domingo, 27 de setembro de 2015

Xadrez sem cheque mate

O Sporting apresentou-se no Bessa ante a possibilidade de se tornar líder isolado e isso sentia-se no apoio dos adeptos, que acorreram em grande número, o que era visível nas imediações do estádio. Sem grande surpresa Montero apareceu no lugar de Teo e logo de inicio o Sporting disse ao Boavista ao que vinha. A equipa da casa aceitou com naturalidade a ideai de ficar à espera atrás, procurando não se desorganizar.

Sporting fecha o primeiro quarto de hora a mandar jogo mas sem criar oportunidades, essa caberia ao Boavista nun lance em que a defesa se deixou dominar no jogo aéreo. O perfil do jogo manteve-se assim até se completar a primeira meia hora, quando ocorre o golo anulado de Slimani. 

Até aí saliência para as movimentações de Gélson, a procurar sempre fugir à zona de pressão do Boavista, de Montero, a participar melhor no jogo do que em anteriores aparições e um jogo muito competente de Adrien nas compensações e reequilíbrios. Enquanto isso Ruiz debatia-se com as dificuldades já evidenciadas anteriormente em participar no jogo. 

Apesar do domínio, a definição dos lances no último terço carecia quase sempre de boas ideias ou era precipitada. À medida que os cinco minutos finais se esgotavam, o Sporting faria um forcing final, conseguindo a melhor oportunidade deste período.

A segunda parte não trazia grandes mudanças e Jesus decide fazê-las na equipa. Montero cede o lugar a Teo para este desperdiçar, na primeira vez que toca na bola, um golo que já era cantado nas bancadas. Uma substituição talvez precipitada e Teo não emprestaria melhorias significativas.

É daqueles momentos em que os adeptos, a equipa e talvez até o treinador começam a sentir que a partida será muito difícil de desbloquear. Talvez por isso Jesus tenha decidido esgotar as substituições quase de uma assentada. Ruiz cede o lugar a Teo e João Mário ao regresso de William. Nenhum deles foi muito feliz.As dificuldades em criar reais oportunidades haviam de permanecer inalteradas. A possibilidade de não descolar para a liderança isolada era um espectro que ganhava dimensões cada vez mais reais.

Em termos individuais destaque para Gelson. Enquanto durou foi o agitador do ataque do Sporting. Se havia alguém que parecia capaz de mudar alguma coisa era ele. Como nota geral diria que é sabido que as armas do Boavista são de calibre e alcance muito mais reduzido que as que o Sporting tem à disposição. Mas o anti-jogo praticado durante toda a segunda parte, com a conivência do árbitro, é uma traição ao futebol. Os quatro minutos de desconto são completamente inaceitáveis e incompreensíveis.

O Sporting sai sem os tão desejados três pontos e, consequentemente, sem o comando isolado do campeonato. E disso só se pode queixar de si próprio. Dominar só não chega, é preciso marcar e hoje criou muito poucas oportunidades para o fazer.

11 comentários:

  1. A questão aqui é que sem ovos não dá para fazer omoletas! Gelson? João Pereira? Adrien? Teo? João Mário? Por favor, mas acham mesmo que é com este tipo de jogadores que se consegue ser campeão? E para ajudar temos um presidente que é... uma vergonha. Começam a faltar palavras para aturar a triste figura deste triste presidente. Sempre os árbitros, sempre os complexos em relação ao benfica, mas assumir o que faz é que não. Esta situação com o Carrillo é um barril de pólvora que levou para dentro do balneário, pois os jogadores estão a ver que quando chegarem ao último ano de contrato só vão jogar se renovarem. Com esta figura como presidente, JAMAIS o Sporting Clube de Portugal voltará a ser campeão.

    ResponderEliminar
  2. No começo da época, conseguimos ter jogos onde conseguiamos ter capacidade de decidir e arrumar com os jogos em 30 min. Aí faltou apenas mais eficácia.
    E pensava-se que seria apenas uma questão física, de entrosamento e concentração.

    Agora, essa qualidade de jogo desapareceu e não se vê qualquer fio de jogo, com um futebol muito aos repolões.
    Carrillo era o grande desiquilibrador desta equipa e com o seu afastamento apenas Gelson parece ter as mesmas caracteristicas. Mas claro, é uma injustiça pedir ao puto que tenha já tamanha responsabilidade.
    Teo, Ruiz, Aquilani foram contratados para trazer mais valias imediatamente. Pela sua carreira internacional, experiência e também pela sua qualidade.
    Mas Teo tarda em mostrar porque é titular da Colombia, Ruiz parece muitas vezes perdido em campo sem qualquer capacidade de explosão e Aquilani já nem calça.
    Ficamos então como estavamos antes, com a intermitência de Mané e Montero e com a eficácia de Slimani.
    O que é manifestamente pouco!!!
    Estou preocupado....

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre disse para não entrarmos em euforias quando contratámos o JJ.
    As condições que ele teve no carnide eram melhores do que as que encontrou no nosso clube.

    J. Sousa

    ResponderEliminar
  4. Várias horas após a vitória do Sporting na supertaça de hóquei e, inexplicavelmente, ainda não há qualquer post dedicado a esta conquista. Será a tristeza assim tão grande? Será que os paineleiros de serviço estão no galinheiro da Luz a confortar a equipa dos lampiões? Ou estão a comemorar com o Godinho, que já tinha esta equipa contratada há dois anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já renovaste soldadinho?

      Eliminar
    2. makebafonica,

      caso não saibas, já há tratamentos para casos como o teu, senão conseguem a cura pelo menos as melhoras são possíveis.

      Eliminar
    3. Curioso que já passaram mais de 24 horas e os grandes sportingueiros que gerem este blog ainda não descobriram que o Sporting ganhou a supertaça de hóquei. Porque será?

      Eliminar
  5. Eu começo a achar que o plantel é curto. Não chega!
    Uma equipa que joga em 4 4 2 tem de marcar golos, tem de criar ocasiões, tem de apertar o adversário. Ora isso não se vê. E ontem não foi uma excepção, porque o problema já vem de trás. E a falta de Carrilho não ajuda a resolver o problema.
    A verdade é que ruiz têm uns pés de ouro, mas a lentidão com que se movimenta deixa qualquer um com os cabelos em pé! Parece sempre que não sabe bem onde se posicionar, que hesita e que escolhe sempre mal. O mesmo vale para Teo. Lentidão, displicência, fraco posicionamento. ..supostamente estes 2 vinham para entrar de caras na equipa! E nenhum deles me enche as medidas.
    A juntar a isto, temos 1 lateral direito medíocre, um esquerdo longe do que já foi um William lesionado.. faltam opções!
    Quando o jj chegou, pensei que finalmente o Sporting ia jogar a Sporting. Com 2 avançados, uma máquina de golos de fazer lembrar tempos antigos. Uma dupla Manuel Fernandes Jordão ou nicolae acosta. João Pinto jardel. Neste momento sonho com um 4 3 3 onde o meio campo tenha segurança, tal como o de jardim, e não levemos banhada como no último jogo com os russos


    MLV

    ResponderEliminar
  6. Este era daqueles jogos em que só se podia ganhar. De qualquer maneira, forma, feitio, método, etc, era preciso era ganhar:

    "não voltem ao balneário enquanto não tiverem os 3 pontos!"

    Era o jogo da liderança isolada. Era o jogo que mantinha um dos rivais a 2 jogos negativos de distância. Era o jogo do "click" psicológico de "somos bem capazes de ganhar isto".

    Não foi. Às vezes, jogar o suficiente para ganhar não chega. E a tristeza deste empate é maior quando acontece perante um adversário (muito) fraco, e quando se constata que há jogadores que, de momento (ainda tenho algum esperança), são de uma total ausência de qualidade exibicional (Ruiz, Teo, Jefferson, J. Pereira e Slimani.

    Faltam jogadores de qualidade. Por um lado porque não os contratámos (ex: Mitroglou), por outro porque não os utilizamos (ex: Carrillo). Para piorar, não se usa quem é melhor que os seus concorrentes directos (ex: Esgaio, Montero e Martins).

    Não é bom ter (já) tanto para questionar e duvidar.

    ResponderEliminar
  7. O Iuri Medeiros não seria um elemento importante nesta equipa ?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)