sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Liga Europa: pobres são já só as receitas

Atente-se à lista abaixo:

FCPorto, Manchester United, Liverpool, Valência, Galatasaray, Sevilha, Borussia de Dortmund, Marselha, Fiorentina, Anderlecht, Villareal, Nápoles, Olympiakos, Bayer Leverkusen. 

Podia ser a descrição do conteúdo de um "pote" para o sorteio de uma qualquer fase da Liga dos Campeões mas é afinal parte de uma extensa lista de clubes apurados para a fase a eliminar da Liga Europa, alguns dos quais (veremos mais adiante quais) poderão ser o futuro adversário do Sporting.

Com a descida de alguns tubarões da Liga dos Campeões a proporcionar o reencontro com clubes que já haviam estado nas primeiras fases de apuramento da competição principal, esta fase da Liga Europa é cada vez menos uma mini-Champions. Há já um par de épocas que o nível competitivo das fases finais é elevado, sendo apenas de todo pobre nos prémios pagos pela UEFA e na atenção que os média lhe dedicam. 

Agora que o apuramento foi conseguido, e com a lista de clubes que continuam na competição já disponível, é que é o momento de avaliar a real importância da presença para um clube como o Sporting. Ora a resposta para mim é clara e rápida: a nossa presença não é só necessária como imprescindível. E preferencialmente que ela se prolongue na competição o mais tempo possível. 

Para o justificar nunca é demais lembrar a responsabilidade de fazer do "Sporting um clube tão grande como os maiores da Europa". Neste momento tal pode não passar de uma imagem longínqua, atendendo ao desequilíbrio cada vez maior entre os clubes mais ricos (os dois gigantes espanhóis, os ingleses e Paris St. Germain e um  par de clubes alemães) e os outros, nos quais nos incluímos. Mas sem o sonho e a ambição a realidade actual não será transformada.

Depois há que ter em conta o contexto das competições nacionais. Ninguém negará que ganhar o campeonato é objectivo primordial, o objecto de desejo. Mas, embora reconhecendo a dificuldade que a conquista acarreta, grande parte dos jogos são muito pobres em emoção e espectáculo, reduzindo-se muitos deles a saber se e a que horas se desmontam aos "autocarros" adversários. A execepção está em meia-dúzia de jogos, em particular os clássicos e dérby's e uns quantos que se conseguem libertar de um guião repetitivo. Os adeptos dos clubes, e do Sporting em particular, apreciam sobremaneira os jogos e os ambientes efervescentes dos grandes jogos europeus.

Há que não esquecer também a importância que as competições internacionais de clubes têm para a economia dos clubes. Quer na valorização das receitas obtidas de forma directa, como a publicidade, as transmissões, a bilhética, etc, quer no potencial de valorização de outras indirectas, como a valorização dos passes dos jogadores. A visibilidade do campeonato português, embora hoje bem maior, é ainda muito reduzida, como frequentemente se pode constatar.

De não esquecer também é o valor que os jogadores atribuem aos jogos europeus. Não só pela legitima ambição de aceder a melhores contratos como pela não menos importante de jogar com os melhores da sua profissão. Quantas vezes não ganhamos (ou perdemos...) a corrida por um jogador a outro clube porque nós jogamos habitualmente nas competições europeias?

Para terminar fica a lista dos adversários possíveis, a sair de um grupo extenso. Destes registe-se a excepção dos portugueses e dos russos do Lokomotiv, por termos partilhado o grupo de qualificação.

FC Porto
Olympiakos
Bayer Leverkusen
Manchester United

Molde
Liverpool
FC Krasnodar
Nápoles
Rapid Viena
Sp. Braga
Lazio
Lokomotiv Moscovo
Basileia
Tottenham
Schalke 04
Athletic Bilbao

Se me fosse pedido para escolher um nome forte, que impreterivelmente nos teria que calhar em sorte a minha escolha recairia no Manchester United. Não que ache fácil eliminá-los, mas vejo-o como perfeitamente possível, desde que não sejam cometidos os erros de ontem.

Não queria de todo o Tottenham, porque está a jogar muito e muito bem orientada, os alemães pelo nosso habitual destino com eles, joguemos muito ou pouco, e o mesmo se aplicará aos italianos. Os espanhóis também me parecem indesejáveis, quanto mais não seja pelo poder tantas vezes diferenciador de Angel Vilar. E talvez o Krasnodar porque nunca é bom viajar muito no inverno. Ficariam o Olympiakos, o Molde, Rapid Viena e Basileia.

1 comentário:

  1. Concordamos em muito, desde há muito tempo; mais concórdia que discórdia o que é de salutar nesta Savana Nossa.

    "Liga Europa: pobres são já só as receitas


    Atente-se à lista abaixo:

    FCPorto, Manchester United, Liverpool, Valência, Galatasaray, Sevilha, Borussia de Dortmund, Marselha, Fiorentina, Anderlecht, Villareal, Nápoles, Olympiakos, Bayer Leverkusen.

    Podia ser a descrição do conteúdo de um "pote" para o sorteio de uma qualquer fase da Liga dos Campeões mas é afinal parte de uma extensa lista de clubes apurados para a fase a eliminar da Liga Europa, alguns dos quais (veremos mais adiante quais) poderão ser o futuro adversário do Sporting.

    Com a descida de alguns tubarões da Liga dos Campeões a proporcionar o reencontro com clubes que já haviam estado nas primeiras fases de apuramento da competição principal, esta fase da Liga Europa é cada vez menos uma mini-Champions. Há já um par de épocas que o nível competitivo das fases finais é elevado, sendo apenas de todo pobre nos prémios pagos pela UEFA e na atenção que os média lhe dedicam.

    Agora que o apuramento foi conseguido, e com a lista de clubes que continuam na competição já disponível, é que é o momento de avaliar a real importância da presença para um clube como o Sporting. Ora a resposta para mim é clara e rápida: a nossa presença não é só necessária como imprescindível. E preferencialmente que ela se prolongue na competição o mais tempo possível."

    Após esta qualificação e face aos adversários possíveis, neste timeline finalmente me encontro com o discurso de JJ; esta competição não é prioritária (não é a Champions) face ao objectivo fulcral (já foi assumido não?) da época.

    "Sporting um clube tão grande como os maiores da Europa"

    Está no nosso ADN este dogma, sempre...mas é um percurso que tem que ser percorrido degrau a degrau, passo a passo. Em suma...o Sporting não é nem quer ser o Sevilha nas competições europeias. O Sporting este ano e após a passagem às eliminatórias, só tem que dignificar a camisola além fronteiras, e somente tem que lutar pela defesa do primeiro lugar no Campeonato e ser candidato ao Jamor. É assim...um degrau de cada vez.

    A Liga Europa...nesta fase, é um encontro para mim ao discurso de JJ (surpresa!); que sejamos dignos mas que não hipotequemos a essência desta época...que é objectivamente o Campeonato.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)