora e ficar com o Esgaio a fazer o lugar;
    - Rosell: não me convence e talvez ainda tenha mercado em Espanha;
    - Slimani: tem mercado e é aproveitar enquanto ainda vela algum dinheiro.

    Aproveitar:

    - Heldon: é melhor e mais barato que Capel e poderá dar jeito no banco;
    - Mané: será titular com a saída de Nani;
    - Carrillo: tentar renovar a todo o custo;
    - Labyad: não sou fã do seu tipo de jogo mas se aceitar reduzir o ordenado pode ficar;
    - Wallyson: oportunidade na pré-época de mostrar o que vale;
    - Gauld: oportunidade na pré-época de mostrar o que vale;
    - Iuri: oportunidade na pré-época de mostrar o que vale;

    Comprar:

    - Se Jefferson sair, precisamos dum defesa esquerdo. Talvez Marçal;
    - Se William sair, precisamos dum médio defensivo. Talvez Danilo do Marítimo;
    - Se Slimani sair, precisamos dum ponta-de-lança ou muda-se a tatica para jogar com 2 avançados;
    - Se Carrillo sair, precisamos de ou contratar um extremo promissor ou mudar a tatica da equipa para não depender de extremos (com a saída de Slimani isto seria um 2 em 1 e podíamos passar a jogar em 4-4-2 losango);

    ResponderEliminar
  2. O que precisamos é manter o Nucleo duro. Na frente nas alas não precisamos de compar mesmo que saiam Capel e Carrilho. Alias foi nas alas onde estivemos pior nos jogos decisivos. Ninguém bom no mecado esta disponivel para as nossas posses. Mais promessas não . Isso temos nos melhores. Temos Iuri, Mané ,Gelson, Podence, Wilson (este mais duvidoso ,mas não é pior)... faria um esforço pelo Nani de resto não... manter também o William e J. Mario e os três centrais ( Everton , Tobias e o Paulo) é essencial.
    Ficar o Slimami e investir num grande avançado. Os outros podem sair, podem ser substituidos por elementos que existem actualmente na equipa B. Os laterais idém, podemos vender dois, temos substitutos na equipa A e B... Medios também... não precisamos de comprar a não ser que sai o William. Podemos é vender alguns.
    O resto do entulho é para vender mesmo algumas promessas que vieram este ano.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting tem de ir evoluindo aos poucos. Tem de procurar estabilidade no trabalho diário, mantendo sempre uma base forte e com o mesmo treinador.

    É utópico pensar que pode lutar pelo 1º lugar, se Benfica e Porto continuarem a ter as receitas que têm (comparadas com as nossas), se continuarem a ter o volume (e dimensão monetária) de contratações que têm tido e se os planteis destes continuarem a ter muitos jogadores de elevada qualidade (Julio César, Luisão, Maxi, Gaitan, Salvio, Ola John, Lima, Jonas; Helton, Alex Sandro, Oliver, Tello, Evandro, Jackson, Aboubakar, Brahimi). E é preciso ver que o acesso directo à Liga dos Campeões não vai acontecer na próxima época.


    Assim sendo, não se podem continuar a repetir os "defesos" que colocaram mais de 30 jogadores em duas épocas no Sporting.
    Sendo simples (e um pouco utópico), aí vai o que não me importava de ter para a próxima época:

    Saídas inevitáveis: Nani; Patrício (só acima de 10M); William (só acima de 30M)
    Saídas que podem equilibrar contas, sem comprometer a qualidade do plantel: Slimani; Adrien; Jefferson;
    Saídas a qualquer custo: Miguel Lopes; Geraldes; Sarr; Rabia; Heldon; Capel; Tanaka; (já para não mencionar os Cissés, Enohs e Sambinhas desta vida)

    Plantel:
    GR: Patrício + 2 (1 deles sempre na B e o outro com qualidade para ser titular)
    DD: Esgaio + Cédric (ou Pereirinha, caso Cédric não queira mesmo ficar ou aparecer uma proposta superior a 8M)
    DE: Jefferson (ou Marçal) + Jonathan
    DC: Tobias; Ewerton; Oliveira + 1 (Dier, Ilori ou José Fonte aqui o Sporting tem de apostar forte; não há um único central já "feito")
    MD: William; Rossel
    MC: J. Mário; A. Martins; Wallyson;
    MA: Labyad; Gauld; Mané; Carrillo; Iuri Medeiros; Podence (eu queria o Bruma... que tal trocar Slimani pelo Bruma?)
    AV: Montero; Rubio; Hassan;

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Deixo aqui o meu plantel para a próxima época.
    GR: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
    DD: Miguel Lopes e Esgaio (a meu ver o ML é o nosso melhor defesa direito e Esgaio tem evoluído bastante; Cédric é limitado e pode permitir um bom encaixe);
    DC: Paulo Oliveira, Tobias, Ewerton (o quarto central seria alguém da B);
    DE: Marçal e Jonathan Silva (Jefferson quer sair, não vale a pena manter alguém contrariado);
    MDef: William Carvalho (como suplente apostaria em alguém da equipa B, talvez Zezinho ou João Palhinha);
    MC: Adrien Silva e Wallyson;
    MO: João Mário e Labyad;
    EXT: Carrillo, Matheus Pereira, Mané e Iuri Medeiros;
    AV: Rubio, Montero e Hassan;

    ResponderEliminar
  5. No geral concordo com as análises, penso da mesma forma, mas o Danilo não tem qualidade para jogar no Sporting, espero que nunca o faça.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que teremos alguns reforços internos na próxima época: Iuri, Gauld, Wallyson, Esgaio e Rubio. Gosto!

    Semedo (4o central), Chaby e Matheus Pereira poderiam ter a oportunidade de fazer a pré-época com a equipa principal para se perceber o seu estado de evolução.
    Acho que será necessário comprar 1 médio defensivo, 1 extremo e 1 ponta de lança face às prováveis saídas de William, Nani e Slimani. Hassan parece-me um bom nome e acredito até que fará mais golos por época que Slimani.

    A contratação do extremo estará dependente da renovação ou não Carrillo…Mané terá um papel mais importante na próxima época e o Iuri é um talento!

    Capel, Saar, Slachev, Shikabala, Sakho, Enoh...é vender isso tudo.

    ResponderEliminar
  7. E se, com muita pena minha, Cédric, Martins e Carrillo não contarem para o Sporting (ou oorque não querem renovar ou porque o Sporting não consegue satisfazer as suas exigências - o que é legítimo, pois qualquer clube médio/grande cobre o que o Sporting oferece), eu ia à Torre das Antas e trocava-os por:
    - Ghilas
    - Evandro
    - abdicar da cláusula do passe de Miguel Lopes

    Mas, repito, a prioridade é ficar com os 3 nos nossos quadros, por muito tempo.

    ResponderEliminar
  8. Com esses desejos todos sobre quase sempre os mesmos jogadores, o Sporting continuará a jogar para o 3º- lugar em disputa com o Braga ou outro qualquer que venha de baixo.

    Para alguns, o que lhes interessa é ter-se lucros financeiros, porque os lucros desportivos passaram para 2º. plano.

    Triste sina!...

    ResponderEliminar
  9. Cantinho,

    Mais negócios com aquela gente não por favor!

    Desses o único realmente a não perder é o Carrillo.

    ResponderEliminar
  10. FCS,

    a questão é simples, eles acabarão por ir para lá

    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=540734

    http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=4492713

    agora resta saber se queremos algumas contrapartidas (negociando já) ou não (deixar que acabem o contrato).

    Tirando o negócio "Miguel Lopes", todos os outros eram potencialmente mais vantajosos para nós (falo de "trocas").

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)