quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vox Pop #3: Carrillo deve jogar ou ser afastado?

A questão está acima da mesa, até pelo que se vai dizendo na comunicação social: Carrillo deve jogar enquanto não renovar ou deve ser afastado? Deixo a questão aos nossos leitores.

No meu entendimento, o afastamento imediato do jogador é extemporâneo e penaliza sobretudo o clube. Mesmo colocando a possibilidade de Carrillo não renovar o contrato, existe ainda a possibilidade do clube de limitar os danos e tentando-o vender no mercado de Janeiro. Até lá o jogador poderia continuar a dar o seu contributo à equipa retribuindo de alguma forma o esforço que o clube faz para lhe pagar todos os meses. Basta olhar para a figura que ilustra o post, que demonstra a influência que o jogador tem na equipa, para esta medida ser mais que justificada.

37 comentários:

  1. E uma questão complicada.
    Custou muito pouco, irá sem recebermos nada, pelo menos que tirássemos proveito desportivo da que será a sua (única?) epoca de topo.

    Por outro lado, deixar jogar um jogador que mais do que sair, saira de forma polêmica e para um rival é algo que custara.

    Ainda assim, seria interessante jogar até janeiro, vender e nos reforçarmo-nos, resta saber se tal e possivel.

    Sl

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o afastamento do jogador é um marcar da posição do Sporting e uma forma de o deixar sem competir como punição, levando pelo menos próximos jogadores que pensem fazer o mesmo, a pensar duas ou tres vezes mais.

    Temos muitos e bons extremos na formação que ganharão espaço com o afastamento de Carrillo.

    Este, sinceramente faz-me lembrar um Pedro Barbosa na irregularidade e aumento da qualidade de jogo nos anos em que renova contrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a marcar posição!!! E a vê-los partir com o SCP a facturar tostões e os adeptos em fúria contra quem sai pq tem uma carreira para gerir... Fazem-se apostas sobre o próximo a abalar...

      Eliminar
    2. Oi?
      Facturar tostões!?
      Bruma e Ilori valeram uns valentes milhões. Estão os dois no top ten das melhores vendas de sempre do Sporting.
      Só o Dier é que não, mas aí não havia grande hipótese. O preço já estava fixado. Mesmo assim foi a 15ª venda mais cara de sempre.
      Parem de bater na mesma tecla. o Sporting tem resolvido bem estes casos e não é por dizerem 200 vezes o contrário que isso passa a ser verdade!

      Eliminar
  3. Deve jogar, como é óbvio...

    Aproveitar a sua qualidade enquanto por cá andar, pq td indicia que BdC não vai conseguir renovar com o jogador... Resta gerir a sua saída e controlar os danos financeiros que se adivinham...

    Mas ainda tenho esperança...

    Vivemos tempos propagandisticos como nunca antes... Lançar nos OCS a ideia de que a renovação é mt difícil ou msm impossível, para depois se concretizar e surgir BdC como gde herói salvador (remember Matheus Pereira?)... Desde que mantenham o Diego Carrillo, aceito essa estratégia, até pq o que interessa ao SCP (e por isso tb a mim) é manter os seus melhores valores pelo máximo tempo possível e vendê-los pelo melhor preço possível tb. E o peruano é, neste momento e no presente plantel, um dos melhores jogadores leoninos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivemos tempos propagandisticos como nunca antes... Lançar nos OCS a ideia de que a renovação é mt difícil ou msm impossível, para depois se concretizar e surgir BdC como gde herói salvador (remember Matheus Pereira?)

      é impressionante... O sporting tem uma máquina incrível na comunicação social que serve para endeusar o BdC. não tenho adjectivos para estas considerações sinceramente. Se renova é propaganda como nunca antes, se não consegue renovar é incompetente.

      Se renovar quem ganha é o Sporting e se não renovar quem perde é o ... Sporting. O empresário tem o queijo e a faca na mão

      Eliminar
    2. Não façamos dele uma vedeta porque não é.
      É um bom jogador e se não quiser que vá a vida dele porque nós temos outros na nossa casa em lista de espera.
      J Pedro

      Eliminar
    3. Pois, pois... e o SCP lá fica a arder com mais uns milhões de uma transferência... Td seria evitado, caso se tivesse renovado em tempo útil com o peruano... Mas o que ontem se criticava a outros, hoje desvaloriza-se!

      Entretanto inicia-se novo ciclo: valoriza-se o próximo (Mané ou Gelson) e deixa-se fugir por meia dúzia de patacas, qd ganhar estatuto e tiver que se renovar...! A isto se chama "excelência de gestão"! Gde Bruno, sim senhor!

      Eliminar
    4. Só por curiosidade Virgílio, o que dirias(ás) se, daqui a meia dúzia de dias, for anunciada a renovação do Carrillo por 2 milhões limpos/ano? Mau ato de gestão porque não é o Maradona e não vale isso? Bom ato de gestão porque já permite que um qualquer Swansea o venha buscar por 80 milhões e temos posição defendida? E, também só por curiosidade, quem (não vale falar no João Rocha, vá!), na tua opinião, fez um bom trabalho como Presidente do Sporting? E já agora, se não for abusar da paciência mas é que a minha curiosidade é infinita, quando teremos o prazer de assistir à sua candidatura à Presidência do nosso (?!?!) clube? É que quem lá está não acerta uma, só prejudica o clube. Apanhou aquilo numa situação fantástica e está a arruinar com tudo. É de gente com ideias válidas e que tudo sabe que precisamos. Vamos fazer com que o Sporting seja nosso outra vez.

      Cada cabeça sua sentença e só quem está dentro do convento sabe o que lá se passa. Se não gostam....é apresentar alternativas. Cheguem.se à frente. O ordenado até é chorudo. E não existem limites de mandatos portanto...

      E não, não vale a pena vir com a conversa do "ai que já está a defender o Grande Líder". Essa comigo não cola.

      Eliminar
    5. 1. Ficaria contente. Caso BdC seja o tal gestor de excelência de que se auto-proclama, de certeza que o investimento feito nele agora seria mais do que recompensado no futuro.

      2. Desde João Rocha, apenas gostei de Sousa Cintra, até ter dispensado Robson. De resto foi tudo uma miséria franciscana. Com alguns bons momentos de Dias da Cunha (ultimo presidente campeão),tb por ter sido corajoso a denunciar a podridão no futebol tuga. Nem nisto BdC é pioneiro. Roquete surgiu com aquelas ideias de gestão empresarial inovadoras, que me enganaram. Q qd julgava que a coisa começaria a entrar nos eixos, descamba completamente...

      3. Nunca. Nunca vou ser presidente do SCP. Nem preciso de ter essa intenção para me poder pronunciar sobre a vida do SCP. Abrir a boca só para dizer loas a quem detém o poder é do tempo da outra senhora...

      4. Esse espírito de desculpa permanente com o passado não cola. Primeiro pq já passaram dois anos e meio, (não chega para renovar com um jogador que interessa??), segundo pq só pq o passado foi mau, não tenho que me contentar com o insuficiente. E neste caso concetro, a SAD está a ser insuficiente.

      5. Ordenado chorudo? Olhe que não... se até vai ser aumentado em 100%... E com palminhas... em plena AG... Tal como no passado as AG servem mesmo para isso: bater palminhas aos OS no poder. Que belíssimo resultado que essa prática tem dado... continuemos.

      Eliminar
    6. Entretanto inicia-se novo ciclo: valoriza-se o próximo (Mané ou Gelson) e deixa-se fugir por meia dúzia de patacas, qd ganhar estatuto e tiver que se renovar...! A isto se chama "excelência de gestão"! Gde Bruno, sim senhor!

      Gelson martins contrato até 2021
      carlos mané contato até 2020

      juro que não compreendo as criticas. o carrillo está nesta situação de não renovar desde sensivelmente um ano. a questão não é simples se fosse estava resolvida, parece-me que não é da parte do sporting.

      essa critica toda que existe pelos visto desde o tempo de joão rocha não é visivel neste blog, lamento.

      Eliminar
    7. http://anortedealvalade.blogspot.pt/2010/08/quinze-meses-em-quinze-anos.html

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/search?q=jeb&searchsubmitnbt.x=0&searchsubmitnbt.y=0

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/search?q=Filipe+soares+franco&searchsubmitnbt.x=25&searchsubmitnbt.y=16

      Basta seguir os links e facilmente se comprova quem mente. E que mente é você Tb gostava de acabar com um"lamento". mas a verdade é que não sou hipócrita. Lamentaria, isso sim, se fosse eu o mentiroso.

      Eliminar
    8. seria mais facil por este link aqui http://anortedealvalade.blogspot.pt/ e mandar me ir procurar...
      São todos uma grande nódoa mas nunca vi tanta critica como vi agora, se estou a ser injusto peço desculpa mas é o que parece.

      A critica não me faz confusão mas a ausencia de elogios... e é sempre virada para o mesmo lado.

      Eliminar
  4. Se por acaso o Presidente Bruno Carvalho disser - "Este é o meu último ano de mandato e não pretendo recandidatar-me no próximo acto eleitoral" - deve ser já afastado das suas funções? Deve-se dizer isto?
    - "não está comprometido com o clube!! zero ídolos!! quer ir embora amanhã? que vá já hoje!!?

    Se Se por acaso o Treinador Jorge Jesus disser - "Este é a minha última época no Sporting e, na próxima época, pretendo procurar outro espaço para trabalharl" - deve ser já afastado das suas funções? Deve-se dizer isto?
    - "não está comprometido com o clube!! zero ídolos!! quer ir embora amanhã? que vá já hoje!!?

    Não vou falar do prejuízo que será perder Carrillo para a(s) próxima(s) época(s). Nem vale a pena pensar no que será se for para Benfica ou Porto (Simão, Futre, Quaresma, Moutinho, etc), falo para esta época. É ou não é um jogador fundamental? É ou não dos melhores (ou mesmo o melhor)? Está ou está a jogar bem, sendo o principal jogador da equipa?
    Então vamos ficar sem ele já, quando ainda nos pode render mais 1 época de grande qualidade?
    Vamos antecipar o prejuízo de o perder?

    Carrillo é para jogar. Se treinou bem e se está a corresponder ao que lhe pedem dentro de campo, então tem de jogar.

    E, para hoje, era assim (que a Liga Europa não serve para nada):
    Boeck
    Pereira; Tobias; Naldo; Jonathan
    Aquilani; Martins
    Gelson; Mané
    Montero; Tanaka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simão (que, aos 18 anos, levava a equipa do SCP às costas e foi para o Barcelona aos 19 anos), Futre (o melhor jogador português da sua geração e um dos melhores do Mundo), Quaresma (vendido ao Barcelona com 19 anos), Moutinho (titular aos 17 e capitão do SCP aos 20 anos) e ... Carrillo (que, aos 24 anos, consta que o Leicester quis comprar). Realmente, só você para me fazer rir nesta ocasião desagradável. Carrillo é para jogar porquê? O que não falta na nossa equipa A e B são extremos com capacidade para crescer e se valorizarem e certamente mais motivados do que ele. Carrillo, se não é futuro, é passado. JPT

      Eliminar
  5. Para se poder responder a esta pergunta seria necessário conhecer de que forma o processo está conduzido. Quer me parecer que o dinheiro não é o grande problema nesta questão.

    Tudo indica que o jogador tem vontade (como o Bruma tinha) de continuar como jogador do Sporting e o seu comportamento nada indica uma ruptura com JJ e a direcção. Portanto não me parece bem que o jogador seja afastado, no entanto, talvez tenha passado por aí a conversa de JJ com Carrillo. Talvez tenha sido comentada esta hipotese e JJ tenha feito ver ao jogador que este "castigo" passa mais pelo outra parte do negócio - que não concordo pois o valor do negócio do Carrillo não sofre grandes oscilações por não jogar 3 meses.

    "no fundo o problema do Carrillo é um fundo" acho que foi dito qualquer coisa assim na assembleia geral. As coisas nunca são preto e branco como se pensa.

    Fico triste se o Carrillo sair do Sporting a custo zero mais pela vertente financeira que desportiva, apesar de o considerar desde há muito, o melhor desequilibrador do Sporting. Acho que o melhor a fazer se Carrillo não renovar é encontrar um clube disposto a troca-lo por alguém.

    ResponderEliminar
  6. Se o jogador não quer renovar e assumir isso, deve jogar até ao fim da época.
    Se o jogador anda a empatar e a arrastar o processo (exigindo sempre mais e mais), deve ser afastado.

    ResponderEliminar
  7. Quantos anos era preciso para renovar com ele? Isto é incompetência pura, como já tantas vezes vimos em coisas até mais simples de resolver. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  8. Hoje não joga e se BdC se mantiver igual a si próprio vai ser difícil voltar a vê-lo como titular se não houver um contrato de renovação assinado. Vamos ver o que acontece hoje e se a falta de Carrillo vai ditar o resultado do jogo...
    Virgílio mudaste-lhe o nome para ver se é mais fácil assinar contrato ou temos um novo jogador que a C.S. não descobriu ainda? Ehehehehe!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha... Pois foi, Dina! LOL! Se calhar é o meu subconsciente a fazer-me partidas... E a dizer-me que o mais provável é ver o André (Carrillo) seguir pelo mesmo caminho do Diego (Capel), ou seja, sair do SCP ao preço da uva mijona...

      Obrigado pela chamada de atenção.

      Eliminar
    2. yaya o Capel foi um erro tremendo... uva mijona era o futebol dele

      Eliminar
  9. Em qualquer empresa se já se sabe que um funcionário vai sair dentro de uns tempos, e não há nada s fazer para sair antes, e imediatamente encostado e fica com funções de menor relevo. Aqui é exactamente igual, não quer ficar no Sporting então fica só a treinar , pois a sua cabeça já estará noutro lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. What???? LOL! E a empresa paga-lhe para ficar encostado??? hummm, o RJP999 é funcionário publico, não é? :)

      Eliminar
    2. Depende da empresa; se tem acesso a "segredo comercial" ou coisas do género, compreende-se que perca o acesso ou que não o deixem carregar pens com informação da empresa. Não consigo transpor isso para o futebol... cortar-lhe o acesso às palestras para não levar segredos do Jesus?

      Eliminar
    3. Exacto, Duarte! Acresce que que funcionários com acesso a "segredo comercial" serão mt pcs. Diria que numa percentagem residual.

      Eliminar
  10. De acordo.
    A não ser que seja verdade que foram acordados os valores e na altura de meter o preto no branco o jogador e o agente roeram a corda.
    Se foi assim, acho muito bem que seja afastado.
    é uma pena, pois é um jogador que nos vai fazer falta, mas joga o Manel... neste caso o Mané!

    SL
    Saint

    ResponderEliminar
  11. De acordo com o Virgilio, excepto na questão da esperança.

    Isto porque, se fosse essa a estratégia, o foco estaria sobre o empresário e/ou Pini Zahavi e não sobre o jogador como me parece ser o caso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um gajo agarra-se a qlq tábua salvífica e essa foi a única que eu consegui observar, caro anónimo... O Matheus tb teve a negociação para renovar numa fase bem negra e dps sofreu uma reviravolta qd já td a gente o dava por perdido...

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Eu percebo o seu "wishful thinking". Eu também me tentei agarrar a essa tábua mas, se fosse o caso, a haver patifes seriam o empresário ou o Zahavi, nunca o jogador.

      Perante algumas reacções da blogosfera já ontem e a demonização do jogador em curso, penso que é um caso perdido.

      Sinceramente o que me cansa é a falta de imaginação... é sempre a mesma coisa...
      Dier, Bruma, Ilori, os outros que foram para o Porto ainda juniores, slimani, jefferson, Rojo, Labyad, Marco Silva. Serão sempre os jogadores a serem mal agradecidos, mau caracter, etc? (já agora, "boa Sorte, Shikabala"?...epah...)

      Será o Bruno o gajo mais azarado do mundo? Por muito ingénuo que me apeteça ser...

      Dito isto, desejo ardentemente ser desmentido amanhã pelos factos.





      Eliminar
  12. Penso que deve encostar...

    Mesmo que o jogador queira renovar, há que pôr em sentido quem está a dificultar ao máximo a renovação, e reduzir os prémios que eventualmente receberão quando assinar a "custo zero" por outro clube. Dito isto devemos tentar leiloá-lo em Janeiro. Temos prata da casa para potenciar neste momento, com contratos longos, tais como Gelson Martins, Carlos Mané e Matheus Pereira. Estes já estão prontos a assumir papéis de relevo, parece-me.

    ResponderEliminar
  13. Nesta coisa das novelas (o nome é muito apropriado para estas istórias da bola) só interessa o inicio e o fim. Como já disse, não encontro qualidade em Carrillo que justifique ser actor principal de nenhuma novela, assim, tudo aquilo que nele for investido é perdido.

    Só vejo uma solução, razoável, vender. Por mim e pela dificuldade que já se adivinhava na renovação teria sido em Agosto, agora das duas uma, ou renova por qualquer valor para ser vendido no próximo defeso com algum lucro, ou encosta e dá lugar a quem dê mais quer em produção desportiva, quer em mais valia financeira.

    Por mim se de todo for impossível renovar, encosta, há mais atletas para valorizar. O prazo limite para renovar deve ser o mais imediato possível, hoje parece-me um dia óptimo.

    ResponderEliminar
  14. O Bruno é muito exigente, mas é com os outros. Já com ele é o que se vê. Se ganha é o maior, se não consegue aquilo que quer ou que é da sua responsabilidade é só bodes expiatórios a saltar de cada canto.

    ResponderEliminar
  15. 2 milhões limpos?E ele não vê o esforço da direcção?
    Iria ganhar mais que qualquer jogador do carnide.
    Não entendo...
    J Pedro

    ResponderEliminar
  16. Não sou ingénuo. Se o Carrillo quisesse renovar já tinha renovado, porque a sua vontade sobrepôr-se-ia sempre à do empresário e do fundo. Se for verdade que ele já tem um acordo com outro clube para a próxima época penso que não há clima para que ele continue a jogar no Sporting, porque o seu rendimento não se irá manter. Aliás, nos últimos jogos já não esteve ao mesmo nível, pois a sua cabeça já pensa na próxima paragem e ele não vai querer lesionar-se, desgastar-se, etc., logo vai-se poupar à custa do Sporting com os colegas a ver. Isso seria insuportável.

    Além disso, há que contar com a reacção adversa de muitos adeptos, que já imaginam que ele vai para um rival, não lhe perdoando qualquer deslize. Este ambiente será muito penalizante para a equipa do Sporting e para Jorge Jesus. Se os responsáveis do Sporting sabem que se passa algo têm de acima de tudo preservar a equipa e o clube, e o treinador deve apostar em quem quer estar no Sporting. Certamente que Jorge Jesus compreenderá a situação. Se os nossos rivais querem minar o Sporting através do Carrillo e o jogador se dispõe a isso, tem de ser afastado do grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Não o contrario, apesar de estarmos a falar em suposições que estão por comprovar. Mas, caso o rendimento do jogador baixar, independentemente das razões por trás disso, a solução será sempre a mesma: perder a titularidade e dar a vez a quem possa fazer melhor. Simples.

      Eliminar
  17. Cantinho, não me parece que os exemplos que deu sejam os mais indicados. Um Presidente não é contratado, nem transferível, ou pelo menos ainda não chegamos a este ponto. Mas o administrador de uma SAD tem definido um período de tempo durante o qual não pode exercer funções numa SAD concorrente após a sua saída. É facilmente contornável, é verdade, como vimos na transferência que ocorreu de Alverca para Carnide. Mas há esse entendimento de ser necessário um periodo de "nojo", quem não o tem, contorna-o.

    Um treinador de igual modo tem nuances diferentes de um jogador, com toda a certeza que após anunciar que não fica não irá preparar a época seguinte, nem ser voz activa em contratações e dispensas ou outros projectos futuros do clube, ficará limitado a treinar se demonstrar competência mais abona em seu favor em relações de trabalho futuras.

    Um jogador, feliz ou infelizmente, tem duas componentes, é um "bem" desportivo e ao mesmo tempo um "bem" financeiro. Carrillo tem a sua importância desportiva, para mim pouca apesar do seu talento individual, melhora o seu estatuto como importância financeira, é fácil enganar outro clube por um bom valor de venda com aqueles raides à Carrillo, mas termina aqui a sua importância. Se no horizonte não existe probabilidade de o Sporting fazer uma mais valia financeira significativa com aquele "bem", não interessa fazer qualquer investimento nele e investimento é jogar ou treinar com objectivos maiores desportivos ou financeiros.

    Se o melhor que Carrillo aspira é outro clube nacional... adeus e um queijo, de preferência rijo e fedorento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM,

      Adeus e um queijo???

      O problema não passa pela tua avaliação desportiva ao jogador (ou a minha ou a de outra pessoa qlql). A gde questão é que agora nem renovas, nem o vendes por preço que se veja... Quem "engana" o SCP, a 3 meses e pouco de ver sair um dos seus maiores activos a preço zero? Quem se responsabiliza caso esta (forte) possibilidade se concretize?

      Adeus e um queijo??? O tanas... Se Carrillo sair de borla, será pior que o Moutinho, esse ainda rendeu mais de uma dezena de milhões de €...

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)