sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dois grandes passos de regresso à história


A imagem que ilustra o post refere-se ao dia 19 de Julho de 1977. Uma multidão preenchia as varandas do aeroporto da Portela e muitos mais aguardavam cá fora pela equipa campeã europeia de hóquei em patins. A equipa de Ramalhete, Sobrinho, Chana, Rendeiro, Livramento, treinada pelo mago José Torcato. 

Foi primeira equipa portuguesa a conseguir um titulo europeu e logo o titulo máximo. A este feito associar-se-iam os titulos de 1984 (CERS) e de 1981, 1985 e 1991 (Taça das Taças). 

Quando o Sporting começar a disputar a final four da Taça CERS no sábado, pelas 19.30 (hora portuguesa, transmissão na SportingTV), está a retomar o seu caminho natural, depois de uma longa hibernação, da qual foi necessário ressuscitar a modalidade.

O futsal é uma modalidade mais recente, mas é actualmente dominada internamente pelo Sporting. Hoje, pelas 21.30 (transmissão Eurosport), no Meo Arena, o Sporting luta pela consagração internacional.

Em nenhum dos referidos torneios o Sporting parte como favorito. Como aliás não o era em 1977 quando quebrou a hegemonia espanhola no seu próprio reduto. Mas ao estar presente nas respectivas decisões, o Sporting cumpre os requisitos indispensáveis para poder lutar pela vitória. 

Foi assim, estando presente nos grandes momentos, que se construiu a história dos grandes clubes, dos quais o Sporting Clube de Portugal é um nome incontornável.

Créditos da foto para o Armazém Leonino

12 comentários:

  1. Que seja uma grande FDS desportivo repleto de alegrias para o nosso Sporting!

    Abraço LdA!

    ResponderEliminar
  2. Grande imagem, de um grande feito (que ecoou nos meus ouvidos durante muitos anos, pela voz do meu pai).
    O efeito da Nave (onde se fumava compulsivamente) era devastador para os adversários (muitos deles jogam ao ar livre!!), pelo grande ambiente que ali se gerava.
    Recordo que, com apenas 10 anos, não me apeteceu ir a essa final de 1991 (estava demasiado receoso de mais uma derrota... isto de crescer nos anos 80 do Sporting não foi fácil). O meu pai bem insistiu mas fiquei a sofrer em casa. Ele foi mais um grande amigo nosso. Prefiro acreditar que, assim, dei sorte.

    Este é um momento muito importante na nossa história. Um grande orgulho nestes atletas, treinadores e directores destas modalidades que, escondidos das luzes do futebol, vão elevando o nome do nosso clube. Toda a sorte para eles!! São verdadeiros campeões!
    Será muito difícil e a história do desporto, geralmente, só perpetua os vencedores.
    Que demonstrem que merecem estar nestes grandes momentos.

    FORÇA SPORTING!!

    ps: o Andebol também começa a disputa de uma final bem complicada. Seria importante voltar a vencer um campeonato, numa modalidade onde, há 20 anos atrás, parecia impossível alguém alcançar os números das nossas conquistas.

    ResponderEliminar
  3. Orgulho Leonino!

    Mt sorte e muita força para o nosso Hóquei em patins (modalidade mítica), Futsal e Andebol...

    Estive no velhinho pavilhão a assistir a um destes 4 títulos do Hóquei em Patins: a taça CERS de 1984, a única competição que nos faltava conquistar nesta modalidade... Fui com um tio meu, já falecido... Nem imaginam as minhas sensações sempre que me recordo desta conquista... O ambiente foi de pura loucura num festival de golos. Com um Cenoura (Luís Nunes) Bruta!! Posso afirmar que foi a minha melhor experiência ao vivo enquanto sportinguista!

    Aqui fico o relato do percurso e da final:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Conquista_da_Ta%C3%A7a_CERS_em_H%C3%B3quei_em_Patins_-_1984

    ResponderEliminar
  4. Acredito muito na prestação da equipa de hóquei....tenho sido surpreendido pela positiva e acredito que podemos trazer mais uma Cers.

    Quanto ao futsal não estou nada optimista...Conheço bem a equipa do Barcelona e, embora estejam no campeonato abaixo do Inter, são mais fortes individualmente que qualquer equipa espanhola, que como sabemos são as melhores do mundo. Por outro lado o actual plantel do SCP é bem mais fraco, quando comparado com recentes e, inclusive com jogadores cuja qualidade, na minha opinião, deixa muito a desejar para um clube com pergaminhos do SCP.

    Oxalá esteja enganado e consigamos mais que na meia final de 2012

    Força SCP!!!

    ResponderEliminar
  5. A pior equipa de futsal dos últimos dez anos, com o João Benedito em final de carreira e fora dela quase toda o ano; uma equipa que em toda a época não foi capaz de ganhar um jogo ao Benfica, ao Braga, nem sequer ao Fundão, ia ganhar ao Barcelona? Era preciso um "milagre".

    As coisas não podem ser feitas assim, isto é estar a enganar as pessoas. Lá por estarem mais de 12 mil nas bancadas, a esmagadora maioria do Sporting, não era (só) por aí que o Sporting ia ganhar este título europeu, porque os catalães têm muito melhor equipa, e isso viu-se durante o jogo.

    Hoje no hóquei o mais certo é acontecer a mesma desilusão... para quem não está por dentro da realidade, porque para quem está, não surpreende. Vamos ver quantos títulos as modalidades de pavilhão vão mesmo ganhar...

    Confesso que tenho algumas esperanças relativamente ao andebol. Penso que se o Sporting conseguir finalmente vencer um jogo no Porto tem grandes hipóteses de voltar a ser campeão. O futsal dificilmente renova o título de campeão nacional. Ganhar a Taça será o objectivo mais realista. Quanto ao hóquei na Taça de Portugal, se conseguir despachar a Oliveirense nas meias-finais (o que já será muito complicado) e depois defrontar o Barcelos, é possível. Se for o Benfica o outro finalista, vai ser muito difícil.

    E estamos assim. Muitas meias-finais, muita publicidade, mas daí a isso traduzir-se em títulos vai uma grande distância porque a "manta" é muito curta...

    ResponderEliminar
  6. E já se parava com a treta de que morremos na praia. O Barcelona esteve por duas vezes em vantagem, contra uma do Sporting. O Sporting estava empatado a 30 segundos do fim quando sofreu o 4-3, depois de ter estado a perder 3-1. Nada garante que no prolongamento conseguiríamos vencer o jogo. Tendo em conta que o adversário tem mais opções no banco e dado o desgaste do tempo regulamentar, o Barcelona seria ainda mais favorito.

    Estamos a ficar uma massa adepta cada vez mais imatura e influenciável por dirigentes espertalhões, que criam as ilusões e depois escudam-se nos orçamentos. Aprendam a ver desporto e deixem os chavões e as desculpas esfarrapadas!

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Espero que amanhã não tenhas motivo para voltar a enfiar a viola no saco...

      Eliminar
  8. Caro anonimo, os meus pesames pela vitoria no hoquei. Espero que nao tenha ficado muito triste, mas isso passa.

    ResponderEliminar
  9. Aos anónimos a resposta foi dada ontem tanto pela equipa de Futsal como pela equipa de Hóquei!

    SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi? E se o hóquei tivesse perdido, como podia ter acontecido nos penalties, vinhas cá às 8.30 da manhã?

      Outra coitadito que nem dorme. Mas desmentir factos, nem pó.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)