segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Vox Pop (#2): Diga em 3 pontos o mais ou menos da entrevista de JJ

Convido os leitores a deixarem aqui a opinião sobre importante entrevista de JJ ao jornal Record. Certamente que alguns acharão muito redutor fazer caber em apenas três pontos os pontos positivos e negativos (ou menos agradáveis, se quiserem) um documento tão extenso. Mas precisamente pelo volume da informação contida é que me parece ser importante ter dado algum tempo para a digerir.

Eu aproveito a publicação para fazer o mesmo, juntando apontamentos pessoais com frases que servem sustento ao exemplo dado.

O MAIS

Identificação
Um dos aspectos mais importantes da peça, e que certamente tranquilizará os Sportinguistas, é a ideia de que existe uma comunhão de ideias e interesses entre o presidente e o treinador. Porque esta é essencial para o sucesso e porque estaremos todos escaldados pelo que sucedeu o ano passado. 

Não faço nada no Sporting, dentro da minha área, que não seja em sintonia com o presidente

Ele (BdC) estar no banco não me incomoda nada. Zero! Ele já percebeu a minha forma de trabalhar e eu também já o conheço. Sabemos quais as responsabilidades de cada um. Quando é matéria de presidente, ele é o chefe. Quando é matéria de treinador, sou eu quem decide e mais ninguém.

Isso (Carrillo) é uma situação mais complicada e o presidente também o vai perceber. Temos de ter, os dois, os mesmos interesses. Não é uma decisão fácil nem para ele nem para mim, mas temos de defender os interesses do Sporting.

Realismo
Nada como conhecer a realidade para a poder mudar. O Sporting é grande pelo seu passado e pelo número e qualidade dos seus adeptos, mas os últimos anos não têm sido muito felizes. No que diz respeito ao futebol, JJ demonstra conhecer a realidade interna e o meio envolvente. 

Chamou-me particular atenção a parte em que se refere à estrutura, que há muito tempo, e em especial nos últimos anos, praticamente se dissolveu. Há muito tempo que o Sporting é dos três grandes aquele que trabalha de forma mais desconexa os vários aspectos da retaguarda de uma equipa de futebol, desde o planeamento, até à execução. E isso estende-se a outros sectores fundamentais para a sustentabilidade do clube, como é o marketing, publicidade, e área corporate, p.ex. 

Por exemplo, a prospecção de jogadores: quantas vezes terão sido observados o imenso lote de jogadores que o ano passado desaguaram em Alvalade? Ou apareceram em cima das secretárias de Alvalade em DVD? Quem deu o aval para a sua contratação? Por muito que nos custe, exemplos como Pongolle continuarão a existir, e eles proliferam em todos os clubes. Se JJ tiver sucesso na implementação das suas ideias seguramente que continuaremos a não acertar em todas as contratações, porque falamos de uma das actividades mais contingentes no futebol, mas a percentagem de insucesso tenderá a descer. É muito por aqui que a contratação de JJ pode vir a ser um momento de inversão na história do nosso futebol.

no Sporting será mais difícil, porque ao longo dos últimos anos este clube perdeu muito tempo para Benfica e FC Porto

O que é que o Sporting tem ganho ao longo destes últimos anos? E não é só o ganhar, é chegar lá, aos momentos de decisão

Outra é não contares para nada

O Sporting hoje é um grande clube pela força do seu passado, dos Cinco Violinos que ganharam 4 campeonatos seguidos até 1954, ano em que nasci

No Benfica, houve um ano em que fui campeão [2009/10] e fiquei 28 pontos à frente do Sporting. 28? Isso não existe... Não quero esse Sporting, quero o do passado, que orgulhe os adeptos, que os faça saber que pode não ser campeão, mas que vai disputar o título até ao fim. Isso vai.

o FC Porto tem uma estrutura de 30 anos; o Benfica tem uma estrutura de 6 anos; o Sporting tem uma estrutura que só agora está a começar a ser preparada para estes desafios....

o que é a estrutura? É a forma como estruturas as pessoas em função das ideias do treinador. Achava que isso não existia no Sporting e, depois de lá entrar, tive a certeza. 

O Sporting tem sido forte na formação, mas não na prospeção. Não vimos, ao longo destes últimos anos, o Sporting valorizar jogadores de prospeção e esse é o desafio, porque também foi isso que fez com que o Sporting nos últimos anos não ganhasse nada.

A estrutura é curta, é pequena. Esse departamento não pode estar resumido a dois scouters em Portugal. Tem de conhecer o mercado da Argentina, do Brasil, Uruguai, Chile, Colômbia, enfim, países onde ainda consegues ir buscar jogadores de nível, dentro do preço que podes pagar.

Responsabilidade e ambição
Um dos maiores defeitos apontados a JJ é de um ego mastodôntico. Goste-se ou não, é acompanhado por uma dose idêntica de ambição e de responsabilização pessoal. Os objectivos são assumidos de forma clara bem como as responsabilidades, sem desculpas. Sem dúvida que o Sporting tem pouco ou nenhum poder institucional, que muitas vezes contribui para um tratamento por parte dos diversos intervenientes que o prejudicam. 

Mas não é menos certo que o excesso de queixas e queixinhas tende a desculpabilizar os erros próprios, o que não ajudará muito a percepcionar a necessidade de ser todos os dias um melhor que ontem. Se entre adeptos não é muito salutar, isto pode ser particularmente perigoso se interiorizado dessa forma pelos seus profissionais. A forma como JJ analisa o fracasso no apuramento para a Champions League é exemplar.


estou aqui para assumir o risco. Um treinador do Sporting não pode fugir à responsabilidade face à história do clube

O falhanço no apuramento para a fase de grupos não pode ser apenas desculpado com os árbitros. A culpa também foi nossa...

Um jogador quando não rende, a culpa nunca pode ser dele. O treinador é que o mete a jogar.

Havia alguma expectativa, principalmente em relação ao Labyad e ao Capel, mas depois de começar a trabalhar achei por bem tomar outras decisões.

O Ciani foi uma decisão minha.
O MENOS


É óbvio, pelo discurso de JJ, que ele sente o Sporting como um ponto de passagem. Isso percebe-se pelo silêncio sobre o FCP. E que pode ser reforçado pelo facto de ter rejeitado liminarmente a possibilidade de o seu contrato contemplar uma cláusula de rescisão. E como será quando as circunstâncias que o fizeram chegar ao Sporting - falta de um clube internacional que lhe garanta o sucesso/FCP com a cadeira de treinador ocupada/saúde do pai - terminarem? E se for já no próximo ano?

Também não gostei do excesso de referências ao SLB. Por um lado compreendo que foram os últimos seis anos da sua vida e que o antigo clube, não digerindo ainda a forma inepta como o colocou no nosso colo, o transformou como alvo a abater. Por outro é demasiado tempo e energia que espero não lhe tire o discernimento que precisa no muito que o Sporting precisa que ele faça. Se fosse a primeira vez ainda vá lá, mas tem sido recorrente.

7 comentários:

  1. Mais:
    1) a ambição que traz para o clube assente no seu know How.
    2) a identificação com o projecto.
    3) a capacidade de se referir aos adeptos de forma única, mobilizadora.

    Menos:
    1) ressentimento com o slb, e a continuação da história que todos conhecemos.
    2) a ideia de que no scp tudo foi mau e que agora com ele tudo e bom.

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade

    Bom desafio… voltei a ler a entrevista e encontrei aspectos (positivos e negativos) que me escaparam numa primeira leitura. Lendo de novo…

    Mais:
    - O elogio à capacidade de aprendizagem e de adaptação do plantel ao que o treinador pretende
    - A avaliação às causas dos erros da arbitragem na 1ª Liga
    - A clareza (possível) da abordagem relativamente a determinados jogadores (Gelson, Carrillo, Ciani, Ruiz, Douglas, Capel e Labyad)

    Menos:
    - A mágoa que revelou por não ter continuado no Benfica e a ambiguidade relativamente ao FC Porto
    - A avaliação ao grau de desenvolvimento dos jogadores com ele e com outros treinadores
    - A redução de André Martins à função de segundo avançado

    ResponderEliminar
  3. Mais:
    1) Preocupação em demonstrar sintonia com Bruno de Carvalho
    2) Dá sinais que está pronto a levantar o véu sobre algumas estratégias subterrâneas do benfica.
    3) Confiança no projecto do Sporting.

    Menos:
    1) Demasiadas referências simpáticas para o antigo clube e respectivos jogadores.
    2) Pouca vontade em ferir susceptibilidades do fcporto.
    3) Demasiado "Eu" e pouco "Nós".


    Um abraço conterrâneo!

    ResponderEliminar
  4. Menos:
    1. A Martins não contar para o meio campo. Jogou com 3 médios contar o CSKA e nenhum médio suplente pq AM é "segundo-avançado".
    Mais:
    Ambição e frontalidade. Sem nenhum rodeio p.ex. nas questões do Danilo, Ciani, Naldo.
    E, claro, a qualidade do trabalho que se nota bem nos apontamentos técnicos.

    ResponderEliminar
  5. LdA, há uma coisa no post que não percebo.

    A circunstância de JJ rejeitado liminarmente a possibilidade de o seu contrato contemplar uma cláusula de rescisão não é benéfica para o Sporting?

    À partida, sem cláusula de rescisão, diria que JJ só poderá sair com o acordo do Sporting ou com justa causa.

    Não seria pior se JJ tivesse exigido uma cláusula de rescisão? Foi à custa de uma cláusula desse tipo que o AVB mandou a cadeira de sonho às nalgas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      quando JJ não aceita a imposição de uma cláusula de rescisão está a dizer que não aceita que lhe condicionem as opções e que sairá quando bem entender. Isso é essencialmente bom para ele.

      Eliminar
  6. 1 - Positivo. Jorge Jesus, fala claro e mija direito, junta a estes factores ter ambição e trabalho em conformidade com a sua personalidade.

    2 - Negativo. Excesso de referencias ao passado, Jorge Jesus ainda não assume o Sporting como "seu", ainda não percebeu onde está e ao nível a que nós o podemos levar. Precisa urgentemente de o fazer, seja porque alguém lho impõe, seja por se deixar apaixonar por nós. Se a segunda hipótese se realizar, temos treinador até ao fim da sua vida.

    3 - Positivo. Excelente articulação com o Presidente. Bruno de Carvalho tem agora uma missão difícil, fazer com que um egocêntrico se apaixone por outrem. Não é fácil, mas é possível.

    P.S. - Leonardo Jardim, tinha clausula de rescisão, era Sportinguista desde pequenino e saiu quando quis por um valor inferior ao da clausula.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)